| Manual Avançado - Linux |
Todo o texto a seguir foi extraido da url linuxredhat.cjb.net
| Administração - Sistema |
| Administração Usuários |
| Comandos |
| Configuração |
| Instalando/Desinstalando Programas |
| Ambiente - X |
| Geral |
| Internet - Comunicação |
| Compactar - Descompactar Arquivos |
| Iniciantes |
| Instalação |
| Internet |
| Configuração |
| Ambiente - X |
| Kernel |
| Linux e Windows |
| Miscelânea |
Como criar atalho - Alias Autor: [blaster]
Ver o espaço livre nos HD
Digite: df
Autor: CyberWalker
Acertar a data/hora do sistema
Digite: date mmddhhmmYYYY
mm = mês
dd = dia
hh = hora
mm = minuto
YYYY = ano
Para salvar a data na BIOS
Digite: clock -w
Autor: CyberWalker
Digite: halt
Autor: CyberWalker
Digite: init 6
Autor: CyberWalker
Digite: chmod XYZ none_do_dir_ou_aquivo
Exemplo: chmod 740 teste.txt
X: permissão do proprietário
Y: permissão do grupo
Z: permissão para qualquer outro usuário
Valores para X, Y ou Z:
0 = nenhuma permissão
1 = permissão de execução
2 = permissão de gravação
3 = permissão de execução e gravação
4 = permissão de leitura
5 = permissão de leitura e execução
6 = permissão de leitura e gravação
7 = permissão de leitura, gravação e execução
Autor: CyberWalker
Visualizar e inserir novos diretórios no PATH
1)Para visualizar quais os caminhos (diretórios) estão no PATH:
Digite: echo PATH=$PATH
2)Para inserir novos diretórios no PATH.
Digite: echo PATH=$PATH:/dir_a_ser_incluido
Exemplo: echo PATH= $PATH:/usr/locl/lib
Estas modificações são temporárias, para que se tornem sempre efetivas, edite o arquivo /etc/profile e insira a seguinte linha:
digite: PATH=$PATH:/dir_a_ser_incluido
Autor: CyberWalker
Remover diretórios com arquivos
Para remover o diretório sem ter que remover seu conteúdo antes, digite :
rm -f -r nome_diretorio
Autor: Af
Terminar um processo (programa) em execução
Digite: ps -x
E olhe o PID (número do processo) do pragrama que vc quer terminar
Digite: kill -9 678 (678, exemplo de em PID)
Autor: CyberWalker
Digite:dmesg | less
Autor: Lx
Adicionar usuários no sistemaDigite: adduser nick_do_usuario
Autor: CyberWalker/Legnar
Mudar a senha do usuário no sistema
Digite: passwd nick_do_usuario
Autor: CyberWalker/Legnar
Digite: userdel nick_do_usuario
Autor: CyberWalker e Legnar
Às vezes, você precisa tornar-se root sem sair do terminal.
Digite: su root
Você deverá digitar a senha do root.
Autor: CyberWalker
O comando cat cria, lista e concatena arquivos.
Semelhante ao comando copycom do DOS, o comando cat pode criar arquivos. No linux esses arquivos são semelhantes aos arquivos .bat do DOS, executando comandos que o usuário pode inserir. Um exemplo bem útil para esse comando é o de criar um arquivo para montar todas suas partições windows, seu floppy e seu cdrom.
A sintaxe do comando é a seguinte:
cat > nome_do_arquivo
Após isso você digita os comandos que você quer executar, no nosso caso os de montar todos nossos dispositivos.
mount -t vfat /dev/hda1 /win
mount -t vfat /dev/hdb1 /teste
mount /dev/fd0 /floppy
mount /dev/cdrom /cdrom
Após digitar tudo, você deve pressionar CTRL+D, automaticamente o arquivo é salvo com o nome que você designou. Depois você deve mudar as permissões do arquivo para poder executá-lo.
Ótimo! Agora já posso montar todos meus dispositivos apenas com um comando. Mas vou ter que fazer isso toda vez que eu iniciar o Linux? Não necessariamente, também com o comando cat, como dito anteriormente, você pode adicionar uma referência ao seu arquivo no seu profile.
O cat também concatena strings a um arquivo de acordo com a sintaxe:
cat >> nome_do_arquivo
Digite tudo que você deseja e depois pressione CTRL+D. Tudo que você digitou será adicionado ao final do arquivo, permanecendo o restante do seu arquivo inalterado.
Entre no diretório onde se encontra o seu arquivo profile (/etc), digite:
cat >> profile
Após isso, digite o nome do arquivo que você criou e depois pressione CTRL+D.
Com o comando cat você também pode visualizar o conteúdo de um arquivo.
Digite:
cat nomedoarquivo
Seu arquivo será visualizado no monitor. Se o mesmo ultrapassar o tamanho de linhas do seu monitor, adicione o seguinte parâmetro:
| more
O comando irá ficar o seguinte:
cat nomedoarquivo | more
Pronto, seu arquivo será listado pausadamente.
Autor: Af
Visualizando processos com o comando ps
O ps é um utilitário padrão do Linux usado para gerenciar processos em um sistema. O comando ps sozinho produz uma lista de todos os processos que pertecem a um determinado usuário, junto com o ID do processo, o terminal em que está sendo executado, o status do processo, o tempo de CPU usado, a linha de comando e o nome do processo em si.
Linhas de Comandos do ps
ps -a : Lista todos os processos, mesmo aqueles não pertencentes ao usuário que executa o ps.
ps -x : Lista os processos que não possuem um terminal de controle.
ps -u : Exibe informações sobre o ID de usuário e uso da memória.
ps -j : Exibe informações de serviços. Lista de IDs de usário e grupo do processo no formato numérico.
ps -f : Exibe informações de processo em formato de árvore mostrando os processos e seus relacionamentos.
Autor: DANOS
Como excluir processos que estão sendo executados com o comando kill
O utilitário kill é usado para enviar sinais aos processos. Um dos usos, como o nome do utilitário sugere, é para finalizar ou remover processos indesejáveis no sistema.
O kill também pode enviar outros sinais para os processos. Por exemplo, o sinal HUP por convenção faz com que a maioria dos programas daemon leia novamente seus arquivos de inicialização. A maioria das shells, tais como bash, contém seus próprios utilitários kill embutidos. Em alguns shells, eles podem ser bastante diferentes do kill descrito acima, e você deve verfiicar a documentação do seu shell para ver como ele se comporta. O shell bash é capaz de obter o ID do processo para você, desde que o processo esteja sendo executado em segundo plano naquela sessão. Para os outros processos, você deve usar o utilitário ps para obter o ID do processo (como explicado no tutorial sobre o comando ps). Você pode remover somente os processos que a sua ID de usário possui a menos, é claro, que você esteja acessado como a raiz.
Removendo um processo
1 - Obtenha o ID do processo executado com o comando ps.
2 - Com o ID do processo, digite kill pid onde pid eh o ID do processo.
3 - Pronto, agora você pode remover o processo que quiser.
Autor: DANOS
Colocar um IRQ y pra uma COM x
Digite: setserial /dev/cuax irq y
OBS:
cuax = COM(x+1), sendo x por exemplo 0,1,2,3, e 4.
irq y = interrupção y, sendo y: 3,4,5,6 e etc
Autor: |X-man|
Acertar a tecla BackSpace no Ambiente-X
Edite ou crie (caso o teu sistema não tenha) o arquivo /etc/X11/xinit/.Xmodmap, e acrescente a seguinte linha:
keycode 22 = BackSpace
Autor: CyberWalker
Como usar o GPM para mouse do tipo ps/2
Digite no console: gpm -t ps2
Autor: |X-man|
Como vizualizar informações sobre as suas placas PCI Digite no console: cat /proc/pciAutor: |X-man|
Como descobrir informacoes da sua porta serial
Digite no console: setserial -a /dev/ttySx
OBS: sendo x 0, 1, 2 ou 3
Autor: |X-man|
Mountar a partição do Windows automaticamente ao inicializar o Linux
Se você cansou de digitar sempre: mount -t vfat ....... e deseja que a sua partição seja mountada automaticamente ao inicializar o Linux ai vai a dica.
Edite o aquivo /etc/fstab e acrescente na última linha:
/dev/hdxx /win vfat defaults 0 0
Obs:
/win: este diretório tem que existir na sua partição Linux.
xx: depende qual partição você deseja mountar( xx= a1 = > IDE primário, master)
Autor: SpotlighT
Estes comandos são para a maioria dos programas, mas existem exeções. Consulte a documentação do programa a ser instalado.
No diretório onde você descompactou o programa.
Digite: ./configure
Digite: make
Digite: make install
Autor: CyberWalker
À vezes, a gente instala umas libs e depois ao instalar os programas da erro de que a lib não foi encontrada. Isso se deve por que dependendo da versão do linux o arquivo /etc/ld.so.conf não contém o caminho para o diretório /usr/local/lib (onde a maioria das libs são instaladas). Para resolver este problema edite o arquivo: /etc/ld.so.conf e insira o caminho onde a lib foi instalada, por exemplo: /usr/local/lib.
Feito isso digite: ldconfig
Autor: CyberWalker
Digite: rpm -ivh pacote.i386.rpm
Caso de erros de dependência e mesmo assim você deseje instalar:
Digite: rpm -ivh --nodeps pacote.i386.rpm
Autor: CyberWalker
Digite: rpm -e pacote.i386.rpm
Caso de erros de dependência e mesmo assim você deseje desinstalar:
Digite: rpm -e --nodeps pacote.i386.rpm
Autor: CyberWalker
Instalando pacotes RPM em um diretório diferente do default
Digite: rpm -ivh --prefix /diretorio nome_programa.i386.rpm
Autor: Pulga____
Como usar os ícones do desktop KDE no WindowMaker
Em um terminal do Windowmaker:Digite: kfm
Caso você queira que toda vez ao entrar no wmaker vc tenha os ícones, edite o arquivo: ~/.xinitrc e acrescente & kfm, ficando assim a linha: wmaker & kfm
Autor: [Caue]
Tecle simultaneamente: Ctrl + ALt + BackSapce
Autor: CyberWalker
Como colocar 16 milhões de cores no X-Windows-Wmaker
Para inicializar o X-Windows-Wmaker em 16 milhões de cores digite o seguinte comando:
startx -- -bpp 16
Agora se você não quiser ficar digitando isso toda hora, com seu editor de texto preferido edite o arquivo /root/.bashrc e adicione a seguinte linha :
alias startx='startx -- -bpp 16'
E está pronto !!!
Obs:Aqui é /root/.bashrc , isso foi só um exemplo !!! Nunca testei isso no KDE, mas se vc for testar teste : kde -- -bpp 16
Autor: SPaRkMaN
Procurar palavras em arquivosDigite: grep palavra_que_vc_procura /arquivo
Autor: Spooky
Digite: ln -s dir_arquivo nome_link
Exemplo: ln -s /usr/local/documento.txt doc.txt
Ao digitar doc.txt estará acessando o arquivo /usr/local/documento.txt.
Autor: CyberWalker
Você pode mudar as cores do fundo (background) e das letras (foreground) da shell, digite em um terminal:
setterm -background blue -foreground yellow
| Código | cor |
| black | preto |
| blue | azul |
| green | verde |
| cyan | azul claro |
| red | vermelho |
| magenta | magenta |
| yellow | amarelo |
| white | branco |
Para que a mudança seja efetivada sempre, coloque o comando no arquivo: /etc/profile
Autor: CyberWalker
Script para ler qualquer Howto.
Entre no seu diretório /usr/bin e edite um arquivo qualquer de seu gosto para podê-lo chamá-lo posteriormente.
Ex. pico myhowto
Depois, adicione as seguintes linhas:
#!/bin/sh
if [ "$1" = "" ]; then
ls /usr/doc/faq/howto | less
else
gunzip -c /usr/doc/faq/howto/$1-HOWTO.gz | less
fi
Onde o /usr/doc/faq/howto é o dir que esta os howtos, nem sempre estão neste diretorio, então substitua-o pelo dir que esta o seus howto's! :)
Agora para ler os howto's, entre com o script (myhowto) + o nome (ex: Serial), ele descompacta mostrando a exibicao do documento.
Por exemplo, digite: myhowto Serial
Pressione Shift + Q para sair.
Autor: Arkanjo
Como achar um arquivo no computador
find diretorio_procurar -name arquivo_ procurado
Exemplo: find / -name GTK
Será procurado a palavra GTK no raiz (/) e em todos os seus subdiretórios
Autor: |X-man|
DOMINADO LINUX "A BIBLIA"
Autor: Arman Danesh
Editora: Makron
ISBN: 85-3461-067-3
USANDO LINUX
Autor: Que, Bill Ball
Editora: Campus
ISBN: 85-352-0385-0
LINUX PARA REDES BRASILEIRAS
Editora: Erica LTDA
Autor: Heverton
Páginas: 180
SERVIDOR INTERNET COM LINUX
Autor: KEVIN REICHARD
Páginas: 530
Editora: Berkeley Brasil
OBS: Acompanha CD-ROM
LINUX BANCOS DE DADOS
Editora: Ciencia Moderna
Autor: Fred Butzen - Dorothy Forbes
Páginas: 486
LINUX COMANDOS DE USUARIO - GUIA DE CONSULTA RAPIDA
Editora: NOVATEC
Autor: MACAN
ISBN: 85-8518-464-7
LINUX 5 EM 24 HORAS
Acompanha o CD do Red Hat 5.O
Autor: BILL BALL
Páginas: 376
Editora: Ciência Moderna
ISBN: 85-7393-034-9
PROGRAMANDO PARA LINUX
Autor: PATRICK VOLKERDING - KEVIN REICHARD - ERIC FOSTER-JOHNSON
Páginas: 376
Editora: Makron Books do Brasil
ISBN: 85-3460-905-5
Autor: Lx. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Ver a versão do seu Sistema Red Hat
Digite: pico /etc/redhat-release
Autor: slinuxs
Ver a versão e a data da compilação do seu Kernel
Digite: uname -a
Autor: CyberWalker
Depois de ver os screenshots da nossa hp você deve ter se perguntado: Como deixo o console transparente?
É fácil. Pegue o aterm, disponivel na seção aplicativos. Depois de instalado, digite:
aterm -tr
Pronto, seu console está transparente agora!
Autor: [blaster]. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Edite o arquivo /etc/bashrc com seu editor favorito.
pico /etc/bashrc
Acrescente a seguinte linha nesse arquivo:
alias ls="ls --color"
Pronto, agora todas as vezes que você entrar no linux, seu ls estará colorido.
Autor: [blaster] Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Como fazer o Web Server Apache acessar files htm
Configurando o arquivo mime.types
Edite o arquivo: /etc/mime.types
Procure a linha: text/html html
Acrescente htm ficando assim: text/html html htm
Configurando o apache
Edite o arquivo /etc/httpd/srm.conf
Procure a linha : DirectoryIndex index.html index.shtml index.cgi
Acrescente index.htm ficando assim:
DirectoryIndex index.html index.shtml
index.cgi index.htm
Autores: CyberWalker e Spooky
Edite o arquivo: /etc/httpd/conf/srm.conf
Procure a linha: DocumentRoot /home/httpd/html
E substitua pelo diretório onde esta os teus files *.html: DocumentRoot /windows/Xitami
Nas versões mais recentes do Apache, esta variável esta
em:
/usr/local/apache/conf/httpd.conf
Autores: CyberWalker e Spooky
Como Descompactar arquivos *.tar.gz
Digite: tar -xvzf arquivo.tar.gz
Autor: |YUSUKE| & No_Limit
Como Descompactar arquivos *.tarDigite: tar -xvf arquivo.tar
Autor: |YUSUKE| & No_Limit
Como Descompactar arquivos gzip(tgz,,tar.gz,.Z,.z ou _z)
Digite: gzip -d nome.tgz
ou
Digite: gunzip nome.tgz
Autor: |YUSUKE| & No_Limit
Como descomapctar arquivos .bz2
Digite no console: tar -yxvf arquivo.tar.bz2
Autor: |X-man|
Linux é um sistema operacional clone de UNIX para computadores baseados em processadores 386/486/Pentium (mas também suporta outros processadores como AMD por exemplo). O Linux é de livre distribução de acordo com os termos da GNU General Public License (http://www.gnu.org), esses termos significam que basicamente você copiá-lo livremente, modificá-lo e distribuí-lo, mas você não pode impor quaisquer restrições na sua distribuição e ainda deve deixar o código fonte disponível.
O sistema possiu todas as caracteristicas que um UNIX moderno tem: multitarefa, memória virtual, biblioteca compartilhada, gerenciamento de memória próprio, rede TCP/IP, entre outras características.
Nos dias de hoje o Linux é uma alternativa barata para servidores, já que ao contrario do Windows NT ele não precisa de uma máquina com fenomenais recursos para rodar bem e ele é GRÁTIS. Além desse mercado o Linux vem sendo utilizado para desenvolvimento de softwares, networking e como plataforma de usuário final substituindo o Windows em nossos Desktops.
O LINUX foi originalmente desenvolvido como um passatempo por Linus. Foi inspirado no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andy Tanenbaum, e as primeiras discussões sobre ele foi no newsgroup Usenet comp.os.minix.
Linus escreveu no comp.os.minix:
"Você está ansioso pelos ótimos dias do Minix 1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios drivers do dispositivo? Você está sem um bom projeto e está apenas ansioso por começar a trabalhar em um OS que posso tentar modificar segundo suas necessidades? Você fica frustrado quando tudo funciona no Minox? Sem mais noites em claro para colocar funcionando um programa inteligente? Então esse anúncio pode ser pra você... Como mencionei há um mês atrás, estou trabalhando em uma versão gratuita de um Minix para computadores AT 386. Finalmente chegou ao ponto em que já é útil (embora não possa não depender do que você deseja) e desejo colocar todas as fontes em uma distribuição maior. É apenas a versão 0.02... mas eu executei com sucesso o bash, gcc, GNU make, GNU sed, compress, etc. nela. "
Depois dessa mensagem de Torvals, outros programadores e hackers se juntaram e ele e comecaram a fazer o kernel do linux. Com a fonte livre para que qualquer um que entenda de programação mecher e melhorar o kernel foi evoluindo e vai evoluir cada vez mais.
