Acróstico
São formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma
palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham
ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.
Agora veja o poema que
Ofélia Queirós dedicou a Fernando Pessoa:
Fazia bem em me dizer
E
grata lhe ficaria
Razão
porque em verso me dizia
Não
ser o bom-bom para si...
A
não ser que na pastelaria
Não
lho queiram fornecer
D’outro
motivo não vi
Ir tal
levá-lo a crer.
Não
sei mesmo o que pensar
Há
fastio para o comer?
Ou
não tem massa pr’o comprar?!
Peço
porém me desculpe
Este incorrecto poema
Seja
bom e não me culpe
Sou
estúpida, e tenho pena
O Sr.
é muito amável
Aturando
esta... pequena...
Nossos objetivos:
- Construir um texto a propósito desse nome ou título,
utilizando como inicias as letras previamente escritas.
- Perceber e usar a escrita de forma funcionnal, demonstrando intenção nos
registros realizados.
- Estimular a utilização de ferramentas tecnnológicas básicas para produzir
textos com prazer e ampliar a escrita.
- Potenciar o uso da criatividade. /b>
Trabalho integrado:
- Língua Portuguesa - Professora Antonia Lamego
- Informática Educativa - Professora Margareeth Barboza
Atividade proposta:
Construir um texto a propósito desse nome ou título, utilizando como iniciais as
letras previamente escrita,
utilizando como tema Mães - criando uma homenagem
personalizada para a pessoa que cuida, ampara e educa, seja ela mãe, avós, tias
ou responsáveis.
Os alunos produziram o seus acrósticos,formataram o texto utilizando cor,
fonte, estilo da fonte,tamanho, cor da fonte e inseriram imagens através de
pesquisas de imagens no site de busca.
Referências:
www.google.com.br
http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/474905
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acróstico
Clique aqui para conhecer as produções da turma GR6C!