FAXJORNAL.STP
Jornal de opiniões sobre
São Tomé e Príncipe
Edição Nº: 8 – 03 de Novembro de 2002
![]()
“ O ELO MAIS FRACO”
___________________ Pedro Baptista _____________________
BRINCA
BRINCANDO.....
A organização e a
programação feita pela presidência da república em São Tomé, tendo em vista a
visita oficial a Portugal de Fradique de Menezes,
mais parecia um programa de crianças. Tudo correu mal
desde o princípio, com o presidente a chegar a Portugal dois dias antes do
programado, o que criou um grande mau estar no protocolo de Estado. Custa-me a
entender para começar, porque não foi adiada esta visita a Portugal, uma vez
que o Governo ainda não tinha tempo de se inteirar dos assuntos para se
preparar uma visita condigna. Primeiro vem uma equipa a Portugal preparar
caminho, discutir pormenores, criar confiança e construir uma base de
credibilidade, para quando o Presidente proceder á
visita de Estado, os acordos estarem prontos a serem assinados. É assim com
todos os Presidentes. Mas o que aconteceu foi bastante diferente, uma vergonha
para uma Nação como São Tomé e Príncipe. As rádios e televisões aperceberam-se
da falta de orientação estratégica, e ignoraram praticamente Fradique de Menezes. Sem primeiro encarar os problemas do
passado ainda por resolver com empresários ou grupos empresariais portugueses
que estiveram em STP num passado recente, Fradique de
Menezes pensava que chegava, via e vencia. Enganou-se redondamente,
porque chegou, falou e perdeu. Discursos patéticos, em salas de hotel de
terceira categoria, promessas á comunidade Sãotomense vazias de conteúdo prático, traduziram-se na
pior visita de Estado que alguma vez algum Presidente da República de São Tomé
e Príncipe realizou a Portugal.
Deixemo-nos de ilusões,
segundo as quais a confiança se constrói na base do discurso, da retórica ou do
palavreado barato Senhor Presidente. A realidade é que um trabalhador Sãotomense residente em Portugal á
quatro anos, foi visitar um familiar doente a São Tomé, e quando regressava a
Portugal para junto da mulher e filhos, é retido no aeroporto e recebe ordem de
expulsão. Pergunto? Que avanços foram então feitos com a sua visita oficial a
Portugal em prol daqueles que acreditaram em si para resolver os seus problemas
mais básicos, como é o de serem respeitados como povo e como nação no exterior?
Sabe qual é a resposta Senhor Presidente Fradique?
Não foi feito nada, para além dos discursos de propaganda que assistimos neste
último ano saírem do palácio cor de rosa. Se alguém
tinha de ser repatriado devia ser V. Exa. Senhor Presidente, por delapidar os
cofres do Estado Sãotomense com as viagens da corte
ao exterior. Estou
porém confiante que esta cultura da irresponsabilidade(
ver artigo petróleo), sucedendo-se as opções erradas que lavaram a problemas
graves de desiquilíbrio institucional na economia Sãotomense, designadamente ao nível das contas públicas e
também dos níveis de crescimento, de productividade e
de competitividade, têm os dias contados com a revisão constitucional que se
encontra finalmente preparada.
ASSIM NÃO!!!!!
OS ADVOGADOS AMERICANOS DE SÃO TOMÉ.
Vamos lá ver se entendi bem este
novo rasgo de estratégia de Fradique de Menezes.
São Tomé e Príncipe foi contractar através do seu Presidente da República,
advogados americanos para defender os interesses de STP contra empresas
americanas do poderoso lobby do petróleo!!!!
No fundo, é como aquela
história que nos contam quando somos pequeninos, do lobo mau que se disfarça de
criança e acaba por comer a avozinha. O que o Presidente Fradique
de Menezes fiz em nome de STP foi precisamente contractar
o lobo mau nesta história do petróleo. Mais, os americanos devem estar a rir á gargalhada com toda esta brilhante estratégia de FM, de
esperteza saloia......
A Nigéria produz actualmente
dois biliões de barris de petróleo por dia, mais de metade com destino aos
Estados Unidos. Como é então possível que se deixe levar por orientações
medíocres e que se aceite uma esmola de 10.000 barris de petróleo como se fosse
um grande contracto para o país, em vez de aquilo a que STP têm legitimamente
direito?
LÍBIA, KADAFI E OS AMERICANOS? AFINAL COMO É?
Já não bastava o erro
tremendo da contractação dos advogados americanos
para “defenderem” STP contra interesses americanos(??),
para agora Fradique de Menezes partir a espinha
dorsal de um possível acordo com os Estados Unidos, ao anunciar a abertura de
uma embaixada da Líbia em STP, um país claramente ligado ao terrorismo
internacional na última década. O Senhor Presidente quer introduzir os árabes
na OPEP AFRICANA e azedar a confiança dos seus futuros parceiros do Golfo da
Guiné? Eu próprio conheci pessoalmente Tarek M. Hassam Beck, technical
advisor para o petróleo da Líbia, que vinha
acompanhado por um agente de segurança do Estado Líbio, aliás como comvém nas ditaduras. Estavam eles hospedados no Hotel
Miramar á espera de reunirem com o então Presidente
Miguel Trovoada, que pode ter muitos defeitos, mas de burro não tem nada e
despachou logo esta rapaziada da Líbia.
É este o seu problema Senhor
Presidente Fradique de Menezes. O Senhor não é de
confiança, não sabe o que anda a fazer, e mete claramente em causa e de modo
contínuo a dignidade do Estado Sãotomense. Em troca
recebe uns tractorzecos, umas alfaiazitas,
e uns envelopesitos(importantes para poder fazer umas compritas), e compromete
o futuro de uma aliança estratégica para São Tomé e Príncipe, Que Deus me
perdoe, mas o Senhor ainda não acertou uma vez que seja. Começo seriamente a
pensar se V. Exa. Senhor Presidente, estará de
perfeita saúde e de posse de todas as suas faculdades mentais para o normal
desempenho do cargo que ocupa, nesta fase crucial para o futuro de São Tomé...
FAXJORNAL.STP