Autor: Daniel Leal Freire - Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Qual linux eu instalo?
Quando pensamos em iniciar a usar o linux, temos sempre esta grande dúvida: e agora, qual linux vou usar? No Brasil, duas distribuições são bastante difundidas: a Slackware e a Red Hat, mas existem diversas distribuições.As diferenças entre as distribuições são poucas, estando principalmente nas ferramentas de instalação e manutenção dos softwares.
Segue abaixo uma descrição das principais
distribuições do linux.
Texto extraído de: A Revista de Informação e Tecnologia CCUEC Unicamp.
Slackware Linux
Uma das distribuições mais antigas mas ainda em evidência, apesar de ser pouco atrativa para os novatos. Esta distribuição, organizada por Patrick Volkerdig, tem pouca ou nenhuma organização no que diz respeito a gerenciamento de dependência de pacotes, ou seja, você pode, inadvertidamente, remover um pacote de software do qual outros pacotes necessitam para funcionar sem sequer ser avisado disso. É uma das poucas (senão a única atualmente) que pode ser instalada a partir de diskettes.
A slackware é atraente para pessoas que têm bastante experiência em administração Unix, e que gostam de baixar o código fonte de programas, compilá-los, instalá-los, configurá-los e gerenciá-los com as próprias mãos, à moda antiga. É, no entanto, a distribuição que dá mais liberdade ao administrador por não impor restrições e que exige mais conhecimento dos utilitários e pacotes de software do sistema.
Não existe uma forma simples de fazer upgrade em Slackware, o modo comum é fazer backup de dados de usuários e configurações e instalar um novo slackware do zero.
O uso prolongado de Slackware tende a criar um administrador mais experiente do que os demais, e com menos cabelos.
Open LinuxA distribuição da empresa norte-americana Caldera, responsável pela manutenção de diversos produtos comerciais para Linux. O Open Linux, apesar do nome, é a distribuição que possui mais pacotes de código fechado, tendo um visual bem familiar ao mundo comercial, voltado para pessoas de gravata.
A distribuição Caldera foi a primeira a distribuir o Netscape quando este ainda era um produto fechado. O servidor Oracle lançado para Linux foi disponibilizado primeiro para esta distribuição. A Caldera também detém (entre outros) os direitos de comercialização do servidor Novell para Linux. O Caldera Open Linux tem pouco compromisso com o software livre, incluindo em sua distribuição pacotes polêmicos, como o KDE (desktop com cara de Windows95 para Linux) que é livre, mas obriga o usuário a instalar uma biblioteca comercial no sistema.
Se você não dá a mínima para o que é Free Software, quer ter o Linux para fazer sua empresa andar sem ter que rebootar os servidores a cada 12h sem se desfazer de toda a filosofia comercial à qual você está acostumado e ainda pagar um bom dinheiro para a distribuidora do software, então o Open Linux é para você.
Red Hat LinuxA Red Hat é a distribuição mais popular nos dias de hoje. Além de contar com o RPM, o gerenciador de pacotes mais difundido na internet, é mantido por uma empresa que se preocupa com Free Software, mantendo vários funcionários com a tarefa única e exclusiva de escrever software que será disponibilizado através da internet, com código fonte e tudo.
Vários projetos foram adotados pela Red Hat, como o Gnome e o Enlightenment, o primeiro, resumindo drasticamente, é um protocolo para a integração entre aplicações e o segundo um gerenciador de janelas com características extremamente avançadas e inovadoras, juntos os dois são concorrentes diretos do KDE.
O Red Hat Linux é muito preocupado com o usuário leigo, sendo a distribuição de instalação mais simples e rápida e que conta com uma das melhores interfaces. Recentemente a Intel, a Netscape e outras empresas passaram a investir na Red Hat, o que tende a torná-la ainda mais popular. A Red Hat é hoje a distribuição de Linux que suporta mais plataformas de Hardware.
Se você é um novo usuário de Linux, considere a Red Hat como a melhor escolha para começar a se aventurar com Unix.
Debian GNU/LinuxA Debian começou como um projeto da FSF (Free Software Foundation, a fundação responsável pelo projeto GNU e pelo início de toda esta onda de Free Software), posteriormente houve o desligamento entre os dois projetos e a Debian tomou vida própria.
A mais preocupada com Free Software de todas as distribuições e a mais aberta. Apenas pacotes que tenham código-fonte disponível sem restrições podem fazer parte da distribuição principal Debian.
Se você quiser fazer parte do time Debian, basta que você escolha um pacote de software que ainda não faz parte da distribuição, estude as normas e mecanismos impostos e anuncie seu interesse de empacotá-lo e incluí-lo, automaticamente você ganhará o status de "developer" e passará a ser responsável por cuidar de seu pacote, fazer atualizações de versão e etc.
Graças a esta filosofia, a Debian é hoje a distribuição com o maior número de pacotes de software (perto de 2000) e com o maior time de desenvolvimento (mais de 300 pessoas). Seu sistema de controle de pacotes é extremamente robusto (alguns afirmam ser melhor do que o da Red Hat) e confiável.
Fazer um upgrade do sistema Debian geralmente se resume a colocar o novo CD na máquina e pedir o upgrade, que será feito sem que os usuários percebam e sem ter que rebootar o computador.
As desvantagens existem. Até o presente momento a instalação da Debian é um pouco confusa para quem começa, principalmente porque o usuário fica obrigado a escolher um por um entre todos os pacotes disponíveis, mas a promessa é que nas próximas versões um novo gerenciador de pacotes será integrado, que irá facilitar em muito a vida do usuário.
Monkey LinuxPara aqueles que têm medo de criar partições de disco e instalar mais de um sistema na mesma máquina, que por algum motivo não podem instalar um novo sistema no computador, ou para aqueles que querem apenas experimentar o Linux, a distribuição Monkey Linux é a escolha, já que esta distribuição pode ser instalada numa partição DOS/Windows. O Linux tem um mecanismo que permite a si mesmo funcionar sobre uma partição FAT (DOS/Windows) como se estivesse sobre o EXT2FS (a formatação do Linux) claro, sob o custo da eficiência, já que a FAT é muito pobre em recursos que acabam tendo que ser emulados.
Se você tem medo do que é novo para você e quer experimentar o Linux de que tanto tem ouvido falar, instale o Monkey Linux, inicialize seu Windows em modo DOS, rode o programa de inicialização e assista o Linux substituir o Windows completamente na memória e se inicializar utilizando uma partição DOS como se fosse um filesystem Unix.
Nota do site:
Agora cabe a você escolher qual distribuição do linux irá usar. Como era o meu
primeiro contato com o linux, optei pelo Red Hat, egostei muito dele. É muito prático
instalar e desinstalar os softwares. Comecei usando o Red Hat Marumbi da Conectiva, e hoje
baixo da internet as novas versões. Atualmente estou usando o Red Hat Apolo 5.2.
Esta é uma pequena lista de comandos do Linux. Apesar de simples e pequena, é essencial para começar a trabalhar no linux.
| Comando | Descrição | Exemplo | |
| ls | Lista os
arquivos do seu HD, mesma função que o DIR do DOS. Atributos mais usados: -a = mostra arquivos ocultos -l = mostra permissões, bytes, diretorio, etc. |
ls ls -a ls -l |
|
| rm | Remove arquivos. Quando usado com o atributo -r deleta um diretorio cheio. | rm zImage / rm arquivo1.htm arquivo2.c arquivo3.tst / rm -r diretorio | |
| cp | Copia arquivos: cp (arquivo) (destino) | cp arquivo.tgz /home/usuario | |
| ln -s | cria link simbólico | ln -s /dos/win/teste filesimb | |
| mv | Move ou
renomeia arquivos. mv arquivo_de_origem arquivo_de_destino ou mv arquivo arquivo1 |
mv /home/usuario/teste.hp /root/ mv arquivo1.tst arquivo2.tst |
|
| cat | Mostra o conteúdo de um arquivo. É a mesma função que o type no DOS. | cat key.txt | |
| more | Exibe o conteudo de um arquivo, pagina por pagina, assim como no DOS. | ls | more | |
| pwd | Exibe, na linha seguinte, o diretorio atual em que voce esta. | Comando:pwd Exemplo de saída do comando:/root |
|
| rmdir | Apagar um diretorio | Apagar um diretorio vazio: rmdir /diretorio Apagar um diretorio cheio: rm -r /diretorio |
|
| mkdir | Cria diretorio | mkdir /diretorio | |
| clear | Limpa a tela. Analogo ao CLS do DOS. | clear | |
| who | Mostra quem esta logado em sua maquina no momento. | who | |
| whoami | Mostra quem voce e - util quando voce esquece com qual login entrou. | whoami | |
| finger | Mostra o usuario associado a certa chave | finger / finger @ip - para ver quem esta conectado em determinado IP. | |
| df | Mostra o espaco usado, livre e a capacidade das particoes do seu HD. | df | |
| free | Exibe a memoria livre, a usada, e os buffers da memoria RAM | free | |
| exit e logout | Sai de sua sessao atual. | logoutou exit |
|
| shutdown | Reboota a maquina | shutdown -r now (reseta) shutdown -h now (desliga) |
|
| rpm | Instala arquivos com a extensao .RPM | rpm -ivh arquivo.rpm rpm -Uvh arquivo.rpm (upgrade) |
|
| find | Procura um arquivo em seu HD, mesma funcao que o dir /s no DOS. | find / -name 'arquivo*.*' | |
| reboot ou init 6 |
Reinicializa a máquina | rebootou init 6 |
|
| tar -zxvf | Descompacta arquivos .tgz e .tar.gz | tar -zxvf arquivo.tgz | |
| tar -xvf | Descompacta arquivos .tar | tar -xvf arquivo.tar | |
| gunzip -d | Descompacta arquivos .gz | gunzip -d arquivo.gz | |
| unarj | Descompacta arquivos .arj | unarj arquivo.arj | |
| startx | Inicia o X Window (Parte Gráfica do Linux) | startx | |
| kde | Inicia o KDE (Gerenciador de janelas, modo grafico), desde que tenha sido instalado o pacote kdestart | kde | |
| uname -a | Mostra a versão do kernel e a data da compilação. | ||
Autor: Tiengo, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Para você usar o disquete primeiramente tem que mountá-lo. Para isso, crie um diretório com o nome floppy (ou qualquer um de sua escolha) na raiz:
mkdir /floppy
Agora qual driver você quer montar? Se for o A ( /dev/fd0) :
mount /dev/fd0 /floppy
E se for o B(dev/fd1)
mount /dev/fd1 /floppy
Pronto.O teu driver agora está montado no diretório /floppy. E você poderá gravar ou apagar os arquivos bastando acessar o diretorio /floppy do teu linux.
Para desmountar o floppy disk:
umount /floppy
Obs:
a)Para mountar ou desmountar o disquete você não pode estar dentro do diretório
/floppy.
b)Se for consultar outro disquete você deve desmountar e mountar novamente.
c)Geralmente exite o diretório /mnt/floppy para a mountagem do disquete. Neste caso basta
mountá-lo.
d)Se o teu disquete foi gravado no sistema fat32, mount com a seguinte opção: mount -t vfat /dev/fd0 /floppy (por CyClops_)
Autor: CyberWalker. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Para você usar o CDROM primeiramente tem que mountá-lo, para isso crie um diretório com o nome cdrom (ou qq da sua escolha) na raiz:
digite: mkdir /cdrom
Agora é só mountar ele:
digite: mount -t iso9660 /dev/cdrom /cdrom
Pronto o teu CDROM agora esta montado no diretório /cdrom. Para consultá-lo basta acessar o diretorio /cdrom do teu linux.
Para desmountar o CDROM:
digite: umount /cdrom
Obs:
a)Para mountar ou desmountar o CDROM vc naum pode estar dentro do diretório /cdrom.
b)Se for consultar outro CD vc deve desmountar e mountar novamente.
c)Geralmente exite o diretório /mnt/cdrom para a mountagem do cdrom. Neste caso basta
mountá-lo.
Autor: CyberWalker. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Visualizar a partição do Windows no linux
mount -t vfat /dev/hdxx /win
hdxx = xx: depende em qual partição o teu Windows está. (ex: hda1: primeira partição, do HD primário master)
/win: você precisa ter este dir no linux: se não o tiver, no diretório raiz (/) digite: mkdir /win
Para acessar os arquivos da partição do Windows, basta acessar o diretório /win.
Autor: CyberWalker. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para : [email protected]
| bin | Arquivos executáveis (binários) de comandos essencias pertencentes ao sistema e que são utilizados com frequência. |
| sbin | Arquivos de sistema essenciais |
| boot | Arquivos estáticos de boot ou inicialização. |
| dev | Arquivos de dispositivos de entrada/saída. |
| etc | Configuração do sistema da máquian local com arquivos diversos para a administração de sistema. |
| lib | Arquivos de bibliotecas compartilhadas usadas com frequência. |
| mnt | Ponto de montagem de partição temporária. |
| tmp | Arquivos temporáriso gerados pro alguns utilitários. |
| var | Ficam os arquivos de informação variável.. |
| home | Diretórios dos usuários. |
| root | Diretório local do superusuário (root) |
| usr | Todos os arquivos de usários devem estar aqui (Ex: quando você isntala um progarama o executável geralmnet fica em : /usr/local/bin. |
Autor: Pulga____. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para : [email protected]
Instalando e Gerenciando Programas no Linux
Programas em fontesSeguindo a filosofia do próprio sistema Linux, a maioria de seus aplicativos vêm com código aberto. Grande parte dos programas que você pega na net com sufixo .tar.gz são somente os arquivos fonte, que vêm prontos pra ser compilados. Uma compilação tranforma as fontes em formatos binários, ou seja, que possam ser executados como um programa pelos usuários. Mas aí você pergunta, qual a vantagem da compilação de programas ? bem, ou o seu sistema pode precisar desse método (como no Slackware, na maioria das vezes) ou você pode incluir suportes adicionais (ou os dois). Isso contribui pra deixar o programa mais leve, ou sem funções que você não vai usar. Depois de descompactar o arquivo .tar.gz, basta entrar no diretório dele e ler o arquivo README ou INSTALL (ou ambos) e obter mais instrunções detalhadas de como instalar o programa. Veja teoricamente como funciona a compilação típica de um programa em Linux :
1. O configure
O programa vem com um script geralmente chamado de "configure" . A função dele é saber quais componentes necessários que você tem para compilar o programa. Se você não tiver algum que seja essencial, o script vai ser interrompido e se você quiser realmente o programa, vai ter que conseguir esse componente necessário. Outros são opcionais, e nao vão interromper. Se tudo der certo, esse script criará um arquivo (ou vários) chamado Makefile, que contêm os comandos de compilação. Você também pode incluir, se o programa permitir, parâmetros especiais com o configure, quando você quer suporte específico para alguma coisa.
2. O GNU Make
O Make somente funcionará se você tiver um arquivo Makefile (que o configure criou) no diretório atual, que têm as instrunções e os comandos para a compilação do programa. Então, para continuar basta digitar "make" na linha de comando para iniciar a compilação. Note que você deve ter o programa make instalado ... ele vem em todas as distribuições Linux.
3. O make install
Depois do programa ter compilado, os binários executáveis ficarão armazenados no diretório que voce descompactou as fontes. Para instalar o programa em locais mais adequados do computador, usa-se novamente o GNU Make acrescentado da opção "install" - "make install". E pronto ! O programa já estará instalado e pronto pra ser usado.
Essa é a teoria geral para a maioria dos programas, mas SEMPRE leia o arquivo README, porque o programa pode precisar de opcões especiais ou outros procedimentos alternativos. Veja um resumo de como se procede geralmente :
tar zvfx arquivo.tar.gz (para descompactar)
cd diretorio.que.o.arquivo.criou
./configure
(o . é necessário para simbolizar o diretório atual)make
make install
(sempre tenha certeza de que erros não ocorreram)
DICA : Se você desejar desinstalar um programa instalado a partir de um comando "make install", não se desespere que tem solução. Basta ir no diretório das fontes e digitar "make uninstall". Para dar certo, os arquivos Makefile tem que existir, o que implica que o configure deve ser executado.
OBS : Os programas também podem vir em .tar.gz, mas pré-compilados. Um bom exemplo desse tipo de empacotamento sao os pacotes do Linux Slackware, em formato .tgz (na verdade .tgz e exatamente a mesma coisa de .tar.gz). Para instalar um pacote no Slackware, basta colocar o pacote na raiz / do sistema, e digitar o comando de descompactamento. Cada componente vai para o seu devido lugar. Ou uma alternativa seria usar o pkgtool do Slackware (digite pkgtool na linha de comando)
Como instalar,usar e gerenciar programas RPMEsta é hoje uma das mais avançadas tecnologias de empacotamento de arquivos em sistemas Linux. Se você usa Red Hat, sempre prefira os arquivos RPM (RedHat Package Manager) do que os .tar.gz de um mesmo programa, pois eles vão poupar muito trabalho. Os arquivos RPM já vêm pré-compilados. Eles já vem com todos os suportes possíveis, mas isso não é uma grande desvantagem. O Red Hat é totalmente baseado nessa tecnologia, até a instalacao dele eh feita com os RPMs. Para gerenciar esses arquivos, existem as ferramentas Glint (modo gráfico) e rpm (modo texto). Para instalar novos pacotes, acho mais prático o rpm texto mas já no caso de fazer uma limpeza no sistema, o Glint certamente é melhor. Veja como instalar programas em rpm usando o modo texto :
rpm -ivh arquivo.rpm
rpm -Uvh arquivo.rpm
Veja como saber se tal programa que foi instalado com o RPM está em seu sistema Red Hat :
rpm -qa | grep palavra.chave
Exemplo : Quero saber se existe algum programa imlib no sistema. Mesmo sem saber a versão do programa, é possível saber se ele está instalado com uma palavra chave. Vou tentar "imlib".
~/ rpm -qa | grep imlib
imlib-cfgeditor-1.9.4-1
imlib-1.9.4-1
imlib-devel-1.9.4-1
Esse foi o resultado que eu obti. O imlib e alguns de seus componentes realmente estão instalados no computador.
