Viva o Linux e o Software Livre Viva o Linux e o Software Livre Viva o Linux e o Software Livre
Home | Estatísticas | Membros | Fale Conosco   RSS Viva o Linux
    Artigos
    .Conf
    Dicas
    Equipe VOL
    FAQ
    Guia do KDE
    IRC
    Links
    Perguntas
    Screenshots
    Scripts
    Simulado
    Wallpapers
[1] usuários para
Papo Direto
 
A mitologia da imunidade a vírus no Linux
Instalando discador "vppp" para terminais leves
Ser livre, mas manter padrões
Entendendo os tipos de permissões
Gaim + Gaim Encryption - Bate-papo com segurança
Unreal Tournament 2003
 
dreamwaver
Por colinisz
 
Live Bookmarks no Firefox
Eterm transparente, sem barra de rolagem e de menu
Dicas para o BitchX
PHP Debug
Novo canal de apoio ao Software Livre na Brasnet
Tar e split - Gerando backups e dividindo-os
Sincronizando, instalando programas em Palm via USB
Nova versão do KDE
 
 
[PHP] Galeria Brasil 2.1
[PHP] PHP Fotolog
[Shell-Script] Pass
[Python] Calculadora bastante simples.
[Shell-Script] Proc 1.0
 
Artigos
Home > Artigos > Linux > Correio Eletrônico > Visualização de artigo

Montando um servidor de e-mail completo com Postfix

msmaximo
28/12/2003

Este tutorial aborda a criação de um servidor de e-mail baseado em banco de dados MySQL, com suporte a cota de usuários, antispam, antivírus, webmail e tudo mais o que se pode imaginar.
Por: Marco A. S. Máximo [ Hits: 79725 ]
Conceito: 8.8    + quero dar nota ao artigo
Papel A4 Versão para impressora Indicar para um amigo
Instalando o Maildrop

O Maildrop será responsável pela entrega propriamente dita da mensagem à sua respectiva caixa postal. Ele também fará o controle da cota de disco.

Com o Maildrop você também poderá implementar algumas regras de filtragem.

## SOURCE

Baixe e instale o pacote:

Instalando:

# tar -jxvf maildrop-1.6.3.tar.bz2 -C /source/
# cd /source/maildrop-1.6.3/
# ./configure \
       --prefix=/usr \
       --sysconfdir=/etc/maildrop \
       --enable-maildrop-uid=108  \
       --enable-maildrop-gid=108 \
       --enable-syslog=1 \
       --enable-maildropmysql \
       --enable-maildirquota
# make
# checkinstall -R

# mkdir /etc/maildrop
# cp maildropmysql.config /etc/
# cp maildir/quotawarnmsg /etc/maildrop/


Crie o diretório para as caixas postais e mude as permissões para o Maildrop:

# mkdir /postfix
# chown maildrop:apache /postfix/
# chmod 770 /postfix/


Configurando o MAILDROP:

Configure o Maildrop para acessar o MySQL. Edite o arquivo /etc/maildropmysql.conf:

# vim /etc/maildropmysql.conf

hostname        localhost
port            3306
socket          /var/lib/mysql/mysql.sock
database        postfix
dbuser          maildrop
dbpw            xxxxx
dbtable         mailbox

default_gidnumber       108
default_uidnumber       108

uid_field               username
uidnumber_field         uid
gidnumber_field         gid
maildir_field           maildir
homedirectory_field     home
quota_field             quota
mailstatus_field        active
where_clause            ""

DICA: O Maildrop possui um recurso de aviso de email para o usuário caso a sua caixa postal ultrapasse a porcentagem de utilização de um valor especificado. Nesse tutorial usarei o valor de 90% (explicado mais adiante).

Sendo assim, você pode personalizar a mensagem de aviso que o usuário ira receber, bastando para isso editar o arquivo /etc/maildrop/quotawarnmsg.

