FILHOTES DE CRISTO HOME PAGE - O NOSSO NEGÓCIO É COM DEUS

Conheça nosso site... Lindas Mensagens em Powerpoint. Citações de Homens Célebres. Estudos Bíblicos. Humor. Área de Download de programas cristãos. Cifras. Imagens, charges, cliparts cristãos. Cursos Bíblicos por E-mail em formato de Word. Papéis de Parede cristãos. Links. Descubra o significado do seu nome. Serviços de metereologia, tradução, dicionário, calendário, busca de CPF, CEP, telegrama via internet, conversão de moedas, consultas via internet de telefones, multas no DETRAN, serviços governamentais diversos, verificação de vírus em seu computador via internet, cálculos financeiros, joguinhos em html e muito mais. Notícias por canais. Indicadores Econômicos. Sugestão de Livros. Enquetes. Cursos - aprenda informática. Mas acima de tudo - Nunca se esqueça disso: Jesus ama você! Ele quer que você seja o Seu Filhote!

"Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu." Salmos 84:3.


PÁGINA INICIAL
MENSAGENS
PENSAMENTOS
ESTUDOS BÍBLICOS
HUMOR CRISTÃO
DOWNLOADS
IMAGENS, CHARGES E CLIPARTS CRISTÃOS
CURSOS BÍBLICOS POR E-MAIL
PAPEL DE PAREDE
LINKS
SERVIÇOS
NOTÍCIAS
INDICADORES
SUGESTÃO DE LIVROS
CIFRAS
LIVRO DE VISITAS  ASSINAR
LIVRO DE VISITAS   LER
ENQUETES
APRENDA (CURSOS)
QUEM SÃO OS FILHOTES
QUERO SER UM FILHOTE
FALE CONOSCO

 

Não se Escandalize com o Senhor


“Dir-se-á: Aterrai, aterrai, preparai o caminho, tirai os tropeços do caminho do meu povo.” Isaías 57:14.

A vontade de Deus é que todos nós andemos por um terreno plano (Sl 143:10), longe de todos os tropeços que possam existir na vida espiritual. Quando o Senhor nos salva ele já nos dá um alvo para visionarmos - A salvação eterna. O caminho do Senhor é perfeito (Sl 18:30) e reto (Sl 101:6). O caminho do inimigo é sinuoso, cheio de curvas e surpresas, mas Deus jamais pretende supreender e pegar o seu povo desprevinido, por isso ele sempre nos avisa antecipadamente das dificuldades e afrontas que teremos nesta terra. Veja o que a bíblia diz em João 16:

“Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim. Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco.” João 16:1-4.

O Senhor Jesus nos advertiu de antemão que sofreríamos nesta terra, que seríamos julgados e que não deveríamos nos escandalizar nele.

Mas o que vem a ser escândalo?

No português entendemos que a palavra escândalo está ligada a histeria, a fiasco ou a uma balbúrdia; mas biblicamente a palavra tem outra conotação. A palavra escândalo biblicamente significa ofensa que guardamos contra Deus. Tropeço no caminho. Mágoa. Algo que nos afeta. Nos deixa injuriado. Insulto. Desapontamento com Deus. No original grego palavra SKANDALON ou SKANDALIZO sugere uma armadilha, uma ratoeira, ou obstáculo no caminho. O que causa um erro ou pecado. Um engodo, algo que “provoca tropeço”.

“E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço.” Mateus 11:6.

Se Cristo advertiu que poderíamos nos escandalizar nele é porque tal fato é possível para o povo cristão.

Vamos analisar o contexto dessa passagem. João Batista depois de ter trabalhado muito para Deus foi para uma masmorra, lá ficando não pouco tempo achou que Deus tinha se esquecido dele, lá, naquele lugar ele literalmente mofou, começou a definhar; nesta situação periclitante João manda seus discípulos perguntarem a Cristo se ele era o Messias (ele já sabia que era, veja em Jo 1:36). Cristo não responde de forma direta, mas ele simplesmente reafirma que os cegos enxergam, os surdos ouvem e aos pobres é anunciado o Reino de Deus. Com certeza, João entendeu o recado! Ele era conhecedor das profecias a respeito de Cristo, mas a sua situação era tão dramática que ele deve ter pensado. “Mas Deus, eu sou fiel a ti, por que isso está acontecendo comigo?”