Para desinstalar um pacote instalado :
rpm -e pacote
OBS : Note que nao é necessário incluir a versão do programa, a não ser que duas versoes estejam instaladas. Aí sim você vai dizer a versao para não confundir.
Existem também as opções --force ou --nodeps (geralmente as duas mais utilizadas). --nodeps serve para forçar a instalação do programa, mesmo se ele precisar de outros para funcionar. --force forca uma reinstalação, por exemplo. Para usá-las basta incluir o flag junto com o comando que você quer.
Exemplo : Você quer desinstalar o pacote, mas quando digita o comando rpm -e pacote, o sistema informa que este programa é necessário para o funcionamento de mais alguns. Mas voce quer remove-lo de qualquer forma :
rpm -e --nodeps pacote
Ou deseja reinstalar um pacote porquê apagou um arquivo acidentalmente :
rpm -ivh --force pacote.rpm
Autor: Thiago (usr) . Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Particionando o HD sem perder os dados utilizando o FIPS
Fips é um programa designado para reparticionar uma partição DOS sem apagar os dados nele contidos.
FIPS pode ser facilmente encontrado nos sites de distribuição do linux (geralmente no diretório dosutils). Também disponibilizamos no nosso servidor para download:
Fips15.zip (clique
aqui)
Fips20.zip (clique
aqui)
Para discos que usam FAT32, vc deve pegar a versao 2 do programa.
Vamos começar:
Você precisará de um programa de desfragmentação para
mover todos os dados para o inicio do HD. FIPS ira fazer a repartição somente se você
tiver o espaço livre necessário no fim do HD.
Pode-se usar o desfragmentador de disco do windows mesmo. Eu aconselho o Norton Speed Disk
que vem junto com o Norton Utilities.
Obs:Se vc usa algum gerenciador de disco como o Staker/SuperStor/Doublespace ou
Drivespace vc deve ler o texto special.doc que vem junto com o FIPS antes de continuar.
1º passo: Descompacte o arquivo e copie os
arquivos FIPS.exe, Restorrb.exe e o Errors.txt para um disco de boot.
Um disco de boot é facilmente feito digitando "sys a:" no prompt do dos, ou no
windows formatando um disquete com o tipo de formatação "copiar apenas os arquivos
do sistema".
2º passo:
Rode agora o desfragmentador de disco ou o Speed Disk (mas antes configure para deixar o espaço livre no fim do HD).3º passo:
Coloque o disquete no drive e reinicie o computador, depois basta digitar fips no prompt.O fips apresentará um aviso, pressione qualquer tecla e ele apresentará uma tabela do seu HD e perguntará em qual das partições existente em seu sistema você deseja reparticionar, normalmente você só terá uma ou duas partições e a partição desejada no nosso caso será a primeira, então vá em frente digite "1".4º passo:
Depois de confirmada a opção ele irá perguntar se você deseja fazer copia de segurança de sua tabela do sistema, eu aconselho fazer, por via das dúvidas fazer backup é um ato sadio. ;)5º passo:
O Fips irá lhe perguntar o tamanho para a nova partição,use as setas esquerda e direita para escolher. Para continuar pressione a tecla ENTER e se a nova tabela do HD concidir com o que você quer, pressione a tecla "C", caso contrário redefina a tabela pressionando "R".6º passo:
O fips fará todo o seu processo automaticamente e ao final você pode sair dele, dar o reboot no sistema e certificar-se que o seu sistema esteja rodando corretamente. Caso contrário pode recuperar usando aquele disquete de boot que você criou e os backups e rode o "restorrb.exe".Autor: Thisoares. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected] ou o UIN 19688047
Instalando o Linux Red Hat 6.0 pela internet
Sistema Utilizado:P-II-266, 64RAM, 2 HDs
Arquivos que fazem parte do pacote:redhat6.txt
Para instalar o linux Red Hat 6.0 (Hedwing) pela internet, você deve estar consciente de que é bastante trabalhoso, são 642 arquivos que dão aproximadamente 438Megas, eu demorei aproximadamente 18 horas. Vc deve pegar os arquivos do diretório RMPS, base e alguns arquivos do diretório images e dosutils (para criar o disco de boot e o suplementar).
Crie na raiz o diretório: \RedHat\RPMS, \RedHat\image, \RedHat\base, \RedHat\dosutil . Lembre-se que o linux diferencia maiuscula de minuscula, tome cuidado para criar o diretório RPMS com todas as letras em miuscula, pois o windows constuma criar como Rpms, e neste caso vc não ira conseguir instalar o linux. Com o windows explore (win98), em endereço certifique se realmente o dir: /RedHat/RPMS esta escrito assim.
Bem agora escolha um programa para fazer os downloads, e mãos a massa.
Entre em:
ftp://gd.tuwien.ac.at/opsys/linux/redhat.com/dist/redhat-6.0/i386/RedHat/RPMS/
ou
ftp://ftp.unicamp.br/pub/systems/Linux/distributions/redhat/redhat-6.0/i386/RedHat/RPMS/
Pegue todos as arquivos rpms e copie-os para o diretório: \RedHat\RPMS
Obs: os arquivos howtos não saum necessarios
Entre em :
ftp://gd.tuwien.ac.at/opsys/linux/redhat.com/dist/redhat-6.0/i386/RedHat/base/
ou
ftp://ftp.unicamp.br/pub/systems/Linux/distributions/redhat/redhat-6.0/i386/RedHat/base/
Pegue todos os arquivos e copie-os para o diretório: \RedHat\base
Entre em:
ftp://gd.tuwien.ac.at/opsys/linux/redhat.com/dist/redhat-6.0/i386/images/
ou
ftp://ftp.unicamp.br/pub/systems/Linux/distributions/redhat/redhat-6.0/i386/images/
Pegue o arquivo boot.img e copie-os para o diretório: \RedHat\image
Entre em :
ftp://gd.tuwien.ac.at/opsys/linux/redhat.com/dist/redhat-6.0/i36/dosutils/
ou
ftp://ftp.unicamp.br/pub/systems/Linux/distributions/redhat/redhat-6.0/i386/dosutils/
Pegue o arquivo rawrite.exe e copie-o para o diretório: \RedHat\dosustil
Primeiramente vc deve criar no mínimo 2 partições para o linux ( uma para o linux native 700 ~ 1.2 Gbyte, e outra para o swap 32~128 Mbyte). Caso vá instalar o linux em um HD que já tem o WIN, aconselho usar o Fips (tutorial na HP). Criado as partições do linux vamos detalhar a instalação.
De posse de todos os arquivos, vamos criar o disco de boot. No prompt do DOS, coloque o disquete no driver A: , e em \RedHat\dosutil execute o programa rawrite, digite
\RedHat\dosutil: rawrite
Aparecerá a seguinte mensagem:
Enter disk image source file name: c:\RedHat\image\boot.img (diretório onde está o file boot.img)
Enter target diskette driver: a:
Reinicialize o computador com o disquete de boot e em boot tecle: [Enter]
Red Hat Linux: OK
Choose a Language: English
Keyboard Type: us
Installation Method: hard drive
SCSI Configuration: NO ( a não ser que vc tenha uma HD SCSI)
Selection Partition: selecione qual partição esta o teu /RedHat/RPMS e o /RedHat/base
Installation Path: Install
Installation Class: Custom
Disk Setup: DiskDruid
Partindo da premissia que você já tenha particionado o teu HD em 1-particão WIN, 1-partição Linux Native, 1-partição Linux Swap, escolha onde esta a partição linux native e EDIT e em Mount point: / e depois OK
Active Swap Space: OK
Partitions to Format: OK (selecione a partição a ser formatada)
Components to Install: OK (ou selecione os da sua preferência)
Install Status: ficara mostrando o andamento da sua instalação.
Probing Result: OK
Configure mouse: selecione o tipo do teu mouse
NetWork Configuration: se não tiver placa de rede, NO
Configure Timezounes: OK
Services: OK
Configure Printer: Yes
Select Printer Connection: Local
Standard Printer Options: OK
Local Printer Device: OK
Configure Printer: selecione a tua impressora
Root Password: sua senha para entrar no linux
Authentication Configuration: OK
Boot Disk: Yes, e coloque um disquete, que sera criado o teu disquete de boot.
Lilo installation: escolha onde vc queira que seja instalado o Lilo.
Choose card: verifique se esta correto o tipo da sua placa de vídeo, OK
Monitor Setup: escolha o tipo do teu monitor ou Customizer.
Custom Monitor: freq do seu monitor, consulte o manual to teu monitor.
Screen Configuration: Escolha PROBE, e em Probing to begin: OK
Probing Finished: Let me Chosse: escolha a resolução da sua preferências e que a sua placa suporte ( 16 bits "800x600")
Starting X: OK
Can you see this message: Yes
Xconfiguration can set up...(vc deseja que o Xwindows seja carregado ao seu inicializado o linux)? NO
Pronto o teu linux foi instalado. Agora é so dar o boot. Eu uso o disquete de boot gerado em Boot disk, para iniciar o linux, pois preferi não usar o LILO.
Pronto agora vc é mais um usuário do linux, entre na HP na parte de aplicativos que tem as dicas de como instalar vários aplicativos para o linux.
Autor: CyberWalker. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Como instalar o Linux Red Hat com o CD-ROM
Se preparando para instalar o Linux Red Hat
Primeiramente antes de começar a instalação é muito importante fazer um inventário do seu computador. Isso pode ser útil se ocorrer algum problema de hardware.
Vc deverá ter uma lista com os seguintes itens anotados:
Teclado
Monitor (Sera útil você saber as frequências horizontal e vertical caso não tenha seu monitor na lista)
Mouse
CD-ROM (Se é compativel com o ATAPI)
Placa de vídeo
Criando disquete de boot
Essa etapa é para criar os disquetes de inicialização e o suplementar. Para isso deverá ter dois disquetes vazios e formatados. Eles vão ser criados usando o programa rawrite localizado no diretório /DOSUTILS localizado no CD ROM.
Ele deverá ser feito no DOS, no prompt vá para o diretório /DOSUTILS no CD e execute o programa rawrite. Ira aparecer:
Enter disk image source file name: D:\images\boot.img (O D: vc troca pela sua unidade de CD ROM)
Enter target diskette drive: A:
Please insert a formatted diskette into drive A: and press -ENTER- : (Insira o diskette e de ENTER)
Pronto vc já criou o primeiro disco de boot, insira outro disquete e execute novamente o rawrite, agora você irá criar o disco suplementar:
Enter disk image source file name: D:\images\supp.img
Enter target diskette drive: A:
Please insert a formatted diskette into drive A: and press -ENTER- : (Insira o diskette e de ENTER)
Pronto, seus disquetes de boot e suplementar já estão prontos.
Partições
Leia o tutorial "Particionando o HD sem perder dados utilizando o fips"
Instalando o Linux
Para instalar o Linux você precisa dar o boot:
Dando boot pelos disquetes
Insira o disquete de boot e reinicie o computador. (Se ele não der boot mude no setup para dar boot pelo floppy)
Pronto ele devera executar o programa de instalacão normalmente. Isso pode demorar um pouco.
Dando boot pelo CD ROM
Eu aconselho dar boot pelo CD ROM pois e mais rápido e simples
No prompt do DOS entre no diretorio /DOSUTILS (já conhecido hehe) e digite autoboot.bat
Seu monitor é colorido?
Numa tela em preto e branco será solicitado se está usando um monitor colorido de YES se for colorido
Configuração do teclado
Agora você ira escolher o tipo de seu teclado. Se não souber escolha o us ou us acentos que são os mais comuns. Você podera mudar depois da instalação com o comando /usr/sbin/kbdconfig
Suporte PCMCIA
Se um conjunto PCMCIA for encontrado você deverá inserir o disquete suplementar e carregar os drives a partir do disquete. Se nenhum conjunto for encontrado continue normalmente a instalação
Método de Instalação
Escolha Local CD ROM, se você tiver baixado o pela internet escolha hard drive
Instalação ou upgrade?
Escolha Install se for instalar o Linux pela primeira vez ou upgrade se já tiver o Linux e quiser atualiza lo (Se fosse atualizar não estaria lendo esse tutorial)
Partições
Escolha fips se ainda não tiver as particões e Disk Druid para editá-las ou criá-las com um espaço livre.
Não serão dadas informacões detalhadas sobre como criar as partições.
Certifique se que a partição Linux swap ponto de montagem (Mount Point) e a Linux Native ou Ext 2 tenha somente o / como ponto de montagem.
De ok (Como eu disse não será dada informações de como criar partições, e tbm como usar o Disk Druid ou fips. Quem sabe num outro tutorial)
Se encontrar algum erro nas partiçoes tal como falta de espaco será avisado
Formatação das partições
O programa irá pesquisar as particões de troca, se houver mais de uma escolha na caixa de seleção.
[ ] Check for bad blocks during format
(Selecione sim para ele checar blocos ruim durante a formatação)Uma outra mesma tela ira solicitar o mesmo mas com a partição linux native
Faça o mesmo
Quais componentes instalar?
Agora você ira escolher quais pacotes deseja em seu Linux. (Eu sempre escolho todos, depende do espaco em seu disco).
Instalando o Linux
Agora comecara a instalação do sistema. Aguarde pois poderá demorar um pouco.
Configurando o X Window
Você terminou de instalar os pacotes do Linux, agora irá configurar o X Window, Configure de acordo com seus itens. Se der algum problema durante a configuração poderá configurar o X Window com o comando XF86config ou no Setup.
Configurando a rede
Escolha No. Se for necessario escolha yes ou configure depois da instalação.
Fuso horário
[ ] Hardware clock set to GMT
(Não marque nada)Na caixa de seleção escolha o lugar que mais parece com seu fuso. (Se não souber, deixe o que está isso não é muito importante)
Serviços
Selecione quais serviços deseja iniciar ao executar o Linux. (Se não souber deixe os que estão.)
Impressora
Se quiser configurar sua impressora agora de YES. Em seguida será solicitado o local da impressora. Escolha Local se a impressora estiver conectada ao seu computador, Remote ipd se estiver conectada a LAN, LAN Manager desconheço. Tbm não encontrará aqui informacões detalhadas de como configurar a impressora.
Senha inicial
Agora escolha sua senha.
Lilo
Escolha Master Boot Record. (Com isso não precisará de disquetes para inicializar o Linux, para iniciar outro sistema como windows),
A instalação terminou!!, para ir para o Linux digite linux ou espere, pois ele ira carregar sozinho.Digite dos no prompt do lilo para ir para o windows ou DOS. (E claro que ira querer ir para o Linux.)
Ao iniciar o Linux ele irá checar algumas coisas, a seguir no prompt login: digite root, e no password: digite o password que forneceu durante a instalação.
Autor: MR_DOPE. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Instalando o Linux Red Hat Marumbi
Método utilizado:
Boot pelo CD
Na tela inicial, tecle Enter para optar pelo método de
instalação normal.
Aparecerá: Loading inirtd.....
Loading vmlinuz....
A seguir, o Linux fará uma verificação do sistema.
Escolha o seu idioma
Escolha - Monitor colorido: Sim ou Não ?
Escolha o tipo de teclado
Escolha Método de instalação pelo CD
Escolha Instalar
Escolha - Você tem controladora SCSI: Sim ou Não?
Escolha Diskdruid
Posicione a barra (utilizando as setas do teclado) sobre a partição do HD cujo ponto de
montagem você deseja definir e tecle F3 para edita-lo, conforme exemplo abaixo:
| Ponto de Montagem | Dispositivo | Requisitado | Real | Tipo |
| /win | hda1 | 950Mb | 950Mb | DOS16bit>=32 |
| hda2 | 64Mb | 64Mb | Swap | |
| / | hda3 | 651Mb | 651Mb | Native Linux |
| /mnt/zip | hdc4 | 95Mb | 95Mb | DOS16bit>=32 |
Ponto de Montagem é o diretório pelo qual você poderá
acessar a partição ou dispositivo.
No exemplo citado, o ponto de montagem /win se refere a uma particão Windows; o / a uma
partição Linux principal e o /mnt/zip , a um zipdrive.
A partição de Swap não requer definição. Tecle F12 para prosseguir.
Partição Swap: Selecione as 2 opções e tecle Enter
Partição Native Linux: Selecione as 2 opções e tecle Enter
Selecione os componentes a instalar:
(Consulte o link xxx )
Um log (registro) de sua instalação estará disponível em /tmp/install para consultas posteriores.
Resultado da detecção:
Encontrado mouse serial na porta xxx Anote este dado para consulta porterior.
Configuração de mouse: Escolha o seu tipo de mouse e selecione Emulação de 3 botões
Configuração do Monitor: (Recorra ao manual dele, se
for preciso)
Escolha Customizar e indique o seu tipo de monitor
Indique a freqüência vertical do monitor
Detecção de placa de vídeo - Escolha Não Detectar
Escolha a quantidade de memória de sua placa de vídeo
Escolha: Sem Configuração de ClockChip
Selecionar Modos de Vídeo:
O primeiro bloco se refere a 256 cores; o segundo, a 16 bits de cores por pixel (64k
cores) e o terceiro, a 24 (cores reais)
Tenho uma placa de Vídeo Trident 9680 com 2 megas de memória. Seleciono a resolução de
800x600 ou 1024x768 da coluna do meio.
Configuração da rede:
Você tem rede local? Sim ou Não ?
Configuração de Fuso Horário:
Marque: Relógio da máquina configurado para GMT e o Fuso Horário em que você está
Selecione os Serviços a serem carregados na inicialização (Consulte o link xxx )
Deseja configurar uma impressora? Sim ou Não ?
Caso sim, Como ela está conectada?
Se ela estiver conectada só ao micro corrente, Escolha Local
Opções padrão de impressoras:
Altere conforme suas necessidades. Usualmente, deixe como está.
Dispositivos de impressora local:
Serão detectadas as impressoras conectadas. Escreva o dispositivo (/dev/lpt0 ou /dev/lpt1
... etc..)
Tela específica da configuração de sua impressora
Configure-a.
