FILHOTES DE CRISTO HOME PAGE - O NOSSO NEGÓCIO É COM DEUS

Conheça nosso site... Lindas Mensagens em Powerpoint. Citações de Homens Célebres. Estudos Bíblicos. Humor. Área de Download de programas cristãos. Cifras. Imagens, charges, cliparts cristãos. Cursos Bíblicos por E-mail em formato de Word. Papéis de Parede cristãos. Links. Descubra o significado do seu nome. Serviços de metereologia, tradução, dicionário, calendário, busca de CPF, CEP, telegrama via internet, conversão de moedas, consultas via internet de telefones, multas no DETRAN, serviços governamentais diversos, verificação de vírus em seu computador via internet, cálculos financeiros, joguinhos em html e muito mais. Notícias por canais. Indicadores Econômicos. Sugestão de Livros. Enquetes. Cursos - aprenda informática. Mas acima de tudo - Nunca se esqueça disso: Jesus ama você! Ele quer que você seja o Seu Filhote!

"Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu." Salmos 84:3.


PÁGINA INICIAL
MENSAGENS
PENSAMENTOS
ESTUDOS BÍBLICOS
HUMOR CRISTÃO
DOWNLOADS
IMAGENS, CHARGES E CLIPARTS CRISTÃOS
CURSOS BÍBLICOS POR E-MAIL
PAPEL DE PAREDE
LINKS
SERVIÇOS
NOTÍCIAS
INDICADORES
SUGESTÃO DE LIVROS
CIFRAS
LIVRO DE VISITAS  ASSINAR
LIVRO DE VISITAS   LER
ENQUETES
APRENDA (CURSOS)
QUEM SÃO OS FILHOTES
QUERO SER UM FILHOTE
FALE CONOSCO

Identidade Cristã


 

Na cultura judaica nada é mais importante que o nome para identificar a pessoa. O nosso nome nos distingue de das demais pessoas, ele nos individualiza. O nome nessa cultura vai muito além do que ele realmente é na língua portuguesa. O judeu dava nome ao filho de uma forma profética. Já na nossa cultura ocidental o nome é dado pela beleza do vocábulo, muitos de nós nem ao menos sabem o significado do seu nome. Na cultura judaica não é assim.

Deus antes de fazer grandes obras na vida dos homens da bíblia lhe trocava os nomes. Como por exemplo Abrão que virou Abraão (pai de uma grande nação). Sara para Sarai (mãe). De Jacó (enganador) para Israel (campeão de Deus). De Cefas (cana) para Pedro (pedra).

O dicionário Aurélio traz um conceito muito relevante sobre a palavra IDENTIDADE: Qualidade de idêntico (tornarmos igual a Cristo I Co 11:1), características próprias e exclusivas de uma pessoa. Nome, idade, estado, profissão, sexo.

Quem não vive o propósito de Deus não tem nome diante dele, é um anônimo. Tal pessoa até pode ser conhecida entre os homens, mas diante de Deus não passa de mais um diante da multidão. Quem é conhecido por Deus é aquele que se identifica com o seu propósito.

A mulher de Ló (Gn 19:15-26) é um exemplo vívido dessa verdade de fé. Contemporânea de Sara, esposa de Abraão, que teve seu nome registrado na bíblia pela obediência. A mulher de Ló se constitui em uma pessoa anônima, que não tinha identificação com o próprio Deus. Era parente de um homem de Deus, mas isso não lhe garantiu a salvação. Se transformou em uma estátua de sal quando não cumpriu a ordem de Deus de não olhar para trás.

Como vimos no caso da mulher de Ló, parentesco com alguém que é de Deus não nos garante vitória. Um filho de pastor assim como uma esposa de um ministro necessitam ter uma identidade com Cristo para serem vencedores na vida espiritual. Deus não possui netos, já diria o evangelista Billy Graham. Não é pelo fato de estarmos numa garagem que nos transformamos em carros, da mesma forma, não é porque estamos indo a uma igreja que somos verdadeiramente cristãos.

Em Lucas 16:19-31 a bíblia corrobora esse princípio. Quem não vive o propósito de Deus passa por ele como um anônimo. A bíblia fala sobre dois personagens contrastantes neste episódio. O pobre Lázaro, que muitas vezes é esquecido por homens devido a sua condição econômica. A bíblica cita um Rico, mas não pelo nome, muitas vezes contrastando com o que os homens fazem. Conhecem os ricos pelos nomes mas não os pobres. Deus não nos conhece pela nossa condição econômica, e sim pela intimidade que possuímos com Cristo.

Em seu livro Barro em Suas Mãos Antônio Abuchaim faz uma declaração surpreendente:

“Nossa vitória depende de saber quem somos. O diabo atacou a identidade de Jesus no deserto. Muitas vezes deixamos de confiar em Deus porque não sabemos o que somos para ele."

Satanás não mudou a sua estratégia, ele continua atacando o cristão pela sua identidade. Ao exemplo de Cristo que foi atacado sobre a sua identidade de Messias em Mateus 4 nós também somos atacados na nossa identidade como filhos de Deus. Ao contrário de Cristo, muitas vezes nós titubeamos e damos espaço ao inimigo para que ele nos infrinja uma dura derrota.

