Produtos e Serviços

Carros de Competição

Carros Preparados

Equipe Hot Parts

Matérias

Galeria de Fotos

Links

Fale conosco

Dodge Dart Turbo

Os fanáticos por V8 irão gostar desta matéria, pois irão comprovar a já enorme potência deste motor agora turboalimentado.

A mais ou menos 1 ano o engenheiro civil André de Sorocaba, nos procurou para tentar deixar seu Dodge Dart 1973 um pouco mais esperto. De início se pensava em algo como um carburador maior, um kit nitro, mas vendo o resultado de outros carros por nós montados, André não pensou duas vezes, Quero um motor turbo !

De início algumas pessoas duvidaram, pois achariam muito difícil confeccionar os coletores e depois alimentar o motor, que por natureza já tem uma enorme fome por combustível. Mas mesmo assim decidimos iniciar o trabalho. O carro foi levado a oficina e a primeira providência foi confeccionar um coletor de escapamento para acionar a turbina. Nessa fase entrou em ação o nosso grande amigo Meira, que realiza diversos tipos de solda, Meira desenvolveu os coletores á partir dos originais levando a tubulação por cima do motor até a turbina que foi posicionada atráz do radiador, por motivos de espaço a ventoinha do motor passou a ser uma elétrica, do Omega e agora está instalada em frente ao radiador.

André já possuia um turbocompressor modelo Lacon S2A, que achavamos ser um pouco pequeno para o carro, mas por motivos de baratear um pouco a transformação, decidimos utiliza-lo.

Com coletores, turbina e ventoinha no lugar, partimos para a alimentação, decidimos por questões de cursto manter o carburador original DFV 446, que tem fama de ser uma porcaria, mas como o carro iria utilizar alcool como combustível, decidimos istalar uma bateria de bicos de injeção que iriam funcionar de acordo com o aumento da pressão do turbo, passando a apenas utilizar o carburador para marcha lenta e progressão de aceleração. De cara um problema, o DFV possui um sistema de injetor da época do avião a lenha, difícil de ser vedado, por isso eliminamos o injetor de rápida e vedamos todo o carburador. A progressão da aceleração é feita por um dos bicos que é acionado por um sensor no pedal, do tipo kick down, para se obter a rápida.

Como diz o ditado, cavalo corre, cavalo come, foram utilizadas duas bombas elétricas de combustivel, uma para o carburador e outra para a injeção, o tanque de combustivel recebeu um sistema cash tank, e foram utilizados dois dosadores de combustivel.

O carro demorou aproximadamente 60 dias para ficar pronto, e chegara a hora de acelerar. Tudo funcionava perfeitamente, a carburação a injeção, a aceleração do carro era perfeita e sem burados, e o barulho do motor, sem dúvida um dos mais bonitos que já ouvimos. Acelerando o carro é algo realmente impressionante, o V8 tem muito torque em baixa e quando a pressão do turbo chegava a 0,8 bar o carro urrava !!! deixando longas listas de borracha queimada no asfalto.

Mas logo um problema surgiu. Em um passeio pela estrada o Turbo Lacon S2A foi para o céu das turbinas (literalmente desintegrou), provando nossa teoria que a turbina era pequena. Outro problema do carro era a embreagem, que patinava muito.

Foi quando a Tomoto Turbochargers nos forneceu uma nova turbina agora do modelo Garrett TO4E, bem mais adequada a enorme força do V8. Montamos a nova turbina, e uma embreagem feita por encomenda. O resultado foi assutador, com um turbo maior o carro conseguiu ainda mais força e com a nova embreagem o problema da tração foi resolvido.

Ainda não medimos a potência e nem a aceleração do Dodge, pois ele passará brevemente por mudanças, seu câmbio será trocado, assim como componentes do sistema de alimentação, será istalado um módulo HIS para controle de bicos auxiliares e o carburador será retirado. No lugar do DFV irá uma TBI de S10-V6, adaptada no coletor original pelo nosso amigo Meira (olha ele aí outra vez!), e a alimentação do motor será feita apenas pelo módulo HIS. A pressão do turbo irá para 1,0 Kg, e então realizaremos uma mediçào de potência e aceleração.

