| F@lei |
A seguir a entrevista :
J.B. : Como está o campo de trabalho, para o jornalista ?
A.L. : O trabalho para o jornalista atualmente está muito restrito, recessivo, como toda economia do pais. Houve dois momentos em que acreditei que o mercado de trabalho iria melhorar: Quando começou à aparecer a TV a cabo, porém não houve a melhora esperada. E atualmente o jornalismo OnLine ( Internet), mas ainda não houve o esperado aquecimento de mercado.
J.B.: Tenho lido e ouvido muitas críticas sobre o comportamento de alguns jornalista, no que diz respeito à defender ou criticar atitudes de pessoas, empresas ou políticos. O que você pensa disto?
A.L.: Estão por fora da realidade, com a cabeça em uma época em que esse tipo de atitudes não condiz com a nossa realidade. O jornalista tem que ser claro e mostrar as veracidade dos fatos, tem que facilitar, não complicar.
J.B.: Qual foi a melhor e a pior reportagem jornalística que você já viu?
A.L.: A pior foi na TV, foi uma reportagem feita na Escola de Base, onde os donos da escola foram acusados de assediar sexualmente os alunos, deturparam a escola, difamaram os dirigentes da escola e por fim era tudo mentira.
A melhor, são todas as reportagens, que consigam quebrar preconceitos e discriminação, essas são reportagens excelentes.
N.G.: O que você acha dos jornalistas que trabalham exclusivamente para falar mal da vida alheia?
A.L.: Muito simples, não são jornalistas.
J.B.: Qual seria sua dica para alunos de comunicação social, ser um bom profissional na área de jornalismo?
A.L.: 1º) O bom jornalista tem que desconfiar de tudo.
2º) Não tenha medo de perguntar o que não sabe.
3º) O jornalista tem que ser um lutador incansável na busca da verdade.
Fotos: Cibele de Castro Leão
Email: [email protected]
Web Designer: Haécio Livio Bilia
Email: [email protected]
Reportagem: Jasiel Braz
Email: [email protected]
Reportagem: Nilson Gabriel
Email: [email protected]