FILHOTES DE CRISTO HOME PAGE - O NOSSO NEGÓCIO É COM DEUS

Conheça nosso site... Lindas Mensagens em Powerpoint. Citações de Homens Célebres. Estudos Bíblicos. Humor. Área de Download de programas cristãos. Cifras. Imagens, charges, cliparts cristãos. Cursos Bíblicos por E-mail em formato de Word. Papéis de Parede cristãos. Links. Descubra o significado do seu nome. Serviços de metereologia, tradução, dicionário, calendário, busca de CPF, CEP, telegrama via internet, conversão de moedas, consultas via internet de telefones, multas no DETRAN, serviços governamentais diversos, verificação de vírus em seu computador via internet, cálculos financeiros, joguinhos em html e muito mais. Notícias por canais. Indicadores Econômicos. Sugestão de Livros. Enquetes. Cursos - aprenda informática. Mas acima de tudo - Nunca se esqueça disso: Jesus ama você! Ele quer que você seja o Seu Filhote!

"Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu." Salmos 84:3.


PÁGINA INICIAL
MENSAGENS
PENSAMENTOS
ESTUDOS BÍBLICOS
HUMOR CRISTÃO
DOWNLOADS
IMAGENS, CHARGES E CLIPARTS CRISTÃOS
CURSOS BÍBLICOS POR E-MAIL
PAPEL DE PAREDE
LINKS
SERVIÇOS
NOTÍCIAS
INDICADORES
SUGESTÃO DE LIVROS
CIFRAS
LIVRO DE VISITAS  ASSINAR
LIVRO DE VISITAS   LER
ENQUETES
APRENDA (CURSOS)
QUEM SÃO OS FILHOTES
QUERO SER UM FILHOTE
FALE CONOSCO

O Cristão Como Sal e Luz do Mundo


“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:13-16.

Neste estudo visamos avaliar a influência do cristão no mundo. A nossa responsa-bilidade de conduzir o povo à salvação e conservá-lo na fé.

O sal nos tempos bíblicos era valioso, servia como moeda, devido a sua preciosi-dade e importância.

CARACTERÍSTICAS DO SAL

1 – Ser preservador

O sal conserva e preserva o alimento. Daí ser relacionado com a pureza porque Deus quer que nós não sejamos tocados pelo Maligno ou o Mundo.

2 – O Sal produz sede

Quando comemos alguma coisa salgada logo vem a sede. O cristão como sal cria sede espiritual nos outros, porque deve existir diferença entre aqueles que invocam o nome de Jesus e daqueles que desprezam. Deus diz que faz distinção do povo dele (Êxodo 8:23; Malaquias 3:18). O Senhor zela pelos seus, portanto, o agir de Deus na vida dos seus filhos traz sede aos que vêem.

Eu me converti porque quem me evangelizou tinha uma vida abençoada e bonita e eu queria aquele Deus. Alguns exemplos de como homens de Deus produziram sede (Atos 2:37). Depois da pregação os discípulos voluntariamente disseram “que faremos...”, só fala-ram isso porque viram na vida de Pedro uma graça que os queria torná-los iguais ao pregador (Atos 16:30; Atos 24:26; Mateus 4:25).

3 – O Sal ajuda a flutuar

Quanto mais salgada for a água, maior flutuação proporcionará aos corpos. No Mar Morto, a massa de água mais salgada do mundo, se ela prestasse para o banho, nenhum banhista ali pereceria afogado, pois, que de tão salgada, a água devolve a superfície o que nela é lançado, de tão densa ela diminui o peso específico dos corpos fazendo-os flutuar. Um corpo afunda mais rápido na água doce do que na água salgada. O sal onde ele estiver causa DIFERENÇA, assim como nós percebemos quando a água é salgada as pessoas quando fala-rem conosco devem perceber a diferença de linguajar, quando entrarem na nossa casa devem sentir um ar celestial, da mesma forma na igreja, pois aqui se reúnem pessoas diferentes, e esta diferença deve ser percebida, mas isso deve ser ao natural, porque o sal quando age tem-perando ou conservando ele age INVISIVELMENTE, mas a sua ação é claramente SENTIDA. Quando a gente fala de alguém muitas vezes dizemos que esta pessoa tem graça, ela tem algo a mais.

