| Desenvolvimento da Idéia do Projeto Fun'art com apresentações de propostas ao Ministério Público. | ||||||||||||
| À Comissão Executiva Sobre Pichações Sub-comitê de Educação. Proposta de trabalho com os pichadores na Funarte/SP. 1 — Iniciar o esboço sobre a definição de espaço na FUNARTE/SP . Através de uma definição de espaço poderemos iniciar algumas aulas com professores voluntários, abrindo desta maneira perspectivas novas de trabalho com os meninos pichadores dentro da FUNARTE/SP, contando com os possíveis patrocinadores que venham a se interessar pelo desenvolvimento desses garotos, que poderão ser resgatados para a sociedade quando deixarem a transgressão. A “Arte no papel” estimulará este garoto à pintura e estética, ampliando-lhes os horizontes de vida e sucesso, seja no campo da arte, seja no que o indivíduo escolher, retirando-o da delinqüência. Este estímulo poderá ser explorado através de estudos específicos que delimitei da seguinte forma: · Estudo da linguagem escrita da pichação, signos, símbolos e desmistificação. · Arte no papel — aperfeiçoamento da estética visual da pichação através do estudo das formas, cores e significados. · Arte contemporânea no Brasil: grafite e literatura. · Aulas práticas: pintura dança teatro cenografia Em relação aos professores, conheço alguns capacitados que se propõem a iniciar conosco este trabalho com os pichadores. Abrimos o leque para que o pessoal interessado se aproxime através do Sub-comitê de Educação No que se refere à ida destes garotos à FUNARTE penso que precisamos contar de imediato com a colaboração dos diversos Sub-comitês. O Sr. Palma do Sub-comitê de Educação poderia nos ajudar, primeiro no que diz respeito à experiência em Barueri e o sucesso do trabalho, e no que diz respeito ao patrocínio das tintas e materiais de pintura esperamos colaboração . Da polícia civil, também no sentido de proteger os meninos pichadores da Ladeira da Memória, em seus encontros habituais às sextas-feiras, da Polícia Militar que dispersa esses encontros. Acredito que o reconhecimento da Polícia Civil pela Polícia Militar trará o distanciamento necessário para que essa aproximação tranqüila se dê entre os garotos pichadores e nós (do projeto contra a pichação). É necessário, entretanto, que a polícia civil proteja estes meninos pichadores para que o nosso trabalho possa se desenvolver harmoniosamente. Penso que através de megafones (como propôs o Sr. Palma na última reunião do Sub-comitê de Educação, da Comissão Executiva sobre Pichações) e de propaganda, indicaremos a FUNARTE como ponto de estudo e lazer para eles. Atenciosamente Natali Caseiro São Paulo, 8 de setembro de 1999 À Comissão Executiva Sobre Pichações Sub-comitê de Educação. Proposta de trabalho com os pichadores no 2 Através das aulas práticas de arte, especialmente pintura e grafite, na FUNARTE, poderemos preparar os garotos para a pintura de praças, na ajuda da restauração. inclusive das ruas do centro. Poderão trabalhar com tinta, como querem, porque gostam muito de tinta, só que ao invés da pichação, trabalharão no embelezamento e na limpeza da cidade. Neste sentido, participarão de um trabalho (já apresentado para o Sub-comitê de restauro). Esta proposta não vai contra nenhuma outra proposta deste Sub-comitê, procurando apenas ampliá-la naquilo que diz respeito à Arte como proposta para a educação e conscientização. Atenciosamente, Natali Caseiro |
||||||||||||
| início | ||||||||||||
Projetos/Oficinas/Idéias![]() Aulas de Break para os pichadores. ![]() Aula de etiqueta com Prof° François Dupisson. ![]() Aula de street dance do Projeto Fun Art, na FUNARTE/SP. ![]() Convite feito pelos pichadores. |
||||||||||||