Mas mesmo antes das modificações o Dodge Turbo chama muita atenção, em encontros, ou mesmo rodando pelas ruas, para orgulho de seu proprietário e de nós, que fomos escolhidos para realizar este trabalho.

Agora com injeção.

Como carro preparado nunca fica pronto, resolvemos subistituir a arcaide alimentação do Dodge por uma injeção eletrônica, como não existe nenhuma injeção pronta para o Dodge partimos para a construção de uma.

Através de uma TBI de S-10 Vortech e um coletor retrabalhado pelo nosso amigo meira conseguimos posicionar a enorme borboleta no local desejado. Para alimentar o carro utilizamos nada mais que 4 bicos injetores monoponto, que ná pratica equivalem a 16 bicos !!!.

Para controlar tudo isso o já conhecido módulo HIS, que iria trabalhar desde a marcha lenta até a alta do carro.

Tudo montado agora era hora de funcionar o carro, e para nossa surpresa pegou na primeira ! e manteve a marcha lenta, incrivel como a injeção é mais eficiente que o carburador, sem brincadeira em 5 ninutos, isso mesmo não demorou mais do que isso refizemos a programação do módulo e fomos andar com o carro. E de cara uma surpresa !! o carro estava gordo, coisa que nunca tinha ocorrido antes desde que montamos o carro. Com paciência fomos abaixando o módulo até chegar no ideal.

Se colocassemos o barulho deste carro na internet não teria graça, tem que escutar ao vivo, parace um avião a jato quando o turbo chega a 0,8 bar, isso mesmo só 0,8 bar e o carro é praticamente incontrolável. Segundo André ele não conseguiu até agora usar mais do que meio acelerador. O carro vai embora riscando o chão com uma violência incrível !!!.

 

Não medimos sua potência ainda por questões de segurança, pois o carro ainda está com as suspensões originais, que em breve vão ser refeitas e ele receberá pneus bem maiores na traseira para que possa tracionar melhor.

O consumo do carro está algo em torno de 700m com um litro, deixando ele apenas para alguns paseios de fim de semana, mas André nem anda muito com o carro, pois o que ele quer mesmo ainda vai demorar um pouco, que é uma boa suspensão e um câmbio que aproveite melhor a potência do motor.

 

 

Nosso Amigo Cadú da Ancona andou no carro.

Sempre conheci o André e o carro, e sempre andei nele, mas quando fiu convidado a andar no carro com a injeção não esperava que o aumento de potência fosse tão grande.

O Carro anda dócil em baixa e até que não embaralha muito, mas basta uma cutucadinha no acelerador que o carro parece que vai decolar!

Parece brincadeira, mas o carro risca muito!!! Apenas com meio pedal precionado o carro vai deixando marcas de pneu interminaveis em qualquer marcha é incrivel a força do carro !!! Mas logo parei de abusar, pois em certas velocidades o carro fica incontrolável e você começa a se assustar.

O Ronaldo ainda não mediu o carro, mas achamos que este está com uns 500 cv !!! devido a violência como acelera.

Quando este carro tiver uma suspensão traseira de acordo. vai se transformar em um verdadeiro monstro !!!

Nossa, não aguento mais esperar, meu Dodge está fazendo a suspensão e colocando as rodas maiores atrás, e o Ronaldo irá montar ele com Blower, não consigo nem dormir só de pensar!!!!!

 

 

 

 

 


                                                                                            Perguntas, dúvidas ou orçamentos.

                                                                    * [email protected]

 

                                                                        ( 0XX15   32115948

                                                                                                ( 0XX15  78348212

                                                 HOT PARTS – Motorsports – Rua Hermelino Matarazzo 50 – Sorocaba – Centro - 18080-000

                          * ATENÇÃO * Todos os direitos deste site são reservados, favor só utilizar este material com nossa autorização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1