A respiração dos peixes
é tipo branquial .
A água ,que contem
oxigênio dissolvido, entra pela boca, banha as brânquias (ou
guelras) e sai pelas fendas branquiais, que são aberturas
situadas em anbos lados da cabeça .
Nos peixes ósseos,as fendas branquiais têm uma espécies
de tampa chamada opérculo,que se abre para dar passagem á
água .Os peixes cartilaginosos não possuem opérculo,as
fendas branquiais ficam á vista.
As brânquias são órgãos em que há muitos
vasos sanguíneos.Portanto ,é bastante grande a quantidade
de sangue que circula nelas.O sangue contido nas brânquias absorve
o oxigênio do ar que se encontra na água e elimina o gás
carbônico.Isso quer dizer que os peixes,embora vivam na água,respiram
o oxigênio que se encontra dissolvido nela.A maior quantidade desse
oxigênio provém da fotossintese efetuada pelas algas.
Novas espécies