|
Horário de verão O *Daylight Saving Time* foi proposto pela primeira vez pelo Benjamim Frankiln, o maluco que soltava pipa mesmo em tempestade. A idéia é simples: como no verão os dias são mais compridos, amanhece mais cedo, com isso você perde pelo menos uma hora com sol, dormindo. O horário de verão compensa isso obrigando a acordar mais cedo e transferindo essa hora de luz para a tarde, ganhando assim uma hora de luminosidade e economizando energia elétrica com isso (ou vela, na época de Mr. Franklin). Isso funciona muito bem em latitudes altas, como nos 46º de Washington que foi onde Franklin propôs a teoria. No Brasil, que não tem latitudes muito altas, essa energia elétrica que se ganha de tarde é perdida de manhã, porquê ao contrário dos EUA, Europa e Argentina, não amanhece tão mais cedo assim. Enquanto por lá no horário de verão as pessoas acordam já com o sol a pino, aqui acordamos ainda de noite. Isso não é argumento, é um fato: a meta é de uma economia de 5% no consumo (isso é muita coisa), mas pela última contagem, ano passado a economia foi de 0.7%, porquê o gasto de manhã aumentou. Os especilistas divergem se isso é muito ou pouco pelos distúrbios que acontecem por causa da mudança. Dizem (mentira... escrevem) que é do horário de verão a responsabilidade pelo aumento de acidentes de trânsito nessa época. Namiha opinião é culpa dos motoristas. É só acordar uma hora mais cedo uns dias antes que não vai ter sono quando trocar oficialmente, aliás, a minha opinião é tão totalmente a favor da mudança que fico por aqui. anterior - Próximainício |