Um atraso na Educação Brasileira

Autor: Escrotelvina Lulina (Vania Paula Eleutério)

             A educação brasileira é considerada péssima hoje por motivos lógicos: Um atraso de quatro séculos e meio para o inicio.  Enquanto iniciava-se uma educação em grande parte do mundo, aqui no Brasil nada acontecia.

A herança recebida de Portugal nada mais foi do que uma medíocre educação, além de mirrada. Conseguia ser mais débil do que o ensino espanhol. Demorou muito para se dar valor a um empregado (entende-se classe baixa e média). Não havia importância nenhuma se ele tinha ou não uma formação, mesmo que básica. Até a elite não contava com uma educação boa, quem diria os demais. Quando então iniciado um ensino, além de já ser tardio, não podiam encontrar uma “mão de obra”, ou seja, não haviam pessoas capazes de dar um boas aulas a outras. Como disse John Luckov, “O que pode ensinar quem nada sabe?”. O máximo que conseguiam fazer era um ensino individual, o qual traziam problemas no sentido de comportamento. Os alunos, enquanto não estavam sendo atendidos pelo professor, tornavam a sala uma grande bagunça.

Além de toda essa deficiência que existia, a falta de estrutura e móveis didáticos tornava tudo um grande desafio para professores e alunos. Em Ubatuba – Sp, por exemplo, os alunos precisavam estudar em pé.

A consciência de que o ensino precisava melhorar, só foi tomada no século XX. Assim, não se podem responsabilizar as ultimas décadas, quando a culpa pelo lamentável estado em que se encontra a educação brasileira está no inicio tardio da mesma. Agora, a nós tataranetos, só resta recuperar o tempo perdido.

            Texto base: A culpa é do tataravô, escrito pelo economista Cláudio de Moura Castro para a revista Veja em 8 de junho de 2005.

< Voltar >

 

Hosted by www.Geocities.ws

1