Navegação

   1. Introdução
   2. O que é novo
   3. O problema
   4. A solução
   5. Instalação do Mandrake 9.1
   6. Antes de começar
   7. Aplicativos utilizados
   8. Instalando o CheckInstall
   9. Instalando o MySQL e a base do Postfix
   10. Instalando o Maildrop
   11. Instalando o Postfix
   12. Cota de disco
   13. Instalando o SASL
   14. Instalando o PostfixAdmin
   15. Anti-vírus ClamAV
   16. Instalação do Amavis_NEW
   17. Configuração do Postfix com Amavis_NEW
   18. Instalando o Mail Vacation
   19. Webmail - Squirrelmail
   20. Migrando a database antiga
   21. Migrando a tabela aliases


Leitura recomendada

    Yahoo!Mail e Evolution contra o SPAM!
    Hotwayd :: Conectando-se ao servidor POP3 do Hotmail
    Utilizando o pine com o fetchmail
    Servidor Postfix Total
    MailScanner - Email Gateway Virus Scanner




Comentários

Comentário enviado por andersonlinux em 30/12/2003:

Adorei, muito bem explicado.

Comentário enviado por snap em 02/01/2004:

Pode ser bem explicado ... mas nao vale a pena ... emails locais nao funcionam ... e sasl externo tb nao ...

Comentário enviado por msmaximo em 02/01/2004:

Hum!!!
Infelizmente caro SNAP, você esta completamente enganado!
Ou você não se deu o trabalho de ler o material, ou desconhece completamente o assunto sobre MTA.
Retificando o seu comentário:
- As contas locais funcionam perfeitamente (inclusive com o SASL)
- O SASL funciona externamente, sim. Ora, qual a vantagem da autenticação SASL se ela não funcionasse externamente?!?! :-)
Agora, se vale a pena ou não isso depende da necessidade de cada pessoa.


Comentário enviado por snap em 02/01/2004:

local_recipient_maps = mysql:/etc/postfix/mysql_virtual_mailbox_maps.cf



Comentário enviado por destbr em 09/01/2004:

olá,
comentarios sao bem vindos, reclamacoes ja é outra historia.
se vc nao gostou da explicacao, simplesmente ignore-a.

parabens msmaximo, pessoas como vc, sim, contribuem com a comunidade, afinal, vc poderia simplesmente deixar de compartilhar informacoes que nos sao tao importantes; e se deu o trabalho de explicar tudo passo a passo.

agradeço mesmo.

abraços!!

:)

Comentário enviado por abreo27 em 30/01/2004:

Gracias!!!!

Buenisimo el articulo, muy practico y util

Comentário enviado por augustoa em 09/02/2004:

Bom

Comentário enviado por pedro.hoffmann em 16/02/2004:

Parabens pelo tutorial. Muito bem feito, tive uns problemas no começo mas tudo bem, agora tá pegando blz.. quando eu entro na parte opções. e depois opções de visualizações... ele troca o theme.. e cada vez que eu atualizo.. ele fica trocando.. alguem sabe o pq?

Comentário enviado por cvs em 18/03/2004:

Cara, vou começar a colocar em pratica esse tutorial agora, vamos ver se eu vou conseguir colocar pra rodar! hehehehe

Comentário enviado por alorenco em 29/03/2004:

Amigos, EXCELENTE tutorial, um dos mais completos que achei em toda a net em português.
Como estou usando o RedHat 9 estou tendo problemas somente com o SASL que não autentica usuarios externos.. se alguém conseguiu resolver eu ficaria muito agradecido se compartilhasse a solução... um abraço a todos.

Comentário enviado por soraia morais em 26/04/2004:

So gostaria de saber se sempre que eu quiser ter um utilizador novo vou ter de o criar manualmente como criamos no exemplo explicito no manual, gostaria tambem de saber se o squirrel nao contem um sitio para registo, para os proprios utilizadores criarem os seus endereços de e-mail, porque no meu caso perciso de uma pagina de registo para os utlizadores e depois como posso ligar o registo que esta na base de dados ao squirrel para poder efectuar o login.

Comentário enviado por slex em 11/05/2004:

" comentarios sao bem vindos, reclamacoes ja é outra historia. "

que baboseira..... so' pode lamber o saco de quem escreveu? criticas construtivas nao sao bem vindas?

repare na frase do autor:
"Ou você não se deu o trabalho de ler o material, ou desconhece completamente o assunto sobre MTA. "

desculpem senhores... mas TUTORIAIS nao sao escritos para especialistas.

gostei do artigo, mas acho que ficou confuso, ou mal explicado a parte do maildrop.




