|
Viver é concessão Os libertários costumam dizer que você deve ser egoísta, "você mesmo", não se importar com a opinião dos outros e praticar demais atitudes anti-sociais, mas isso não funciona. Só te transforma em marginal, como eles sonham ser. Precisa sim conceder espaço para a moral, leis e bons costumes, tomando respeito pela concessão quase como algo servil, que marginais ou são presos ou viram eremitas. A verdadeira força de vontade talvez seja aceitar tudo isso sem se deixar influenciar pelo anél-liberalismo exagerado. Os próprios libertários concordam com isso, senão se vangloriariam do outro termo pra classe: "anarquista". É que o termo "libertário" foi criado pra fugir de "anarquista", que os atentados terroristas do início do século XX transformaram em um rótulo perigoso. Mesmo os libertários fizeram essa concessão ao medo. Não podemos generalizar na posição política, no sentido de que comunas, pôrras-loucas e anéis-liberais são farinha do mesmo saco, mas dá sim, pra generalizar no sentido de espécie. Hananterior início |