4 – O Sal também era aplicado nos sacrifícios típicos do Antigo Testamento (Levítico 2:13b; Romanos 12:1)

5 - O Sal insípido

Sem gosto, sem sabor e perde a função.

Coisas que levam o sal a ser insípido (Marcos 9:50).

a) Pouco vento

O sal para atingir o sabor ideal necessita de bastante ventania na época de sua formação. Espiritualmente o cristão sem o vento do Espírito da vida e do poder não subsistirá (Gênesis 2:7; Ezequiel 37:9, 10, 14; João 20:22; Atos 2:2).

Sem buscarmos o Espírito de Deus não teremos sucesso algum em nossas vidas tão pouco conseguiremos fazer a obra de Deus, pois é o Espírito de Deus quem faz através de nós.

O Espírito é o nosso combustível que nos impulsiona e nos dá força, energia, in-trepidez para seguir adiante. O Espírito é que dá poder para viver uma vida de santidade, sem o Espírito Santo o homem é incapaz de viver uma vida vitoriosa.

b) Pouca luz

A luz é fundamental para a formação de um bom sal. O efeito químico da luz so-bre a água em tratamento é fundamental na transformação desta em sal (Salmos 27:1; Salmos 43:3; Isaías 2:5; Tiago 1:17 “Pai das Luzes”; Salmos 118:27) o mundo jaz em trevas e a luz de Deus que brilha e indica o caminho, precisamos desta luz que nos aponta o caminho da santi-dade, da vida vitoriosa, assim como sem fé é impossível agradar a Deus sem luz divina o pe-cador não conseguirá achegar-se ao Senhor, pois o mundo está em trevas.

c) Pouco calor

Sem calor adequado o sal em formação perderá em qualidade e se arruinará. Também uma igreja espiritualmente fria, torna-se inerte, sem sabor, inativa, decadente e in-capaz de ser o sal da terra. Em lugar dela influenciar o mundo o mundo é que a irá influenciar.

O sal que se torna insípido, perde três coisas principais conforme Mateus 5:13 perde seu sabor, seu valor e seu lugar Jesus falou que somos a luz do mundo, significa em primeiro lugar que o mundo está em trevas e como ser a luz do mundo e viver segundo o modo de vida e as práticas do mundo, por isso que incomodamos quando vivemos de modo diferenciado, pois as pessoas não querem viver em santidade.

O CRISTÃO COMO LUZ
CARACTERÍSTICAS DA LUZ

1 – A luz não tem preconceito

Ela brilha sobre um criminoso como sobre uma criança inocente. Assim devemos ser nós luz do Evangelho. Devemos levar a todos povos, raças, línguas, idade, sexo e cor.

2 – A luz tem que ser alimentada (v. 15, 16)

A luz que iluminava as casas nos tempos de Jesus era de lamparina, alimentada através de um pavio mergulhado em azeite. O tipo de material da lâmpada variava, mas o combustível era um só - o Azeite. A lâmpada tendo o azeite é este que arde ao luzir. Caso contrário é o pavio que se queima e danifica a lâmpada. O mesmo ocorre com o cristão, nós dependemos do Espírito Santo para difundir a luz de Cristo, a luz do Evangelho; se a pessoa quiser brilhar espiritualmente, isto logo acabará, porque ele se queimará e um pavio seco queima em pouco tempo.

João 5:35 Jesus disse que João era a candeia que ardia. Isto revela que João era um homem que tinha fogo, poder, fervor e luz da parte de Deus.

