Entrevista de Dizzy Reed
HTZ:
Juntando-se a nós pelo telefone está o tecladista do Guns N' Roses, Dizzy
Reed. Como vai cara?
Dizzy:
Estou ótimo cara.
HTZ:
Estávamos falando de quanto tempo faz que vocês não vem a Toronto.
Dizzy:
Acho que faz uns 9 anos.
HTZ:
9 anos? Nossa!
Dizzy:
Sim.
HTZ:
Bem, temos muito o que conversar e muitas perguntas. Vou ser honesto com você,
quando recebemos a notícia de que o Guns N' Roses vinha estava saindo em turnê
e que vinham para Toronto, não imaginávamos que receberíamos tantos
telefonemas!
Dizzy:
É mesmo?
HTZ:
Todo mundo está muito interessado em ver a banda. Temos que voltar um pouco e
te fazer uma pergunta simples... por que está demorando tanto para vocês
fazerem o seu retorno?
Dizzy:
Tivemos muitos contratempos e muito disso teve a ver com os caras saindo da
banda... foi um por vez. E então tínhamos que achar substitutos... era como se
déssemos um passo para frete e dois para trás. Esta é uma das razões
principais, havia também alguns assuntos que não podiam ser resolvidos e as
pessoas desistiam sem mais nem menos e aí tentávamos substituí-los e
continuar, e durante este tempo nós gravamos muitas músicas legais no estúdio.
HTZ:
Nós só ouvimos algumas coisas aqui e ali e é difícil saber qual é a
verdade, vocês estão gravando há muito tempo e fica meio confuso, você sabe
como é... o que está acontecendo cara? Vamos começar com a parte dos caras
saindo da banda... por que? Diferenças artísticas? O que houve?
Dizzy:
Eu acho que sim... eu não sei se são diferenças artísticas mas acho que às
vezes... alguns dos caras antigos só queriam fazer o que o Guns N' Roses vinha
fazendo e eu acho que a banda precisava crescer e mudar musicalmente, se isto são
diferenças artísticas então tudo bem, acho que era um caso de não quererem,
algumas pessoas não quererem trabalhar tanto quanto outras pessoas neste
projeto e acho que isto tem mais a ver.
HTZ:
Nos últimos anos nós ouvimos que houve diferentes produtores e talvez até os
membros da nova formação mudaram muito. Por que foram necessários 9 anos para
que um novo álbum fosse lançado?
Dizzy:
Hummm, bem... [risos]
HTZ:
Quando digo novo álbum, nós nem temos um álbum antes de o Guns N' Roses
voltar aos palcos há 2 anos atrás, certo?
Dizzy:
Certo... eu realmente não posso responder. É que nós queremos ter certeza de
que vai dar certo. Sim, nós passamos por alguns produtores diferentes. Cada
pessoa que passou contribuiu com algo no som que você vai ouvir quando o novo
álbum sair, todo mundo meio que colocou seu selo nele mas... quando você passa
alguns anos fazendo uma coisa, você quer ter certeza de que vai dar certo. Então
é isso que estivemos fazendo. Querendo ter certeza de que vamos dar a vocês o
melhor álbum que podemos gravar.
HTZ:
Dizzy, quem está na banda, nós vimos vocês no VMA, foi empolgante, foi muito
empolgante ver vocês no palco...
Dizzy:
Legal.
HTZ:
Mas ficamos um pouco pensando "quem são estes caras"?!
Dizzy:
Humm, a formação da banda?
HTZ:
Sim, quem está na banda agora?
Dizzy:
Começando pela bateria, temos o Brain que era do Primus, temos outro
tecladista, Chris Pittman, Tommy Stinson do Replacements no baixo, e temos 3
guitarristas. Temos Richard Fortus, Robin Finck que era do NIN, e Buckethead...
acho que é isso... ah, e o Axl e eu.
HTZ:
Eu tenho que admitir que quando assisto vocês eu vejo diferentes personagens no
palco, cara um de vocês tem um certo visual e um sentimento diferente. Vocês já
encontraram aquela química? Ou vai ser preciso mais alguns shows para
encontrar?
