Poluição das águas do Rio dos Sinos
Pelas indústrias

As fábricas, as indústrias e os curtumes colocam as sujeiras no Rio sem fazer um tratamento da água, antes de colocar no rio.
A poluição do rio é muito grande e os peixes não estão agüentando e estão morrendo pela poluição. A vida do Rio está morrendo.
As indústrias deviam colocar a sujeira que eles fazem em outro lugar, ou tratar a água antes de jogar no Rio dos Sinos que é tão importante para nós.
Pelos esgotos
De 100% da água do mundo 3% é água doce, e o resto é água salgada, isso significa que se pegarmos, uma jarra cheia de água e colocarmos um pouco em um copo, o que restaria na jarra é água salgada.
As cidades estão poluindo cada
vez mais o Rio dos Sinos.
As cidades São Leopoldo e Novo Hamburgo e muitas outras utilizam o Rio dos Sinos para abastecer suas casas e depois esta água suja é jogada no rio. É o esgoto.
No município de Caraá o rio é
limpo e até Canoas ele vai ficando cada vez mais poluído e
termina no Delta do Rio
Jacuí todo poluído.
O lixo que as pessoas jogam no chão pode parar dentro do rio.
Foram os imigrantes Alemães que troxeram pra cá os curtumes e toda a água que eles usavam para limpar o couro iá para o Rio dos Sinos, mas agora existe
uma lei que todos os curtumes devem ter uma sessão de
tratamento para a água ir bem limpinha para o Rio dos Sinos.