CAPÍTULO 9
Era uma bonita Terça-feira, um pouco acinzentada, mas ainda assim muito
simpática. Mariah estava ansiosa. Ajudava Lourdes com a limpeza da casa e
verificava cada detalhe da decoração. Sabia que não tinha de errado na arrumação,
mas era o que costumava fazer quando sentia-se ansiada. Camilla e Gabriela já
haviam almoçado. Estavam no quarto delas pondo em dia coisas relacionadas ao
estudo.
CACÁ>> “Gabi, ‘cê reparou como a dona Mariah tá nervosa
hoje?”
GABI>> “Poizé. Deve ter acontecido alguma coisa na empresa.”
– olhando para os seus livros;
CACÁ>> “Mas quando ela tá assim por causa de trabalho, ela
costuma ficar nervosa lá na empresa. Ela nem volta pra casa.”
GABI>> “Isso é...” – só agora olhando para a irmã;
CACÁ>> “Vamos descer lá e ver o que é?”
GABI>> “Pode ir você. Tô mais concentrada aqui do que na nossa mãe.”
No avião, a família Hanson viajava tranqüilamente. Isaac, Taylor e Zac
ainda comentavam sobre a despedida com os amigos.
IKE>> “E a Myra, então? Não queria deixar eu vir!” – com um
largo sorriso no rosto, orgulhoso da saudade da namorada;
TAY>> “A Duda foi mais discreta, mas ela vai sentir minha falta
sim.”
ZAC>> “É... ‘cês que são felizes...” – apoiando seu rosto
numa das mãos – “A Lí fez ‘o’ escândalo quando soube que era
pra casa das meninas que a gente tava indo viajar. Que desânimo.”
IKE>> “Realmente... acho que ela ficou um pouquinho
nervosa.” – risadas dele e Taylor;
ZAC>> “Vocês riem porque não foi com vocês! Não, mas o mais
lindo mesmo foi quando ela começou a gritar que a minha namorada era ela! Só
ela! Que se eu voltasse com a Gabi, ela nunca mais queria falar comigo e
tal...”
TAY>> “Vocês tão namorando?”
ZAC>> “Diz a lenda que estamos. Sei lá, viu... Não ‘conteceu
do jeito que sempre acontece.”
IKE>> “Sei... você ter pedido ela em namoro e...”
ZAC>> “Não. As duas partes quererem namorar ao invés de só uma
delas.”
IKE>> “Pera! ‘Cê num queria namorar com ela?! E tá então por
quê?”
ZAC>> “Eu quero! Quer dizer, eu acho que quero...”
TAY>> “Mas, Zac! O que ‘cê tá fazendo com ela então?”
ZAC>> “Ah, Taylor, sei lá! Eu tô e pronto! E num enche não!”
Depois de um tempo, Camilla retorna para o quarto. Gabriela havia parado
de estudar e escutava um pouco de música.
CACÁ>> “Putz...” – entrando no quarto;
GABI>> “E aí, conseguiu descobrir o que é?”
CACÁ>> “Nem... ela num parou pra me falar. Fica de um lado pro
outro que nem uma doida.” – sentando na cama;
GABI>> “Ah, ‘xá pra lá, Cacá... às vezes nem é nada.”
CACÁ>> “Tá bão...” – pulando, então, na cama, para ouvir música.
Mariah então entra no quarto.
MARIAH>> “Meninas, vocês não têm nada para fazer hoje?”
Elas se olham.
GABI>> “Não, mãe. Por quê?”
MARIAH>> “Ah, tá... não, nada... só pra saber.” – um pouco
decepcionada. Ela deixa o quarto.
Um bom tempo depois, a campainha toca. Cacá e Gabi continuavam no
quarto, porém agora conversando. Ao ouvirem a campainha, elas correm ver quem
era, já que havia a possibilidade de ser para alguma das duas. Lourdes já
abria a porta. Mariah estava atrás, muito mais ansiosa. Por rápidos segundos,
Gabriela e Camilla sentem-se completamente perdidas. Não tinham idéia do que
acontecia. Porém, logo que Lourdes abriu a porta, ficou muito claro do que tudo
aquilo se tratava.
MARIAH>> “Olá, pessoal!! Entrem!”
MARIAH>> “Estão com fome? Querem fazer um pequeno lanche antes do
jantar oficial?” – solta uma risada;
A família Hanson se olha, a procura de “esfomeados”.
WALKER>> “Não, Mariah. Acho que ninguém está com fome agora.”
MARIAH>> “Mas então sentem, gente. Fiquem a vontê.” – ela brinca com o francês, gargalhando logo a
seguir – “Vocês jovens não precisam ficar aqui conosco. Podem ir aonde
quiserem.”
