U
m casal de jovens
recém casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido
fez a seguinte proposta à esposa: - Querida eu vou sair de casa e vou viajar para bem
distante, vou arrumar um emprego e trabalhar até que eu tenha condições de voltar e dar
a você uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe de casa,
só peço uma coisa: Que você me espere e, enquanto eu estiver fora, seja fiel a mim que
eu serei fiel a você. Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que
encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudar em sua fazenda. Ele
se ofereceu para trabalhar, e foi aceito. Sendo assim, pediu para fazer um pacto com o
patrão e este aceitou. Ele disse: - Patrão eu peço só uma coisa para o senhor.
Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que eu devo ir embora o
senhor me dispensa das minhas obrigações. Eu não quero receber o meu salário. Peço
que o senhor o coloque na poupança até o dia que eu sair daqui. No dia em que eu sair o
senhor me dê o dinheiro e eu sigo o meu caminho. Tudo combinado, aquele jovem trabalhou
durante vinte anos, sem férias e sem descanso. Depois de vinte anos ele chegou para o seu
patrão e lhe disse: - Patrão eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha
casa. O patrão então lhe disse: - Tudo bem, nós fizemos um pacto e eu vou cumprir, só
que antes eu quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? E o jovem disse que poderia faze-la.
O patrão lhe disse: - Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou eu lhe dou
três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu
não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro. Vai
para o seu quarto, pensa durante a noite e depois você vem e me dá a resposta. O rapaz
pensou durante dois dias e depois procurou o patrão e lhe disse: - Patrão eu quero os
três conselhos. - Se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro - Eu quero os
conselhos. O patrão então lhe falou: 01)Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais
curtos e desconhecidos podem custar a sua vida; 02)Nunca seja curioso para aquilo que é
mal, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal; 03)Nunca tome decisões em momentos de
ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.
Após dar os três
conselhos o patrão disse ao rapaz que já não era tão jovem assim: - Rapaz, aqui você
tem três pães, dois são para você comer durante a viagem e o terceiro é para comer
com a sua esposa quando chegar em sua casa. O rapaz saiu para seguir o seu caminho de
volta para casa, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. Andou
durante o primeiro dia e encontrou um viajante que o cumprimentou e lhe perguntou: - Para
onde você vai? Ele respondeu: - Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte
dias de caminhada por este. - Rapaz, esse caminho é muito longo, eu conheço um atalho
que é dez e você vai chegar em poucos dias. O rapaz ficou contente e começou a seguir
pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho do seu patrão. 01)Nunca tome atalhos
em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida; então voltou e
seguiu o seu caminho. Dias depois ele soube que aquilo era uma emboscada. Depois de alguns
dias de viagem, achou uma pensão na beira da estrada onde pode hospedar-se. Pagou a
diária e após tomar um banho deitou-se para dormir. De madrugada acordou assustado com
um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o
local do grito. Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. 02)Nunca
seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal;
Voltou, deitou-se e dormiu. Ao amanhecer, após tomar o café, o dono da hospedagem lhe
perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que tinha ouvido. O hospedeiro
disse: - E você não ficou curioso? Ele disse que não. Então o hospedeiro lhe falou: -
Você é o único que sai vivo daqui, pois eu sou louco e grito durante a noite e quando o
hóspede sai eu o mato, e lhe mostrou vários cadáveres. O rapaz seguiu a sua longa
caminhada, ansioso por chegar em sua casa.
Depois de muitos
dias e noites de caminhada, já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça da sua
casinha, andou e logo viu entre os arbustos silhueta da sua esposa. O dia estava
escurecendo, mas ele pode ver que a sua esposa não estava só. Andou mais um pouco e viu
que a sua esposa tinha, sentado em seu colo, um homem a quem ela estava acariciando os
cabelos. Quando ele viu aquela cena o seu coração se derreteu de ódio e amargura e ele
decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade. Respirou fundo e
apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho. 03)Nunca tome decisões em
momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais. Então ele
parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte ele tomaria uma
decisão. Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse: - Não vou matar minha esposa e
nem o seu amante. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só
que antes eu quero dizer para a minha esposa que eu fui fiel a ela. Dirigiu-se à porta da
casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e reconhece que é o seu marido, ela se atira
ao seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então
com lágrimas ele lhe diz: - Eu fui fiel a você e você me traiu. Ela espantada lhe
respondeu: - Como? Eu não lhe traí, eu o esperei durante esses vinte anos. Ele lhe
perguntou: - E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer? E ela lhe
disse: -Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora eu descobri que estava
grávida e hoje ele está com vinte anos de idade. Então o marido entrou, conheceu e
abraçou seu filho, contou-lhes toda a sua história enquanto a esposa preparava o café,
e então sentaram-se para tomar o café e comer o último pão. Após a oração de
agradecimento e lágrimas de emoção ele parte o pão, e ao parti-lo, ali estava todo o
seu dinheiro...!
"Feliz aquele
que transfere o que sabe e aprende o que ensina"