Essa pergunta passa na cabeça de muitos cristãos quando passamos pelas masmorras da enfermidade, das dívidas, da calúnia e outras adversidades e grilhões que nos são impostas pelo inimigo e pela vida. Muitas vezes questionamos o direito e a competência de Deus em governar a nossa vida.

Em Mateus 26:31 Jesus fala que o Pastor seria ferido e as ovelhas iriam se escandalizar. Pedro disse que ele jamais se escandalizaria em Cristo (Mc 14:29) (como muitos de nós hoje pensamos ou falamos levianamente). Mas infelizmente, quando o vento da adversidade bate nos escandalizamos com Deus. Quando Cristo se afastou a segurança que Pedro tinha se evaporou e este homem destemido se transformou em um covarde, negando o mestre.

As lições que tomamos desses fatos nos levam a concluir que o escândalo pode acontecer com qualquer cristão, qualquer um pode se ofender com Deus.

Em Lc 18:18-23 temos a célebre passagem do jovem rico. Outro caso de um homem que servia a Deus, mas ficou escandalizado com as DURAS EXIGÊNCIAS DO MESTRE. Ele não se escandalizou porque não sabia o que Cristo estava falando, ele tinha plena convicção e sabia muito bem o que Jesus lhe pedia, mas infelizmente se escandalizou com o mestre. Hoje em dia muitos estão ofendidos com Deus, quando entram no evangelho e são constrangidos pelo Espírito Santo a consertar a vida, parar de sonegar impostos; quando são constrangidos a parar de fornicar no namoro simplesmente se escandalizam e escapam de fininho como fez este jovem rico. Eles não abandonam a fé porque não sabem o que Cristo e o Espírito Santo lhes pede, eles sabem muito bem, mas não tem interesse de consertar a velha vida. Acreditam que podem viver de uma forma despreocupada e que servir a Cristo é muito caro.

Em resumo, o escândalo começa com um pequeno desapontamento, uma oração não respondida. Um fato que consideramos Deus injusto, como uma morte de um ente querido ou uma perda no meio da caminhada cristã. Quando meditamos parece que Deus é injusto conosco e aí vem o RESSENTIMENTO. Nos parece que o jugo de Cristo se torna pesado e questionamos o seu senhorio sobre nossa vida. O RESULTADO é um esfriamento espiritual e consequentemente uma apostasia.

De pequenas desconfianças crescem maiores desastres.

Muito raro o escândalo é uma apostasia direta, geralmente ele se apresenta como um REPÚDIO SECRETO a Cristo. Como um cliente mal atendido numa loja que nunca mais retorna sem reclamar. É um laço desfeito sem o conhecimento da outra parte. Muitas pessoas tem saído de nossas igrejas escandalizadas e nós nem ao menos sabemos o motivo de tal acontecimento.

Marta e Maria foram outro exemplo de um escândalo em Deus. Elas questionaram a Cristo pela DEMORA NOS SEUS MÉTODOS. Quando Cristo chegou para curar Lázaro ele já tinha morrido. Nós muitas vezes fazemos como essas mulheres. Muitas vezes temos palavras de Deus sobre ministério, sobre nossas vidas, mas simplesmente entramos em descrédito para com Deus devido a sua demora na realização dos seus projetos. Abraão poderia dizer que Deus era mentiroso, pois somente depois de uma década Deus prometeu a boa palavra de lhe dar uma descendência. Moisés, outro exemplo, aprendeu a mansidão no deserto durante 40 anos. Ele já possuía uma palavra que seria libertador do povo, mas este grande homem de Deus teve que ser trabalhado. Necessitou de 40 anos para retirar do seu caráter a impulsividade que o levou a matar um homem no Egito.

Deus não tem problema com o nosso relógio. Ele não pensa como nós pensamos. Deus tem a eternidade ao seu dispor. Ele não tem problema em iniciar o ministério de um homem aos 80 anos, mesmo que nós humanos achamos ser tardio. Deus não tem problema em nos dar filhos fora de tempo. Ele é Deus, faz como lhe apraz! Que nós como Igreja possamos ver o nosso Criador com toda expectativa, mesmo com o decorrer dos anos no serviço cristão!