Comentário enviado por jairof em 24/05/2004:

Estou aplicando este tutorial e estou com problemas para compilar o maildrop.
Maildrop:maildrop-1.6.3
MandrakeLinux 10
MYSQL:MySQL-4.0.18-1.1.100mdk

Erro na compilação da opção do Mysql
/configure: line 1: mysql_config: command not found
configure: error: Unable to run mysql_config
configure: error: /bin/sh './configure' failed for maildrop

Como eu resolvo isso?

Comentário enviado por guifreitas em 07/06/2004:

o mysql_config eh um sh q fica no /usr/bin/
nao sei pq, mas tem versoes do mysql nao vem com ele
mas pode pegar ele em http://debian.maniacs.com.br/mysql_config

Abracos!

Comentário enviado por abysmal em 14/06/2004:

Realmente muito bom parabéns pelo artigo...

Comentário enviado por sheep em 20/06/2004:

comentarios sao bem vindos, reclamacoes ja é outra historia. "

que baboseira..... so' pode lamber o saco de quem escreveu? criticas construtivas nao sao bem vindas?

repare na frase do autor:
"Ou você não se deu o trabalho de ler o material, ou desconhece completamente o assunto sobre MTA. "

desculpem senhores... mas TUTORIAIS nao sao escritos para especialistas.

gostei do artigo, mas acho que ficou confuso, ou mal explicado a parte do maildrop.



Comentário enviado por sheep em 20/06/2004:

Comentário enviado por augustoa em 09/02/2004:

Bom



Comentário enviado por sheep em 20/06/2004:

seu propósito, é mostrar como configurar um servidor de e-mail Postfix para trabalhar com vários domínios em uma mesma máquina, utilizando para isso, o MySQL.


Comentário enviado por vvega em 21/06/2004:

Alguem conhece uma boa apostila sobre MTAs ? Gostaria de conhecer mais a fundo a questao ...

Comentário enviado por goldeagle em 05/07/2004:


Estou instalando um server com Debian 3 seguindo este tutorial, e gostando muito dos resultados.

Mas tive problemas com a compilação do Maildrop, o erro que ocorreu foi este.

Erro na compilação da opção do Mysql
/configure: line 1: mysql_config: command not found
configure: error: Unable to run mysql_config
configure: error: /bin/sh './configure' failed for maildrop


A solução para o mesmo no Debian 3 - Testing, é instalar o pacote abaixo, este por sua vez contém o arquivo que falta.

libmysqlclient10-dev

[]s
Miguel (goldeagle)

Comentário enviado por goldeagle em 05/07/2004:


Eu estou instalando em um Debian 3 - Testing, e deu um erro de comando desconhecido.

maildrop-mysql

Como não tenho este comando instalado, alguém pode dar uma ajuda a respeito ? Sei que este comando existe para o Mandrake, pois achei o .rpm no Google/linux.

Outro problema que estou tendo, é que não consegui testar o meu server, desta linha do tutorial em diante, não consegui testar nada.

################
################

Testando o Maildrop:

Teste se o MAILDROP consegue enviar o email para a caixa postal dos usuários.

# cat /etc/lilo.conf | maildrop-mysql -d marco.maximo@dominio1.com.br




Comentário enviado por hwoarang em 08/07/2004:

Bom.. estou tentando colocar este tutorial em prática. Até agora está indo tudo blz (muito bom o tutorial)...
Mas como o amigo da msg anterior, estou parado no comando:

# cat /etc/lilo.conf | maildrop-mysql -d marco.maximo@dominio1.com.br

retorna: Invalid user specified.

segui o tutorial a risca... alguém pode dar um help ?

obrigado.

Flávio Henrique

Comentário enviado por siqueira em 09/07/2004:

Pessoal,
Eu estou tentando utilizar o tutorial, mas estou tendo o mesmo problema de outros colegas. Na parte
# cat /etc/lilo.conf | maildrop-mysql -d marco.maximo@dominio1.com.br

Retorna Invalid Command maildrop-mysql

Por favor me ajudem



Comentário enviado por siqueira em 09/07/2004:

Pessoal,
Eu estou tentando utilizar o tutorial, mas estou tendo o mesmo problema de outros colegas. Na parte
# cat /etc/lilo.conf | maildrop-mysql -d marco.maximo@dominio1.com.br

Retorna Invalid Command



Comentário enviado por bittsbr em 10/07/2004:

Olá pessoal!

