Página Inicial
Fale Conosco
Atualizações
Créditos
Mapa do Site

CARPE DIEM

 

"Carpe Diem"!!! Essas, realmente, são duas palavras mágicas, são duas palavras lindas, maravilhosas!!! Vinda do latim, Carpe Diem significa nada mais do que gozar o dia, viver o presente. Lembro-me bem que, desde quando ouvi essas palavras pela primeira vez, ela nunca mais saiu de meus pensamentos, e creio que, depois desse magnífico significado, que elas não saiam de sua cabeça, caro amigo filósofo. Foi por causa desse entusiasmente significado que o nosso grupo de filosofia chama-se Carpe Diem. Agora, o que eu acredito ser mais importante ressaltar é a pessoa que passou a mim e aos meus colegas toda a beleza dessas palavras. Quem nos apresentou tal pérola do latim foi a nossa professora de Português e Literatura, a queridíssima professora Sílvia Pinheiro, da Escola da Fundação de Ensino de Mococa, enquanto estudávamos o Arcadismo, que foi uma vertente da Literatura mundial que surgiu na Europa durante os séculos XVII eXVIII, e que foi trazida para o Brasil no século XVIII. Pois bem, enquanto estudávamos o Arcadismo, estudamos também Horácio, que viveu entre 68 a.C e 8 a.C., que foi um dos maiores influenciadores do pensamento Árcade, e, Horácio também pregava o Carpe Diem. Lembro-me bem com que ênfase e entusiasmo Silvia nos explicou o que era carpe diem! Lembro-me que ela dizia a nós, alunos da classe que estavam ali presentes, para vivermos o presente, para vivermos o momento, para vivermos cada momento, para aproveitarmos cada momento de nossas vidas, porque o tempo passa rápido e é impossível fazê-lo retroceder. Ela disse essas palavras com tanta convicção que nos entusiasmou muito e nos marcou de forma profunda e, hoje, nosso grupo de filosofia se chama nada mais do que Carpe Diem, porque, nós, integrantes do grupo, buscamos a filosofia, o amor à sabedoria, para viver cada vez mais cada momento de nossas vidas, para aproveitarmos ao máximo cada dia, cada hora, cada segundo de nossas vidas! Pois é isso que queremos alcançar e estamos alcançando com o nosso grupo, queremos viver nossas vidas da forma mais bela possível!!! ASSIM SENDO, CARPE DIEM A VOCÊ, CARO AMIGO!!!!!!!!!!!!!!!!

Ps.: Aqui vai um profundo e solene agradecimento à nossa querida professora Sílvia, pois, sem ela nosso grupo não teria tão magnífico nome, e, mais ainda, porque ela nos ensinou a viver a vida, a viver cada momento. SÍLVIA, MUITO OBRIGADO!!!!!!!!! - De seus alunos da 8ª I e II da Escola da Fundação - 2000.

©Copyright by Carpe Diem Filosofia ®
Todos os direitos reservados a
Carpe Diem Filosofia
®

Hosted by www.Geocities.ws

1