As CONTRADIÇÕES DA VIDA também são situações que nos levam a escândalos. Muitas vezes não percebemos a mão de Deus em meio as adversidades. Foi o caso do salmista no Salmo 73. Ele observou o ímpio prosperando, o invejou, não entendeu mentalmente o que aconteceu e quase se desviou da presença de Deus. Isso é um risco real que todo cristão está exposto se não vigiar e guardar seu coração (Pv 4:23).

“O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo.” Provérbios 18:19.

Precisamos entender que quando nos sentimos ofendidos literalmente resistimos a pessoa que consideramos agredidos. Essa situação acontece conosco. Às vezes um desapontamento que temos em relação a Deus nos torna insensíveis a sua presença, e necessitamos invariavelmente entrarmos diante dele e colocarmos o nosso coração expostos a sua luz para que possamos ser curados.

Em Mt 13:55 vimos os moradores de Nazaré se escandalizando em Cristo. O próprio Jesus falou que o profeta não tem honra na sua própria casa. No texto ele deixa claro uma relação entre a incredulidade – os milagres e o escândalo. Quanto maior o escândalo maior a incredulidade e menor a quantidade de milagres que Deus realiza.

DICAS PARA NÃO NOS ESCANDALIZARMOS EM DEUS

1 – Devemos saber antes das dificuldades que passaremos, todas elas estão registradas na Palavra de Deus (Jo 16:4-7);

2 – Devemos identificar a fonte da adversidade. É Deus ou Satanás? (Veja Tg 1);

3 – Cristo não pode ser culpado pelas nossas deficiências e erros;

4 – Cuidado para não pôr tropeço na vida de alguém, o que plantamos colhemos (Rm 14:13-19 e Gl 6:7-10);

5 – Não tolere o escândalo, retire do seu meio a pessoa que causa isso (Ap 2:14);

RISCOS DO ESCÂNDALO

1 – Se desviar como Demas que amou o presente século e não suportou a tribulação que viu na vida do apóstolo Paulo (II Tm 4:10);

2 – Endurecer o coração contra Deus (Pv 18:19).

3 – Morte espiritual. Escândalo pode nos matar espiritualmente (Ef 2:1-2).

4 – As pessoas sem raiz espiritual podem perder tudo aquilo que é ministrado por Deus (Mc 4:16-17);

5 – O discurso duro pode escandalizar e nos afastar de Deus (se formos parte da multidão). Discípulos permanecem aos pés do mestre mesmo sem entender os porquês. (Jo 6:60-62);

6 – Jesus falou que ai daquele que ocasiona escândalos (Lc 17:1).

 

COMO TRATAR O IRMÃO ESCANDALIZADO

“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.” Gálatas 6:1-2.

A pessoa ofendida deve procurar ajuda com alguém espiritual (pastor, obreiro, irmão de boa reputação e espiritualidade), um conselho, pedir oração para que possa ser sarada, alguém deve auxiliá-la a carregar o seu fardo. Isso é ser igreja!

“Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.” I João 2:10.

O andar no amor nos livra de uma série de tropeços, devemos andar nele.

CONCLUSÃO: Deus não nos escandaliza, muitas vezes tomamos algumas ofensas de situações de nossa vida como se elas viessem do próprio Deus. Em muitos casos não analisamos que adversidades nos fortalecem e nos deixam mais preparados para toda boa obra. Muitos problemas não vem do Senhor Jesus e sim de Satanás, o qual devemos exercer a autoridade que o próprio Cristo nos concedeu para vencermos.

Que Deus possa livrar sua Igreja de toda a pedra de tropeço e possa aplanar nossos caminhos. É minha oração sincera!

Voltar

© 2008 Filhotes de Cristo Home Page. Todos os direitos reservados a Jesus e aos seus Filhotes.
Melhor visualizado em 800x600 pixels
Última atualização: 16/06/2008. Clique aqui

Hosted by www.Geocities.ws

1