Sou usuário do Debian 3.0 sarge (testing), MySQL v4.0.20 e estou no mesmo ponto que todos vcs e acho que posso ajudar:

1 - Os fontes do maildrop 1.6.3 não geram o programa maildrop-mysql geram somente o maildrop o qual já possui o suporte ao mysql. digite somente maildrop -v e deverão obter a seguinte resposta:

maildrop 1.6.3 Copyright 1998-2003 Double Precision, Inc.
Maildir quota extension enabled.
Virtual user database via MySQL extension enabled.
This program is distributed under the terms of the GNU General Public
License. See COPYING for additional information.

Sendo assim este fará o mesmo que faria a versão mysql. Ele procura automaticamente os usuarios no db do sistema, depois no db mysql e em seguida no db ldap. Deve se dar atenção especial à configuração do arquivo: /etc/maildropmysql.config certificando-se de ter declarado corretamente o nome todas as variáveis. IMPORTANTE! O parâmetro where_clause se deixado em branco pode gerar um erro na query enviada ao servidor. Portanto, é aconselhável declarar: AND active=1 assim do jeito que eu digitei NÃO USE ASPAS. O parâmetro socket no meu caso ficou =/var/run/mysqld/mysqld.sock. Por fim, certifiquem-se de o usuários, grupos e as permissões do diretório /postfix estão corretamente configurados ( como escrito no tutorial ).

Outra coisa importante é que, como no caso do Siqueira, você pode usar qualquer comando que gere saida em stdout e fazer um pipe para o maildrop. Por exemplo: # ifconfig | maildrop -d eu@dominio.com.br.

Um abraço a todos.

Espero ter ajudado.

Comentário enviado por msmaximo em 14/07/2004:

Pessoal,
Eu fiz uma pequena atualização nesse tutorial, para corrigir alguns erros que podem confundir os menos atentos.
Vocês podem encontra-lo em:

TXT
----
http://smaximo.minidns.net/~marco/tutorial/postfix_mysql_v2.0.txt

Comentário enviado por marceloferraz em 14/07/2004:

após ter configurado todas as alterações em /etc/amavid.conf e dei o comando amavisd debug e ele acusou um erro na linha 123 do /usr/sbin/amavisd. Fui até lá e não entendi nada. Será que errei no passo a passo? já fiz duas vezes. Pode me ajudar?

Comentário enviado por bdooley em 14/07/2004:

Muito Bom,

Ajudou bastante. Parabens



Comentário enviado por soraia morais em 15/07/2004:

# cat /etc/lilo.conf | maildrop -d marco.maximo@dominio1.com.br
executei o comando com o colega acima tinha mencionado e continua a dar o mesmo erro podem-me ajudar....


Comentário enviado por ^_Us-Rodrigs_^ em 24/07/2004:

Olha muito 10 continue expondo tais tutorias...
Agradecemos...
Ate mais....
:- )


Comentário enviado por hnunes em 24/07/2004:

Olá Pessoal estou tentando instalar o servidor de email no HadRet9 mas estou com algumas dificuldades:

A primeira é que quando tento fazer o teste de autenticação do SASL, aparece
a mensagem: "Autentication failure". Ja revisei muitas veses o procedimento mas nunca da serto.
A outra é que quando acesso a pagina de administração de dominios (http://192.168...../postfixadmin/admin), ela entra direto sem pedir nenhuma atenticação.
E por fim não estou conseguindo instalar os modulos : ZIP, Digest-MD5, Time-HiRes e o Mail-SpamAssassin do perl, porque ele diz que não encontrou o programa pod2man no path e depois aparece o seguinte erro: "Makefile:68: *** faltando o separador. Pare.". So que eu já verifiquei e o pod2man esta no path.

Será que alguém poderia me dar uma luz por favor!!

