Uma respiração do tipo branquial

A respiração dos peixes é tipo branquial .
 A água ,que contem oxigênio dissolvido, entra pela boca, banha as brânquias (ou guelras) e sai pelas fendas branquiais, que são aberturas  situadas em anbos  lados da  cabeça .
      Nos peixes ósseos,as fendas branquiais têm uma espécies de tampa chamada opérculo,que se abre para dar passagem á água .Os peixes cartilaginosos não possuem opérculo,as fendas branquiais ficam á vista.
       As brânquias são órgãos em que há muitos vasos sanguíneos.Portanto ,é bastante grande a quantidade de sangue que circula nelas.O sangue contido nas brânquias absorve o oxigênio do ar que se encontra na água e elimina o gás carbônico.Isso quer dizer que os peixes,embora vivam na água,respiram o oxigênio que se encontra dissolvido nela.A maior quantidade desse oxigênio provém da fotossintese efetuada pelas algas.
 

                                                                         Novas espécies


vOLTAR

Hosted by www.Geocities.ws

1