A sarça de Moisés é o tipo de fogo que só queima impurezas, mas conserva o que é bom. Como no caso dos três companheiros de Daniel lançados na fornalha aquecida sete vezes, o fogo apenas queimou as cordas que os atavam, pois foram lançados amarrados (Da-niel 3:21, 23, 24) e depois aparecem desatados.

3 - A Luz não se mistura

Mesmo que ela ilumine um monte de lixo, ou cenas repugnantes, ela prossegue incontaminada na sua missão de iluminar. Assim deve ser o cristão. Viver neste mundo tene-broso a difundir a Luz de Cristo, e não se contaminar com o pecado e as obras infrutuosas das trevas (Lucas 11:33-36 e colocada para todo mundo ver, a nossa vida deve ser transparente. (Paulo dizia “sede meus imitadores como sou de Cristo” I Coríntios 11:1)

4 - A Luz é progressiva

Primeiro veio a luz da lenha, depois luz a óleo, depois a luz a gás, luz elétrica e a luz continua a progredir a medida que a tecnologia avança e a ciência se multiplica (Provérbios 4:18). Assim devemos ser, crescer na comunhão com a Luz que é Cristo mais e mais até sermos perfeitos. Qual é a intensidade da nossa luz perante o mundo? Luz de pleno sol, luz de dia nublado ou a luz igual a de antes do anoitecer, fraca?

5 - A Luz é sanadora

Ela brilha intensamente e sem impedimento, a luz enxuga os brejos, drena a umidade, apressa a cicatrização de ferimentos e é germicida. O ambiente escuro propicia a proliferação de males que afetam a saúde de várias maneiras. A palavra fala de peste que ande na escuridão (Salmos 91:6). O povo de Deus é responsável pela luz que ainda irradia e conserva o mundo e o povo de Deus abençoa este mundo de várias maneiras, não só espiritual, mas também materialmente. Quando o povo de Deus daqui sair este mundo despenca. E se um crente contribuir para piorar as coisas aqui, ele falhou como luz do mundo.

6 - A Luz é misteriosa e sutil

Ninguém pega a luz assim como se paga o sal. A luz se vê mas não se pega. Dos 3 raios que compõem a luz comum, apenas um deles é visível o lumífero, o raio aquecedor e o raio transmissor, são invisíveis, mas reais. Sem qualquer um deles, não existe luz comum. Essa triplicidade da luz aponta para o Deus triúno – seu criador.

7 - A Luz normal é mansa e delicada

Ela tanto brilha sobre um rochedo sólido e inabalável, como sobre uma teia de aranha, tênue e frágil, sem danificá-la. Assim deve ser versátil e sábio crente ao levar a luz de Cristo, do Evangelho da salvação do conhecimento de Deus ao próximo (maleável, se adaptar e falar independente do ambiente e situação).

CONCLUSÃO

Deus relacionou a todos nós ao sal e luz para nos conservar e nos dar direção ao mundo, assim Deus quis assim, devemos agir com sabedoria, demonstrando naturalmente o poder de Deus, a santidade de Deus, o amor de Deus. Para nós é impossível viver assim, mas com a ação do Espírito Santo tudo é possível, pois o que é impossível para nós é possível a Deus. Nós devemos ser diferentes ou somos hipócritas.

Meio termo no Reino de Deus não existe. Quem é morno, nem frio ou quente está a ponto de ser vomitado da boca de Cristo. Deus espera muito de nós, a sua Igreja. Tem que haver diferença entre nós e os do mundo. Só isso vai glorificar a Jesus.

“Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.” Malaquias 3:18.

Que Deus nos abençoe e nos torne como sal e luzeiros verdadeiros no meio desta geração incrédula e perversa. Amém!

Autor: Rui Benati

Voltar

© 2008 Filhotes de Cristo Home Page. Todos os direitos reservados a Jesus e aos seus Filhotes.
Melhor visualizado em 800x600 pixels
Última atualização: 05/08/2008. Clique aqui

Participe de nossa comunidade no orkut

Hosted by www.Geocities.ws

1