
![]()
![]()
Dodge Dart Turbo
Os fanáticos por
V8 irão gostar desta matéria, pois irão comprovar a já enorme potência deste
motor agora turboalimentado.
A mais ou menos
1 ano o engenheiro civil André de Sorocaba, nos procurou para tentar deixar seu
Dodge Dart 1973 um pouco mais esperto. De início se pensava em algo como um
carburador maior, um kit nitro, mas vendo o resultado de outros carros por nós
montados, André não pensou duas vezes, Quero um motor turbo !
De início
algumas pessoas duvidaram, pois achariam muito difícil confeccionar os
coletores e depois alimentar o motor, que por natureza já tem uma enorme fome
por combustível. Mas mesmo assim decidimos iniciar o trabalho. O carro foi
levado a oficina e a primeira providência foi confeccionar um coletor de
escapamento para acionar a turbina. Nessa fase entrou em ação o nosso grande
amigo Meira, que realiza diversos tipos de solda, Meira desenvolveu os
coletores á partir dos originais levando a tubulação por cima do motor até a
turbina que foi posicionada atráz do radiador, por motivos de espaço a
ventoinha do motor passou a ser uma elétrica, do Omega e agora está instalada
em frente ao radiador.
André já possuia
um turbocompressor modelo Lacon S2A, que achavamos ser um pouco pequeno para o
carro, mas por motivos de baratear um pouco a transformação, decidimos
utiliza-lo.
Com coletores,
turbina e ventoinha no lugar, partimos para a alimentação, decidimos por
questões de cursto manter o carburador original DFV 446, que tem fama de ser
uma porcaria, mas como o carro iria utilizar alcool como combustível, decidimos
istalar uma bateria de bicos de injeção que iriam funcionar de acordo com o
aumento da pressão do turbo, passando a apenas utilizar o carburador para
marcha lenta e progressão de aceleração. De cara um problema, o DFV possui um sistema
de injetor da época do avião a lenha, difícil de ser vedado, por isso
eliminamos o injetor de rápida e vedamos todo o carburador. A progressão da
aceleração é feita por um dos bicos que é acionado por um sensor no pedal, do
tipo kick down, para se obter a rápida.
Como diz o
ditado, cavalo corre, cavalo come, foram utilizadas duas bombas elétricas de
combustivel, uma para o carburador e outra para a injeção, o tanque de
combustivel recebeu um sistema cash tank, e foram utilizados dois dosadores de
combustivel.
O carro demorou
aproximadamente 60 dias para ficar pronto, e chegara a hora de acelerar. Tudo
funcionava perfeitamente, a carburação a injeção, a aceleração do carro era
perfeita e sem burados, e o barulho do motor, sem dúvida um dos mais bonitos
que já ouvimos. Acelerando o carro é algo realmente impressionante, o V8 tem
muito torque em baixa e quando a pressão do turbo chegava a 0,8 bar o carro
urrava !!! deixando longas listas de borracha queimada no asfalto.
Mas logo um
problema surgiu. Em um passeio pela estrada o Turbo Lacon S2A foi para o céu
das turbinas (literalmente desintegrou), provando nossa teoria que a turbina
era pequena. Outro problema do carro era a embreagem, que patinava muito.
Foi quando a
Tomoto Turbochargers nos forneceu uma nova turbina agora do modelo Garrett
TO4E, bem mais adequada a enorme força do V8. Montamos a nova turbina, e uma
embreagem feita por encomenda. O resultado foi assutador, com um turbo maior o
carro conseguiu ainda mais força e com a nova embreagem o problema da tração
foi resolvido.

