|
REFLEXÃO – 02 - O SABER
Cdor Heraldo Lage
O SABER
Diz um Provérbio Árabe:
-------------
"Aquele que não sabe, e sabe que não sabe, é simples.
Acorda-o.
Aquele que não sabe, e não sabe que não sabe, é tolo.
Evita-o
Aquele que sabe, e sabe que sabe, é sensato.
Segui-o.
O sábio sabe de tudo que diz,
mas não diz tudo o que sabe".
----------
Já divulguei vários também. Admiro-os muito.
Tenho entretanto algo a expor:
Tudo é relativo. E como tal, passivo de contestação.
Quem Sabe (?) é o Grande Arquiteto. E mesmo assim,
temos o apêndice em nosso
intestino. Um início de
caminho sem saída. Pode gerar a morte !
Terá sido a propósito que o Soberano nos fez assim ?
Terá sido falha no Projeto, da nossa construção ?
É fato que tantas pessoas são operadas, eu fui um,
porque tudo o que é
sólido ao passar, cai dentro do
apêndice e o faz crescer, por não existir caminho de saída.
Se não operar ... Abrevia sua Morte !
Entendo que, por adaptação biológica, a tendência será,
que venhamos algum
dia, a nascer sem o
apêndice. Livre de tais riscos.
Iria o Grande Poder nos dotar de algo mortal somente para abreviar nossas
vidas ?
Seria isso um homicídio
doloso ! Premeditação ...
O teria feito por falha no Projeto de nossa Construção ?
Incompetência ? Dúvida cruel ...
O Criador da Teoria da Relatividade passou o resto de sua vida
tentando
derrubar a Própria Teoria, por
achar que
não poderia ter feito algo perfeito, indestrutível.
Morreu pelas calçadas ... Como um louco !
Tudo é mesmo RELATIVO, embora a Teoria da Relatividade seja um fato.
Incontestável ??? Contraditório ??? ... :o)
Será que quem acha que sabe ... Sabe mesmo ?
A Vida é um caminho infindável,
composto de infindáveis bifurcações ...
Dia - Noite, Bom - Mau, Belo - Horrível, Mais - Menos, 0 -1, etc ...
O próprio Fim do que chamamos Vida (Terrena),
é o início de uma Nova Vida,
em outro Ciclo ... Fato/Relação ...
Sobre isso deverei falar em outro
escrito, futuramente ...
Voltando ao SABER ...
Quando aprendemos algo, adentramos o caminho desse saber,
e tal caminho é
infinito. Sempre haverá
novidade a acrescentar, em termos de conhecimento
sobre o que acabamos de aprender.
Depararemos no caminho com as bifurcações (portas)
que nos levarão a um ou
outro subcaminho.
Ao
escolhermos um dos caminhos,
seremos fatalmente conduzidos à nova bifurcação
e deveremos sempre
escolher um dos subcaminhos
para que continuemos nossos estudos ...
Se escolhêssemos o outro lado da bifurcação,
teríamos enveredado por outros
tipos de conhecimento sobre
a mesma matéria, e encontraríamos constantes bifurcações, infindavelmente
...
Portanto ... Tanto um quanto outro lado da bifurcação do saber,
em qualquer
matéria específica ou genérica,
nos leva a bifurcações e constantes decisões sobre qual caminho a seguir,
infinitamente ...
Entendo que isso nos leva a crer que a sabedoria é infinita !
Se a sabedoria é infinita, quem pode afirmar que ... Sabe que sabe ??? ...
:o )
Se o que sabe nada mais será que um ínfimo Grão de Areia
no Deserto da Infinita Sabedoria ...
Desse princípio cabe lembrar uma tese muito conhecida ...
Quanto mais sei ... Mais percebo que nada sei ...
Merece ou Não, uma Boa Reflexão ??? ...
Heraldo Lage
Amigos Verso & Prosa
Em 28 de julho de 2001 - Às 15:25 hs. |