Deixa
Secar
Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de
chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Júlia sua
amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar. Mariana não podia,
pois iria sair com sua mãe naquela manhã. Júlia então, pediu a
coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela
pudesse brincar sozinha na garagem do prédio.
Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga,
resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por
aquele brinquedo tão especial.
Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho
de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava
toda quebrada.
Chorando e muito nervosa, Mariana
desabafou: "Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo?
Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão.
Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao
apartamento de Júlia pedir explicações.
Mas a mãe, com muito carinho ponderou: "Filhinha, lembra
daquele dia quando você saiu com seu vestido novo todo branquinho e um
carro, passando, jogou lama em sua
roupa? Ao chegar em casa você queria lavar imediatamente aquela
sujeira, mas a vovó não deixou. Você lembra o que a vovó falou? Ela
falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil
limpar. Pois é, minha filha, com a raiva é a mesma coisa. Deixa a
raiva secar primeiro. Depois fica bem mais fácil resolver tudo.
Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu seguir o conselho
da mãe e foi para a sala ver televisão. Logo depois alguém tocou a
campainha. Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão. Sem que
houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando: "Mariana,
sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente?
Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou bravo e
estragou o brinquedo que você havia me emprestado. Quando eu contei
para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro
brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva
de mim. Não foi minha culpa."
“Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou."
E dando um forte abraço em sua amiga, tomou-a pela mão e levou-a para
o quarto para contar a história do vestido novo que havia sujado de
barro.
Nunca tome qualquer atitude com raiva. A raiva nos cega e impede
que vejamos as coisas como elas realmente são. Assim você evitará
cometer injustiças e ganhará o respeito dos demais pela sua posição
ponderada e correta diante de uma situação difícil. Lembre-se sempre:
Deixe a raiva secar!
(Ceres
Xisto)
Index
Voltar
|