Ainda não
medimos a potência e nem a aceleração do Dodge, pois ele passará brevemente por
mudanças, seu câmbio será trocado, assim como componentes do sistema de alimentação,
será istalado um módulo HIS para controle de bicos auxiliares e o carburador
será retirado. No lugar do DFV irá uma TBI de S10-V6, adaptada no coletor
original pelo nosso amigo Meira (olha ele aí outra vez!), e a alimentação do
motor será feita apenas pelo módulo HIS. A pressão do turbo irá para

Mas mesmo antes
das modificações o Dodge Turbo chama muita atenção, em encontros, ou mesmo
rodando pelas ruas, para orgulho de seu proprietário e de nós, que fomos
escolhidos para realizar este trabalho.
Agora com injeção.
Como carro
preparado nunca fica pronto, resolvemos subistituir a arcaide alimentação do
Dodge por uma injeção eletrônica, como não existe nenhuma injeção pronta para o
Dodge partimos para a construção de uma.
Através de uma
TBI de S-10 Vortech e um coletor retrabalhado pelo nosso amigo meira
conseguimos posicionar a enorme borboleta no local desejado. Para alimentar o
carro utilizamos nada mais que 4 bicos injetores monoponto, que ná pratica
equivalem a 16 bicos !!!.
Para controlar
tudo isso o já conhecido módulo HIS, que iria trabalhar desde a marcha lenta
até a alta do carro.


Tudo montado agora
era hora de funcionar o carro, e para nossa surpresa pegou na primeira ! e
manteve a marcha lenta, incrivel como a injeção é mais eficiente que o
carburador, sem brincadeira em 5 ninutos, isso mesmo não demorou mais do que
isso refizemos a programação do módulo e fomos andar com o carro. E de cara uma
surpresa !! o carro estava gordo, coisa que nunca tinha ocorrido antes desde
que montamos o carro. Com paciência fomos abaixando o módulo até chegar no
ideal.
Se colocassemos
o barulho deste carro na internet não teria graça, tem que escutar ao vivo,
parace um avião a jato quando o turbo chega a 0,8 bar, isso mesmo só 0,8 bar e
o carro é praticamente incontrolável. Segundo André ele não conseguiu até agora
usar mais do que meio acelerador. O carro vai embora riscando o chão com uma
violência incrível !!!.
Não medimos sua
potência ainda por questões de segurança, pois o carro ainda está com as
suspensões originais, que em breve vão ser refeitas e ele receberá pneus bem
maiores na traseira para que possa tracionar melhor.
O consumo do
carro está algo em torno de 700m com um litro, deixando ele apenas para alguns
paseios de fim de semana, mas André nem anda muito com o carro, pois o que ele
quer mesmo ainda vai demorar um pouco, que é uma boa suspensão e um câmbio que
aproveite melhor a potência do motor.


Nosso Amigo Cadú da Ancona
andou no carro.
Sempre conheci o
André e o carro, e sempre andei nele, mas quando fiu convidado a andar no carro
com a injeção não esperava que o aumento de potência fosse tão grande.
O Carro anda
dócil em baixa e até que não embaralha muito, mas basta uma cutucadinha no
acelerador que o carro parece que vai decolar!
Parece
brincadeira, mas o carro risca muito!!! Apenas com meio pedal precionado o
carro vai deixando marcas de pneu interminaveis em qualquer marcha é incrivel a
força do carro !!! Mas logo parei de abusar, pois em certas velocidades o carro
fica incontrolável e você começa a se assustar.
O Ronaldo ainda
não mediu o carro, mas achamos que este está com uns 500 cv !!! devido a
violência como acelera.
Quando este
carro tiver uma suspensão traseira de acordo. vai se transformar em um
verdadeiro monstro !!!
Nossa, não
aguento mais esperar, meu Dodge está fazendo a suspensão e colocando as rodas
maiores atrás, e o Ronaldo irá montar ele com Blower, não consigo nem dormir só
de pensar!!!!!

![]()
Perguntas, dúvidas ou orçamentos.
( 0XX15 32115948
( 0XX15 78348212
HOT PARTS – Motorsports – Rua Hermelino Matarazzo 50 – Sorocaba – Centro - 18080-000
* ATENÇÃO * Todos os direitos deste site são reservados, favor só utilizar este material com nossa autorização.