CHAPEUZINHO VERMELHO
![]() |
Era
uma vez, uma menina tão doce e meiga que todos gostavam dela. A avó,
então, a adorava, e não sabia mais que presente dar a criança para
agradá-la.
Um dia ela presenteou-a com um chapeuzinho de veludo vermelho. O chapeuzinho agradou tanto a menina e ficou tão bem nela, que ela queria ficar com ele o tempo todo. Por causa disso, ficou conhecida como Chapeuzinho Vermelho.
|
|
Um dia sua Mãe lhe chamou e disse: - Chapeuzinho, leve este pedaço de bolo e essa
garrafa de vinho para sua avó. Ela está doente e fraca, e isto vai
faze-la ficar melhor. Chapeuzinho prometeu que obedeceria sua mãe e pegando a cesta com o bolo e o vinho, despediu-se e partiu. |
![]() |
![]() |
Sua
avó morava no meio da floresta, distante uma hora e meia da vila.
Logo que Chapeuzinho entrou na floresta, um Lobo apareceu na sua frente. Como ela não o conhecia nem sabia que ele era um ser perverso, não sentiu medo algum. - Bom dia Chapeuzinho - saudou o Lobo.
|
| -
Minha avó está muito doente e fraca, e eu estou levando para ela um
pedaço de bolo que a mamãe fez ontem, e uma garrafa de vinho. Isto vai
deixá-la forte e saudável.
- Chapeuzinho, diga-me uma coisa, onde sua avó mora? - A uns quinze minutos daqui. A casa dela fica debaixo de três grandes carvalhos e é cercada por uma sebe de aveleiras. Você deve conhecer a casa.
|
![]() |
![]() |
O Lobo
pensou consigo:
"Esta tenra menina é um delicioso petisco. Se eu agir rápido posso saborear sua avó e ela como sobremesa." Então o Lobo disse: - Escute Chapeuzinho, você já viu que lindas flores há nessa floresta? Por quê você não dá uma olhada? Você não está ouvindo os pássaros cantando? Você é muito séria, só caminha olhando para a frente. Veja quanta beleza há na floresta.
|
|
Chapeuzinho então olhou a sua volta, e viu a luz do sol brilhando entre
as árvores, e viu como o chão estava coberto com lindas e coloridas
flores, e pensou:
"Se eu pegar um buquê de flores para minha avó, ela vai ficar muito contente. E como ainda é cedo, eu não vou me atrasar." E, saindo do caminho entrou na mata. E sempre que apanhava uma flor, via outra mais bonita adiante, e ia atrás dela. Assim foi entrando na mata cada vez mais. Enquanto isso, o Lobo correu à casa da avó de Chapeuzinho e bateu na porta.
|
![]() |
![]() |
-
Quem está aí? - perguntou a velhinha.
- Sou eu, Chapeuzinho - falou o Lobo disfarçando a voz - Vim trazer um pedaço de bolo e uma garrafa de vinho. Abra a porta para mim. - Levante a tranca, ela está aberta. Não posso me levantar pois estou muito fraca. - respondeu a vovó. O Lobo entrou na casa e foi direto à cama da vovó, e a engoliu antes que ela pudesse vê-lo. Então ele vestiu suas roupas, colocou sua touca na cabeça, fechou as cortinas da cama, deitou-se e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho.
|
| E
Chapeuzinho continuava colhendo flores na mata. E só quando não podia
mais carregar nenhuma é que retornou ao caminho da casa de sua avó. Quando ela chegou lá, para sua surpresa, encontrou a porta aberta. Ela caminhou até a sala, e tudo parecia tão estranho que pensou: "Oh, céus, por quê será que estou com tanto medo? Normalmente eu me sinto tão bem na casa da vovó..." Então ela foi até a cama da avó e abriu as cortinas. A vovó estava
lá deitada com sua touca cobrindo parte do seu rosto, e, parecia muito
estranha...
|
![]() |
![]() |
-
Oh, vovó, que orelhas grandes a senhora tem! - disse então
Chapeuzinho. - É para te ouvir melhor. - Oh, vovó, que olhos grandes a senhora tem! - É para te ver melhor. - Oh, vovó, que mãos enormes a senhora tem! - São para te abraçar melhor. - Oh, vovó, que boca grande e horrível a senhora tem! - É para te comer melhor - e dizendo isto o Lobo saltou sobre a indefesa menina, e a engoliu de um só bote. Depois que encheu a barriga, ele voltou à cama, deitou, dormiu, e começou a roncar muito alto. |
| Um
caçador que ia passando ali perto, escutou e achou estranho que uma
velhinha roncasse tão alto, então ele decidiu ir dar uma olhada. Ele entrou na casa, e viu deitado na cama o Lobo que ele procurava há muito tempo. E o caçador pensou: "Ele deve ter comido a velhinha, mas talvez ela ainda possa ser salva. Não posso atirar nele." Então ele pegou uma tesoura e abriu a barriga do Lobo. Quando começou a cortar, viu surgir um chapeuzinho vermelho. Ele cortou mais, e a menina pulou para fora exclamando: - Eu estava com muito medo! Dentro da barriga do lobo é muito escuro! E assim, a vovó foi salva também. |
![]() |
![]() |
Então
Chapeuzinho pegou algumas pedras grandes e pesadas e colocou dentro da
barriga do lobo. Quando o lobo acordou tentou fugir, mas as pedras estavam tão pesadas que ele caiu no chão e morreu. E assim, todos ficaram muito felizes.
|