Ora-Pro-Nobis(A Planta que dá Pão)

Uma planta rica em proteínas que pode ajudar a minimizar o problema da fome não só no Brasil.
Conhecida
popularmente como “ora-pro-nobis”, a planta Pereskia aculiata pertence à
família dos cactos. É uma cactácea nativa da região que vem desde a Flórida até
o Brasil. Trata-se de uma trepadeira que apresenta folhas suculentas e
comestíveis, cuja forma lembra a ponta de uma lança. Por apresentar ramos
repletos de espinhos e crescimento vigoroso, a planta pode ser usada com sucesso
como uma cerca-viva intransponível.
Do ponto de vista
ornamental, a “ora-pro-nobis” apresenta uma florada generosa que ocorre entre os
meses de janeiro a abril, produzindo um espetáculo surpreendente. O curioso é
que poucas pessoas conhecem ou tiveram a oportunidade de presenciar sua floração
que, embora seja exuberante, é efêmera, pois dura apenas um dia. Uma outra
característica interessante é que suas flores são muito perfumadas e melíferas,
tornando o seu cultivo indicado também aos apicultores.
Após a
floração, o “ora-pro-nobis” produz frutos em forma de pequenas bagas amarelas e
redondas, entre os meses de junho e julho. E aí vem um ponto importante a ser
observado: nem todas as variedades desta planta são comestíveis; apenas a que
tem flores brancas, com miolo alaranjado e folhas pequenas.
Pão e macarrão verdes
As folhas do
ora-pro-nobis, desidratadas, contém 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C;
minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma planta que merece atenção especial
por seu alto valor nutritivo e facilidade de cultivo, inclusive doméstico.
Por apresentarem
fácil digestão, as folhas da planta podem ser usadas de diversas formas. Uma boa
alternativa é triturá-las com água no liquidificador e juntar à massa do pão,
acrescentando ao alimento mais nutrientes e uma atraente cor verde. O mesmo pode
ser feito com a massa de macarrão. As folhas podem também enriquecer saladas,
refogados, sopas, omeletes, tortas ou mesmo dar mais riqueza ao nosso velho
arroz-com-feijão.
O cultivo mecanizado
e o processamento industrial do ora-pro-nobis poderiam representar uma revolução
nos recursos alimentícios da humanidade. No entanto, essa planta é pouco
conhecida. Ela poderia integrar planos de governo na recuperação de áreas
degradadas e no combate à fome, mas os políticos são cegos para o que o povo
precisa. Assim, enquanto o ora-pro-nobis não desperta interesse no plano
governamental, o cultivo doméstico pode representar o primeiro passo para a
abertura de uma nova alternativa para as regiões áridas.
Os estudos para o
desenvolvimento genético dessa planta poderiam trazer grandes benefícios, mas
enquanto isso não acontece, o ora-pro-nobis pode ser cultivado em jardins e
quintais, onde suas propriedades nutricionais e ornamentais têm a oportunidade
de ser exploradas.
Floricultura Normanda