VIDEOCONFERÊNCIA: Sim ou Não?

Avaliação da experiência:
As aulas de videoconferência ministradas nos dias
03/05/2005 e 10/05/2005 foram de inteira validade, pois dessa forma, foi possível
vivenciar uma aula de videoconferência, e não só estudar sobre os aspectos positivos ou
não de uma aula ministrada a distância. Para mim, a videoconferência é primordial para
a expansão dos saberes em todo o mundo. Não mais é necessário sair da sua cidade para
conhecer outras faculdades, cursos ou até mesmo culturas diversas. Sendo assim, são
quebrados paradigmas e barreiras para aprimoração do conhecimento e do saber.
Introdução:
Em 1964 foi lançado o primeiro sistema de
videoconferência que veio sofrendo evoluções até então.
Porém, só em 1990 é que a videoconferência surgiu como alternativa para as
instituições educacionais que oferece curso a distância no Brasil.
Uma plataforma de videoconferência é basicamente integrada por uma câmara, um monitor
ou tela, o microfone, o teclado de controle e um codificador, que transforma a imagem em
sinal digital para fazer a transmissão e novamente em analógico para a recepção. Esse
sistema, em geral, é conectado a uma rede externa de telecomunicações por uma linha
especial, conhecida como rede digital de serviços integrados (RDSI).
O que é Videoconferência?
A videoconferência é um sistema baseado na compressão algorítmica de dados
transmitidos através de fibra ótica ou cabos, para uma ou mais máquinas que fazem a
codificação e decodificação deste sinal. É a capacidade de suportar comunicação
através de áudio e vídeo, em ambos os sentidos, ou seja, duas ou mais pessoas em locais
diferentes que possam se ver e escutar um ao outro, ao mesmo tempo.
Aplicações da Videoconferência.
Prós e contras (aspectos tecnológicos e pedagógicos)
Prós da videoconferência no aspecto pedagógico
O computador e a Internet são meios e recursos pedagógicos que permitem aulas à
distância de forma síncrona ou assíncrona.
É uma forma de aprendizado cognitiva e construtivista.
Exige do aluno um esforço maior que nas aulas presenciais, pois ele deve participar e
estar sempre atento.
O professor na EAD torna-se um comunicador, ou seja, um facilitador do acesso às
informações que estarão em disponibilidade permanente na web.
A videoconferência incentiva à participação e a interação da classe.
Há um compartilhamento de informações e aplicativos.
Ela permite espaço colaborativo para socialização e aprendizado colaborativo em grupo.
Tem maior interatividade entre os participantes.
Prós da videoconferência no aspecto tecnológico
Combina imagem e som de maneira a permitir que diversos grupos de utilizadores tenham
acesso a mesma informação em tempo real.
Os alunos podem assistir às aulas mesmo não estando presentes fisicamente.
Demanda praticidade, economia de tempo e redução de gastos na preparação de encontros.
É um ambiente compartilhado que permite ampla interatividade entre os participantes
aumentando a motivação. [Carneiro, 1999]
Contras da videoconferência no aspecto pedagógico
Possível dificuldade do educador se adaptar a sala de videoconferência.
Pode faltar informação sobre a didática que deve ser utilizada.
Ainda existe muita desconfiança sobre a educação à distância.
Contras da videoconferência no aspecto tecnológico
A internet pode estar lenta.
Os sistemas de videoconferência são projetados para cenários específicos e não são
facilmente adaptáveis para uso em outros cenários.
Cada MCU suporta um número específico de participantes.
Gera mais tráfego na rede, pois o fato de utilizar conexões unicast faz com que todo o
tráfego seja roteado pelo MCU podendo provocar um congestionamento na rede.
Altos custos de transmissão.
Não há técnicos especializados em toda parte do país para garantir o seu funcionamento
correto e assessoria.
Conclusão
Concluindo, a videoconferência no âmbito educacional, é um novo meio de reunir-se e
trocar saberes e informações, pois ela permite que um grupo reúna-se sem sair de suas
respectivas cidades.
Na videoconferência, temos sistemas projetados para serem utilizados por um grupo de
pessoas em uma sala de reuniões, em um escritório ou até mesmo através de seu próprio
computador. Em todas as situações, será possível visualizar imagens em movimento,
ouvir sons claros e ter a sensação de estar junto e poder trabalhar como se as pessoas
estivessem no mesmo local, sentadas ao seu lado. Além de ter contato visual, falar e
ouvir, você poderá examinar documentos ao mesmo tempo, desenhar em um quadro, exibir
slides, passar uma apresentação em PowerPoint, exibir uma fita de vídeo ou trabalhar em
uma planilha, tudo com a ajuda do sistema de vídeoconferência.
Links das apresentações dos grupos do 5º Período do Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional da UNIMINAS, dia 03/05/05 na CTBC
Videoconferência
e suas vantagens para a EAD
Turma do 5º Período do Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS/FACIMINAS
Videoconferência
e suas desvantagens para a EAD
Turma do 5º Período do Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS/FACIMINAS
Links da apresentação do dia 10/05/05 na CTBC (Material da Doutora Dulce)
Criando Interação na Videoconferência
Dulce Márcia Cruz, Dra.
[email protected]
Linguagem Audiovisual da
Videoconferência
Dulce Márcia Cruz, Dra.
[email protected]
Exemplos de atividades por videoconferência
Dulce Márcia Cruz, Dra.
[email protected]
Referência Bibliográfica
CRUZ, Dulce Márcia & MORAES, Marialice de. Tecnologias de comunicação e
informação para o ensino a distância na integração universidade/empresa.
Laboratório de Ensino a Distância - LED.
Construção do conhecimento: da tecnologia à interação na
videoconferência. http://www.sinepe-sc.org.br/jornal/abr00/quatotal.htm.
DEL CASTILLO, Renata A Fonseca. Aplicabilidade educacional de sistemas de
videoconferência. Editora: Boletim EAD - Unicamp / Centro de Computação /
Equipe EAD
15 de Julho de 2002.
LEOPOLDINO, Graciela Machado & MOREIRA, Edson dos Santos. Modelos de
Comunicação para Videoconferência.
http://www.cirp.usp.br/secoes/screde/videoconf/videoconf.html.
MAGNONI, Antônio Francisco & VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira. As
Primeiras Aproximações sobre uma Pedagogia dos Multimeios. Núcleo de
Pesquisa e Produção em Multimeios para a Educação - UNESP/BAURU.
Trabalho elaborado pelas alunas do 5º Período do Curso de Pedagogia Gestão e
Tecnologia Educacional da UNIMINAS, e apresentado na aula de videoconferência do dia
03/05/2005 na CTBC do bairro Brasil, cujo grupo eu fazia parte e na CTBC do bairro Centro.