Projeto Escola Verde 2006
Escola Verde 2006; desenvolvido para Feira do Verde da E.E. Profº Josepha de Sant’Anna Neves, Escola cidadã – Ecopedagógica. Topolândia. São Sebastião/SP.


I- Apresentação:

Este Projeto pode ser resumido através de três itens porque acreditamos que eles sejam de importâncias fundamentais para a conscientização da natureza e do seu processo de criação como um todo.
1- Cada aluno recebe uma planta para si, de presente, a fim de que dela cuide.
2- Cada aluno planta um pé de planta dentro ou fora da Escola em conjunto com os outros alunos.
3- Cada aluno doa um pé de planta para uma pessoa que ele mesmo escolha.

Para o plantio dentro da Escola, verificaremos num primeiro momento as necessidades apresentadas pela mesma como emergência para posterior plantação:
1- Verificação do estado dos terrenos para possível plantio e necessidades apresentadas.
2- Consultas sobre o tratamento dos terrenos e necessidades primárias sanadas.
3- Verificação do numero de mudas suficientes para formação de pomares na Escola, na medida das possibilidades observadas pela direção da mesma.
4- Paisagismo- em nível básico – Pomar.

Para o plantio fora da Escola e doação:
1- Verificação junto à coordenação e direção da Escola sobre o numero de alunos participantes.
2- Livre escolha para os alunos plantarem as mudas fora da Escola com planejamento anterior sobre os lugares permitidos, medidas de calçadas, etc.
3- Doação livre no dia da apresentação final que será no dia 22 de Setembro.


II-Plano de ação/ apoios/atividades/

Num primeiro momento a comunicação com os alunos através dos seus professores,
nos oferecerá a base de sustentação necessária para uma iniciação ao desenvolvimento do fator de conscientização. Em horários onde são ministradas as aulas das oficinas culturais para o 1º grau, alguns alunos escolhidos por seus professores (os alunos educados e que gostem de plantar) trabalharão de imediato na plantação de pequenas mudas na terra, com aprendizagem de adubos caseiros. A cada dia novos alunos serão escolhidos dentro da mesma perspectiva conjuntamente com aqueles que já passaram pela experiência anteriormente, deixando de vir os que não quiserem. A plantação das pequenas mudas deverá necessariamente tornar-se uma diversão.
Brincadeiras:
1- Reconhecendo os materiais para jardinagem. São chamados dos cinco elementos. Cada aluno manuseia esses elementos e já inicia a brincadeira espontaneamente na terra.
2- Reconhecendo a semente e a planta. Sementes e plantas são distribuídas aos alunos para reconhecimento das mesmas, quem acerta ganha a semente e a planta quem não acerta ganha também.
3- Sem muita preocupação em “acertar” os alunos plantam da forma que sabem, com os elementos apresentados.
4- Aprendendo a regar. Os alunos regam as mudas com esguicho, um de cada vez, devagar e com responsabilidade senão a brincadeira termina.
5- Preparando o adubo. Os alunos brincam de cozinhar, preparam com atenção e dedicação o adubo caseiro.
6- Alimentando as plantas. Os alunos colocam o adubo sobre a terra ao redor das plantas já plantadas no terreno.

Pintando o mural:
Os alunos recebem desenhos sobre o verde e os reproduzem, ou os fazem livremente e depois os desenham nos muros, em locais apropriados.

        Reconhecendo os artesanatos:
     Os alunos manuseiam para reconhecimento artesanatos feitos de sementes, tocos de árvores, etc. Como brincos confeccionados de sementes de ypes e lápis coloridos feitos rusticamente de tocos de árvores. Esses materiais são entregues aos professores que mostram aos seus alunos observando o material advindo da terra.
  
      Conhecendo a letra e fazendo a melodia da música do Projeto Mãe Terra:

A letra da música será entregue em todas as classes, o aluno copiará; entre eles os que gostarem de música irão tentar fazer a melodia; a melhor melodia será apresentada pelo grupo ou individualmente no dia 22 de Setembro. Se não houver possibilidade de uma composição poderá ser feita uma readaptação da letra numa melodia já conhecida.
 
      Letra da música:

A mãe terra dá!


A ETERNIDADE NOS ESPERA.
A VERDADE ESTÁ AQUI
NO PÉ DE AMORA, CAQUI.
QUANTA FRUTA DÁ
A MÃE TERRA DÁ...A MÃE TERRA DÁ.


NESTA ATMOSFERA QUE DÁ
PÉ DE LIMÃO, CAJÁ.
UM DIA APÓS O OUTRO A GENTE VERÁ
QUANTA FRUTA DÁ
A MÃE TERRA DÁ...A MÃE TERRA DÁ

TUDO AQUI E AGORA
PÉ DE ACEROLA, MAMÃO.
NO PÉ DE PITANGA,
QUER MAIS?
QUANTA FRUTA DÁ
A MÃE TERRA DÁ...A MÃE TERRA DÁ

O DESPERTAR DA VIDA
NOSSA CONSCIÊNCIA
PÉ DE GRUMIXAMA, GUABIROBA.
OBA! OBA!
QUANTA FRUTA DÁ
A MÃE TERRA DÁ...A MÃE TERRA DÁ


Apoio do viveiro do município de São Sebastião:

Levaremos diariamente do viveiro da prefeitura à E. E. Profº Josepha de Sant’Anna Neves, cerca de 50 pés de mudas de árvores frutíferas, de modo que os alunos participem da chegada periódica dos 500 pés de mudas cedidos, a pedido da Escola, das várias espécies frutíferas e façam o reconhecimento das mesmas. Essa medida adotada despertará o interesse pelo conhecimento das diversas espécies.

Paisagismo:
Pretendemos iniciar com os alunos o paisagismo da Escola, de acordo com as regras determinadas pela direção da mesma e com a colaboração também de jardineiros da prefeitura, para que os terrenos possam ficar prontos para o plantio de um pomar cujos pés são: araçá, mexerica, goiaba, amora, pitanga, acerola, jaca, limão e outros.

Apoio do Projeto Caetés:
Também pretendemos a ação de alunos do Projeto Caetés dentro da E. E. Profª Josepha Sant’Anna Neves, a fim de que ensinem a plantação de hortas e hortaliças expandindo dessa forma a atuação do Projeto e ampliando o nosso serviço de conscientização, a medida que a horta será confeccionada pelos alunos e será de uso dos mesmos e funcionários da Escola,  para sua formação a direção  dará  a terra e já se comprometeu a regá-la periodicamente e fazer o que for preciso para o início das aulas que serão ministradas no horário das oficinas culturais para alunos do 1ºgrau.
Todas segundas e quartas a partir da 13 horas.

 

III-Objetivos:

Ajudar na conscientização da necessidade de cuidarmos do Planeta Terra, através da implantação do amor e do respeito à natureza e ao verde.
A partir disto observando os alunos e a E.E. Profº Josepha Sant’Anna Neves, esperamos objetivar através do exemplo deles, uma nova forma de conceber a natureza, implantando este amor e este respeito à natureza como um todo não somente nesta feira do verde, mas para um futuro, onde as novas gerações de alunos com certeza herdarão, se a Escola mantiver em pé o ideal e os cuidados necessários e básicos de sustentação desse plantio.


Natali Caseir.

Alunos da EE Profº Josepha Sant'Anna Neves plantando pés de árvores frutíferas.



apoio dos alunos do Projeto Caete porã preparando o terreno para plantação de hortas.




Alunos plantando pés de guabiroba na Escola


>
Hosted by www.Geocities.ws

1