CRIANÇAS, SENHORES E SENHORAS...
Quem não lembra de alguma das histórias de
Hans Christian Andersen ou, ao menos,
de algum dos seus cativantes personagens? Polegarzina, o Patinho Feio, Sapatinhos Vermelhos, o Soldadinho de Chumbo e tantos outros que povoam seus livros...




Os textos de Andersen guardam um frescor de ingenuidade infantil,
sem cair no simplório. Suas histórias, repletas de signos e símbolos,
mesclam fantasia e realidade de forma primordial, mantendo
uma profunda simetria com a criança e cativando veementemente
o adulto.

Ao todo, o autor escreveu cento e cinqüenta e seis contos destinados aos pequenos, contos que cruzam décadas e continuam maravilhando gerações.

O mundo, por ele apresentado, mostra-se um espaço dual, ora cruel e impiedoso; ora mágico e benevolente. Apesar disso, sempre em perfeita harmonia com o universo infantil, considerando a criança não como um ser apartado da realidade  mas, sim, como participante ativa, com sua particular visão das coisas.

Ao compartilhar essa visão com elas, Andersen vem garantindo o
sucesso de toda sua obra, habitando o imaginário de inúmeras gerações.


Neste espetáculo, dois contadores, cantadores de histórias, recriam os ambientes fictícios e os personagens como numa brincadeira de crianças: objetos e bonecos, guiados pelas mãos de seus manipuladores, produzem o encanto das narrativas.
A palavra, valorizada como imagem sonora, imbrica-se com a musicalidade, aludindo à tradição
oral dos contos.


Portanto, senhoras e senhores,
recostem-se à sombra, puxem seus banquinhos e abram bem os ouvidos, pois temos o prazer de apresentar, com vocês, os
Contos de Andersen !
Hosted by www.Geocities.ws

1