| |
Pastores
psicanalistas? Essa não!
“Portanto,
ó pastores, ouvi a Palavra do Senhor: Vivo eu, diz o Senhor Deus,
que, porquanto as
minhas ovelhas foram entregues à rapina... ” Ezequiel 34:7-8b
“Nestes
últimos anos, cresceu em vários setores humanos o interesse pela
psicologia. Essa deixou de ser uma disciplina especulativa, ensinada
em cursos restritos das faculdades de filosofia, para penetrar em
quase todos os currículos, nos serviços de admissão ou seleção
de profissional, da indústria e do comércio, do exército, da
marinha da aeronáutica civil e militar ”.
Essa citação foi extraída de um livro escrito há quase cinqüenta
anos. O avanço da psicologia é tão alarmante que ela se
agregou em todos os seguimentos da sociedade, chegando ao ponto de
seduzir pastores e líderes. A psicologia está sendo propalada ao
povo de Deus, com o propósito atroz de conduzir o crente ao descrédito
na plena suficiência das Escrituras. A penetração no meio evangélico
se destaca nas mais diversificadas formas: através dos púlpitos,
com mensagens psicologizadas, e no aconselhamento “pastoral”,
onde a Bíblia é colocada em pé de igualdade com a
psicologia. Hoje, creio
que, 90% dos livros de aconselhamento cristão são integracionistas,
isto é, tentam conciliar Bíblia e psicologia. Outro aspecto desse
avanço, se apresenta na literatura didática. Tenho em minha
biblioteca uma revista de escola bíblica dominical, onde o autor é,
pastor e psicólogo. Ele diz: “O presente estudo, à partir da Bíblia
e da psicologia tenta fornecer respostas à questão” .
Veja que a Palavra de Deus foi acolhida no mesmo nível da
psicologia. A penetração não para por aí, conheço casos em que
Igrejas proporcionaram seminários para seus membros, mostrando o
valor da psicologia na vida cristã. Não tenho dúvidas de que esse
fascínio que muitos líderes demonstram, pela psicologia começou
com a matéria oferecida no curso de teologia. Estamos diante
de um problema gravíssimo e muitos
se deixaram levar por esse engano maligno, outros não
enxergam esse perigo.
Isto
tudo demonstra que pastores e líderes estão procurando respostas
para o problema humano e em particular de suas ovelhas, fora da
Palavra de Deus. Na revista Veja de 20 de setembro do ano 00 traz um
artigo intitulado: “A Bíblia
no Divã”, mostrando
que é cada vez maior o número de pastores que têm procurado os
cursos de formação rápida de psicanálise tentando conciliar
Freud com o Senhor Jesus Cristo. A Sociedade Psicanalítica Ortodoxa
do Brasil (SPOB) que desde 1996 ofereceu os primeiros cursos de
psicanálise, já entregou diversos certificados de conclusão à
muitos pastores. Trata-se de
uma impossível tarefa, pois é grande a distância entre o
conceito bíblico do pecado e as teorias freudianas da psicanálise.
Fico a questionar qual o propósito desses pastores. Será que
querem aprender como lidar com o ser humano em suas sucessivas
etapas de desenvolvimento? Ou querem aprender como ajudar pessoas no
relacionamento interpessoal? Ou pretendem psicanalizar?. Ou acham
que através da psicanálise eles
serão habilitados para a tarefa pastoral do aconselhamento? Em
suma, creio que estão procurando entender o ser humano e suas angústias.
Talvez acham que a Bíblia tem pouco a fornecer sobre a constituição
moral, ética e espiritual do homem, ou que, talvez Deus deixou com
os humanistas, parte de tudo que precisamos para termos um vida
equilibrada, cheia de paz, feliz e segura.
Isso demanda o quão raso é o conhecimento e a aplicação
da teologia bíblica em nosso meio. “Espantai-vos
disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados,
diz o Senhor. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me
deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas rotas,
que não retêm águas” Jeremias 2:12-13.
É triste ver que no meio de pastores
que são chamados de homens Deus, os mesmos neguem através dessa
busca tão funesta ao meio humanista que destrona o Soberano Deus.
Essa busca mostra o quão desqualificados são para uma tarefa tão
nobre que é o aconselhamento bíblico. A fonte do autêntico
conselheiro bíblico é imensurável, rica,
inesgotável, incomparável, insubstituível, imprescindível,
inequívoca, indiscutível, infalível
Etc. A Bíblia a Santa Palavra de Deus. O pastor não pode ficar no
campo da
superficialidade, ou trocando a Bíblia por recursos desprovido de
Deus. A conseqüência inevitável é a digressão do rebanho com
raquitismo espiritual gerando muita infidelidade a Deus.
