O HERÓI DESCONHECIDO

Entre as pessoas
aprendemos a reconhecer e admirar nossos heróis. Para uns, é o amigo especial,
para outros, o pai, a mãe ou algum de seus irmãos.
Temos heróis de todos os gêneros e gostos.
Temos falsos heróis produzidos para iludir as pessoas. Fantasias geradas pelo
egoísmo, hipocrisia e desamor pelos seus semelhantes e pela vida. Heróis do vício,
do medo, da ignorância.
Temos verdadeiros heróis nascidos e revelados nos momentos de dor, de
necessidade ou de desesperança.
Sonhos sendo realizados. Nascimentos, renascimentos. Mãos estendidas em amparo
e conforto. Gestos de solidariedade e de amor.
Heróis conhecidos e sempre presentes em nossos corações.
Entretanto, o que mais valoriza e aprimora a sociedade é, na verdade, o
HERÓI
DESCONHECIDO.
Ele é desconhecido, embora:
– nos proteja;
– nos eduque;
– poupe nossas vidas;
– nos respeite;
– assuma as suas responsabilidades; e, também:
– por não buscar honrarias
– por não abusar de sua força;
– por ter consciência das circunstâncias dos momentos e dos exemplos que
deve dar a sociedade.
Apesar de vivermos ao seu lado e ao seu tempo, não o vemos, ouvimos, porque não
nos guiamos por bons exemplos. Somos, quase sempre, levados a seguir e consumir
o que existe de pior em nossa sociedade. Violência. Vaidade. Vício.
Irresponsabilidades individuais e coletivas.
Ele estava la, na Praça da Paz Celestial, em Pequim.
Na verdade, lá estavam dois heróis dando exemplos para uma humanidade cheia de
vergonhas e de covardias.
Um em frente ao tanque de guerra, o outro, dentro, dirigindo o tanque. Um
encontro singu1ar entre heróis que a humanidade assistiu.
O primeiro, foi morto pelas "autoridades", o segundo, apesar de toda
sua força, por mais de uma vez, desviou e interrompeu sua marcha ante um
simples homem desarmado e consciente. Este segundo herói, o de dentro do tanque
de guerra ficou desconhecido.
Entretanto, um e outro, consagraram-se heróis. Se é verdade que a sociedade
cria seus heróis, este outro herói será sempre
O HERÓI DESCONHECIDO.
Se formos capazes de reconhecer, entender e admirar tais gestos estaremos
aprendendo a viver e a amar ao nosso próximo. Seremos também heróis
desconhecidos. Vivendo, sobrevivendo, amando e respeitando nossos semelhantes.
PAZ E AMOR
PAZ E AMOR