Comentário enviado por danielbonfim2 em 27/07/2004:

marcos porque não atalizou o tutorial no underlinux este esta bem mais completo parabéns desde já Daniel Bonfim - Presidente Prudente SP
msn: danielbonfim@hotmail.com
e-mail: suporte@orioninformatica.eti.br

Comentário enviado por dgsgato em 30/07/2004:

Olá! O tutorial é excelente! A partir dele, estou conseguindo, quase conseguindo configurar meu servidor de correio sob o Debian. Só empaquei numa coisa... Qdo dou o comando "cat /etc/lilo.conf | maild ....." ele retorna "maildrop: signal 0x0B". O q eu faço pra resolver isso?

Comentário enviado por waes60 em 03/08/2004:

Gostaria de saber se alguem passou pelo mesmo problema na hora do teste de autenticacao.

Quando digito o comando telnet 0 143 tenho o seguinte retorno:

Trying 0.0.0.0.....
Conected to 0 (0.0.0.0)
Escape character is '^]'.
OK [CAPABILITY IMAP.....
0 login eu@meudominio.com.br senha
0 NO login failed


Alguem sabe o que pode ser???

E outra coisa meu log do mysql nao aparece nada ..... é este mesmo o local = /var/lib/mysql/mysql.sock ????

Grato.

Comentário enviado por dgsgato em 03/08/2004:

Parabéns Máximo! O tutorial é 10! E funciona... No mandrake! Testei nele e funcionou direitinho! Mas no Debian... Estou completamente decepcionado! Num consegui fazer esse troço funcionar de jeito nenhum! Desisti! Vou fazer da forma tradicional! Qdo tiver mais tempo tento novamente! Ah! Obrigado pela ajuda amigão! Akele probleminha q vc me falou, era akilo mesmo. Já os outros q surgiram... Boiei legal!

Abração!

Comentário enviado por eduardo.ramos em 03/08/2004:

dgmail:/etc/init.d# maildrop -v
maildrop 1.6.3 Copyright 1998-2003 Double Precision, Inc.
This program is distributed under the terms of the GNU General Public
License. See COPYING for additional informati

O que fazer?
Compilei o maildrop com suporte ao mysql, e ele nao e' listado no comando acima.

estou tendo outro problema :
O que pode ser este erro abaixo nao sei mais o que fazer...

Aug 3 17:47:22 dgmail postfix/cleanup[564]: warning: 73FE6CEF3A: virtual_alias_maps map lookup problem for eduardo.ramos@dgmail. Aug 3 17:47:22 dgmail postfix/pickup[562]: warning: maildrop/8E6CB833BA: Error writing message file



Comentário enviado por agomes em 16/08/2004:

Boa Tarde pessoal,

Eu estou com um pequeno problema, não consigo startar o postfix, porque o deamon não foi criado.
Onde eu posso ter errado.
Obrigada.
Angela.
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=526&pagina=9

Comentário enviado por agomes em 16/08/2004:

Eu estou com um pequeno problema, não consigo startar o postfix, porque o deamon não foi criado.
Onde eu posso ter errado.
Obrigada.
Angela.
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=526&pagina=9

Comentário enviado por wagner_quedi em 22/08/2004:

Alguem ja enfrentou esse problema ?

executo este comando
[wagner@sedna courier-imap-3.0.7]$ ./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc/courier/ --libexecdir=/usr/lib/courier

aparece o seguinte erro:
configure: error: Cannot find either the gdbm or the db library.

Uso o CL8 e o gdbm está instalado
[root@sedna /source]# rpm -qa |grep gdbm
gdbm-1.8.0-7cl

alguem pode me ajudar .. impaquei ai ..

Comentário enviado por wagner_quedi em 22/08/2004:

ai galera .. consegui arrumar .. foi só executar este comando e funcionou .. FICA AI A DICA.

apt-get install gdbm{,-devel} patch gcc-c++ libstdc++-devel openssl{,-devel}


Comentário enviado por wagner_quedi em 22/08/2004:

impaquei dinovo .. agora com o seguinte problema ..

executo o ./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc/courier/ --libexecdir=/usr/lib/courier

ele executa por alguns minutos .. ai termina com a seguinte mensagem ..

