|
|
INTRODUÇÃO
A alguns meses senti o desejo de estudar os
principais problemas enfrentados por uma equipe de louvor,
disponibilizando soluções e palavras de ânimo aos meus amados irmãos.
Foi com esta motivação que decidi escrever este artigo, por favor
leia o que eu tenho a dizer a você!
|
|
Uma das coisas que o Diabo mais tem raiva é
ver o nosso Senhor recebendo louvor. Realmente, ele não gosta ao
ver os filhos de Deus se prostrando, cantando, batendo palmas,
sorrindo, tendo unidade, erguendo as mãos, dançando, fazendo
gestos e além de tudo, prestando adoração a Deus!
É por esta razão que muitas lutas e tribulações
batem a porta de uma equipe de louvor, pois os levitas são
separados para propiciar estes momentos de adoração e louvor a
Deus, nos cultos. Os músicos e cantores são unicamente separados
para dirigir o povo no período de louvor congregacional. O Diabo
tenta muitas vezes fazer um caos dentro de um grupo. Ele põe
empecilhos, traz desânimo, cria pequenas confusões, tudo para
haja um mal relacionamento entre os membros deste ministério e
consequentemente afetar o período de louvor e adoração
congregacional. Querido leitor, preste atenção nas explicações
abaixo:
OS PROBLEMAS E
SOLUÇÕES
- Pecado
- Um grave
problema é haver pecado oculto dentro do grupo de louvor. Seja
ele mágoa, rancor, raiz de amargura, pecado não confessado, etc.
Quem está nesta situação corre o risco de ser acusado pelo
Diabo e estar com a consciência pesada, além de prejudicar também
o restante do grupo. Solução:
Tudo deve ser confessado: seja ao irmão ou seja a Deus! É
importante não deixar o pecado criar raiz dentro do coração
para não haver piores conseqüências. Todos os levitas devem ter
humildade para reconhecer que errou diante de Deus, e se for
necessário, diante do grupo!
- Corações que precisam ser transformados
- Já encontrei
vários músicos ou cantores que reclamaram de seus companheiros
de grupo dizendo: "Fulano de tal não é convertido" ,
"o nosso baterista só quer saber de bateria" , "o
nosso guitarrista não tem coração de adorador". Solução:
Primeiramente, você tem
que aprender a agradecer a Deus por aqueles músicos que Ele tem
te dado. Depois você tem que aprender a orar por eles, ao invés
de ficar reclamando! Você sempre deve lembrar: Uns adquirem
maturidade espiritual mais cedo, e outros mais tarde. Aí é que
entra a paciência e o esperar em Deus...
- Tradicionalismo
- O tradicionalismo tem sido um grande
problema para muitas equipes de louvor, assim como já foi para a
nossa. Ex: em nossa igreja já tivemos preconceitos contra a
instrumentos (bateria), estilos musicais, expressões de louvor
(como palmas e gestos), etc. O tradicionalismo nos faz, muitas
vezes, seguirmos à risca ritos e práticas nunca encontrados na Bíblia,
mas que são seguidos para honrar e lembrar da tradição e não
de DEUS! Solução:
Nestes casos, a equipe de louvor deve esperar pacientemente no
Senhor, orando e jejuando, para que Deus liberte sua igreja de
todo preconceito, ritos e práticas que não são bíblicos, assim
como idéias e pensamentos sem fundamento!
- Falta de músicos -
muitos irmãos desanimam ao ver que um
músico de sua equipe saiu da igreja, se "desviou", ou
largou o ministério de música. Bem, esta é a fase que eu chamo
de "deserto" e é difícil de explicar em poucas
palavras. Ás vezes, Deus permite que enfrentamos um deserto em
nosso grupo, para que Ele veja até aonde vai nossa fé e
perseverança, assim como fez com Abraão e Jó. Para sermos
ungidos temos que aprender a pagar o preço. E foi exatamente isto
que aconteceu com o pessoal do Ministério Vida Nova, que passou
por períodos delicados, mas Deus foi fiel, e foi acrescentando,
acrescentando,...
Solução: Nunca
desanime! Lembre-se que, muitas vezes Deus permite que nos
passemos pelo deserto, assim como fez com Abraão e Isaque, Daniel
na cova dos leões, O povo hebreu no deserto, Davi e Saul, e todos
os outros. "Não se constrói uma equipe de louvor abençoada
sem sofrimento, sem luta!".
- Atrito entre os levitas -
É comum encontrarmos por aí,
levitas com o coração cheio de orgulho,
soberba
e inveja,
não mantendo um bom relacionamento com o restante do seu grupo. Não
é difícil ouvirmos: "Eu toco melhor do que você",
"Era eu que deveria ter cantado hoje", "Você está
apenas aprendendo", etc. Uma equipe que não vive em comunhão,
não pode cantar comunhão!!! Acho importante ressaltar que a
nossa língua tem poder para destruir um grupo de levitas,
portanto, cuidado com as
fofocas, mentiras,
etc. Solução:
Trate seus irmãos como
se eles fossem mais do que você. Elogie o seu companheiro de
grupo, dizendo: "Você é um sacerdote de Deus",
"Deus te separou para esta obra", "Você é uma bênção!",
etc. Não dê brecha para o inimigo atuar na área do
relacionamento dentro do seu grupo. Exorte os seus companheiros
quando eles tiverem cometendo algum erro contra o próximo, e
igualmente aprenda a honrá-los como filhos de Deus!
- Insubmissão -
Um dos erros fatais dentro de uma equipe é
a insubmissão ao líder de louvor ou até mesmo ao Pastor, o que
acaba se transformando em rebeldia. Bem, não temos muito o que
comentar sobre este item, é só ler a Palavra de Deus para
observarmos que Deus se agrada de coração submisso. Solução:
o líder de louvor deve
pedir direção a Deus para tratar da ovelha insubmissa com amor e
muitas vezes com dureza! É como diz a Bíblia: "Obedeceis os
vossos mestres...". Muitas vezes o levita insubmisso pode até
ficar um tempo sem ministrar (em disciplina), até aprender a
"ficar esperto" e saber obedecer uma autoridade de Deus!
Espero que você tenha aprendido um pouquinho
mais sobre este tema. Não esqueça que Deus é fiel, e nunca
desanime. Apesar de todas as lutas e problemas, trabalhar com Ministério
de Louvor é muito honroso, pois estamos levando pessoas a adorarem
a Deus... e isto é a sua vontade!
|
Autor: Ramon Tessmann |