Configurar profundidade de cores da impressão
Escolha um deles
Verificação da configuração da impressora
Selecione Pronto ou Edite para alterar as configurações
Senha do Superusuário (root):
Digite uma senha e repita-a, para confirmação
Instalação do Lilo
Onde deve ser instalado o carregador de boot?
MBR = Master Boot Record (Primeiro setor do HD). É onde o Windows grava o seu registro de
inicialização também. Optando por esta opção você o estará sobrepondo.
Quando o micro for inicializado, aparecerá o promtp do lilo. Tecle TAB para saber os
labels que você pode digitar.
Se nao digitar nada e aguardar alguns instantes, o Linux será automaticamente
inicilizado.
A outra opção é gravar o lilo na primeiro setor da partição de boot do linux.
Partiçoes iniciais Posicione a barra e selecione a partição cujo label (rótulo) você deseja alterar. Este é o label que você deverá digitar no prompt do lilo na inicialização
Retire os discos e cds dos drives e tecle F12.
Autor:°Å°q°ü°ä°£°ü°ñ°g° . Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: °Å°q°ü°ä°£°ü°ñ°g° ([email protected])
Como remover o LILO do seu computador
Para remover o LILO do seu computador e faze-lo voltar a iniciar no Windows95/98, faça o seguinte:Inicie o computador no Windows, pegue um disquete qualquer , coloque-o no drive e faça um disco de boot digitando o seguinte:
format a: /q /s
copy c:\windows\command\fdisk.exe a:\
copy c:\windows\command\sys.com a:\
Deixe o disco no drive, reinicie o computador e depois digite o seguinte:
fdisk /MBR>
sys c:
Após isso o LILO será removido do seu computador e ele voltará a iniciar normalmente na partição do Windows.
Autor: FREDY. Qualquer dúvida ou sugestão,dica envie um e-mail para: [email protected]
Problemas frequentes com o Lilo
Objetivo:
Esse tutorial tem como objetivo solucionar os problemas mais frequentes pertinentes ao Lilo (Linux Loader).
Problema:
Mande-me via email (segue no final desse tutorial) um problema com o seu LILO
1)Eu tento dar boot e aparece "LI" somente. O que eu faço?
Método 1:
Reinicie o computador. Entre no BIOS e ative boot via CDROM. Coloque o seu CD do linux no driver de cd e de boot. Após carregar o cd, entre como root e digite:
lilo
Isso irá reinstalar o Lilo no MBR baseado no seu /etc/lilo.conf
Método 2:
Se o seu BIOS não dá boot pelo CD ou você não tem o cd, é mais complicado (mas não impossível). De boot pelos disketes de boot ou pelos de instalação do seu Linux. Depois entre como root, e digite:
lilo
Isso irá reinstalar o Lilo no MBR baseado no seu /etc/lilo.conf
2)Eu reinstalei o Windows e não consegui mais entrar no linux. O que eu faço?
Entre no Windows e conecte-se a Internet. Pegue o programa loadlin e utilize-o para dar boot para o linux via DOS(olhe aqui como se configura o Loadlin).
Após dar boot via LoadLin, digite no console:
lilo
Isso irá reinstalar o Lilo no MBR baseado no seu /etc/lilo.conf
Autor: |X-man|, qualquer dúvida, problema não resolvido
ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Efetuando Login Diretamente pelo X-Windows
Finalidade:Esse tutorial tem como finalidade permitir que você defina que o padrão de login seja feito pela interface gráfica do Linux (X-Windows).
Procedimentos:1. Edite o arquivo /etc/inittab como no exemplo abaixo:
# pico /etc/inittab
2. Dentro do inittab faça como descrito abaixo:
Exemplo de um arquivo inittab original:
id:3:initdefault:
Altere o valor de 3 para 5, desta forma:
id:5:initdefault:
3. Salve o arquivo inittab e reinicie o computador.
4. Aguarde o Linux carregar, e não insira nenhum login e senha até que seja inicializado o X-Windows automaticamente.
Disposições Finais:O login é efetuado pela interface do KDE. A qualquer momento você pode fazer com que o login volte a ser efetuado pelo terminal, e para isso basta editar novamente o arquivo inittab pelo XTerm, alterando o valor 5 para 3.
Autor: SubZeroØ1, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Muitos usuários do Linux, principalmente os iniciantes, tem muitas dificuldades em relação ao particionamento correto do hd para a instalação do Linux, seja qual for sua distribuição.
Neste tutorial que escrevi, vou explicar como criar as partições utilizando-se do Disk Druid, bem mais amigável que o fdisk e mais aconselhável para você que é iniciante.
O Disk Druid não dispõem de tantos tipos de partições como o fdisk, mas faz o que tem que fazer para o particionamento correto de seu hd para Linux.
Vamos direto ao ponto que nos interessa nesse tutorial, pulando as fases anteriores da instalação do Linux. Neste tutorial, vamos supor que o nosso Linux seja o Red Hat, o qual utilizo.
Na tela que aparece entre particionar usando o Fdisk e o Disk Druid, clique no que nos interessa.
Devemos criar primeiramente a partição /boot, onde contém os arquivos de inicialização.
Clique em adicionar
O ponto de montagem é /boot
Vamos colocar 5MB para essa partição, digite 5 onde pede o
tamanho da partição.
Selecione Nativa Linux ou Linux Native
onde pede o tipo
Não selecione extensível, mais tarde veremos o que é
extensivel
Clique em OK
Clicando em OK, você voltará a tela inicial do DiskDruid, agora com sua nova partição presente, lá no topo.
Agora vamos criar a partição de troca (swap).
Se você tiver 16MB de memória RAM, crie essa partição com 32MB. Caso seu micro tenha 32MB ou mais, coloque o mesmo tamanho de sua memória ram. O máximo que você pode colocar para a partição de troca do Linux é 127MB. Note que se você colocar mais, 300 por exemplo, ele até aceita, mas não fará uso do restante que ultrapassar os 127MB, portanto, nunca coloque mais que 127MB para a partição de troca.
Vamos supor que você tenha 64MB de memória RAM.
Clique em adicionar Em
tamanho, coloque 64
O tipo de partição é Linux Swap, confira se você a
selecionou
Não selecione extensivel
Clique em OK
Você voltou a tela inicial, agora há três partições, a do Windows, ou DOS, a /boot e a de troca.
Agora vamos criar a partição principal, a raíz.
Clique em adicionar
No ponto de montagem digite /
Em tamanho, coloque 300
Selecione extensível
Clique em OK
Note que para a partição raíz selecionamos
extensível. Mas para que selecionar?
Repare que digitamos apenas 300 para a partição raíz, mas também selecionamos
extensível, ou seja, se o seu hd tiver 2.5GB, ele irá ler esses 300MB que colocamos no
tamanho dessa partição, e se houver mais espaço para frente ele também lerá, ou seja,
como o hd tem 2.5GB ele pegará esses 300MB mais o restante até o fim do hd.
Até ai é só, seu hd está pronto para receber o linux, agora é só curtir e deixar pra quebrar a cabeça quando for configurar :D
Autor: CoLLaPsE. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Configurando o modem no Linux
-Configurando o modemPrimeiramente devemos verificar 3 itens importantes em relação ao teu modem:
a) Qual o tipo do modem.
b) Qual Porta esta configurado o modem.
c) Qual IRQ o modem esta utilizando.
Citaremos 2 métodos para checar os itens acima:
1) Consultando o manual
a) Verifique se o teu modem não é do tipo WINMODEM, este tipo de modem para funcionar utiliza algumas funções do Windows, portanto não funciona no Linux.
b,c) Verifique como configurar por jumpers a Porta e o IRQ do teu modem.
| COM1 | IRQ4 | 3F8 | cua0 |
| COM2 | IRQ3 | 2F8 | cua1 |
| COM3 | IRQ4 | 3E8 | cua2 |
| COM4 | IRQ3 | 2E8 | cua3 |
Procure configurar o modem utilizando a configuração padrão, isto é , o modem na COM1 e IRQ4 ou COM2 e IRQ3 ou COM3 e IRQ4 ou COM4 e IRQ3. Verifique também em qual porta/irq o mouse esta utilizando , para evitar conflitos.
2) Consultando o Windows
Se o teu computador já acessa a internet no Windows, vamos verificar como esta configurado o teu modem.
No Painel de Controle - Modem , clique em Mais informações, e na janela de Mais informações vc tem em qual porta , qual IRQ e qual o tipo do teu modem.
Verificados os itens e se o teu modem esta configurando em uma Porta/IRQ padrão e não apresenta nehum conflito com outros dispositivos do teu hardware (mouse, etc) vá no item Testando o modem..
Se o teu modem usa IRQ ou Porta fora do padrão , talvez vc tenha que configurar o teu linux para que ele detecte o teu modem , então vamos lá:
Supondo que o teu modem esta na COM4 e usa o IRQ=5
digite:
cd /dev
rm modem (apaga o link simbolico) ln -s cua3 modem (cria o link modem simbolico)setserial /dev/cua3 irq 5
Opcionalmente vc pode acrescentar: spd_hi (57600) ou spd_vhi (115200). Neste caso teriamos:
setserial /dev/cua3 irq 5 spd_vhi
-Testando o modem
Para finalizar vamos testar se o teu modem esta configurado corretamente, executando o minicom:
Digite: minicom
Abrira uma tela e se tudo estiver correto aparecerá um OK, e digite ATZ, tem que aparecer um OK rapidamente. Se o teu modem for da 3COM-USRobotics digite: ati7 e devera aparecer a descrição do teu modem. Lembre que a resposta a este comandos deve ser bem rápida, se ele demorar muito para responder e vc tem dificuldades em digitar na tela do minicom, provavelmente você esta tempo problemas com a configuração do teu modem, refaça os itens anteriores.Agora se tudo deu certo, você já pode conectar na internet através do minicom, pppsetup, pppd, Kpp, etc.
Autor: CyberWalker. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para : [email protected]
Configurando a conexão com a Internet com o pppsetup
Antes que você comece essa empreitada, é necessário que você leia o texto a seguir na íntegra e anote primeiramente as informacões que você precisa obter sobre o seu hardware e sobre o seu provedor de acesso.
* WinModems não são reconhecidos pelo Linux, não podendo, assim, ser utilizados *
Sobre o hardware:
* A que porta o seu modem está conectado ?
* Taxa de transmissão de dados do modem.
* Modem Init String
Sobre o provedor:
* Número do telefone de conexão de seu provedor.
* O seu provedor usa CALLBACK (Chamada de Retorno)?
* DOMAIN NAME
* DNS IP ADDRESS (Primário e Secundário)
Maiores detalhes ao longo texto.
Feito isso, baixe o pppsetup-1.97.tgz
Execute o pppsetup uma só vez, para criar os scripts de conexão.Configure-o assim:
Tela PHONENUMBER:
Digite atdt seguido do número do telefone de conexão de seu provedor.
Ex.: atdt2335645
Use atdt no caso de o seu telefone suportar discagem por tom ou atdp se a discagem for por pulsos.
Tela MODEM DEVICE:
A que porta o seu modem está conectado ?
cua0 = (COM1: under DOS) cua1 = (COM2: under DOS)
cua2 = (COM3: under DOS) cua3 = (COM4: under DOS)
Você pode verificar isto executando um programa de verificacão do hardware, no ambiente DOS, ou, no ambiente Windows, acessando o Painel de Controle, clicando no ícone Modems. Caso o seu modem seja do tipo Plug and Play, é recomendado que você abra o micro e configure os jumpers para uma COM livre, de acordo com as instrucões do manual dele.
Tela MODEM BAUD RATE:
Refere-se à taxa de transmissão de dados do modem.
Configure de acordo com a velocidade de sua placa.
Há duas opcões para quem tem placas com velocidades de 28.8, 33.6, or 56Kbps modem...
Recomenda-se selecionar a opcão de 115Kbps.
Tela CALLBACK YES or NO?
O seu provedor usa CALLBACK (Chamada de Retorno)?
CALLBACK é quando você disca para o seu provedor de acesso e dá a ele o seu número de
telefone de forma que ele possa discar para você de volta. Então, quando ele lhe chamar,
você lhe fornece o seu login e senha.
A maioria dos provedores não utiliza este tipo de servico. Responda Não, a não ser que
você tenha certeza de que ele utiliza tal servico.
Tela MODEM INIT STRING:
String = seqüência de caracteres
MODEM INIT STRING: Seqüência de caracteres de iniciliazacão do modem. Uma init string
comum a muitos modems é ATZ. Contudo, você pode verificar a init string correta através
do minicom. Execute o minicom, ignore a janela de comandos teclando ESC. Aparecerá,
então, os caracteres que você deve digitar aqui nesta tela.
Exemplo: a string do meu modem é AT S7=45 S0=0 L1 V1 X4
&c1 E1 Q0
Então devo digitar ATZ OK ¨AT S7=45 S0=0 L1 V1 X4 &c1 E1 Q0¨ OK
Não se esqueca de colocar as aspas.
Tela DOMAIN NAME:
Digite o ¨domain¨ (nome de domínio) do seu provedor.
É algo como: netland.com.br
Se não souber, consulte o seu provedor.
Tela DNS IP ADDRESS:
Qual é o endereco IP de seu provedor?
É um número com formato semelhante a este: 207.132.116.5
Se não souber, consulte o seu provedor ou tente encontrá-lo acessando o ícone da Rede
Dial-up, no Windows.
Tela PAP, CHAP, or SCRIPT? :
Estes são protocolos de autenticacão do seu login.
Dependem do tipo de hardware e software usado por seu provedor.
Escolha PAP e continue a seguir este tutorial.
Caso não consiga êxito, repita os passos do pppsetup, desta vez escolhendo CHAP.
Caso também não consiga, isto é matéria para outro tutorial.
De qualquer maneira, consulte o seu provedor: talvez ele dê suporte à conexão pelo
Linux. : ))
Tela PAP or CHAP LOGIN? ...
Digite o seu login.
Tela PAP or CHAP PASSWORD? ...
Digite a sua senha.
O pppsetup mostrará a seguir todas as configuracões que foram feitas e os respectivos arquivos criados.
A versão do pppsetup que utilizo é a 1.97. Ele cria
alguns arquivos, dentre eles 2 scripts: o pppscript no diretório /etc/ppp e o ppp-go, no
/usr/bin
Ambos precisam de permissão de execucão.
Para isso, digite
cd /etc/ppp
chmod 755 pppscript
cd /usr/bin
chmod 755 ppp-go
* O comando chmod altera as permissões dos arquivos. O número se refere ao tipo de permissão. Isto será discutido em outro tópico *
Edite também o arquivo /etc/resolv.conf para que fique desta maneira:
search domain_do_seu_provedor
nameserver dns_primário_do_provedor
nameserver dns_secundário_do_provedor
Uma vez feito isso, para se conectar, digite no prompt: ppp-go -q
Autor: Aqualung
Acessando a Internet com o Kppp
Introdução
Este tutorial se propõe a explicar sobre o funcionamento do kppp, o dialer (discador) do ambiente gráfico KDE, e como configurá-lo para que estabeleça uma conexão com um provedor de acesso Internet . Tendo sido criado pela equipe de desenvolvedores do projeto KDE, o kppp, assim como os demais aplicativos e utilitários que fazem parte do KDE, visa a facilidade de uso . O kppp simplifica o processo de discagem e conexão com provedores de acesso Internet .
Como diversas pessoas enfrentam problemas para se conectar a Internet através de outras ferramentas de linha de comando, o kppp vem de encontro as necessidades desses usuários . O kppp na verdade é um front end para o pppd . Trata-se de uma interface gráfica de fácil uso, oferecendo menus e botões, que usa como base o pppd no processo de discagem e conexão . Devido a sua facilidade de uso, fácil assimilação e configuração, o kppp revela-se uma ótima opção em sua categoria .
Como obter o kppp
O kppp é parte integrante do pacote kdenetwork, um dos pacotes integrantes do conjunto de aplicações que formam o KDE . Ele pode ser obtido diretamente do site oficial do projeto KDE . Sendo assim, se você possui o KDE instalado e instalou o pacote kdenetwork, você já possui o kppp instalado . É importante salientar que não é necessário executar o KDE para utilizar o kppp, mas é necessário ter o QT e o KDE instalados . Não vou entrar em detalhes sobre como instalar o QT e o KDE, pois não é esse o objetivo deste tutorial . O kppp, assim como os demais aplicativos para o KDE, podem ser executados a partir de qualquer Window Manager (como WindowMaker, Enlightenment, etc), bastando para tanto ter o QT e o KDE instalados e funcionando corretamente .
Como configurar o kppp
Retirando o lock
Algo importante a ser lembrado é que, como padrão, o arquivo /etc/profile/options está em lock (travado) e, para se conectar a Internet, você precisa destravá-lo . Você precisa editar o arquivo em questão (/etc/ppp/options) e comentar a linha que contém a palavra lock . Para comentar a linha preceda a palavra lock com um sinal de # .
Configurando a conexão
Esta é a parte que realmente interessa : a conexão . Para começar, clique Setup . Uma nova janela irá se abrir com diversas orelhas de configuração . Clique em Accounts .
Dial
Em Connection Name informe o nome que terá sua conexão (o nome de seu provedor de acesso, por exemplo) . Em Phone Number informe a número de telefone de acesso do seu provedor . Em Authentication você escolhe qual o tipo de autenticação que seu provedor utiliza . Caso não tenha certeza, ligue para o suporte do provedor e solicite essa informação . No meu caso, o kppp não funcionava corretamente até eu escollher a opção PAP .
Deixe marcada a opção Store Password caso deseje que sua senha de acesso seja armazenada e lembrada a cada vez que se conectar, livrando você do trabalho de ter que digitá-la a cada nova conexão . Em Execute program upon Connect você pode especificar se deseja executar algum programa assim que a conexão seja estabelecida, e em Execute Program upon Disconnect, executar um programa quando você se desconectar .
IP
Como o maioria das conexões são baseados em IP dinâmicos, deixe marcada a opção Dynamic IP Address . Será usado o endereço IP fornecido pelo provedore de acesso a cada nova conexão . Se, ao contrário, sua conexão for baseada em um IP estático, marque a opção Static IP Address e indique o endereço de IP estático que utiliza para se conectar .
