O Grafite como forma de arte se espalhou por todo o mundo,
tornando impossível rastreá-lo no sentindo histórico. Apenas sendo possível
fazer
referência as pinturas das cavernas, das quais não se
tem sequer uma noção
de tempo em que foram feitas.
Arte do
grafite quando se fala em hip-hop, devemos lembrar que trata-se de uma rica
cultura, cujo grafite (ou "spraycanart", arte da lata de spray) é um dos seus
elementos, os grafiteiros trabalham apenas por amor e são marginalizados até hoje, tendo
que se manter na clandestinidade para evitar problemas com a lei.
Acompanhando a evolução do homem, vimos que
sempre a arte de desenhar em muros esteve presente, hoje não é diferente, ou
melhor, há uma diferença, atualmente grafite é considerado uma pichação (ato de
escrever em um muro por vandalismo), não sendo vandalismo, ou melhor, não sendo
valorizado como arte, não ganhando espaço e, pior ainda, acabam presos pela
incompreensão de sua arte.
Acontece que não há
outra maneira de executar a arte se não há apoio, sendo esta , marginalizada
pelas mentes conservadoras.
O graffiti
relaciona-se também com o Hip-Hop e com o skate, sendo coisas consideradas "de
rua", quase as mesmas pessoas gostam. Nos grafites é possível ver e notar a
influência dos grafiteiros pelo skate e Hip-Hop.
Nos dias atuais não mudou nada, pois
nas cavernas acreditavam que atraíam a atenção de suas caças. Hoje acreditam na
energia positiva que transmite o grafite, e falando de Hip-Hop ao DJ, à dança.
Mas é muito mais complexo pelo fato de envolver vá
rias idéias graficamente.
É muito válido grafitar, pois é
espontâneo, mesmo que não haja nenhum retorno financeiro.