IAP em Piedade organizada em 23 de abril de 1963 - site oficial www.portaliap.com
 
 
 
 
Destaques Estudos
 
IAP em Piedade organizada em 23 de abril de 1963
75 Anos da Igreja Adventista da Promessa
O que o Senhor quer dessa igreja?
Pastor Jose Lima de Farias Filho - Presidente Geral da IAP no Brasil
imagem www.iapro.com.br
A Palavra do Culto
Agnaldo Faissal J. Carvalho

Numa data como esta, muitas coisas podem ser feitas: uma retrospectiva dos principais momentos de história da igreja; um resumo dos grandes combates que ela teve; uma homenagem à pessoa que Deus usou para iniciar essa grande obra, o pastor João Augusto da Silveira; uma retrospectiva dos momentos espirituais mais marcantes de sua trajetória; em fim, a data é propícia para muitas reflexões, homenagens, agradecimentos. Contudo, cremos que não podemos deixar de fazer algo que, talvez, seja, no momento, mais relevante ainda: Buscar descobrir o que Jesus Cristo, o Senhor da Igreja, espera da Igreja Adventista da Promessa, agora, com 75 anos de vida. Dentre algumas expectativas que Jesus tem de sua igreja, ousamos selecionar as seguintes:

1. O Senhor da igreja quer menos inconstância e mais firmeza.

Quem tem 75 anos de idade, já não é adolescente; já passou pela etapa de formação de sua personalidade, de sua identidade, de seus valores, de seus princípios, de sua fé. Setenta e cinco anos é tempo suficiente para a igreja saber quem é, para que existe e como deve agir, diante da razão de sua existência. Uma igreja com 75 anos já foi abençoada com muitas pregações, palestras, Lições Bíblicas, revistas educativas e outras riquezas espirituais. Com todo esse conteúdo, Deus espera que esta igreja tenha raízes na verdade, que não seja presa fácil para os adversários, que conduzem ao erro, usando, como meio, os ventos e os modismos doutrinários. Deus quer menos inconstância e mais firmeza!

2. O Senhor da igreja quer menos desobrigação e mais compromisso.

Quem tem 75 anos, tem o dever de ter profundidade, de saber seu papel, sua missão no mundo e seu compromisso com Deus. Uma igreja com 75 anos não mais exige ser servida; antes, tem prazer em servir; ao invés de querer ser agradada, agrada a Deus. Quem tem 75 anos, não usa a liberdade do Espírito Santo para fugir dos compromissos firmados com Cristo, nem sai procurando "novidades espirituais" no mundo evangélico, pois está fixada na Videira Verdadeira (Jo 5:1-8). Deus quer menos desobrigação e mais compromisso!

3. O Senhor da igreja quer menos petulância e mais renúncia.

Quem tem 75 anos, tem o dever de apresentar ao mundo uma espiritualidade amadurecida. Nessa idade, já não se usa mais leite: Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança (Hb 5:13; cf. I Pe 2:2). Com 75 anos, não se pode mais ficar medindo espiritualidade pelo nível ou quantidade de bens materiais conquistados, de bênçãos recebidas ou orações respondidas; não se pode mais estar medindo espiritualidade pelo desempenho, pela performance, pela quantidade de eventos que se realizou.
A petulância se manifesta pela insistência da igreja em mostrar ao mundo que ela recebe tudo o que pede, que seu poder pode ser medido pela capacidade de capitalizar muitos bens a favor de si, em detrimento do que ela pode e deve fazer em favor do mundo perdido. Quem tem 75 anos precisa ajuntar menos e renunciar mais, pedir menos e doar mais. Quem já alcançou a maturidade, não deseja um "deus" que lhe dê tudo e não lhe peça nada, como faz o pai inexperiente com o filho mimado. Deus quer menos petulância, menos arrogância, e mais renúncia!

4. O Senhor da igreja quer menos insatisfação e mais gratidão.

Quem tem 75 anos, não desvaloriza o que tem e o que conquistou. Nessa idade, não há mais espaço para insatisfações raivosas com a doutrina, com a liturgia, com a maneira singular, com a simplicidade da denominação. Com 75 anos, há de se mostrar gratidão por tudo o que se recebeu ao longo do tempo, pelas bênçãos, pelo ensino, pela provisão, pela preservação do que há de bom.
Quem tem 75 anos, é grato pela "alimentação de casa", e, por isso, não acha que "a grama do vizinho" é mais verde ou as outras igrejas são melhores. Deus quer menos insatisfação e mais gratidão!

5. O Senhor da igreja quer menos descaminho e mais retidão.

Quem tem 75 anos, sabe compreender as dificuldades de sua própria casa, sem que tenha de fugir ou abandoná-la. A maturidade de uma igreja de 75 anos deve ser usada para evitar que seus membros se desencaminhem, quando virem deslizes de um membro ou de um líder.
Na idade de 75 anos, não se pode mais agir aventureiramente, não se pode mais andar por atalhos. Quem chega a essa idade, não segue caminhos, mas segue O Caminho (Jo 14:6). A idade madura evita que, de repente, quando menos se espere, se mude o caminho, o rumo, o alvo. Quem já chegou à maturidade espiritual, segue firme para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fl 3:14). Deus quer menos descaminhos e mais retidão!

6. O Senhor da igreja quer menos fantasia e mais realidade.

Quem tem 75 anos, não troca as verdade bíblica por alucinações humanas; não troca a verdade por fantasias, por crendices, por ensino de homens. Quem tem essa idade, não substitui a fé bíblica pela superstição; não muda a sã doutrina pela heresia, pela blasfêmia. Quem tem essa idade, não admite a troca do sagrado pelo profano, do limpo pelo imundo, do manancial de águas vivas por cisternas rotas (Jr 2:13). Quem tem 75 anos, precisa afastar-se cada vez mais dos encantos espirituais de Satanás e agarrar-se cada vez mais à Bíblia, a palavra poderosa e gloriosa de nosso Salvador Jesus. Deus quer menos fantasia e mais realidade!

Assim diz Senhor!

Os enunciados deste texto fazem parte do estudo bíblico "A Palavra no Culto", de Agnaldo Faissal J. Carvalho, e foram adaptados pelo pastor José Lima de Farias Filho, para reflexão dos promessistas, durante os cultos de homenagem e gratidão pelos 75 anos de existência da Igreja Adventista da Promessa.

Este texto foi retirado da página da Igreja Adventista da Promessa
www.portaliap.com - Transcrito na íntegra conforme apresentado no site oficial.




Outros Estudos do Pastor José Lima de Farias Filho:

1) - A Centralidade da Cruz

2) - Objetos tem Poder para Curar e Libertar?

 
 
Igreja Adventista da Promessa - iap piedade | Copyright iap piedade
Rua João Hercilio Gross, 34 em Piedade no Rio de Janeiro / CEP 20740-390
Produzido e atualizado por PC@maral
1