DNS
Informe em DNS Servers o endereço(s) do(s) servidor(es) DNS de seu provedor . Atenção para essa informação pois ela é essencial para que a conexão se estabeleça .
Accounting
O botão Enable Accounting habilita/desabilita a contagem de custos telefônicos . Habilite-o caso deseje controlar seus gastos telefônicos :-)
Volume Accounting
Esssa opção permite a você visualizar o número total de bytes recebidos, bytes enviados ou ambos . Dica : Quando a conexão se estabelece, clique em Details na janela principal do kppp e será exibida uma janela com uma ilustração de um modem trabalhando e o total de bytes enviados/recebidos ou de acordo com sua escolha na configuração .
Recomendo escolher a opção Bytes in and out (Bytes recebidos e enviados) para ter uma melhor visualização de tudo que esta entrando e saindo de sua máquina na conexão corrente .
Bem , essas são as informações básicas para se configurar uma conexão no kppp . É claro que existem mais opções que podem ser utilizadas em casos específicos, mas essas informações são o básico para a maioria dos casos .
Indicando onde está seu modem
Para indicar ao kppp onde está seu modem, escolha o dispositivo apropriado da lista Modem Device . Se já existe um link simbólico apontando para seu modem, escolha /dev/modem . Escolha também a velocidade aporpriada em Connection Speed . Em meu caso, com um modem de 33.600, escolhi a opção 115200 .
Dica : Caso você utilize o Red Hat Linux, para criar um link simbólico que aponte para seu modem você pode utilizar o Control Panel . Em um terminal digite control-panel . Clique no botão Modem Configuration . Então é só escolher em que porta está localizado seu modem, confirmar com OK e o link será criado .
Para testar se seu modem é reconhecido, clique na orelha Modem e clique em Query Modem . Isto fará um teste, enviando alguns comandos ATI ao modem . Caso o modem responda aos comandos ele está configurado corretamente . Caso contrário, certifique-se de ter destravado o arquivo /etc/ppp/options, como explicado no início deste tutorial . Caso isso ainda não funcione, pode ser que seu modem esteja instalado em outra COM (porta de comunicação) .
Importante : Antes de comprar um modem você deve ter o cuidado de verificar se o mesmo não é um modelo WinModem . Esses modelos são específicos para o Windows e não funcionam sob o Linux .
Finalizando
Este tutorial esta em sua primeira versão e erros podem aparecer . Caso encontre algum, sinta-se a vontade para me avisar . Espero que com este pequeno tutorial esteja ajudando de alguma forma, mesmo que pequena, aos iniciantes e a toda comunidade Linux . Caso queira entrar em contato com o autor deste tutorial, escreva para mim neste endereço .
Autor: André Luís Lopes, qualquer dúvida ou sugestão, mande um email para mailto:[email protected]
Conectando na internet com o WvDial
IntroduçãoNa minha opniao o WvDial e' o melhor programa pra se
conectar a internet, ja' que ele roda em modo texto, aceita multiplos provedores e
auto-detecta o init string do seu modem e o optimiza. Este tutorial adminte que o seu
kernel tem suporte para PPP e que seu modem está corretamente configurado em relacao a
IRQ`s e COM`s (se nao estiver, olhe o Tutorial de modem deste site).
Download
O WvDial pode ser baixado diretamente deste site, apenas
clique neste link .
Ele tambem pode ser obtido na página
oficial .
Descompacte o arquivo wvdial1_2.tar com o seguinte comando:
Digite: tar -xzvf wvdial1_2.tgz
entre no diretório criado pelo tar e digite: make
e depois: make install
Agora o WvDial está instalado.
ConfiguraçãoAgora temos que gerar o arquivo de configuração do WvDial, para isso, simplesmente digite:
# wvdialconf /etc/wvdial.conf
agora edite o arquivo /etc/wvdial.conf e configure com os dados do seu provedor (telefone, username e password).
Seu WvDial esta configurado.
Agora temos que acertar alguns detalhes da configuracao de rede do linux:
edite o arquivo /etc/resolv.conf e coloque as seguintes linhas:
search menuprovedor.com.br
nameserver ip_do_meu_nameserver
por exemplo:
search uol.com.br
nameserver 200.246.5.2
Se voce nao sabe qual é o seu nameserver, pergunte ao
seu provedor.
Para conectar-se, digite:
# wvdial
Usando o WvDial com multiplos provedores
Para utilizar mais de um provedor com o WvDial basta editar o /etc/wvdial.conf
Passo 1: dando nome ao seu provedor.
voce deve construir uma chave com o nome do seu provedor por exemplo:
[Dialer Meu_provedor]
Passo 2: Definir o modem
Isso deve ser igual ao gerado pelo WvDial por exemplo:
Modem = /dev/ttyS3
O exemplo mostra que o modem está na COM4.
Passo 4: Definindo a velocidade
neste campo voce coloca a velocidade por exemplo:
Baud = 57600
No exmplo temos um modem de 56K (isso também funciona com modens 33.6)
Passo 5: Inits
Eu recomendo copiar estes dois campos do Default do WvDial.
Passo 6: Detalhes do Provedor
preencha de acordo com seu provedor:
Phone = telefone_do_provedor
Username = seu_username
Password = suapassword
Passo 6: Configuracao da rede linux
Edite o /etc/resolv.conf seguindo os passos ja descritos acima.
Passo 7: Escolhendo o provedor para se conectar:
Agora você deve escolher que provedor conectar:
Se você não der nenhum parametro ele se conecta com o provedor Default , agora se
vocÊ quiser usar outro, digite:
# wvidial nome_do_provedor
nome do provedor é o nome que você colocou na
chave , no caso do exemplo o nome é Meu_provedor
Algumas considerações....
O WvDial não roda no background como o ppp-go ou outros aplicativos então quando voce executá-lo, ele ocupará um terminal. Uma solução para isso é forçá-lo a rodar no background, para isso digite:
# wvdial [nome_do_provedor] &
Não existe um programa para finalizar o WvDial entao é só usar o Cltr+C ou matar o wvdial usando o kill.
Fim do tutorial.....espero ter ajudado....boa sorte!
Autor: «§Þøök¥». Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Acessando a Internet com o Minicom
Requisitos: Pacotes da série "n", ou kits da internet como ppp, tcp/ip, minicom, pppd...Esteja também com a configuração do seu provedor de internet, como: gateway, servidor dns, e o host. Para editar os arquivos você usará um editor de sua preferência (joe, mcedit, pico). Bom, agora que você tem tudo em mãos é só seguir os passos:
1° - Passo:
joe (ou um outro editor que você use) /etc/resolv.conf
domain o_host_do_seu_provedor
nameserver gateway_do_seu_provedor
nameserver o_dns_do_seu_provedor
2° - Passo:
joe /etc/hosts.deny, coloque:
ALL:ALL
3° - Passo:
joe /etc/hosts.allow, coloque:
ALL:127.0.0.1
4° - Passo:
Você deverá configurar o minicom com o comando: "minicom -s" ai, é só salvar as configurações e entrar no minicom com o comando: "minicom".
ai depois que ele inicializar o modem você deverá dar o comando:
ATDT 5456456 ==> esse numero será o do seu provedor se a sua linha for tone. ATDP 5456456 ==> se a sua linha for pulse.Ai, ele vai conectar com o provedor, pedir o seu username e a sua senha, depois que você passaros seus dados para o seu provedor, você dará o comando: ALT + Q, ai ele irá sair do minicom sem desconectar, ai para estabelecer a conexão com o seu servidor voce dará o comando:
pppd-2.2 /dev/modem 115200 defaultroute.
Atenção: o numero 115200 varia com a velocidade, esse numero 115200 corresponde com o seu modem a 33.600 bps. Não se esqueça de salvar os arquivos que você editou.Autor: DANOS. Qualquer dúvida ou sugestão mande um e-mail para: [email protected]
| Como
descobrir o IP do servidor DNS do seu provedor Para configurar o linux para acessar a internet, precisamos informar a ele o IP do servidor DNS do nosso provedor. Uma maneira bem simples é usar o programa /windows/winipcfg.exe. Este programa está presente no WIN95 e WIN98. Ao executá-lo aparecerá a seguinte tela:
nameserver 200.230.2.13 Obs: o IP 200.230.2.13 é fictíciio, não o utilize. |
Finalidade:
Esse tutorial tem como finalidade ajudar a você a identificar se o seu modem e PCI ou ISA.
Atualidade:
Hoje em dia, a maioria dos fabricantes dos modems novos preferem utilizar os modems PCI ao invés dos modelos tipo ISA, pois o acesso ao hardware é mais rápido, e é mais fácil de se configurar em ambientes Windows. Contudo, no Linux, os modems ISA, são muito mais fáceis de configurar.
Materiais:
1 chave de fenda
Responsabilidade:
Não me responsabilizo por quaisquer danos obtidos seguindo-se este tutorial. Todos os seus atos são de sua ú responsabilidade
Procedimentos:
Autor: |X-man|, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Configurando a placa de som no Linux
IntroduçãoTer uma placa de som hoje em dia em computador, é requisito básico praticamente. Então por que deixá-la inativa?
Por esse motivo decidi escrever esse tutorial de como configurar a sua placa de som no Linux. Tudo que tem um, # deve ser digitado no terminal, sem o #. Por exemplo, eu digitei: # ls, então vc digita somente ls no terminal. Caso vc não consiga fazer ele funcionar, me contacte pelo email [email protected].
Divirta-se com esse tutorial que resolve muitos problemas com som
Requisitoss mínimos do sistemaEu recomendo antes de vc começar esse tutorial, que vc
pegue na internet esse programas:
| Programa | Link | Descrição | Ambiente |
| OSS | Link | Programa que permite em últimos casos o som funcionar no Linux | Console e X |
| MPG123 | Link | Programa que permite vc tocar mp1, mp2 e mp3 | Console e X |
| Pacote Sox | Link | Programa que permite tocar arquivos .wav | Console e X |
| ISAPNPTOOLS | Link | Programa que permite utilizar placas ISA PnP | Console e X |
Se você tiver uma BIOS PnP com uma placa PCI, é muito mais fácil configurar (na maioria dos casos). Nesse caso iremos usar um kernel do Linux compatível com PnP.
Vá para o Console (terminal) e digite:
OBS: Se você não sabe esses dados da sua placa de som, entre no windows > Painel de Controle > Sistema > Controladores de som e jogos > Clique na sua placa de som e depois em propriedades > Orelha recursos > Olhe o IRQ . Quanto ao DMA e o resto só com o manual da sua placa de som ou com o OSS, que auto detecta a sua placa e as configurações da mesma.
Todos as versões do Linux Método 1:OBS: Se você nao sabe esses dados de sua placa de som, entre no windows > Painel de Controle > Sistema > Controladores de som e jogos > Clique na sua placa de som e depois em propriedades > Orelha recursos > Olhe o IRQ . Quanto ao DMA e o resto só com o manual da sua placa de som ou com o OSS, que auto detecta a sua placa e as configurações da mesma.. No exemplo acima, foi utilizado no exemplo o kernel 2.1.132
Método 2:
Método 3:
OBS: É necessário ter compilado o som como módulo para fazer isso. Isso só funciona se a sua placa for ISA e PnP
Método 4Para tocar algum arquivo wav no Console:
Para tocar algum arquivo mpx (mp1, mp2, mp3) no Console:
OBS: sendo x = 1,2 ou 3
Autor: |X-man|, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Configurando as placas de vídeos SiS
Requisitos mínimos:XFree 3.3.3
SiS-Config.tar.gz
Primeiramente antes de começar, deverá baixar o XFree 3.3.3 nos links abaixo: (Nem todos são necessários. Aqui esta o XFree 3.3.3 inteiro, se quiser pegue somente os arquivos necessários para sua placa, são importantes os que estão marcados com "*")
*172,294 X11R6-contrib-3.3.3-4cl.i386.rpm
*12/11/99 05:32 1,270,424 XFree86-100dpi-fonts-3.3.3-6cl.i386.rpm
*12/11/99 05:32 7,321,555 XFree86-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:32 855,821 XFree86-3DLabs-3.3.3-6cl.i386.rpm
*12/11/99 05:32 1,097,440 XFree86-75dpi-fonts-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:32 698,173 XFree86-8514-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:32 769,070 XFree86-AGX-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 856,322 XFree86-I128-3.3.3-6cl.i386.rpm
2/11/99 05:33 756,884 XFree86-Mach32-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 801,430 XFree86-Mach64-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 701,637 XFree86-Mach8-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 757,875 XFree86-Mono-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 777,340 XFree86-P9000-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 947,959 XFree86-S3-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 852,333 XFree86-S3V-3.3.3-6cl.i386.rpm
*12/11/99 05:33 1,213,782 XFree86-SVGA-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 766,046 XFree86-VGA16-3.3.3-6cl.i386.rpm
*12/11/99 05:33 714,452 XFree86-W32-3.3.3-6cl.i386.rpm
*12/11/99 05:33 182,600 XFree86-XF86Setup-3.3.3-6cl.i386.rpm
*12/11/99 05:33 833,404 XFree86-Xnest-3.3.3-6cl.i386.rpm
*12/11/99 05:33 1,019,690 XFree86-Xvfb-3.3.3-6cl.i386.rpm
*12/11/99 05:33 1,906,706 XFree86-devel-3.3.3-6cl.i386.rpm
*12/11/99 05:33 818,859 XFree86-libs-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 194,002 XFree86-xfs-3.3.3-6cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 131,208 Xaw3d-1.3-18cl.i386.rpm
12/11/99 05:33 191,502 Xaw3d-devel-1.3-18cl.i386.rpm
*12/11/99 05:33 94,953 Xconfigurator-3.82-2cl.i386.rpm
ftp://ftp.conectiva.com.br/pub/conectiva/guarani/i386/conectiva/RPMS/X11R6-contrib-3.3.3-4cl.i386.rpmPegue
também o SiS-Config.tar.gz:
http://www.angelfire.com/in/dopeapps/images/SiSConfig.tar.gz
Com os arquivos a mão vamos a instalação:
Para instalar o XFree 3.3.3 digite rpm -ivh nome_do_arquivo. Se apresentar alguma mensagem como conflito use rpm -ivh --replacefiles nome_do_arquivo nesse arquivo.
Depois de instalado digite: xf86config e proceda normamente, note que sua placa agora vai estar no menu selecione a.
Agora instale o sisconfig.tar.gz
Descompacte em qualquer local: tar -xvzf sisconfig.tar.gz
Entre no dir q ele criou e digite: make
Ele vai apresentar uma tela colorida com as opções da resolução que queira usar:
para resolução de 800x600 digite: make 2
Se quiser outro tipo digite make 1 ou make 2, conforma apresentado no programa.
Agora basta digitar startx e divertir se!!
Autor: MR_DOPE. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Como configurar a resolução do vídeo no X-Windows
Uma das maiores dúvidas de usuários iniciantes em
Linux é de como fazer para mudar a resolução do vídeo no Linux. Neste texto não vou
explicar todo o processo de configuração do vídeo, mas somente a parte onde se troca a
resolução, uma coisa muito simples porém que os usuários que se auto-denominam
"GURUS" não tem paciencia de explicar. Vamos ao que interessa.
Primeiro: Você deve ter em mãos informações sobre a placa de vídeo (driver,
memória, etc.) e também informações sobre o monitor.
Segundo: Muita paciência. ;)
Vamos Lá!!!
Rode o comando xf86config
#xf86config
A partir daqui várias telas irão aparecer lhe pedindo informações, não irei entrar em
detalhes sobre elas, mas se você tiver alguma dúvida é só entrar em contato.
Vou pular direto para a parte que nos interessa, aqui é onde nós vamos configurar o
vídeo para a resolução que nos interessa.
For each depth, a list of modes (resolutions) is defined. The
default resolution that the server will start-up with will be the first listed mode that
can be supported by the monitor and card.Currently it is set to:
"640x480" "800x600" "1024x768" for 8bpp
"640x480" "800x600" for 16bpp
"640x480" for 24bpp
"640x400" for 32bpp
Note that 16, 24 and 32bpp are only supported on a few configurations. Modes that cannot
be supported due to monitor or clock constraints will be automatically skipped by the
server.
1 Change the modes for 8pp (256 colors)
2 Change the modes for 16bpp (32K/64K colors)
3 Change the modes for 24bpp (24-bit color, packed pixel)
4 Change the modes for 32bpp (24-bit color)
5 The modes are OK, continue.
Enter your choice:
Aqui é mostrada a configuração "default" do Linux, se você não alterar nada
o vídeo ficará configurado para 640x480 em 256 cores. Mas porquê? Simples, se você
olhar um pouco mais acima, onde é mostrada as resoluções e as cores você irá notar
que a PRIMEIRA é a de "640x480 for 8bpp", então essa será a resolução e
quantidade de cores. Mas como mudar isso? Também é simples, vamos supor que você queira
uma resolução de 800x600 High Color que já é uma resolução muito boa, primeiro
devemos eliminar a opção de 8bpp, assim, digite "1" e tecle enter. Irá
aparecer a seguinte tela:
Select modes from the following list:
1 "640x400"
2 "640x480"
3 "800x600"
4 "1024x768"
5 "1280x1024"
6 "320x200"
7 "320x240"
8 "400x300"
9 "1152x864"
10 "1600x1200"
11 "1800x1400"
12 "512x384"
Please type the digits corresponding to the modes that you want to select. For example,
432 selects "1024x768" "800x600" "640x480", with a default
mode of 1024x768.
Which modes?
Aqui você escolhe a resolução que você deseja, como esta é a opção de 8bpp e
nós não queremos nenhuma resolução nessa cor não tecle nada e de um enter, você
acabou de eliminar a opção para 8bpp, depois disso a tela ira voltar para a anterior
você digita "2" que é a opção para 16bpp ou High Color e então escolhe a
resolução, note que você pode escolher mais de uma resolução sendo que a primeira é
sempre a "default". Tecle 432 e dê enter.
