|
Tiago 1.2-4: “Meus irmãos, tende por motivo de toda
alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da
vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança
deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada
deficientes”.
Tenho recebido dezenas de e-mails desesperados. São testemunhos
estarrecedores, histórias simplesmente inacreditáveis acontecendo no
seio da Igreja. A maioria das mensagens destes e-mails clamam por uma só
coisa: justiça, a qualidade que leva os cristãos a agirem corretamente
uns com os outros. Alguns adoradores estão clamando por justiça? Que
justiça é esta?
Uns clamam por justiça porque seu pastor não dá liberdade na hora do
louvor congregacional, outros estão magoados com o líder de ministério
por causa da sua dureza ou falta de caráter, outros clamam por santidade
e compromisso com Deus: “Irmão Ramon, aqui em minha igreja ninguém
quer compromisso com Deus, ninguém ora, lê a Bíblia ou participa
assiduamente das reuniões. O louvor não está fluindo, o baterista está
saindo da igreja, o grupo de louvor está um caos!!!”. Outros desabafam:
“Irmão, a minha igreja não investe em equipamento e não valoriza os
membros do ministério e o pior, a filha do pastor está cantando no meu
lugar. Não agüento mais o nepotismo”. Outros “injustiçados”
bradam: “Em nosso grupo de louvor não há respeito, não há liderança.
O meu talento e o meu chamado estão sendo prejudicados... acho que estou
perdendo meu ministério. Pessoas sem talento algum (diga-se, desafinadas)
estão fazendo parte da equipe. Não suporto mais a falsidade e as
perseguições que ando sofrendo”. “Irmão Ramon, você poderia orar
por mim porque estou sendo injustiçado?”.
Não! Com certeza não vou orar para que Deus te livre das lutas e das
“injustiças” que você está sofrendo, meu irmão. É melhor que você
peça a Deus forças para suportar todas as dificuldades e ainda possa
perguntar: “Como eu posso crescer ao enfrentar este problema?”, “O
que eu posso aprender com as coisas que eu ainda não entendo? O que eu
posso aprender com o tradicionalismo do meu pastor? O que eu posso
aprender com a desorganização do grupo de louvor? O que eu posso
aprender com a falta de compromisso de meus companheiros? O que posso
aprender com as perseguições que ando sofrendo?”. Veja bem o que diz a
Bíblia:
Rm 5.3-4: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias
tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a
perseverança, experiência; e a experiência, esperança”.
É interessante como a Bíblia nos leva a enxergar as lutas e provações
de um outro ângulo. As Escrituras não nos levam a considerar as
dificuldades um mal, mas um caminho para o crescimento espiritual, para níveis
mais profundos na adoração. A murmuração e o desânimo acabam quando
enxergamos as lutas como a Bíblia enxerga, tanto tentações malignas
(serrote = nos leva para baixo) como provações de Deus (escada = nos
leva para cima); as tribulações produzem perseverança. Desta forma, os
adoradores entenderão que ao invés de clamarem por justiça, bradarão:
“Senhor, dá-me forças porque quero ser provado! Quero ser
experimentado! Quero crescer! Quero me tornar mais maduro!”. E as orações
ignorantes cessarão: “Senhor, castiga o fariseu do meu pastor... revela
a igreja que eu estou certo, que meu líder está errado, envergonha ele
meu Deus, não tenhas misericórdia, por tu és o Deus da justiça”!
Atos 14.20: ”fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a
permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações,
nos importa entrar no reino de Deus”.
Meu irmão, sei que você pode estar sofrendo terrivelmente neste momento
por algo que está acontecendo na tua igreja. Isto pode estar te trazendo
tristeza momentânea, mas saiba que há um lado bom nisso tudo. É isto
que a Bíblia quer te mostrar! Quando você passar por isso você estará
mais maduro na fé, estará mais experimentado, crescido espiritualmente,
e será um adorador num nível cada vez mais profundo. Uma vez ouvi de Bob
Fitts que o verdadeiro adorador é provado nas situações difíceis, nas
lutas, nas provações permitidas por Deus. Por experiência vivida posso
afirmar que isso é verdade. Hoje glorifico a Deus porque não sou mais
uma criança espiritual. Tenho aprendido a agrada-Lo cada dia mais e a ser
um adorador em níveis cada vez mais profundos... por quê? Tenho
aprendido a me alegrar nas tribulações... elas vão gerar em mim esperança
e fé no Senhor! Todas as dificuldades que enfrentei no ministério de música
de minha igreja me fizeram muito bem... hoje posso ver claramente isso,
bem como Abraão pode enxergar muitas coisas após ser provado por Deus no
Monte Moriá. As lutas que enfrentamos hoje podem nos fazer adoradores
melhores amanhã (Fp 3.13,14)!!!
Então aqui vai uma réplica para vocês que têm me pedido para orar por
justiça: eu não vou orar por justiça! Vou orar para que Deus vos
fortaleça nas tribulações... vou orar para que haja crescimento
espiritual e os adoradores possam caminhar por lugares mais altos, através
das provações. Como Jesus, oro: “Não peço que os tires do mundo, e
sim que os guardes do mal...” (João 17:15). Deus, não nos tire as
provações, mas use-as para nos fazer melhores cristãos...
Autor:
Ramon Tessmann |