Como cristãos devemos entender que toda tentação é um ataque a nossa identidade cristã. Só podemos vencer se estivermos confirmados na nossa vocação e chamamento cristão. O apóstolo Pedro, que foi chamado por Cristo e teve o chamado corroborado por ele orientou os cristãos a buscarem confirmar o chamamento de Deus nas suas vidas (II Pe 1:5-10). Se não sabermos quem nós somos diante de Deus, dos demônios e dos homens seremos sempre abalados quando formos confrontados.

A igreja em geral vive uma crise de identidade. Varrida pelos modismos teológicos e pelo desapego a fiel palavra muitos cristãos estão focando a sua vida num evangelho humanista que resolve problemas aqui e agora, mas não desenvolve o caráter e a santidade de Deus no homem.

É um desafio para qualquer ser humano falar sobre quem ele é. Podemos falar por mais de horas o que FAZEMOS, mas dificilmente conseguiremos falar mais de 15 minutos sobre quem nós realmente SOMOS.

No evangelho devemos saber que devemos SER antes de FAZER.

O mundo de hoje apresenta muito movimento e pouca essência. Justamente o contrário do que Deus é. Ele revela para nós muito menos do que ele é. Nós humanos, temos a tendência de fazer justamente o contrário. Queremos mostrar para os outros coisas que não somos, tentamos andar naquilo não aprendemos e queremos aparentar quem nós não somos. Somos assim porque temos medo de mostrar quem realmente somos. Somente a Cruz pode nos livrar dessa

É de admirar a integridade de Jó, um homem que foi tentado de uma forma muito dura mas mesmo diante de todas as adversidades afirmou sua integridade e que o Seu Redentor o livraria (Jó 19:25), mesmo estando 9 meses num estado lastimável. Muitos de nós, senão todos não teriam a mesma convicção de chamamento.

Homens que sabem quem são em Cristo mudam o mundo. Veja o exemplo do apóstolo Paulo. Em I Coríntios 15:10 “Mas pela graça de Deus sou o que sou (identidade); e a sua graça para comigo não foi vã (recebeu a graça e cooperou com ela), antes trabalhei muito mais do que todos eles (fez algo com o que recebeu); todavia não eu, mas a graça de Deus (reconheceu que quem operou foi deus que estava nele), que está comigo.”

A graça de Deus é uma cobertura espiritual a nossas fragilidades (como a massa corrida num móvel de madeira, ela nos deixa em condições de sermos aproveitados).

Paulo não negava sua fraqueza humana como muitos estão ensinando hoje (veja I Co 2:1-5). Mas sabia que tudo podia em Cristo (Fp 4:13). Este homem foi vencedor diante de potestades e principados. Em Atos 19:13-17 mostra claramente que Paulo triunfou porque ele tinha uma identidade cristã. Alguns religiosos (filhos de sumo-sacerdotes) acharam que fazendo igual a Paulo poderiam expulsar demônios. Foram terrivelmente derrotados e humilhados por Satanás. O próprio diabo disse que conhecia a Jesus e a Paulo mas não sabia quem eles eram. A nossa identidade em Cristo nos torna poderosos no mundo espiritual.

Quem não pode ser identificado não pode ser alguém de valor. Não pode abrir uma conta bancária, não pode viajar para o exterior, não tem direitos de um cidadão. Quando temos nossa carteira de Identidade Espiritual - O nome e o sangue de Jesus Cristo, podemos fazer proezas em Deus e transformar o meio em que vivemos.

Temos que ter consciência da realidade das palavras que Deus profere a nosso respeito. Em Ef 1:3 ele nos afirma que FOMOS abençoados com toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestes. Pela fé temos que trazer esta provisão para o nosso mundo natural. Isso é fé!

Numa tradução melhor de Hb 11:1 podemos afirmar sem sombra de dúvida que a fé é a SUBSTANCIALIZAÇÃO (do nada fazer algo real, como Deus quando criou os mundos). Tornar o espiritual em material, ou trazer o espiritual para reger o material.

Antes de encerrar esta meditação gostaria de confrontar o leitor com essa pergunta:

Quem tu és?

    Que Deus possa tornar real essa necessidade de sabermos quem somos no seu Filho Amado!

    DICAS PRÁTICAS PARA DESENVOLVER A IDENTIDADE ESPIRITUAL

  • Falar o que Deus fala e não o que sentimos ou pensamos na nossa mente (I Pe 4:11);
  • Desenvolver um caráter condizente com a palavra de Deus (Fp 2:12);
  • Focar a vida na permanência em Cristo (Jo 15:7).
  • Observe as expressões “em Cristo” na Escritura Sagrada e se inclua mentalmente nessas passagens. A imaginação é uma excelente ferramenta que Deus nos deu e que temos medo de usar muitas vezes.
  • Receba críticas de maneira aberta. Nunca fuja do problema. Assuma sua responsabilidade e mude se for necessário. Se a crítica for infundada, rejeite-a (I Ts 5:21).
  • Ore pedido para Deus te expor a luz de Cristo para que tudo que houver oculto em sua vida seja removido pelo sangue de Jesus.
  • Não duvide no escuro daquilo que Deus lhe mostrou no claro.
  • Saiba que as tentações e provas passam, mas quem pratica a palavra do Senhor permanece eternamente.

Deus o abençoe ricamente!!!

Voltar

© 2008 Filhotes de Cristo Home Page. Todos os direitos reservados a Jesus e aos seus Filhotes.
Melhor visualizado em 800x600 pixels
Última atualização: 28/05/2008. Clique aqui

Hosted by www.Geocities.ws

1