![]() |
![]() |
|||||
CARPE DIEM
"Carpe Diem"!!! Essas, realmente, são duas palavras mágicas, são duas palavras lindas, maravilhosas!!! Vinda do latim, Carpe Diem significa nada mais do que gozar o dia, viver o presente. Lembro-me bem que, desde quando ouvi essas palavras pela primeira vez, ela nunca mais saiu de meus pensamentos, e creio que, depois desse magnífico significado, que elas não saiam de sua cabeça, caro amigo filósofo. Foi por causa desse entusiasmente significado que o nosso grupo de filosofia chama-se Carpe Diem. Agora, o que eu acredito ser mais importante ressaltar é a pessoa que passou a mim e aos meus colegas toda a beleza dessas palavras. Quem nos apresentou tal pérola do latim foi a nossa professora de Português e Literatura, a queridíssima professora Sílvia Pinheiro, da Escola da Fundação de Ensino de Mococa, enquanto estudávamos o Arcadismo, que foi uma vertente da Literatura mundial que surgiu na Europa durante os séculos XVII eXVIII, e que foi trazida para o Brasil no século XVIII. Pois bem, enquanto estudávamos o Arcadismo, estudamos também Horácio, que viveu entre 68 a.C e 8 a.C., que foi um dos maiores influenciadores do pensamento Árcade, e, Horácio também pregava o Carpe Diem. Lembro-me bem com que ênfase e entusiasmo Silvia nos explicou o que era carpe diem! Lembro-me que ela dizia a nós, alunos da classe que estavam ali presentes, para vivermos o presente, para vivermos o momento, para vivermos cada momento, para aproveitarmos cada momento de nossas vidas, porque o tempo passa rápido e é impossível fazê-lo retroceder. Ela disse essas palavras com tanta convicção que nos entusiasmou muito e nos marcou de forma profunda e, hoje, nosso grupo de filosofia se chama nada mais do que Carpe Diem, porque, nós, integrantes do grupo, buscamos a filosofia, o amor à sabedoria, para viver cada vez mais cada momento de nossas vidas, para aproveitarmos ao máximo cada dia, cada hora, cada segundo de nossas vidas! Pois é isso que queremos alcançar e estamos alcançando com o nosso grupo, queremos viver nossas vidas da forma mais bela possível!!! ASSIM SENDO, CARPE DIEM A VOCÊ, CARO AMIGO!!!!!!!!!!!!!!!!
Ps.: Aqui vai um profundo e solene agradecimento à nossa querida professora Sílvia, pois, sem ela nosso grupo não teria tão magnífico nome, e, mais ainda, porque ela nos ensinou a viver a vida, a viver cada momento. SÍLVIA, MUITO OBRIGADO!!!!!!!!! - De seus alunos da 8ª I e II da Escola da Fundação - 2000.
©Copyright
by Carpe Diem Filosofia ®
Todos os direitos reservados a
Carpe Diem Filosofia ®