configure: configuring in maildir
configure: running /bin/sh './configure' --prefix=/usr '--prefix=/usr' '--sysconfdir=/etc/courier/' '--libexecdir=/usr/lib/courier' --with-authchangepwdir=/usr/lib/courier/authlib --with-db=gdbm --with-userdb=/etc/userdb --with-makedatprog='/usr/lib/courier/makedatprog' --with-mailuser=root --without-socks --with-authchangepwdir=/var/tmp/dev/null --with-package=courier-imap --with-version=3.0.7 --cache-file=/dev/null --srcdir=.
checking build system type... mkdir: cannot create directory `/root/tmp/cg17540-28737': Permission denied
mkdir: cannot create directory `/root/tmp/cg-17540': Permission denied
config.guess: cannot create a temporary directory in /root/tmp
configure: error: cannot guess build type; you must specify one
configure: error: /bin/sh './configure' failed for maildir



lembrando que to executando o comando como usuario normal .. nao como root


ALGUEM ME AJUDA

Comentário enviado por wagner_quedi em 23/08/2004:

Vixe .. mais uma vez travei .. a duvida anterior resolvi dando um chmod 777 no /root

agora o problema é o seguinte .. terminei a install do courier-imap so que dou um ps ax so que aparece os serviços assim

/usr/lib/courier/authlib/authdaemond.pgsql

notem que no final está .pgsql e preciso que seja mysql alguem sabe como resolver?:??????????????????????

Comentário enviado por bitstorm em 02/09/2004:

Wagner, eu sou outro empacado no Debian Sarge... mas pelomenos esta parte eu resolvi assim:

#apt-get install courier-maildrop courier-authmysql courier-imap courier-imap-ssl -y

e mexi direto nos arquivos de configuração(/etc/courier).. espero ter ajudado! ;)

Comentário enviado por Beethoven em 17/09/2004:

Pessoal instalei um server com fedora... e tive um problema na autenticação do postfix... pra envia... pois ele requisitava no mysql por exemplo:
user="beethoven"
quando o que eu precisava era
user="beethoven@warchalking.com.br"
depois de procura por toda net e visto q muuuita gente teve o mesmo problema... e acabaram deixando de usar o pam... e depois de 2 dias de busca digitei o comando na console:

saslauthd

e olha ali a solução:
--------------------------------------------------------------
usage: saslauthd [options]

option information:
-a <authmech> Selects the authentication mechanism to use.
-c Enable credential caching.
-d Debugging (don't detach from tty, implies -V)
-r Combine the realm with the login before passing to authentication mechanism
Ex. login: "foo" realm: "bar" will get passed as login: "foo@bar"
The realm name is passed untouched.
-O <option> Optional argument to pass to the authentication
mechanism.
-l Disable accept() locking. Increases performance, but
may not be compatible with some operating systems.
-m <path> Alternate path for the saslauthd working directory,
must be absolute.
-n <procs> Number of worker processes to create.
-s <kilobytes> Size of the credential cache (in kilobytes)
-t <seconds> Timeout for items in the credential cache (in seconds)
-v Display version information and available mechs
-V Enable verbose logging
-h Display this message.
------------------------------------------------------------------------

era so usar a opção "-r"
dae é só ir em /etc/sysconfig/saslauthd

e setar:
FLAGS=" -r "

**cuide para q a primeira " (aspas) fique colada com o =(igual)... sem espaço...

aleluia.. ateh q enfim... mas valeu a pena

beethoven@warchalking.com.br
http://www.warchalking.com.br/


Comentário enviado por boo em 20/10/2004:

Vou dar a dica pra quem não consegue fazer o Maildrop funcionar.
Levei 3 dias pra conseguir colocar o maildrop pra funcionar, pois simplesmente este tutorial não aborda como criar os arquivos de configuração do maildrop.
Bem, NÃO CONFIE NAS VARIAVEIS DO MAILDROP !
Ou seja, no seu arquivo de configuração, ao invés de usar DEFAULT="$HOME/Maildir" use DEFAULT="/postfix/meu.dominio/meu_usuario/Maildir/"
Infelizmente o Maildrop se perde quando é usada variável.
(detalhe: eu uso a versão 1.7.0 do maildrop)

Enfim, para que o maildrop funcione, você não precisa ter um arquivo /etc/maildrop, mas você deve ter um arquivo .mailfilter dentro do $HOME/Maildir.
Este arquivo deve conter uma única linha (ou mais, caso você saiba o que está fazendo) para que funcione... No meu caso, usei apenas o seguinte:
DEFAULT="/postfix/meu.dominio.com/meu_usuario/Maildir/"
funcionou que foi uma beleza.
Se ainda assim não der certo, tente usar o modo verboso do maildrop colocando o parâmetro -V 1, -V 2, ..., -V 9.
Exemplo: ifconfig | maildrop -V 4 -mysql -d fulano@dominio.com

Espero que isso ajude.



