Ler
é uma necessidade
![]()
Por Eliete Carvalho
|
“A |
leitura é uma necessidade. É com ela que crescemos com conhecimento”, (Maysa, 09 anos). Lendo esta frase pela primeira vez, ninguém acredita que ela tenha sido construída por uma criança de apenas 09 anos. Porém, ninguém duvida ou questiona de que a frase não traduz tudo aquilo que pensamos e queremos que aconteça nas nossas vidas e nas vidas de nossos alunos. Exemplos como este nos revelam duas coisas: a primeira é que a leitura já faz parte do cotidiano da criança; e a segunda é que ela já sabe a importância do conhecimento.
Estimular as crianças desde cedo ao prazer da leitura deve ser uma das prioridades dos pais e também da escola, pois a história tem provado que quando os pais lêem para filhos e os professores lêem para seus alunos, os resultados são perceptíveis na medida em que vamos ter bons leitores e ótimos produtores de textos; além de um excelente desempenho na aprendizagem.
A leitura perpassa todas as áreas do conhecimento. Ninguém consegue aprender história, geografia, matemática, ciência, química, etc; se a leitura não estiver cotidianamente presente na vida dos alunos. Ela é tão fundamental ao ser humano assim como a água, o oxigênio e o alimento; pois, tudo começa por ela. Quem ler tem mais condição de compreender e entender o mundo a sua volta. E o mais interessante é que ela está por toda parte, na escola, nos meios de comunicação, nos livros, nos jornais, nos gibis, na Internet, etc.
Os textos que circulam ao nosso redor são diversos assim como diversos são os leitores. Nossa responsabilidade seja como pai ou professor é exatamente a de aproximar as crianças cada vez mais dos livros. Só assim estaremos garantindo que nossos filhos e alunos sejam futuros adultos leitores capazes de enfrentar desafios. Isso porque a leitura é a ferramenta indispensável ao homem.
Mas de que forma podemos ajudar nossos filhos e nossos alunos? Em primeiro lugar lendo para eles na escola e em casa; e em segundo lugar oferecendo livros e acompanhando suas leituras. Assim, acredito que crianças e jovens estimulados ao prazer da leitura, com certeza, terão mais condição de tornar-se leitores competentes. Ler para aprender, para descobrir novidades, para buscar informação são principais atividades de pesquisas que podem tornar-se prazerosas, pois quanto mais lemos mais sentimos vontade de ler. Por isso, a leitura deve ser uma necessidade de todos os dias.
![]()
Eliete Carvalho é professora de Língua Portuguesa na cidade dos Palmares-PE.