E os adultos se concentram numa conversa interessante, deixando os cinco
lá, num silêncio agonizante, sem nada a dizerem. Ainda estavam um pouco tímidos
um em relação ao outro. Às vezes um sorria sem graça ao cruzar o olhar com
alguém ali da pequena roda. Isso durou alguns longos segundos. Até que Camilla
resolve dizer alguma coisa, aliviando cada um ali, profundamente.
CACÁ>> “Vamos fazer alguma coisa, gente! Nós não vamos ficar
aqui parados, né?” – sorrindo. Todos concordam. E vão para o quarto delas,
seguidos dos menores.
No quarto, os três entram muito receosos. Não sentiam-se nada confortáveis.
GABI>> “Bom, e...” – olha para os pequenos ali parados –
“O que ‘cês querem fazer?” – acaba perguntando a Jessica, Avery e
Mackenzie;
MACKIE>> “Pode jogá?” – apontando para a televisão e o video-game;
GABI>> “Claro!” – sorrindo – “Vem cá, eu arrumo pra você.”
Enquanto Gabriela o fazia, Cacá e os seus primos tentavam iniciar uma
conversa.
CACÁ>> “Mas e aí, meninos? Me contem alguma coisa de vocês. Do
pessoal de lá, como é que tá... sei lá, qualquer coisa.” – muito simpática.
Os três se olham, não sabendo o que podiam ou não falar. Isaac, como
sempre, é quem começa a falar. Já que Zac não teria o mesmo cuidado que o
irmão para não falar demais. E Taylor... Bom, este nem para falar estava
exatamente hábil no momento.
IKE>> “Ah, tá tudo meio igual, Cacá. O pessoal continua o mesmo,
só que mais velho. Todo mundo continua lá.”
CACÁ>> “Aaahhh... legal.” – sorrindo – “Mas... você tá
namorando a Myranda, né?”
IKE>> “É, tô sim...” – sorrindo;
CACÁ>> “Ai, que bom! Eu lembro como o negócio com vocês dois
demorou pra desenvolver.” – sorrindo levemente;
ZAC>> “Até hoje restam cicatrizes...” – num tom engraçado.
Risadas;
IKE>> “A Meredith tava mesmo gostando de mim aquela vez. Quando eu
comecei a namorar com a Myra, ela voltou pro Brasil. Foi terrível naquela época...”
GABI>> “E a Duda, o Scott, a Ivy...” – pausa – “...a Lí.”
Zac a olha um pouco, antes de responder àquela pergunta. Ele ficou
tentando imaginar o porquê daquela pausa antes de mencionar o nome de Lí.
ZAC>> “Tá todo mundo legal. A gente continua se encontrando
sempre lá na frente de casa, eu e os meus amigos continuamos jogando rockey...
normal.”
GABI>> “Aahhh...” – sorrindo;
IKE>> “Mas e vocês aqui? O que ‘cês fazem e com quem? ‘Cês
saem muito...”
CACÁ>> “Ah, nem se preocupem que ‘cês vão conhecer os nossos
amigos.” – ela sorri;
Silêncio.
IKE>> “Vocês tão com quantos anos?”
CACÁ>> “Eu tô com 16.”
GABI>> “E eu 17.”
IKE>> “Ué, Gabi, mas...”
GABI>> “É que eu faço aniversário no final do ano.”
IKE>> “Aahhh...”
MACKIE>> “Zac, Zac!! Olha só! Elas têm o Zelda 64 também!”
CACÁ>> “Vocês gosta desse jogo aí, Mackie?”
MACKIE>> “Adoro!” – olha para o irmão – “Ô Zac, vem jogá
comigo!”
Zac pensa um tempo, mas acaba levantando e sentando ao lado do irmão.
Jessica brincava com Avery ao lado.
E eles ficam ali, sentados, conversando superficialmente. Com o tempo,
brincadeiras iam surgindo e momentos bastante engraçados também. Zac, que
ainda jogava com Mackenzie, estava empolgado e fazia brincadeiras a todo
instante. Todos riam muito. Relembravam algumas coisas de quando elas foram para
Tulsa, mas nunca, jamais, tocando no assunto de que um dia Camilla e Taylor e
Gabriela e Zachary já haviam namorado. A intimidade era retomada muito
lentamente. É... parecia que eles teriam que começar tudo de novo.
MARIAH>>
“Crianças!! Venham! O jantar!” – gritando da sala;
CACÁ>>
“Oba! Comida! Putz, eu tô morrendo de fome!” – ela desabafa;
GABI>>
“Eitcha, Cacá!” – rindo da irmã, assim como os primos.
