Adolescentes, quem são eles?
Autor: Escrotelvina Lulina (Vania Paula Eleutério)
Crianças são aquelas que ainda não sabem o que é a vida, o que é viver. Para elas, tudo é maravilha e a sua maior responsabilidade é brincar (apesar de não ser assim para todas as crianças. Teoricamente deveria ser). Então os adolescentes não se encaixam ai.
Adultos são aqueles que já são (ou deveriam ser) responsáveis pelos próprios atos, que já sabem o que é, e quanto custa viver. O adolescente pelas suas atitudes também não se encaixam nessa fase.
Teoricamente, adolescência é a fase intermediaria entre as duas citadas anteriormente. Acredita-se que o adolescente é aquele que está buscando cada vez mais a sua independência, que está se conhecendo e conhecendo também a vida, tanto quanto os benefícios e as conseqüências que ela traz. Teoricamente, também é considerada adolescente a pessoa que esta entre seus 14 e 18 anos.
Mesmo não entendendo muito bem a responsabilidade que a vida exige deles, os adolescentes antigamente estavam sempre tentando assumir o dever da etapa da vida que estava entrando, tentando fazer com que seus atos não prejudicassem à ninguém.
Hoje, vemos que a pessoa está entrando cada vez mais cedo e saindo cada vez mais tarde desta fase. Conseqüentemente, são cada vez menos responsáveis e cada vez mais, prejudicam aos outros. A pessoa que entrava nesta fase, antes era considerada pela sociedade uma pessoa com dever de começar a assumir seus atos e ajudar aos adultos com as cargas da vida. Isto esta sumindo com o tempo. Os adultos privam seus filhos das responsabilidades, assumem seus atos irresponsáveis e não vêem que estão deixando as novas gerações incapazes de avocar as suas vidas.
O que faz com que adolescentes estraguem seus futuros, geralmente é a forma com que a sociedade os trata. Os dão os direitos de adultos, mas com as responsabilidades de uma criança. Aí, quando fazem besteiras são punidos e cobrados pela sociedade, mas será que adianta? Não seria correto culpar também seus pais por não lhes impor limites? Limites estes que devem ser mostrados ao adolescente como um dever respeitá-lo e não um direito.
É preciso mostrar as gerações o seu papel na sociedade. Ao adolescente cabe mostrá-lo e fazer com que o cumpram. Ao contrário disto, eles querem ter os mesmos papéis dos adultos, mas com os deveres que tinham quando eram crianças. Os adolescentes são irresponsáveis, mas, defendidos mesmo assim pela sociedade. Assim, até eu quero ser pra sempre adolescente. É mais fácil não é?!
De agora em diante, devemos cruzar os braços e esperar com que não se encontre mais pessoa capaz de assumir o seu papel e aceitar as conseqüências da idade. Ou então, podemos tentar mudar isto, começando pelo mais fácil: colocar o adolescente no seu lugar.