Dizzy:
Todo mundo é bom. Cada um daqueles caras é um ótimo músico então dá certo
de qualquer jeito. Mas quanto à química? Sim, estamos juntos há alguns shows
então você pode perceber e sentir. Acho que você pode ensaiar quanto quiser
mas quando você faz algo assim, você tem que sair e tocar e sentir. E alguns
de nós estão trabalhando juntos há algum tempo no estúdio e já fizemos
alguns shows juntos então está começando a ficar legal. As pessoas estão
adorando cara, está sendo ótimo.
[pausa na entrevista, toca uma música]
HTZ:
Escute, temos que deixar uma coisa clara e então quero falar sobre o novo álbum
de vocês. O que aconteceu em Vancouver? Você poderia por favor esclarecer isso
pois há provavemente meia-dúzia de versões diferentes da mesma história?
Dizzy:
Bem, posso te dizer isso. Eu estava no teatro e o Axl estava indo para o teatro.
Bem, o dono/chefe do teatro descobriu que o Axl não havia chegado ainda, ele
ficou apavorado e cancelou o show e fez um anúncio dizendo "O show de hoje
à noite foi cancelado, a banda não chegou a Vancouver", o que achei engraçado
ou irônico, acho que porque eu estava sentado dentro do teatro quando ele
anunciou isso. Foi isso que aconteceu, alguns garotos decidiram não ir embora e
ficar nervosos com a polícia, infelizmente alguns de machucaram e isso é horrível
mas o que mostraram na TV fez tudo parecer bem pior! Foram na verdade apenas
alguns garotos que ficaram lá e eles disseram que foram mais de mil, e a
maioria das pessoas simplesmente foi para casa.
HTZ:
Bem, isso é muito ruim. Uma coisa sobre o Guns N' Roses é que se você é
promoter a palavra "paciência" deve ser lembrada quando você está
lidando com estes caras. Então, quantos shows vocês fizeram até agora?
Dizzy:
Acho que já fizemos uns 14 shows.
HTZ:
E como se sentem?
Dizzy:
Ótimo! É fantástico, estamos detonando por tudo!
HTZ:
Vamos falar deste novo álbum. Ainda é chamado Chinese Democracy?
Dizzy:
Sim, este ainda será o título.
HTZ:
E quando você acha que veremos ele?
Dizzy:
Humm, ano que vem.
HTZ:
Está bem, ano que vem... está bem. Humm, você falou antes que talvez uma
mudança era necessária para a banda continuar e evoluir. Nós só temos alguns
álbuns do Guns N' Roses. Temos Appetite For Destruction, o EP Lies, os Use Your
Illusions e o Spaghetti Incident, basicamente é só isso...
Dizzy:
Sim
HTZ:
9 anos se passaram e temos duas coisas lançadas desde então. Foram Oh My God
na trilha sonora do filme End Of Days e este é um Guns N' Roses bem diferente
do que o que estamos acostumados, e há aquela faixa Madagascar do Rock In Rio
que estava disponível no site de vocês há mais ou menos um ano atrás. Como
é o som da banda agora?
Dizzy:
Como falamos antes, há estes caras diferentes que vêm de lugares diferentes,
todo mundo contribuiu para o álbum. É definitivamente um álbum da banda toda
e quando você dá destaque para as guitarras e para o Axl, o som é como o Guns
N' Roses. Mas é um pouco mais diversificado e um pouco mais aberto e há um
pouco de cada coisa de todo mundo. Esta é a única maneira de descrever, acho
que é como uma aventura na música.
HTZ:
Qual a coisa que mais te empolga no álbum?
Dizzy:
Humm, bem, eu quero que ele saia [risos]
HTZ:
[risos] Sim, será legal quando sair e as pessoas poderem ouvir, certo?
Dizzy:
Eu quero ouvir ele na sua estação de rádio.
HTZ:
Pode contar com isso.
Dizzy:
Legal.
HTZ:
Então é isso? Dizzy, muito obrigado, a que horas vocês tocam?
Dizzy:
Devemos entrar um pouco depois do Mixmaster Mike.
HTZ:
Mas que horas é isso? Por volta das 8 da noite?
Dizzy:
Acho que um pouco mais tarde que isso! Apareça por lá, vai ser uma festa! PAZ!