Amados colegas, somos nós que fomos chamados por Deus, e
fomos preparados nas
Escrituras Sagradas para falarmos à nossas ovelhas “Assim diz o
Senhor”. Somos nós que temos as respostas bíblicas para as
indagações e angústias humanas, tais como:
1-
O que é a espécie humana?;
2-
Como o homem pode se relacionar com Deus?;
3-
Qual é a verdade que dá sentido à vida?;
4-
Por que nasci?;
5-
Por que vou viver?;
6-
Por que vou morrer?
7-
Como posso ser livre da penalidade do pecado?
8-
Como posso ter uma vida de paz e felicidade?
9-
Como vencer a ansiedade e as angústias da alma? Etc.
A psicologia com
suas mais variadas técnicas e teorias, é definida pela maioria dos
psicólogos, como “ciência do comportamento”. O homem busca
estudar a natureza humana, tentando encontrar respostas que
temos na Palavra Santa do nosso Deus, que é: “O
nosso padrão eficiente, suficiente, infalível, inerrante e
revestido de autoridade”.
A Bíblia como a pura Palavra de Deus é o padrão perfeito para
julgar nossas vidas e avaliar qualquer comportamento humano!. Talvez
quem já aderiu ao conhecimento humanista para usar em seu ministério
diga: eu não uso todos os métodos da psicoterapia. Eu pergunto:
Como unir dois sistemas rivais e irreconciliáveis? Sistemas que
contemplam o pecado e a depravação humana em prismas diferentes? A
felicidade do ponto de vista da psicanálise é totalmente avesso a
Palavra de Deus. No livro Técnica de Psicanálise de Miller de
Paiva, nos é apresentado o conceito de felicidade: “A
felicidade é, portanto, proporcionalmente inversa ao sentimento de
culpa: quanto mais o indivíduo destilar as suas culpas, mais feliz
ele se tornará (digo destilar, deixar cair lentamente, eliminando
impurezas que são os sentimentos de culposos originários...”
.
E ele, vai mais adiante dizendo que, ter felicidade é a combinação
simultânea entre o mundo interno e o externo. É essa a definição
bíblica de felicidade?
Olhem o que nos diz a Palavra de Deus: “...Se
alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a
Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” Jo
7:37b e 38. Felicidade é ter Jesus como salvador e Senhor da vida.
O conceito de culpa para a psicologia é : “...culpa refere-se ao
sentimento que a pessoa experimenta de ter violado algum princípio”.
Para a Bíblia, o conceito de culpa está diretamente ligado ao
pecado. “ Os que usam do integracionismo
estão enganados e enganando a muitos. Qual a base para à
aprovação do nosso Deus a essa suposta “fusão”? Nenhuma! Qual
a base para condenarmos tal fusão?. A Palavra de Deus. Isso me faz
lembrar das perguntas proferidas pelo profeta Amós em seu sermão
dirigido a Israel, mostrando como o povo estava digressivo da fé,
totalmente afastado de
Deus “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem em acordo?”
Amós 3:3. Não podemos
colocar laços onde não existe!
Freud,
em seu livro O Futuro de uma Ilusão, deixa claro que, as doutrinas
cristãs não passavam de delírios da massa
desamparada. Para o crente fundamentalista, que crê na
suficiência das Escrituras é a base de toda nossa fé e prática.
É o conjunto de preceitos, normas e princípios que regem nossas
vidas “Lâmpada para os meus
pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho” Salmos
119:105.
Quero
deixar algo para reflexão dos colegas. Creio ser de fundamental
importância que os pastores busquem aprofundamento bíblico.
Bacharelado, mestrado, cursos de capacitação Ministerial etc. O
conhecer nosso Deus e a sua Palavra não é algo limitado, “E,
se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém
saber” I Coríntios 8:2. Fica como sugestão na área de
aconselhamento o curso de autoconfrontação
bíblica. Seu livro texto tem como única fonte a Palavra de Deus.
Isto basta! Não procure ajudar suas ovelhas com teorias humanistas,
quando você tem a pura expressão da vontade soberana do nosso Deus
através da sua Palavra. A ovelha precisa de pastor e não de
psicanalista.
Obs.
O livro de autoconfrontação pode ser adquirido junto a Editora
Batista Regular.
Pr.
Emidio Viana
|
|