Voltamos para a tela anterior, ficará algo mais ou menos assim:
For each depth, a list of modes (resolutions) is defined. The
default resolution that the server will start-up with will be the first listed mode that
can be supported by the monitor and card.Currently it is set to:
"1024x768" "800x600" "640x480" for 16bpp
"640x480" for 24bpp
"640x400" for 32bpp
Note that 16, 24 and 32bpp are only supported on a few configurations. Modes that cannot
be supported due to monitor or clock constraints will be automatically skipped by the
server.
1 Change the modes for 8pp (256 colors)
2 Change the modes for 16bpp (32K/64K colors)
3 Change the modes for 24bpp (24-bit color, packed pixel)
4 Change the modes for 32bpp (24-bit color)
5 The modes are OK, continue.
Enter your choice:
Agora você tecla "5" e dê um enter.
Pronto você acabou de configurar seu vídeo para High Color, foi difícil?? Creio que
não, mas muitos não tem paciencia para explicar uma coisa tão simples. Espero ter
ajudado a todos vocês e qualquer dúvida é só entrar em contato ok, abraços e até a
próxima!
Autor: JohnNetto (CableGuy). Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Como configurar a acentuação no Linux Red Hat
Sitema utilizado: Linux Red Hat 6.0 (Hedwig), teclado padrão americano
Para aqueles que possuem o Linux na versão inglês a acentuação se torna um problema, e neste tutorial tentamos solucioná-lo de uma forma mais simples. Testamos a acentuação nos seguintes programas:
- KDE, normal.
- Kvirc, normal.
-WordPerfect8, problema com o "ç"
-StarOffice5.0, normal
-console, tecla "del" = "~"
-demais editores tais como: pico , emacs , normal
Segue abaixo os procedimentos para acentuação.
Primeiramente, caso você não tenha o arquivo do mapa de teclado us-acentos, vc precisa copiá-lo, basta clicar: us-acentos.map.gz
Copie este arquivo no diretório: /usr/lib/kbd/keymaps/i386/qwerty ( ou dependendo da versão do linux Red Hat: /usr/lib/keytables ).
Execute o programa configurador do teclado digite: kbdconfig
Selecione : us-acentos e OK
Pronto, agora teremos dois procedimentos, um para ter acentos no console e outro no ambiente X.
Acentos no Console:
1)Edite o arquivo /etc/rc.d/rc.local Acrescente no final deste arquivo a seguinte linha:
digite: setfont lat1u-16.psf
2)Edite o arquivo /etc/profile .Acrescente no final deste arquivo a seguinte linha:
digite: LC_CTYPE=ISO-8859-1
export LC_CTYPE
3)Reinicialize a máquina e você terá a acentuação no console.
Acentos no ambiente X.
Feito a parte do "Acentos no Console" vamos configurar o ambiente-X para que funcione a acentuação, ressaltando que para que a acentuação no ambiente X funcione, é necessário ter feito os procedimentos para a acentuação no console
1) Renomeie o arquivo /usr/X11R6/lib/X11/locale/iso8859-1/Compose. Faça o download do mapa de caracteres, clique: Compose e copie o no diretório: /usr/X11R6/lib/X11/locale/iso8859-1/
2) Edite o arquivo /etc/X11/XF86Config e descomente a opção XkbDisable:
#To disable the XKEYBOARD extension, uncomment
XkbDisable.
#XkbDisable
Ficando assim:
#To disable the XKEYBOARD extension, uncomment
XkbDisable.
XkbDisable
3) Agora vc tem que criar o arquivo /etc/X11/xinit/.Xmodmap , para que o backspace funcione corretamente, com a seguinte linha:
digite: keycode 22 = BackSpace
Caso você queira faça o download do nosso file .Xmodmap (clique aqui)
4) Pronto, saia e entre no ambiente X e você terá os acentos.
Obs:
1)Caso o Backspace não funcione edite o arquivo /etc/X11/xinit/Xclients e insira na última linha:
xmodmap -e "keycode 22 = BackSpace"
2)Caso vc não queira fazer o download do arquivo Compose (/usr/X11R6/lib/X11/locale/iso8859-1/Compose), edite-o com as seguintes alterações:
Cedilha:
Procure a seguinte linha no arquivo:
<dead_cedilla> : "\347" ccedilla
E após ela insira as seguintes linhas:
<dead_acute> : "\307" Ccedilla
<dead_acute> : "\347" ccedilla
Aspas:
Comente a seguinte linha:
#<dead_diaeresis> : "\250" diaeresis
E após ela acrescente:
<dead_diaeresis> : "\"" quotedbl
Autor: CyberWalker. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Utilidade do ISA PnP:
Esse programa serve para "achar" as placas ISA PnP do seu computador e faze-las funcinar (teoricamene).
Download do ISA Pnp:
ftp://MetaLab.unc.edu/pub/Linux/Incoming/isapnptools-1.18.tgz
ftp://MetaLab.unc.edu/pub/Linux/system/hardware/isapnptools-1.18.tgz
ftp://ftp.redhat.com/pub/pnp/utils/isapnptools-1.18.tgz
Instalando o ISA PnP:
Usando o ISA PnP:
Para configurar o ISA PnP, digite em um console:
pnpdump --config > /etc/isapnp.conf
Finalizando, digite:
isapnp /etc/isapnp.conf
Isso irá detectar a placa!
Autor: |X-man|, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Objetivo:
Se você esta tendo problemas com o seu X, uma hipótese para consertá-lo é trocar de SERVER. Esse é o objetivo desse tutorial.
Verifique qual e o seu server:
cd /var/X11R6/bin
file X
Ele deve mostrar algo como:
X: symbolic link to /usr/X11R6/bin/XF86_SVGA
XF86_SVGA e o seu server do X.
Mudando de server:
Primeiro você deve renomear o link antigo do X:
cd /var/X11R6/bin
mv X old
Agora você deve criar um link novo para o X:
ln -s /usr/X11R6/bin/SERVER /var/X11R6/bin
SERVER =
Acima só são listados os mais usados. Todos os servers para o X podem ser obtidos em: ftp.xfree86.org
OBS: Logicamente que para você trocar de server, você precisa ter instalado o mesmo. Visite www.xfree86.org para atualizações, notícias e downloads de servers para o X.
Problemas mais frequentes:
Uso o RH e possuo uma placa S3 e uso o server S3. Já configurei meu monitor, mas quando tento entrar no X, a tela fica preta e a luz do monitor alaranjada. O q eu faço?
Use o server SVGA
Autor: |X-man|, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Configuração do X-Windows na placa SiS 530
1 - Faça o download do servidor XSiS (versão atualizada) em ftp://ftp.suse.com/pub/suse_update/X/XFCom/xsis/glibc2/xsis-990317.tgz (a versão anterior não funciona)
2 - Copie-o para o diretório raiz ( / ) e descompacte: tar -zxvf xsis-990317.tgz
3 - Verifique se foi criado o arquivo XFCom_SiS no diretório /usr/X11R6/bin. Se não, ache-o (find / -name XFCom_SiS -print) e mova-o para o diretório /usr/X11R6/bin.
4- Faça o download do XF86Configaqui (configurado para placa SiS 530 e para o monitor Samsung Sincmaster 3Ne) e o copie para /etc/X11
4 - Personalize o seu XF86Config, de acordo com seu monitor, com seu editor de texto preferido (ex: joe XF86Config ou emacs XF86Config). Aqui cabe uma observação: o XF86Config que está disponível nesta página está configurado para o monitor Samsung Sincmaster 3Ne. Se o seu monitor for diferente faça o seguinte:
a)Renomeie XF86Config que vc baixou aqui (por exemplo cp XF86Config XFVelho
b)Apague os XF86Config que por ventura ainda existirem em /etc e /etc/X11 ( rm XF86Config)
c)Configure, através do XConfigurator, a placa de vídeo como sendo genérica (Generic Svga) e o seu monitor.
d)Abra o XF86Config(pode estar em /etc ou /etc/X11 -> joe XF86Config ) resultante e copie os dados da seção monitor (Section Monitor) até o end section antes do "Section Device" para o XF86Config que vc baixou na minha página (joe XFVelho), substituindo a Section Monitor existente
e)Localize nas outras seções onde estiver Monitor "sm" e substitua o "sm" pelo nome do seu monitor configurado pelo XConfigurator (o que consta na Section Monitor)
f)Apague o XF86Config "rm XFConfig"
g)Renomeie o arquivo novamente cp XFVelho XF86Config
5 - Remova o link X que esta' no diretorio "/etc/X11":
cd /etc/X11
rm X
6 - Crie o link novamente, apontando agora para novo driver:
ln -s /usr/X11R6/bin/XFCom_SiS /etc/X11/X
- Agora é so iniciar o X-Windows:
kde
(ou)startx
É bom lembrar que o Linux é case sensitive, ou seja diferencia as maiúsculas das minúsculas (joe XF86Config é diferente de JOE xf86config).
Estas dicas já foram testadas com sucesso no Guarani, Red Hat e Slackware.Tenho noticias que isto funciona também com a placa SIS 620. Qualquer dúvida, mande-me um e-mail
Autor: Luiz Henrique Lopes. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Usando placas de vídeo com chipset intel 740
O driver de vídeo para essa placa ainda está em desenvolvimento, portanto você deve obtê-lo separadamente em ftp.precisioninsight.com ou em ftp.redhat.com.
Placas de vídeo testadas
* Real3D Starfighter AGP
* Diamond Stealth II/G460 AGP
Placas de vídeo que funcionam com esse X Server
* 3DVision-i740 AGP * ABIT G740 8MB SDRAM * AGP 2D/3D V. 1N, AGP-740D * ARISTO i740 AGP (ART-i740-G) * ASUS AGP-V2740 * Chaintech AGP-740D * EliteGroup(ECS) 3DVision-i740 AGP * EONtronics Picasso 740 * EONtronics Van Gogh * Everex MVGA i740/AG * Flagpoint Shocker i740 8MB * Gainward CardExpert 740 8MB * Gigabyte Predator i740 8MB AGP * Hercules Terminator 128 2X/i AGP * Intel Express 3D AGP * Jaton Video-740 AGP 3D * Joymedia Apollo 7400 * Leadtek Winfast S900 * Machspeed Raptor i740 AGP 4600 * Magic-Pro MP-740DVD * MAXI Gamer AGP 8 MB * Palit Daytona AGP740 * QDI Amazing I * Soyo AGP (SY-740 AGP) * VideoExcel AGP 740 * ViewTop ZeusL 8MB * Winfast S900 i740 AGP 8MB
AVISO: Existe um risco potencial rodar esse X Server em placas não testadas, podendo danificar a placa de vídeo ou o monitor.
Instruções para download e instalação
Instalação:Vc pode baixar o arquivo .rpm e colocá-lo em qualquer diretório que vc quiser, mas é sugerido que os arquivos sejam colocados em /tmp. Quando for executado o comando RPM apropriado, os arquivos necessários serão colocados nos diretórios apropriados em seu sistema.
no Red Hat 5.x (glibc):
1) vá para o diretório /tmp de seu sistema e baixe do ftp://ftp.redhat.com/pub/XBF/ o arquivo XBF-i740-glibc-1.0.0-1.i386.rpm
2) instale o arquivo usando o seguinte comando. rpm -ivh XBF-i740-glibc-1.0.0-1.i386.rpm
3) depois de instalar , de os seguintes comandos ( como root, é claro!) ln -sf /usr/X11R6/bin/XBF_i740 /etc/X11/X
NOTA IMPORTANTE:
Depois de instalar o X server, o arquivo XF86Config necessita ser "upgradeado". Para fazer isso basta fazer o seguinte:
no Red Hat 5.x (glibc)
1) Vá para /tmp e baixe de ftp://ftp.redhat.com/pub/XBF/ o arquivo xf86config-glibc-1.0.0.i386.tgz
2) instale o arquivo (como root, é claro!) cd / tar xvzf /tmp/xf86config-glibc-1.0.0.i386.tgz
3) rode "xf86config" como root
OBS: Siga a risca esses dois últimos passos, porque senão, não funciona!!!
Durante a execução do xf86config será perguntado qual o modelo de placa de vídeo. Veja a lista e digite o número correspondente à sua placa. Quando aparecer "Which one of these screen types do you intend to run by default (1-5)?" selecione 5 e responda "n" à criação de link simbólico. Pressione apenas "enter" para a na seleção de RAMDAC e para a seleção de Clockchip. A resolução fica ao seu gosto ( mas como a minha intel 740 tem 8M de memória eu uso 1024x768 24bpp!! )
Autor: X_Mal. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Como configurar um modem PnP ISA
Instalando o ISA PnP:
Descompacte ele(tar -zxvf isapnp.tar.gz), entre no diretorio criado, e instale(./configure, make, make install)
Download do ISA Pnp:
ftp://MetaLab.unc.edu/pub/Linux/Incoming/isapnptools-1.18.tgz
ftp://MetaLab.unc.edu/pub/Linux/system/hardware/isapnptools-1.18.tgz
ftp://ftp.redhat.com/pub/pnp/utils/isapnptools-1.18.tgz
Usando o ISA PnP:
Para configurar o ISA PnP, digite em um console:
pnpdump --config > /etc/isapnp.conf
Finalizando, digite:
isapnp /etc/isapnp.conf
Depois disso, edite o arquivo /etc/isapnp.conf - pico /etc/isapnp.conf ou vi /etc/isapnp.conf
Nesse arquivo voce encontrará linhas semelhantes com as abaixo, uncomente(tire o # do começo da linha) a linha que está de acordo com a configuração do seu modem, nesse exemplo a linha "(IO 0 (SIZE 8) (BASE 0x03e8))" já que o modem está instalado na com3(cua2). Repare que segundo a tabela abaixo 3E8 é igual a com3, se seu modem estiver na com2 ou cua1, uncomente a linha que contenha o 2F8, e assim vai.. Por fim uncomente as linha(se seu modem for outro a linha sera diferente). Se sua pl de som também for isa e pnp você terá que configura-las para que não exista conflito entre elas. Uncomente todas as linhas com (ATC Y)
lembre-se:
| COM1 | IRQ4 | 3F8 | cua0 |
| COM2 | IRQ3 | 2F8 | cua1 |
| COM3 | IRQ4 | 3E8 | cua2 |
| COM4 | IRQ3 | 2E8 | cua3 |
Feito isso, edite o arquivo /etc/rc.d/rc.local e e no final dele coloque setserial /dev/cuaX UART 16550A irq X Talvez você tenha que mudar o UART 16550A de acordo com a marca de seu modem, acho q para USrobotics pnp esse UART16550A funcionará. Reinicie o linux e no boot deverá aparecer algo como "USR0006/3214525583[0]{U.S.Robotics Inc. Sportster 33.6 Voice Internal}" -- ENABLED - OK" (isso de acordo com o exemplo) o USR0006 e o U.S.Robotics certamente irão mudar se seu modem for outro, mas o mais importante é que apareca o ENABLED -- OK no final.
Não apague nenhuma linha desse arquivo, mesmo que você naum va usar ela!!
Exemplo de configuração.
# Start dependent functions: priority acceptable
# Fixed IO base address 0x03e8
# Number of IO addresses required: 8
(IO 0 (SIZE 8) (BASE 0x03e8))
# IRQ 3, 4, 5 or 7.
# High true, edge sensitive interrupt (by default)
# (INT 0 (IRQ 3 (MODE +E)))
# End dependent functions
(NAME "USR0006/3214525583[0]{U.S.Robotics Inc. Sportster 33.6 Voice Internal}")
(ACT Y)
))
# End tag... Checksum 0x00 (OK)
Autor: Felt. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para : [email protected]
Configurando a placa de som CMI8330 no Linux
Sitema Utilizado: Linux Red Hat-6.0 (Hedwig), placa de som onboard SoundPro CMI8330
Primeiramente verifique se o kernel está com os seguintes drivers de som habilitados como módulos:
|M| Sound card support
...
|M| OSS sound modules
...
|M| 100% Sound Blaster compatibles (SB16/32/64, ESS, Jazz16) support
...
|M| MPU-401 support (NOT for SB16)
...
|M| Microsoft Sound System support
...
|M| FM synthesizer (YM3812/OPL-3) support
...
|M| Loopback MIDI device support
Detectando a placa de som e salvando as configurações da placa no arquivo isapnp.conf
pnpdump > /etc/ isapnp
Lendo a configuração da placa e ativando-as
isapnp /etc/isapnp.conf
Configurando o arquivo /etc/conf.modules
Edite o arquivo /etc/conf.modules (RH) ou /etc/modules.conf (SLACK)e verifique se não possui as linhas baixo, caso não tenha coloque-as.
alias sound ad1848
pre-install sound insmod sound dmabuf=1
alias midi opl3
options opl3 io=0x388
alias midi mpu401
options mpu401 io=0x330 irq=9
options ad1848 io=0x530 irq=11 dma=0 soundpro=1
Isto fará com que os módulos de som acima citados sejam carregados e sua placa passe a funcionar
Obs: Os dados de io e irq , devem ser os que a tua placa esta usando
Autor: KrIssKRoSs. Qualquer dúvida ou sugestão, envie um e-mail para: [email protected]
Bom depois de muitas horas no linux, e na internet com meu notebook do lado, procurando por informações que me ensinasse como configurar esta placa de video finalmente consegui.
Bom vamos ao que interessa:
Faça o seguinte, pegue este arquivo primeiro, xsis.tgz.
Em tgz: ftp://ftp.suse.com/pub/suse_update/X/XFCom/xsis/glibc2/xsis.tgz
Copie ele para o diretório /home/sis, e descompacte-o
No diretório /home/sis: tar -zxvf xsis.tgz
Foram criados varios arquivos mas o que se destaca e este XFCom_SiS.
Depois execute o Xconfigurator e selecione a placa SiS 5597 e o seu monitor.
Entre no diretório: /usr/X11R6/bin
Agora faca um backup do Arquivo XF86_SVGA:
cp XF86_SVGA XF86_SVGA.Backup
Copie o arquivo /home/sis/XFCom_SiS para o diretório /usr/X11R6/bin
cp /home/sis/XFCom_SiS /usr/X11R6/bin
Renomeie o arquivo XFCom_SiS para XF86_SVGA
cp XFCom_SiS XF86_SVGA
Agora só te desejo boa sorte, digite startx para entra e pronto.