Comentário enviado por boo em 20/10/2004:

Outra coisa incrivel que notei é o seguinte...
Sem a opção -V o maildrop simplesmente não funciona !!!
exemplo:

ifconfig | maildrop -V 9 -mysql -d fulano@dominio # NAO FUNCIONA
ifconfig | maildrop -mysql -d fulano@dominio # NAO FUNCIONA
ifconfig | maildrop -V -mysql -d fulano@dominio # FUNCIONA !!!

Isso só pode ser um bug. Até porque a documentação do maildrop diz:

-V level
Initialize the VERBOSE variable to level. Because maildrop parses the entire before running
it, this option is used to produce debugging output in the parsing phase. Otherwise, if filename
has syntax errors, then no debugging output is possible because the VERBOSE variable is not yet
set.

-V is ignored when maildrop runs in delivery mode.

Porém, ao usar a opção -d você estará usando o Maildrop no delivery mode e nem de longe o parâmetro -V é ignorado !
Infelizmente a versão 1.7.0 do maildrop tem esse erro.
Sugiro que seja utilizada a versão 1.6.3 (que me parece que nao tem esse erro) ou então usar o parâmtro -V sempre...

Comentário enviado por boo em 21/10/2004:

Realmente o tratamento de parâmetros do maildrop 1.7.0 não funciona...
Vejam que bizarro:

ifconfig | maildrop -V -w 90 -mysql -d igor@partnerinfo.com.br # nao funciona
ifconfig | maildrop -V -mysql -w 90 -d igor@partnerinfo.com.br # funciona

notem que os parâmetros continuam sendo os mesmos...
porém a ordem deles é diferente.
Mais uma vez, muito cuidado ao utilizar o maildrop pessoal, o lance é traiçoeiro.

Comentário enviado por mparada em 23/10/2004:

Gente socorro courier-imap
não compila de jeito nenhum, tentei de tudo o apt-get diz que meus pacotes estão atualizadissimos e não habilita o supote ao mysql.

tem pontos bons, o mysql ta rodando, postfix tambem porem quando logo no postafixadmin ele dix não encontrat tabela, sendo que a tabela mailbox esta beleza.

alquem pode me dar um help
bye

Comentário enviado por mparada em 30/10/2004:

Mal hem!

desisti do imap

vou tentar o uebmiau ou squirrelmail

bye

Contribuir com comentário

  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
 

[Anúncios]
Vaga para profissional LAMP
São Paulo - SP
Login:
Senha:
Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha

438616: Fábio Berbert de Paula
371028: Alessandro de Oliveira Faria
305284: Jefferson Estanislau da Silva
221200: Ricardo Rodrigues Lucca
207535: Celso Goya
200518: Lincoln Lordello
193023: Luiz Antonio da Silva Junior
159424: Eduardo Assis
142808: MARCOLINO Alexandre de Jesus
132423: William da Rocha Lima
 
Ice Linux
Por barcellinux
Sobre SHELL - Gostaria de saber como faço para abrir 1 arquivo te... (0)

olá pessoal estou compilando o kernel 2.6.9 e o meu é o 2.6.5, no /boo... (2)

o slack 9.1 funciona cum placa de vídeo de 512k ISA ???? ... (0)

Pessoal, eu de novo, aquele cara que está com a dúvida de instalar o s... (2)

Galera, tenho uma impressora HP610c configurada com o cups. Quando eu ... (0)
 
[dhcpd] dhcpd.conf - dhcp com ip fixo

[Sshd (Secure shell daemon)] sshd_config - Sshd configurado para o X

[Samba] smb.conf - Samba como PDC na rede

Contribuir com: Artigo | Conf | Dica | Pergunta | Link | Script | Screenshot | Simulado | Wallpaper ]
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula

Copyright© 2002-2004 Viva o Linux.com.br