FAXJORNAL.STP

 
 

 

Jornal de opiniões sobre São Tomé e Príncipe     Edição Nº: 8 – 03 de Novembro de 2002

 
 


FRADIQUE

“ O ELO MAIS FRACO”

DESORIENTAÇÃO, FRACASSO E MUITO AMADORISMO, MARCARAM A
VISITA OFICIAL DE FRADIQUE DE MENEZES A PORTUGAL. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA SAI DE PORTUGAL COM A MALA VAZIA E SEM ASSINAR QUALQUER ACORDO..... É O REGRESSO A CASA DE CABEÇA BAIXA.
MAIS UMA VEZ NA BAGAGEM, SÓ PROMESSAS SEM SENTIDO......

          

___________________ Pedro Baptista _____________________

 

BRINCA BRINCANDO.....                   

 

A organização e a programação feita pela presidência da república em São Tomé, tendo em vista a visita oficial a Portugal de Fradique de Menezes, mais parecia um programa de crianças. Tudo correu mal desde o princípio, com o presidente a chegar a Portugal dois dias antes do programado, o que criou um grande mau estar no protocolo de Estado. Custa-me a entender para começar, porque não foi adiada esta visita a Portugal, uma vez que o Governo ainda não tinha tempo de se inteirar dos assuntos para se preparar uma visita condigna. Primeiro vem uma equipa a Portugal preparar caminho, discutir pormenores, criar confiança e construir uma base de credibilidade, para quando o Presidente proceder á visita de Estado, os acordos estarem prontos a serem assinados. É assim com todos os Presidentes. Mas o que aconteceu foi bastante diferente, uma vergonha para uma Nação como São Tomé e Príncipe. As rádios e televisões aperceberam-se da falta de orientação estratégica, e ignoraram praticamente Fradique de Menezes. Sem primeiro encarar os problemas do passado ainda por resolver com empresários ou grupos empresariais portugueses que estiveram em STP num passado recente, Fradique de Menezes pensava que chegava, via  e vencia. Enganou-se redondamente, porque chegou, falou e perdeu. Discursos patéticos, em salas de hotel de terceira categoria, promessas á comunidade Sãotomense vazias de conteúdo prático, traduziram-se na pior visita de Estado que alguma vez algum Presidente da República de São Tomé e Príncipe realizou a Portugal.

 

TRABALHADOR SÃOTOMENSE REPATRIADO

Deixemo-nos de ilusões, segundo as quais a confiança se constrói na base do discurso, da retórica ou do palavreado barato Senhor Presidente. A realidade é que um trabalhador Sãotomense residente em Portugal á quatro anos, foi visitar um familiar doente a São Tomé, e quando regressava a Portugal para junto da mulher e filhos, é retido no aeroporto e recebe ordem de expulsão. Pergunto? Que avanços foram então feitos com a sua visita oficial a Portugal em prol daqueles que acreditaram em si para resolver os seus problemas mais básicos, como é o de serem respeitados como povo e como nação no exterior? Sabe qual é a resposta Senhor Presidente Fradique? Não foi feito nada, para além dos discursos de propaganda que assistimos neste último ano saírem do palácio cor de rosa. Se alguém tinha de ser repatriado devia ser V. Exa. Senhor Presidente, por delapidar os cofres do Estado Sãotomense com as viagens da corte ao exterior. Estou porém confiante que esta cultura da irresponsabilidade( ver artigo petróleo), sucedendo-se as opções erradas que lavaram a problemas graves de desiquilíbrio institucional na economia Sãotomense, designadamente ao nível das contas públicas e também dos níveis de crescimento, de productividade e de competitividade, têm os dias contados com a revisão constitucional que se encontra finalmente preparada.

 

 

ACORDO PETRÓLEO

ASSIM NÃO!!!!!

 
FRADIQUE DE MENEZES ASSINA CONTRACTO RUINOSO COM A NIGÉRIA. 10.000 DEZ MIL BARRIS POR DIA, QUANDO O BLOCO DE PETRÓLEO NA ZONA DE EXPLORAÇÃO CONJUNTA RENDE Á NIGÉRIA, 500.000 MEIO MILHÃO DE BARRIS POR DIA.
QUEM O DIZ É UM CONSULTOR AMERICANO DE UMA ENTIDADE FISCALIZADORA PARA O SECTOR DO PETRÓLEO.
É O DESCALABRO PARA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.......

 

OS ADVOGADOS AMERICANOS DE SÃO TOMÉ.

 

Vamos lá ver se entendi bem este novo rasgo de estratégia de Fradique de Menezes.

São Tomé e Príncipe foi contractar através do seu Presidente da República, advogados americanos para defender os interesses de STP contra empresas americanas do poderoso lobby do petróleo!!!!

No fundo, é como aquela história que nos contam quando somos pequeninos, do lobo mau que se disfarça de criança e acaba por comer a avozinha. O que o Presidente Fradique de Menezes fiz em nome de STP foi precisamente contractar o lobo mau nesta história do petróleo. Mais, os americanos devem estar a rir á gargalhada com toda esta brilhante estratégia de FM, de esperteza saloia......

A Nigéria produz actualmente dois biliões de barris de petróleo por dia, mais de metade com destino aos Estados Unidos. Como é então possível que se deixe levar por orientações medíocres e que se aceite uma esmola de 10.000 barris de petróleo como se fosse um grande contracto para o país, em vez de aquilo a que STP têm legitimamente direito?

 

LÍBIA, KADAFI E OS AMERICANOS? AFINAL COMO É?

 

Já não bastava o erro tremendo da contractação dos advogados americanos para “defenderem” STP contra interesses americanos(??), para agora Fradique de Menezes partir a espinha dorsal de um possível acordo com os Estados Unidos, ao anunciar a abertura de uma embaixada da Líbia em STP, um país claramente ligado ao terrorismo internacional na última década. O Senhor Presidente quer introduzir os árabes na OPEP AFRICANA e azedar a confiança dos seus futuros parceiros do Golfo da Guiné? Eu próprio conheci pessoalmente Tarek M. Hassam Beck, technical advisor para o petróleo da Líbia, que vinha acompanhado por um agente de segurança do Estado Líbio, aliás como comvém nas ditaduras. Estavam eles hospedados no Hotel Miramar á espera de reunirem com o então Presidente Miguel Trovoada, que pode ter muitos defeitos, mas de burro não tem nada e despachou logo esta rapaziada da Líbia.

É este o seu problema Senhor Presidente Fradique de Menezes. O Senhor não é de confiança, não sabe o que anda a fazer, e mete claramente em causa e de modo contínuo a dignidade do Estado Sãotomense. Em troca recebe uns tractorzecos, umas alfaiazitas, e uns envelopesitos(importantes para poder fazer umas compritas), e compromete o futuro de uma aliança estratégica para São Tomé e Príncipe, Que Deus me perdoe, mas o Senhor ainda não acertou uma vez que seja. Começo seriamente a pensar se V. Exa. Senhor Presidente, estará de perfeita saúde e de posse de todas as suas faculdades mentais para o normal desempenho do cargo que ocupa, nesta fase crucial para o futuro de São Tomé...

 

FAXJORNAL.STP

 
 

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

Edição anterior 1