Eles todos vão para a sala de jantar e sentam-se. Durante a refeição,
os adultos conversam muito, porém os menores e adolescentes, nem tanto. Isaac,
Taylor e Zac comiam muito devagar e pouco. Não sentiam-se confortáveis.
MARIAH>>
“Nossa, mas vocês já comeram?!” – olhando os sobrinhos espantada –
“Eu sei o que é! Vocês estão com vergonha, não é mesmo? Se for esse o
motivo, não se preocupem! Vocês estão em casa, meus queridos!” – falando
alto como de costume.
Os três sorriem e não dizem nada.
MARIAH>>
“Bom, qualquer coisa também, vocês comem alguma coisa depois.” –
sorrindo simpática – “Lourdeees!!!” – a empregada aparece correndo –
“Cuide para que os meninos não sintam fome mais tarde.”
LOURDES>>
“Sim, Sr.ª Mariah, pode deixar comigo.” – e retorna para a cozinha.
Após o jantar, Mariah e Diana sentam-se para conversar novamente na
sala. Já John e Walker se dirigem para a sala de televisão, pois queriam
assistir ao jogo de beisebol. As crianças seguem os primos e irmãos maiores até o
quarto delas. Sentam-se na cama novamente.
CACÁ>>
“Mas como aquele pessoal conversa, né não?”
IKE>>
“É, né? Do que será que eles tanto falam?”
Taylor, como não podia deixar de ser, continuava quieto. Isaac e Camilla
sentiam-se à vontade um com o outro. Zac falava bastante e Gabriela só o
necessário. O clima melhorava a cada risada, a cada olhar nos olhos ao dirigir
uma frase, cada sorriso ao concluir um raciocínio. Começavam a sentirem-se
mais confortáveis com eles próprios. Até que toca o telefone. Gabriela
levanta atender. Todos ficam em silêncio, como que por reflexo ou algo assim.
GABI>>
“Alo?” – pausa – “Ah... oi.” – percebia-se que ela não queria
dizer nomes – “Olha, é que agora eu tô um pouco ocupada.” – pausa –
“Tá bom. Olha, depois a gente se fala, tudo bem?” – pausa – “Outro.
Tchau.” – desligando. Volta a sentar próxima ao primos;
CACÁ>>
“Quem era?”
Gabriela temia que essa pergunta fosse feita. Seus esforços para não
citar o nome de Adrian ao telefone haviam sido em vão. Ela olha a irmã com
descontentamento e responde o mais natural possível.
GABI>>
“O Adrian.”
Zac tenta disfarçar o seu incômodo, mas não obtém muito sucesso.
Mesmo ele não sentindo mais nada do que costumava por Gabriela, aquele nome
ainda o importunava. Já que foi Adrian o motivo de tantas brigas entre ele e
Gabi no passado.
CACÁ>>
“Aaaah...” – sorrindo sem graça, já arrependida.
Silêncio até o momento em que Isaac inicia um novo assunto, quebrando o
clima ruim. Fala da viagem e de algumas cenas engraçadas que aconteceram nela,
durante. Como, por exemplo, o problema que Taylor teve com o banheiro do avião.
Enquanto seu irmão mais velho relatava o fato, com a ajuda de Zachary, ele ia
ficando cada vez mais vermelho e sem jeito. Passadas horas, Mariah e Diana vêm
os avisar que já estava tarde. Diana e
Walker dormiam no quarto com a cama de casal, junto de Zöe e Mackenzie. John
tivera de montar o antigo beliche no quarto de hóspedes (o maior deles), para
que Avery e Jessica dormissem nele, enquanto Isaac, Taylor e Zac dormiam nas três
camas de solteiro do quarto. todos estavam confortavelmente instalados. Gabriela
e Camilla, que temiam ter sua privacidade afetada, conversavam em sussurros,
tarde da noite.
GABI (sussurrando)>> “Pô, Cá! Por que ‘cê tinha que perguntar
quem era aquela hora no telefone?!”
CACÁ>> “Foi maus, Babi (apelido
dado à irmã mais velha para os momentos em que Cacá precisava agradá-la)...
eu nem pensei que pudesse ser o Adrian. Tava tão entretida na conversa
que...”
GABI>> “Sei, sei... Vê se cuida a língua, menina!”
CACÁ>> “Prometo.” – sorrindo;
GABI>> “Tá. Boa noite então.” – cobrindo-se;
CACÁ>> “ ‘Té amanhã.” – e apaga o abajur ao seu lado.