| Projeto de Exposição: A dança do amarelo |
||||||||||||
| (participou do concurso Temporada de Projetos 2006 no MAM SP)- todos os direitos reservados Projeto de exposição: A dança do amarelo. Memorial descritivo e/ou conceitual do projeto 1- Conceitual: De acordo com minha sensibilidade e forma de criação tenho sempre em meta 2 fatores essenciais . Primeiramente acredito que a arte tenha responsabilidades de ordem conceitual perante o seu público, que ela não é arte só por si; que a imaginação criativa do artista tem que necessariamente se ocupar com o terreno de uma necessidade social qualquer ou conceitos que em ultima instância realcem fundamentos condizentes ao ser humano, que deseja liberdade, que deseja educação e felicidade. Sem esses fundamentos a arte pode se perder no campo puramente estético e pessoal do próprio artista, numa procura pessoal e individual de felicidade. Nesse sentido é que caminho procurando ultrapassar labirintos e reentrâncias que pode m aprisionar e que expressam simplesmente as dores e aflições da humanidade como um todo. O meu trabalho procura saídas e acredita encontra-las; mostra a revelação do último momento e não a procura, como por exemplo nas pinturas que referem-se sempre ao “todo” que finalmente”satisfeito em si, por si” é expresso na tela. O tema de uma exposição, esse sim possui caráter ideológico, fundamentado em uma idéia que busca saídas de ordem sensível/inteligível ou mesmo de ordem social. Neste caso particularmente a Exposição Dança do Amarelo tem como personagem a cor amarela presente nas obras, mostra movimentos da vida amarela na natureza, homenageando o amarelo, realçando sempre essa cor que está presente no ouro, no sol, em bens preciosos para nós homens que buscamos espiritualidade através da vida, para que possamos atingir plenitude e felicidade. 2- Descritivo: Há praticamente um ano e meio venho desenvolvendo esse trabalho e por fim acredito que ele esteja “maduro” (amarelo), pronto para poder ser iniciado e finalmente veiculado ao público. As telas de variadas formas apresentar-se-ão como pinturas contemporâneas abstratas/figurativas, através de diversas técnicas, tendo como principal motivo o amarelo. De acordo com o espaço da exposição as telas soltas ou/e enquadradas e bem acabadas moldarão esse espaço, se apresentando não necessariamente de forma tradicional e sim através de um nova perspectiva...Em que penduradas às paredes seguirão os seus próprios caminhos compondo a dança na relação apresentada entre elas como conjunto e movimento! Desta composição surgirá o conceito pretendido que é o de dar vida ao amarelo pela espontaneidade da conjunção do todo que esquece bordas e cantos se moldando de acordo com o ritmo da própria Exposição A dança do amarelo. natalicaseir 2006 |
||||||||||||
| início | ||||||||||||
| voltar | ||||||||||||