TODO DIA MORREM APROXIMADAMENTE 55 MIL PESSOAS NO MUNDO SEM CONHECER A JESUS.

VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESTA SITUAÇÃO!

RESPONSABILIDADE MISSIONÁRIA DA IGREJA

RESPONSABILIDADE SIGNIFICA COMPROMISSO PERMANENTE DA IGREJA COM A OBRA MISSIONÁRIA MUNDIAL.

  1. PROPÓSITO E MISSÃO:

O propósito de Deus na Igreja é Missão. A palavra Missão é usada para expressar o sentido amplo do trabalho missionário que se acha na Bíblia. É a função total da Igreja .

  1. MISSÕES:

É o trabalho específico de enviar pessoas ao estrangeiro ( não necessariamente para um outro país, mas para uma cultura diferente), para evangelização e a implantação da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

  1. NECESSIDADE:

Missões só tem sentido se há uma necessidade - alguma coisa para fazer, e a necessidade urgente de fazer missões é o fato do pecado, no seu terrível poder e conseqüências. Gen.3:1-7; Rom. 1:18-25; Rom. 5:12-19; Gen.6:5; Jer 17:9; Ef. 2:1-3; Rom 3:23.

  1. O IMPERATIVO DE MISSÕES:

O imperativo de missões é fundamental na própria natureza de Deus:

- Por causa da universalidade de Deus: Deus de tudo e todos; O único Deus.

    a . O Senhor é o Deus de todos e de tudo (Ex. 19:5b; Amós 1:3 a 2:3; Is.10:5-17, 13:1-22, 44:28 a 45:13, Jr.25:9, 51:11,            Sl 96, 139:8.

  1. O Senhor é o único Deus ( Dt 6:4, Is.44:6).

- Por causa da glória do Senhor Deus: O propósito da salvação; o propósito de tudo.

    a . O propósito do Senhor Deus em nos salvar e abençoar é a Sua Glória (Ef 1:3-14, Sal 65, 57, etc.).

  1. A glória a Ele é o objetivo de tudo. (Rom 11:33-36).
  1. A Sua glória é mencionada 175 vezes no livro de Salmos e inúmeras vezes na Bíblia inteira.

- Por causa da natureza do Senhor: É Espírito; É Luz;  É Amor.

     a . O Senhor é Espírito onipresente, não sendo limitado por um corpo (Jo 4:4)

  1. O Senhor é Luz penetrante que vence a escuridão. Por isso Ele pode ser presente em todos os lugares. (I Jo 1:5).
  1. O Senhor é amor. O Amor se comunica, como Ele o fez, se manifestando em Cristo. ( I Jo 4:8, 16, Jo.3:16, Rom 5:5-8).
  1. A IGREJA E MISSÕES:

a . O PROPÓSITO DO SENHOR PARA A IGREJA :

O propósito do Senhor para a Igreja é Missão, e especificamente neste estudo, a realização de Missão no trabalho de Missões. Para este fim a Igreja tem que manifestar a presença do Senhor Deus. (Ef. 3:10-11, 5: 25-27, At. 2:41-47).

b . A IGREJA NO NOVO TESTAMENTO:

A Igreja no Novo Testamento era a autoridade escolhida por Deus para o envio de missionários ( At.13:1-3). "Impondo as mãos..."é símbolo de autoridade em enviar. É uma dispensação de autoridade e a responsabilidade da Igreja na vida e ministério daquele que foi enviado. Ela está aprovando a pessoa para ser representante de Deus e daquela Igreja Local ou denominacional.

b1. Então a Igreja tem que reconhecer sua responsabilidade na vida do missionário em ORAR, CONTRIBUIR, AMAR, SOCORRER E COMPREENDER.

b2. O missionário deve reconhecer também sua responsabilidade para com a Igreja (At 14:24-28). Paulo sempre voltava primeiro para Antioquia para estar com sua Igreja local.

  1. O SUSTENTO DE MISSÕES:

a . ORAÇÃO:

Como as demais atividades da igreja, o trabalho de missões é movido a oração. A oração é uma arma poderosa para se vencerem barreiras e se alcançarem metas. Através da oração podemos ver as janelas dos céus abertas e as bênçãos de Deus sobre o Seu povo. A oração move o coração de Deus. Não há problema ou dificuldade que resista a uma oração persistente. Deus responde à oração, e o trabalho de missões só pode ser sustentado através de muita oração.

Estamos numa guerra espiritual. Fazer missões é lutar diretamente contra as hostes satânicas. Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja ( Mt 16:18); disse ainda que devemos amarrar o valente e saquear-lhe os bens (Mc 3:27). A Bíblia também nos diz que Deus nos tira do reino das trevas e nos transporta para o reino do filho do Seu amor (Cl. 1:13-14). Portanto, o bom crente usa tática de combate. Ele amarra o diabo, invade sua propriedade e "rouba-lhe" os bens, que são almas em seu poder, encaminhando-as para o reino de Jesus Cristo. Através da Igreja, o bom crente derruba as portas do inferno, entra, amarra o valente e saqueia-lhe os "bens"; isto é feito através da oração. O inimigo treme de medo quando vê um crente orando.

Devemos reconhecer nossa posição em Cristo, que é de superioridade e vitória sobre todo poder do mal. Em Ef. 1:20,21, encontramos:.. "o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos, e fazendo-O sentar à Sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro".

Vejamos agora, nossa posição, em 2:6:... "e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" . Veja bem isso: Quando aceitamos Cristo, somos colocados nas regiões celestes em Cristo; portanto, estamos na mesma posição de Jesus, ou seja acima de todo principado e potestade. Em outras palavras, o inimigo está debaixo dos nossos pés. Aleluia!

