|
Quando essas desventuradas souberam que estavam fora o alcance de López, o primeiro impulso foi seguir para a capital. Milhares delas seguiram juntas e ao chegar encontraram grande carência de tudo. Essas mulheres, quando chegaram na capital, estavam tão exaustas e abatidas que somente um tratamento médico intensivo poderiam restaurá-las. Era impossível, naquela circunstância, imaginar que um adequado tratamento fosse dado para tão grande número de refugiados, ou que os soldados brasileiros e os argentinos gaúchos, pudessem lhes tratar com gentileza e caridade. Houve um esforço do governo e certamente dos comandantes militares, para aliviar os sofrimentos dessas infelizes, mas os alimentos, devidoa da guerra, eram escassamente produzidos no país e todas as necessárias provisões, não somente para as forças ocupantes, mas para toda multitude de refugiados, tinham que ser importados. Não houve, pelos Aliados, uma adaquada previsão de tão grande números de refugiados. Eles não podiam, mesmo se tivessem disposição, ter fornecido a ajuda necessária para os milhares de necessitados. Isto, talvez, em certa extensão, era uma inevitável consequência da guerra. Mas também não pode ser negado, entretanto, que por muito tempo, os vencedores não se empenharam devidamente para minorar os sofrimentos dessas infortunadas mulheres e crianças que apelavam por socorro. Também deve ser dito, quando algum estrangeiro caia nas mãos dos aliados, eram tratado com grande gentileza. Eu recebi inúmeras cartas de estrangeiros que escaparam de López, após ser tomado prisioneiros pelo ditador, subsequente à minha partida do Paraguai, que testemunham, invariavelmente, que foram tratados com bondade quando estavam sob a proteção dos brasileiros. Eu também tenho visto publicadas outras declarações, e, sem uma simples exceção, eles todos falam com calorosíssimos termos de gratitude de seus libertadores, destacando a data que conseguiram escapar da tirania de López, como o término de seus sofrimentos. Embora, esses estrangeiros, estivessem fracos e debilitados pelo sofrimento que suportaram sob o julgo de López, consideram um período de relativa calma e alegria o tempo em que passaram com os Aliados, antes de seus subsequentes julgamentos".
F I M
<<  |