SK-Linux: Colaborador do Canal #Linux_RedHat da Brasnet:
Autor: SK-Linux. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Sistema utilizado: Linux Guarani, com Kernel 2.0.36
Entendendo o processo:
Bem, atualmente utiliza-se na gravação de CD's em Linux, um software chamado CdRecord, que eu ainda não conheço bem, mas sei que é compatível com um enorme número de Gravadores de CD IDE e SCSI.
Toda a questão é que ele só funciona com devices SCSI, e sendo assim, mesmo compatível com gravadores IDE ele não consegue utilizá-los para gravar.
Para isso, existe um suporte no Kernel do Linux que transforma o seu device IDE (hdxx) em uma device SCSI. Então, para que o software para gravação de CD funcione é necessário que o Kernel seja recompilado, com suporte a SCSI e a emulação de SCSI em IDE. Assim como explicado no próximo item.
Recompilando o Kernel com os devidos suportes:
Após instalar os devidos pacotes para compilar o Kernel (caso já não esteja instalado), entre no diretório /usr/src/linux (pelo menos no Guarani é esse o diretório) e digite make xconfig, uma vez estando sobre um gerenciador de janelas qualquer (Utilizar o make xconfig, torna muito mais fácil o precesso de escolha das opções para recompilar o Kernel) e habilite as seguintes opções:
1- Em "Floppy, IDE, and other block devices"
SCSI emulation support
Loopback device support
2- Em "SCSI support"
SCSI support
SCSI CD-ROM support
SCSI generic support
Obs: Esteja certo de desabilitar em SCSI support, a opção: Probe all LUNs on each SCSI device. Se esta opção ficar habilitada, não funcionará.
Nas opções listadas acima, eu utilizei Yes (Y), mas o CD Writing How To, diz que algumas podem ser utilizadas como módulo, porém, eu não vejo muita vantagem nisso.
Bem, depois de configurado o Kernel (como pode ser encontrado no Kernel How To ou no Tutorial desta HP sobre Kernel) recompile-o.
Na hora de editar as entradas no LILO, utilize a linha append="hdx=ide-scsi" onde (x) é a letra que indica a seu drive Gravador de CD (Ex: Secundary Master=hdc). Veja o exemplo do meu lilo.conf abaixo:
boot=/dev/hda
map=/boot/map
install=/boot/boot.b
prompt
timeout=50
default=linux
image=/boot/zImage
label=linux
root=/dev/hda3
read-only
append="hdc=ide-scsi"
image=/boot/vmlinuz-2.0.36-2cl
label=old
root=/dev/hda3
read-only
other=/dev/hda1
label=w
table=/dev/hda
Certo, então, após recompilado o Kernel e editado o Lilo (não se esqueça de digitar lilo, após editar o lilo.conf), dê um boot na máquina e instale o software para gravar CD. Eu aconselho o XCDRoast, que pode ser pego em www.linuxberg.com. O XCDRoast, é uma interface gráfica para o CdRecord, sendo muito fácil de trabalhar.
Bibliografia: Kernel How To e CD Writing How To.
Autor: Bruno Fortinho Guimarães. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Configurando a HP-720 no linux
Sistema Utilizado: Linux Red Hat 6.0(Hedwig), Kernel-2.2.5-22Introdução:
Explicarei neste tutorial os passos para instalar a impressora HP 720C (Nativamente for windows) no sistema Linux Red Hat. Neste tutorial estarei sendo específico no modelo 720C, mas estes procedimentos também se aplicam aos modelos 710 , 820 e 1000, para maiores detalhes a estes modelos sugiro que seja consultado a documentação na página oficial: http://www.httptech.com/ppa.
Restrição: Ela só imprimirá em Preto e Branco .
Instalação:
Para começarmos a fazer a nossa impressora funcionar no Linux , usaremos um pequeno programa que emula o PPA da HP (Printing Performance Architecture).
URL Oficial:: http://www.httptech.com/ppa
Download:ppa-0.8.6.tar.gz (24 Kbytes)
OBS:Todos os procedimentos à seguir deverão ser feitos como ROOT.
Depois de ter baixado esse pequeno programa , decompacte-o em sua pasta /home:
cd /home
tar -zxvf ppa-0.8.6.tar.gz
cd pbm2ppa-0.8.6
Agora é a hora de compilar o programa: Aconselho a ler os arquivos README.
Para compilar digite:
make 720
Bom, agora o programa ja foi compilado. Copie o programa para a pasta /usr/bin:
cp pbm2ppa /usr/bin/
Agora temos que editar o arquivo printerdb, que esta no diretório /usr/lib/rhs/rhs-printfilters/
pico /usr/lib/rhs/rhs-printfilters/printerdb
Temos que adicionar as seguintes linhas no arquivo printerdb
StartEntry: DeskJet720C
GSDriver: pbm
Description: {HP DeskJet 720C}
About: { \
Esse driver suporta a impressora HP Deskjet 720c no Linux. \
Ele ainda não suporta impressão colorida. \
IMPORTANTE! Insira \
"- | pbm2ppa -" \
no campo "Extra GS Options" .\
}
Resolution: {600} {600} {}
EndEntry
Agora salve o arquivo , e vá para a interface grafica.
Configurando a impressora no Painel de controle
Entre no Painel de Controle (control panel) , na parte de Impressoras (Printer Configuration) : Para fazer isso , digite em uma shell:
control-panel
Vá no ícone Printer Configuration(geralmente o terceiro ícone) e selecione para adicionar impressora (se já tiver alguma , apague-a).
Clique em ADD, depois no campo imput filter. Clique em SELECT. Agora e só selecionar a impressora HP DeskJet 720C . Configure o tamanho do papel , e as demais opções, e NAO SE ESQUEÇA:
No campo Extra GS Options , deixe como: - | pbm2ppa -
Clique em Ok em tudo , e Pronto. Agora , se deu tudo certo , a sua impressora for windows já estará funcionando. Para testar se esta tudo OK , saia do gerenciador de impressoras no painel de controle , e volte pra essa mesma ferramenta. (é preciso reiniciar pra fazer efeito). Agora selecione a impressora e , va no menu Tests e selecione Print Postscript test page. Se o teste saiu impresso , pode comemorar. (apesar de estar em preto e branco , quebra o maior galho).
Autor: Joao Paulo Coelho (AnotherLeveL. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Como configurar o joystick no Linux
Requisito:Sistema Utilizado:
Instalação:
Verifique em /lib/modules/2.x.x/misc (2.x.x , depende da versão do seu kernel) se existem os arquivos joystick.o e joy-analog.o. Se não existir recompile o kernel com as opções JOYSTICK=M e JOY_ANALOG=M na seção Joystick Support e utilize apenas make modules e make modules_install
Feito isso você precisa carregar estes módulos, e você pode fazer isso automaticamente ao inicializar o linux ou manualmente, claro você deve escolher apenas um método.
-Manualmente:
Em um terminal digite:
insmod /lib/modules/2.x.x/misc/joystick.o
insmod /lib/modules/2.x.x/misc/joy-analog.o
-Automaticamente:
Para que os módulos sejam carregados na inicialização, edite o arquivo /etc/conf.modules, e insira as seguintes linhas:
alias joystick joy-analog
pre-install joystick insmod joystick
options joy-analog js_an=0x201,0x00f3
Os parâmetros variam conforme o joystick, neste caso 0x201 é a porta default de joystick e 0x00f3 é o parâmetro que determina axis, buttons e compatibilidades. No meu caso funcionam 4 botões do joystick. Consulte a documentação do kernel para maiores detalhes (/usr/src/linux/Documentation/joystick.txt)
Edite o arquivo /etc/rc.d/rc.sysinit para que sejam lidas as configurações do joystick no /etc/conf.modules
[rc.sysinit] Antes
if [ -n "$USEMODULES" ]; then
if grep -s -q "^alias sound" /etc/conf.modules ; then
action "Loading sound module" modprobe sound
fi
if grep -s -q "^alias midi" /etc/conf.modules ; then
action "Loading midi module" modprobe midi
fi
fi
[rc.sysinit] Depois
if [ -n "$USEMODULES" ]; then
if grep -s -q "^alias sound" /etc/conf.modules ; then
action "Loading sound module" modprobe sound
fi
if grep -s -q "^alias midi" /etc/conf.modules ; then
action "Loading midi module" modprobe midi
fi
if grep -s -q "^alias joystick" /etc/conf.modules ; then
action "Loading joystick module" modprobe joystick
fi
fi
Verificando os módulos:
Para confirmar se os módulos do joystick foram carregados corretamente utilize o lsmod que lista os módulos carregados. Em um terminal digite:
lsmod
Calibrando o joystick:
Pronto o teu joystick já esta configurado, agora precisamos calibrá-lo, para isso usaremos o programa xjscal
Download: xjscal.tar (591 Kbytes)
Escolhi o diretório /home para ser utilizado nas instalações das aplicações, mas vc pode escolher qualquer outro diretório, e neste caso basta substituir o /home pelo seu diretóio escolhido. Copie o arquivo baixado da net para o /home e vamos a instalação.
Entre no diretório /home e descompacte o arquivo
tar -xvzf xjscal.tarFoi criado o diretório /home/xjscal
No diretório /home/xjscal/xjscal-2.1, digite:
make make installPronto! O binário do xjscal foi copiado em /usr/X11/bin. Se esse diretório não estiver no seu PATH adicione-o, editando o ~/.bash_profile. Agora é só digitar xjscal e calibrar o joystick.
Autor: CyberWalker e KrIsSkRoSs. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected] ou [email protected]
Primeiro você terá que baixar o arquivo xfstt-0910.tgz ( basta clicar).
Vamos supor que você tenha copiado o arquivo em: /home,
no diretório /home digite: tar xvzf xfstt-0910.tgz
Foi criado o diretório /home/xfstt0910. E agora iremos instalá-lo:
no diretório /home/xfstt0910 digite: make
no diretório /home/xfstt0910 digite: make install
Feito isto, entre do diretório /usr/ttfonts e apague o link simbólico winfonts, ou redirecione-o para o diretório onde estão os fontes True Type do teu Windows (por exemplo: ln -s /win/windows/fonts winfonts).
Agora, é hora de colocar algumas fontes no linux... eu peguei algumas fontes do windows. Vamos copiá-las:
digite: cp /win/windows/fonts/*.* /usr/ttfonts
Agora vamos rodar o xfstt para atualizar as fontes:
digite: xfstt --sync
Para executar saia do X-Windows (KDE) e no console digite: xfstt &
Entre no X-Windows (KDE) e em um console digite: xset fp+ unix/:7100
Pronto vc já pode desfrutar das fontes True Type.
Caso você deseje que as fontes True Type sejam carregadas automaticamente ao iniciar o linux, você deverá fazer editar dois arquivos:
1) Edite o arquivo /etc/profile, colocando na última linha: xfstt &
2) Edite o arquivo de inicialização do X-Windows com a seguinte linha:
xset fp+ unix/:7100No caso do KDE o file é: /etc/X11/xinit/kdeinitrc
Autores: |YUSUKE| & No_Limit. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para:[email protected]
Podemos criar os ícones no KDE de duas formas:
Execute o gerenciador de arquivos do KDE (kfm), abra o diretório onde está o arquivo para o qual você quer criar o ícone, clique com o botão direito do mouse, arraste-o até a área de trabalho do KDE, solte o mouse e selecione link . Pronto: está criado o ícone. Este é um método bem prático; a desvantagem é que o ícone é o padrão do KDE (parafuso).
Segundo método:
Clique na área de trabalho como o botão direito do mouse, selecione Novo e depois Aplicativos (Program) . Uma tela se abrirá e nela você substitui o Program.kdelnk pelo NomedoseuPrograma.kdelnk (por exemplo, ICQ.kdelnk). Foi criado o ícone na área de trabalho. Agora vamos editá-lo para que ele abra o teu arquivo. Clique com o botão direito do mouse no ícone criado e escolha Propriedade. Abrir-se-á a seguinte tela:
Selecione Executar, e, no campo Executar, digite o caminho do seu aplicativo, ou clique em Navegar... para selecionar o caminho do aplicativo. Clique no ícone do KDE (parafuso) e selecione o ícone desejado. Estes são os ícones padrão do KDE, mas você pode selecionar qualquer outro arquivo *.xpm. Clique em OK e pronto! Está criado o ícone para o teu aplicativo
Autor: CyberWalker. Qualquer dúvida ou sugestão, envie um e-mail para: [email protected]
Executar os Gerenciadores de Janela
Caso, ao você digitar startx no teu micro, seja executado o KDE e você queira usar o After Step ou o Another Level (wm padrão do Linux Red Hat), ai vai a dica:
O camando básico é : xinit -e nomedoseuwm
xinit -e afterstep (rodar o afterstep)
xinit -e AnotherLevel ( o wm pdrão do linux)
xinit -e startkde (rodar o KDE)
Autor: CyberWalker. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Criando atalhos no WindowMaker
Objetivos desse tutorial:
Esse tutorial tem como objetivo ensinar os usuário do window maker, como se cria um atalho para um programa x
Como criar o atalho:
Autor: |X-man|, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Personalizando o menu do WindowMaker
Finalidade:Esse tutorial tem como finalidade permitir que você personalize o menu de aplicações do WindowMaker.
Procedimentos:1. Edite o menu do WindowMaker utilizando o Painel de Prefências / Applications Menu Definition --> Salvar:
2. Após a edição do menu, você visualizará este exemplo como acima:
3. Para tornar as alterações definitivas, você terá que executar os seguintes comandos no XTerm:
# cd GNUstep/Defaults
# rm -f WMRootMenu.pt
# cp WMRootMenu WMRootMenu.pt
1. O arquivo WMRootMenu.pt é o arquivo que define os elementos do menu a cada vez que o WindowMaker for executado.
2. O arquivo WMRootMenu é o arquivo que define os elementos do menu na sessão atual, e essa definição não é permamente, por isso que devemos copiar o arquivo WMRootMenu como WMRootMenu.pt para que as alterações sejam definitivas.
3. Cada usuário do sistema possui uma definição de menu diferente, portanto cada usuário possui o diretório /home/usuario/GNUstep/Defaults. O diretório do root é /root/GNUstep/Defaults. A alteração feita num menu de um usuário, não afeta a configuração de menu dos demais.
Autor: SubZeroØ1, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Este tutorial mostra como atualizar seu kernel. Em breve será reeditado, sendo colocadas mais informações para uma configuração mais avançada e profunda, por enquanto este documento contém o suficiente para garantir uma boa instalação.
01. Pegando a fonte.02. Descompactando a fonte.
Reinicie sua máquina e entre como
superusuário ( root ). Então entre no diretório necessário »cd
/usr/src . Dê um » ls -l vc verá que existe um
diretório chamado "linux" . Apague este diretório » rm
-f -r linux. Descompacte o pacote com » tar zxpvf
linux-x.y.z.tar.gz . Note que este comando vai primeiro descompatar o gzip ( gz ) e
depois vai descompactar o tar para dentro do diretório linux que ele cria
automaticamente. Quando o processo acabar entre no diretório do linux » cd linux e leia o README, vc pode usar o »
cat README | more dentro deste documento tem uma sessão chamada `INSTALLING the
kernel', leia com atenção para saber novidade sobre a versão que vc está prestes a
instalar.
03. Configurando o kernel.
VC deve usar o comando » make config para criar a configuração nova do kernel, na verdade
vc pode usar o comando » make menuconfig que fará a mesma
coisa mas usará uma interface mais amigável e fácil de se navegar para selecionar os
itens. Pode ainda ser usado o comando » make xconfig mas
note que para isso é preciso que vc tenha algumas bibliotecas instaladas. Em qualquer um
dos métodos de configuração você terá 3 opções Y para sim, N para não e Espaço
para M que selecionará apenas um determinado módulo. Em algumas versões do kernel 2.0.X
há a opção ? que lhe descreve rapidamente para que serve a opção. Alguns dos itens
são:
Kernel math emulation
Se vc NÃO tem um coprocessador matemático deve selecionar esta opção ( geralmente
ocorre nas placas de 386 e 486SX ). Se vc tem um coprocessador matemático e seleciona
esta opção, tudo bem, ele a ignorará mais tarde, contudo o seu kernel ficará maior e
mais lento.
Normal (MFM/RLL) disk and IDE disk/cdrom support
Esta opção deve ser usada quase sempre, pois ela suporta a MAIORIA dos Hard Disks
inclusive o seu :P . Esta opção não abrange os drivers para SCSI. Vc verá as opções
"old disk-only" e "new IDE" drivers, a primeira suporta somente duas
unidades de disco em uma única interface, já a segunda suporta uma segunda interface e
IDE/ATAPI cdrom drives. ( a segunda é bem melhor )
Networking support
É o suporte à acesso à rede através de SLIP, PPP, term, etc para discar para a
Internet. Se vc não usa Internet deixe esta opção em N, caso contrário deixe em Y.
SCSI support
Se vc tem uma controladora SCSI deixe em Y, e veja detalhes no SCSI-HOWTO.
Filesystems
ISO9660 - para poder usar um cdrom em linux use Y
NFS - se sua máquina vive conectada em rede use Y
Second ext- é o padrão use Y
VFAT - é sem dúvida indispensável...