Em Efésios 6: 10-20, o apóstolo Paulo fala sobre a armadura de Deus na luta contra o diabo, e nos versos 18 e 19 explica que esta armadura é movimentada através da oração. Missões é um trabalho de batalha espiritual, que ataca e destrói as fortalezas do inimigo; e isto é feito através da oração.

Sugestões de oração missionária:

  • oração pelos obreiros: "Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara (Mt.9:38);
  • oração pelas igrejas: " E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as cousas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus (Fp 1:9-11). Uma igreja frutífera é aquela que faz a obra de missões mundiais.
  • oração pelos missionários: "Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos, e também por mim: para com intrepidez fazer conhecido o mistério do evangelho. ( Ef.6:18 e 19). O apóstolo Paulo reconhecia que sem a oração dos irmãos, seu trabalho não seria eficaz. Precisamos orar para que os missionários tenham a autoridade espiritual necessária para executar a obra. Além disso, precisamos orar pelas suas necessidades pessoais, a saber: adaptação a aspectos culturais, como língua, alimentação e costumes; saúde, emoções, etc. Precisamos aprender a orar pessoal e objetivamente pelos missionários.
  • orar para que O Senhor Deus abra portas: "Suplicai ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado (Cl.4:3).
  • orar pelas finanças: "Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E sabeis também vós, ó filipenses, que no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo, no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades (Fp 4:14-16). É através da Igreja que o sustento missionário é levantado. Por isso, precisamos orar pelas finanças para que Deus supra as necessidades da Igreja, de modo que ela tenha condições de manter o missionário no campo. Deve-se estabelecer um alvo e orar para que possamos ultrapassá-lo. Deve ser um alvo de fé. Algo materialmente impossível aos olhos humanos, para provarmos a benção da oração.
  • orar pedindo grandes coisas: "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém (Ef 3:20,21). Muitas vezes não conseguimos as coisas por incredulidade e reclamações, como o povo de Israel no deserto. Se a Igreja é a Igreja do Senhor nosso Deus, vivo e todo poderoso, então ela é grande, porque tem um Deus grande. Apropriemo-nos da vitória pela fé, através da oração. Muita oração, oração fervorosa, oração persistente!

IDÉIAS PRÁTICAS PARA O MOVIMENTO DE ORAÇÃO

       1.Reuniões especiais de oração:

Separe alguns dias da semana para cultos especiais de oração pró-missões. Talvez uma noite da semana, talvez domingo de manhã; verifique seu calendário e separe um ou mais dias especiais para reuniões de oração. Porém, use esta reunião somente para assuntos missionários. Qualquer outro pedido de oração que não esteja ligado à obra de missões deverá ser encaminhado para outra reunião de oração.

Seja criativo, use mapas, fotos, cartas, etc.. para motivar o povo ã oração. Use o livro "Batalha Mundial" ou outra fonte de informações. Divida a igreja em grupos, designe um país para cada grupo ;e comece um movimento de oração pró-missões.

      2.Reunião de oração nos lares:

Você poderá desafiar os membros da igreja a se reunirem nos seus bairros, cada dia numa casa, para reuniões especiais de oração. Cada lar poderá adotar um país pelo qual deverá orar.

     3.Oração nos cultos da igreja:

Separe um momento especial no culto da igreja, para orar por missões.

  1. Oração nas classes da escola bíblica de sua igreja local:

Cada professor deverá ser desafiado para usar um tempo da classe para orar pelos missionários. Algumas classes poderão adotar um missionário ou um país para orar.

  1. Organize a "sala de oração missionária" :

Procure uma boa sala em local sossegado e transforme-a na "Sala de oração missionária". Decore-a com motivos missionários, colocando mapas, fotos e cartas dos missionários, estatísticas, pedidos de oração, coisas típicas dos países. Por exemplo, um chapéu mexicano um tamanco holandês, um ponche peruano, etc.

Há duas coisas que não devem existir na sala. Primeira é não deve existir chave, pois deverá sempre estar aberta 24 horas por dia e segunda, não pode haver cadeiras, porque é um lugar para se estar de joelhos, em oração.

b. FINANÇAS:

Princípios bíblicos sobre finanças, primeiro veremos para o missionário, depois, para a igreja.

1. Princípios de finanças para o missionário: ( Fil. 4:10-20)

a . O missionário deve estar associado à Igreja local. "Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E sabeis também vós, ó filipenses, que no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo, no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros...(vv. 14,15)

b . O missionário deve viver contente em qualquer situação. "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura, como de fome; assim de abundância, como de escassez...(vv.ll,12).

c.O missionário deve confiar no Senhor. "...tudo posso naquele que me fortalece (v.13).

d . O missionário deve estar interessado no fruto que aumente o crédito da igreja, não no dinheiro. "Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito (v.17).

  1. Princípios de finanças para a igreja:

a . A Igreja deve estar associada ao missionário. "Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E sabeis também vós, ó filipenses, que no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo, no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros (vv. 14, 15).

b . A Igreja deve cuidar das necessidades do missionário e supri-las. "Porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades (v.16).

c . A Igreja deve entender o princípio financeiro de Deus: "E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades (v.19).

d . A Igreja deve saber que a oferta missionária agrada a Deus. "recebi tudo, e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte, como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus (v.18).

e . A Igreja deve saber que a oferta missionária resulta em glória a Deus. "Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém (v.20).

Bibliografia: "A Biblical Theology of Missions" George Peters - adaptado por Barbara Helen Burns

"Teologia de Missões"- Seminário Bíblico Mineiro (apostila)

"A Igreja Local e Missões" pr. Edison Queiroz (PIB Sto. André-SP).

Hosted by www.Geocities.ws

1