Avaliação da professora
Prezadas(o) formandas(o) em
Pedagogia,
A partir da análise
e revisão de seus Webfólios, pude perceber alguns aspectos que merecem registro - por
suas singularidades ou por necessidade especiais.
1) Cada
Webfólio é único, singular traz a marca de sua autoria nas fotos, ilustrações,
cores, movimento, pensamentos e, notadamente, no domínio da nossa língua, das
habilidades tecnológicas e do conteúdo de EAD.
2) Senti que
o Webfólio supera as potencialidades do Portfólio, pois o ambiente virtual possibilita
maior dinamicidade e flexibilidade às suas produções um hipertexto com inúmeros
link`s, laços ou conexões.
3) Nas
auto-avaliações, observei a sinceridade e o desejo (da maioria) de crescer, progredir -
aprender a aprender para além dos limites da Disciplina que possui um caráter
introdutório.
4) Percebi
que vocês vêm alterando a compreensão a respeito da EAD: no início, vista com
desconfiança e, no momento, considerada uma modalidade de educação com a mesma
legitimidade/validade da presencial.
5) Vocês
estão preparando-se para a produção de conteúdo na Web, tanto para a educação a
distância quanto para a presencial, portanto, algumas observações são pertinentes:
a) Cuidem do
Português: ortografia, acentuação, concordância, pontuação, etc.
b) Procurem estruturar seus textos, por menores que sejam, apresentando
introdução, desenvolvimento e conclusão.
c) Procurem explorar as leituras indicadas e pesquisar em outras fontes
para garantir a qualidade das discussões e de suas produções escritas.
d) Um visual atraente, vivo, harmonioso e comunicativo deve caracterizar
as páginas de seu Webfólio.
Em síntese, convido vocês a
mobilizarem energias - representadas por tempo, esforço, disciplina intelectual,
dedicação e muito estudo - para superarem a si mesmas(o) a cada dia, pois viver é um
desafio muito exigente!...
Com carinho,
Elsa