Para saber quais filesystems vc tem digite » mount
aparecerá uma tela como esta ( somente no modo config, não no menuconfig e nem no
xconfig, que tem a opção de mostrar os dispositivos encontrados no sistema:
/dev/hda1 on / type ext2 (defaults) <- aqui é a partição 1
/dev/hda3 on /usr type ext2 (defaults) <- aqui é a partição 2
none on /proc type proc (defaults)
/dev/fd0 on /mnt type msdos (defaults) <- aqui é o floppy 1
Character devices
Aqui vc escolhe os drivers para impressoras. Escolha o seu modelo ou o mais próximo (
talvez seja necessário consultar seu manual para pegar algumas especificações ) e de um
Y. Nem TODAS as impressoras podem ser habilitadas : \
Sound card
Aqui é briga é grande... Vc tem que saber certinho qual é a sua placa ou chip de som
para poder instalar, nem todos os chips são suportados ainda, se o seu não estiver na
lista deixe a opção de som desabilitada, depois q tiver instalado o kernel com sucesso
conecte na internet e entre em http://www.opensound.com
Neste site estão sendo desenvolvidos drivers para quase todas as placas de som do mercado
( esta é a boa notícia :P ) mas a ruim é que os caras tem a cara de pal de cobrarem U$
20,00 pelo pacote registrado. Então o que fazer ? entre na opção de downloads, NÃO
preencha a ficha e baixe o pacote ( trial ) que se encaixa no seu quadro e entre em algum
canal de IRC de linux e veja se alguém tem o registro :P ( aposto q vc encontrará uma
alma bondosa pronta para te arrumar o registro.... )
Kernel hacking
Esta opção vai deixar seu kernel grande e lento... E não vai lhe acrescer vantagens...
Após as opções setadas e terminado o processo vc deve ler o arquivo Makefile para
opções adicionais.
04. Cleaning and depending.
Qaundo o script terminou vc deverá
digitar » make dep para que ele possa checar se todos os
arquivos estão nos locais corretos, em algumas versões mais antigas é necessário que
vc dê um » make clean ( este comando não faz mal nenhum,
então mesmo que seja uma versão nova faça isso.. )
05. Criando uma imagem.
Agora é a parte demorada, dependendo da
sua versão ( da 2.0.34 para baixo ) vc deverá dar o comando » make
zImage e se não funcionar vc sabe que não serve para a sua versão :) , então vc
deverá digitar ( na versão 2.0.34 para cima vc DEVE fazer isso antes de tentar a outra )
» make bzImage pois este comando cria uma imagem maior do
que a permitida pelo zImage. Esta opção criará um arquivo de nome (b)zImage no
arch/i386/boot . O comando » make zdisk fará a mesma coisa
mas para um boot em disco flexível. Vc precisa copiar a bzImage, faça o seguinte » cp /usr/src/linux/arch/i386/boot/bzImage /boot/vmlinuz Pode parecer
estranho mas aqui é linuz com Z mesmo!!! e não linux. E em seguida cp
/usr/src/linux/arch/i386/boot/bzImage >> /boot/vmlinuz . Depois dê um » make bzlib ( nem sempre é preciso... se não funcinou não tem
problema, pois não serve para sua versão... )
06. Instalando o kernel
Agora dê um» make
modules e depois » make modules_install e então » lilo deverá aparecer algo tipo add ok. Tudo deve estar certo, mas
se deu errado vc deve configurar o lilo no seu sistema: a cópia do kernel está no
/boot/vmlinuz, e o lilo config em (/etc/lilo.conf). A configuração do lilo DEVE estar em
/etc/lilo/lilo.conf para os pacotes mais velhos e em /etc/lilo.conf nas versões mais
novas, tipo a 2.2.1. VC deve ver como estão setadas as variáveis, deve estar mais ou
menos assim:
image = /vmlinuz <- de onde ele vai copiar a imagem
label = Linux <- qual é o nome que ele vai atribuir
root = /dev/hda1 <- em que partição está....
...
A opção "image = " está apontando para qual kernel será utilizado, então na
verdade estará algo como "vmlinuz.kernel.x.y.zcl2" ou simplesmente vmlinuz.
Para bootar por um kernel velho vc deve adicionar a linha "image = xxx" ao final
do lilo, onde xxx é o caminho completo da cópia do kernel, e abaixo coloque "label
= linux-backup" e depois "delay=x" onde x é um número vezes 10 para a
espera antes de bootar.
Agora dê um init 6 e aguarde a reinicialização. Quando
rebootar e acessar novamente o console dê um » uname -a para ver se deu certo...Em
algumas versões do linux ele aparece automaticamente na tela...
07. O kernel não compilou...
Aqui pode ter acontecido um monte de
coisas, as mais prováveis: a) o patch falhou; b) o seu pacote está corrompido; c) sua
versão do gcc não é a correta para compilar esta versão. Certifique-se de que os links
simbólicos estão corretos, a descrição deles está no README. Algumas vezes será
necessário que vc entre no arch/i386/Makefile e coloque antes de tudo :
AS=/usr/i486-linuxaout/bin/as
LD=/usr/i486-linuxaout/bin/ld -m i386linux
CC=gcc -b i486-linuxaout -D__KERNEL__ -I$(TOPDIR)/include
Então crie novamente o dependences » make dep e também a imagem » make bzImage.
Autor: mkthecrow. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Objetivos:
O objetivo desse tutorial é ajudar as pessoas a configurar o seu kernel, de acordo com as suas exigências
Requisitos mínimos do sistema:
Um kernel 2.2.7 ou superior
Downloads:
Legenda:
Categoria
ITEM dentro de uma categoria
SUB-ITEM
Vocabulário:
FAT: File Alocation Table > é o tipo de
partição do DOS
Filesystem: tipo de partição quanto a sua formatação
Versão:
Versão 0.001d
ISDN, IrDa e Amateur Radio:
Nesse tutorial não há suporte para esses tipos de dispositivos devido que os mesmo são estritamente restritos ao público em geral. Sinto muito.
Índice:
Introdução
Passo 1 -começando: 100%
Code Maturity Level options: 100%
Procesor type and feature: 100%
Loadable module support: 100 %
General Setup
Plug and Play support: 100%
Block Devices: 100%(prioridade)
Networking Options: 50% (última coisa)
SCSI: 0%
Networking Devices: 0%
Old CD-ROM drivers (not SCSI, not IDE) --->: 0%
Character devices
FileSystem 100%
Console Drivers: 100 %
Sound: 100%
Kernel Hacking 100%
Configuração geral: 25%
Compilação: 100%
Após a compilação: 100%
Problemas mais freqüentes:x%
Digite em um terminal:
cd /usr/src (em geral é nesse diretório)
Agora renomei o diretório antigo do kernel:
mv linux old(logicamente se você tiver este diretório)
Agora descompacte-o kernel novo que você baixou na Internet:
Para finalizar, digite:
make menuconfig ou make xconfig ou make config
Agora, siga as configurações abaixo:
Passo 2 - A configuração
Code Maturity Level options:
Prompt for Development and/or incomplete code/drivers
Ative suporte a isso, se você deseja suporte a dispositivos experimentais ou incompletos
Procesor type and feature:
Processor family
Escolha o tipo do seu processador
Math emulation
Se você possui um 386 coloque, senão nao ponha
MTRR (Memory Type Range Register) support
Se você possui um pentium 2 com uma placa AGP, ponha. Caso contrario nao ponha
Loadable module support:
Enable loadable modules support
Ative isso sem falta, se você for usar módulos
Set version information on all symbols for modules
Recomendamos por isso, se você for usar módulos
Kernel module loader
Ative suporte a isso se você colocou suporte em enable loadable modules support
General setup:
Networking support
Ative esse suporte, se você vai se conectar à Internet ou vai usar uma rede
PCI support
Ative suporte a esse dispositivo, se você deseja usar as suas placas PCI. Caso você não tenha alguma placa PCI (raridade nos computadores mais novos) não ative suporte a esse dispositivo
PCI bridge optimization (experimental)
Se você possuí uma BIOS PCI, coloque isso. Caso contrário, não é recomendável
System V IPC
Recomendamos suporte a esse dispositivo
Sysctl support
Recomendamos suporte a esse dispositivo
Plug and Play support:
Plug and play support
Se você possui placas Plug and Play, ative suporte a esse dispositivo, caso contrário não.
Auto-probe for parallel devices
Ative isso se você possuir dispositivos PnP externos. Não é garantido que eles serão identificados.
Block Devices:
Normal PC floppy disk support
Coloque sim (Y)!
Enhanced IDE/MFM/RLL disk/cdrom/tapy/floppy support
Se vc possui um driver de CD, de diskete, HD, ou fita IDE, coloque sim. Recomendável por Y para a maioria dos usuários.
Use old disk-only driver on primary interface
Se vc nao achou o seu device IDE ainda, coloque Y aqui.
Include IDE/ATA-2 DISK support
Recomendável por Y.
Include IDE/ATAPI CDROM
Se você possui um cd-rom , ha grandes probabilidades dele ser IDE/ATAPI.
Include IDE/ATAPI TAPE support
Se você possui uma unidade DAT IDE ou ATAPI, coloque, caso contrario nao.
Include IDE/ATAPI FLOPPY support
Se você possui um disk drive ou outro dispositivo IDE/ATAPI FLOPPY (há drives de disketes que são assim, mas não todos) ative esse suporte, caso contrário não.
SCSI emulation support
Só coloque se você precisa emular SCSI. Se colocar, coloque como suporte nativo (Y)
CMD640 chipset bugfix/support
Coloque Y.
RZ1000 chipset bugfix/support
Coloque Y.
Generic PCI IDE chipset support Se você usa HD`s IDEs e possui uma BIOS PCI coloque Y aqui. Recomendável por Y para a maioria dos usuários
Generic PCI bus-master DMA support
Coloque Y aqui se vc colocou suporte em Generic PCI IDE chipset support
Boot off-board chipsets first support
Coloque N.
Use DMA by default when available
Coloque Y.
OPTi 82C621 chipset enhanced support (EXPERIMENTAL)
Tekram TRM290 chipset support (EXPERIMENTAL)
NS87415 chipset support (EXPERIMENTAL)
VIA82C586 chipset support (EXPERIMENTAL)
CMD646 chipset support (EXPERIMENTAL)
Escolha o seu chip acima.
Other IDE chipset support
Suporte a perifericos IDE nao padrão no mercado. Os ponha sim, se vc nao achou o seu dispositivo de hardware IDE acima
Additional block devices
Se você deseja suporte à hardwares nessa categoria não listados acima, coloque Y ou M aqui.
Loopback device support
Coloque Y se você deseja usar um arquivo como um device. Recomendável por N para a maioria dos usuários.
Network block device support
Ponha nao, a nao ser q vc deseja fazer o teu computador um cliente para block devices em rede. Recomendável por nao para a maioria dos usuários.
Multiple device driver support
Se vc deseja `juntar` vários HDs em 1, coloque sim. Recomendável por nao para a maioria dos usuários.
RAM disk support
Isso e uma das maravilhas dos kernel 2.2.x! mountar a RAM! se vc precisa disso, coloque sim, caso contrário nao. Recomendável por nao para a maioria dos usuários
XT hard disk support
Se vc possui um HD com controladora q usavam o XT coloque Y aqui, caso contrario nao. Recomendável por nao para a maioria dos usuários.
Parallel port IDE device support
Suporte a IDE na porta parelela. Recomendável por nao para a maioria dos usuários
Networking options
Ative essa opção se vc quiser acessar a internet ou usar uma rede. Recomendável suporte nativo (*)
Packet socket
Ative isso se vc quer suporte a esse tipo de protocolo. Recomendável por sim, aqui como suporte nativo (*)
Kernel/User netlink socket
Isso e um driver para o kernel se comunicar com outros componentes. Em geral, nao coloque suporte a isso
Network firewalls
Se vc deseja montar um firewall com o linux, coloque isso, caso contrario nao. Recomendável por nao, para a maioria dos usuários
Network aliasing
Usado para mascarar uma rede. Recomendável por nao, para a maioria dos usuários
Socket filtering
Se vc deseja colocar esse filtro, ponha sim. recomendável por nao, para a maioria dos usuários
Unix domain sockets
Ponha sim, se vc deseja por sim em UNIX sockets. Unix socketes e o mecanismo no qual se estabelece e acessa uma conexão em rede
TCP/IP networking
Ative essa opção se você quiser navegar na internet usando o protocolo TCP/IP. Recomendável suporte via módulos (M)
IP:multicasting
Se vc deseja colocar 1 computador , como um so ative isso. Recomendavel por nao para maioria dos usuarios
IP:advanced router
Coloque sim, se vc ira usar o linux como um roteador. Recomendavel por nao para a maioria dos usuarios
IP:kernel level autoconfiguration
Ponha sim, se vc deseja automaticamente configurar IP para a sua rede, durante o boot. Recomendavel por nao para a maioria dos usuarios
IP:optimize as router not host
Coloque isso para optimizar o seus host, se o mesmo usar a técnica conhecida como copy and checksum. Recomendavel por nao para a maioria dos usuarios
IP:tunneling
Ponha isso, se vc deseja encapsular um protocolo como outro. Recomendavel por nao para a maioria dos usuarios
IP:GRE tunnels over IP
Isso e um drive genérico para o tunellign. so ponha isso, se vc colocou suporte no mesmo
IP:aliasing support
Ative isso, se vc deseja por um mesmo numero de IP em varias maquinas (mascara)
IP:TCP syncookie support (not enable per default)
Ative isso! isso evita um ataque conhecido como syncookie
IP:Reverse ARP
IP:Drop dource routed frames
IP:Allow large windows (not recommended if 16Mb of memory)
IP:The IPv6 protocol (EXPERIMENTAL)
The IPX protocol
Appletalk DDP
CCITT X.25 Packet Layer (EXPERIMENTAL)
LAPB Data Link Driver (EXPERIMENTAL)
Bridging (EXPERIMENTAL)
802.2 LLC (EXPERIMENTAL)
Acorn Econet/AUN protocols (EXPERIMENTAL)
WAN routerFast switching (read help!)
Forwarding between high speed interfaces
CPU is too slow handle full bandwidth
QoS and/or fair queueing
Character devices
Virtual terminal
Coloque Y. Isso serve para `rodar` múltiplos consoles ao mesmo tempo. Recomendavel por Y para a maioria dos usuarios
Support for console on virtual terminal
Coloque Y se vc colocou Y em Virtual terminal
Standard/generic (dumb) serial support
Coloque Y, se vc deseja usar uma Com nao padrão no mercado. Recomendavel por nao para a maioria dos usuarios.
Support for console on serial port
Coloque Y se vc colocou suporte em Standard/generic (dumb) serial support
Extended dumb serial driver options
Suporte a extras tipos de porta
Support more than 4 serial ports
Support for sharing serial interrupts
Autodetect IRQ on standard ports (unsafe)
Support special multiport boards
Support the Bell Technologies HUB6 card
Non-standard serial port support
Suporte a portas seriais nao padrão no mercado e q nao foram citadas acima.
Unix98 PTY support
Recomendavel por nao para a maioria dos usuarios.
(256) Maximum number of Unix98 PTYs in use (0-2048)
Se vc colocou Y em Unix98 PTY support deixe aqui o padrão mesmo.
Parallel printer support
Suporte a impressoras paralelas (LPTx). Você pode por suporte via módulos (M) ou nativo (Y).
Support IEEE1284 status readback
Se vc possui uma impressora q usar a porta IEEE1284 coloque Y ou N. Recomendavel por N para a maioria dos usuarios
Mouse Support (not serial mice)
Se você nao tiver um mouse PS/2 ou um bus mouse, coloque (Y) aqui
Mice --->
ATIXL busmouse support
Logitech busmouse support
Microsoft busmouse support
PS/2 mouse (aka "auxiliary device") support
C&T 82C710 mouse port support (as on TI Travelmate)
PC110 digitizer pad support
Selecione o seu mouse acima como suporte nativo (Y)
QIC-02 tape support
Recomendável por nao aqui
Watchdog Timer Support
Se o sistema cair, após x de tempo ele ligará de novo. Inútil para a maioria dos usuários, ou seja, Recomendavel por nao para a maioria dos usuarios
/dev/nvram support
Isso serve para acessar a CMOS. Recomendável por não, a não ser que você saiba o que esta fazendo
Enhanced Real Time Clock Support
Recomendável por não
Double Talk PC internal speech card support
Se vc possui esse tipo de speaker ponha sim, caso contrario nao. Recomendavel por nao para a maioria dos usuarios
Video For Linux --->:
Video For Linux:
Adicione suporte aqui, se você deseja usar uma câmera digital
AIMSlab RadioTrack (aka RadioReveal) support (NEW)Joystick support --->:
Adicione suporte aqui, se você deseja usar um joystick
Classic PC analog joysticks and
gamepads (NEW)
FPGaming and MadCatz A3D controllers (NEW)
Gravis GrIP joysticks and gamepads (NEW)
Logitech Digital joysticks and gamepads (NEW)
Microsoft SideWinder, Genius Digital joysticks and gamepads (NEW)
ThrustMaster DirectConnect joysticks and gamepads (NEW)
PDPI Lightning 4 gamecards (NEW)
NES, SNES, PSX, Multisystem joysticks and gamepads (NEW)
Sega, Multisystem joysticks and gamepads (NEW)
TurboGraFX Multisystem joystick interface (NEW)
Selecione o seu joystick acima
Ftape, the floppy tape device driver --->:
Ftape (QIC-80/Travan) support
Suporte a drives de fitas so tipo QIC-Travan. Recomendavel por nao para a maioria dos usuarios
Zftape, the VFS interface (NEW)FileSystems:
Quota support
Isso serve para você definir um número x de MB para cada usuário, como um geocites,
xoom e etc. Inútil para a maioria dos usuários
Kernel automounter support
ATIVE ISSO (Y)!
ADSF filesystem support (read only)
Ative isso se você precisa do suporte à partições do tipo ADSF (read-only e o suporte). Recomendável pôr não à maioria dos usuários.
Amiga FFS filesystem support
Recomendável pôr não para a maioria dos usuários, a não ser que você possua uma partição tipo Amiga
Apple Machintosh filesystem support
Se você possui upartiçãocâo do tipo do MAC, coloque suporte aqui, caso contrário não. Recomendável pôr não para a maioria dos usuários.
DOS FAT support -->:
Coloque Y aqui! A não ser que você não deseje suporte a FAT (windows, DOS e etc)
MSDOS fs suport
Se você usa DOS, disks com a formatação do dos ou o windows coloque suporte aqui.
UMSDOS: Unix like filesystem on top of standards MSDOS filesystems
Coloque isso!
VFAT (win95)
Se você usa o Windows 95 ou o 98 e deseja suporte ao tipo de arquivos do mesmo, ative suporte nativo aqui (Y)
ISO 9660 CDROM filesystem support
Ative isso como suporte nativo (Y)!
Microsoft Joliet CDROM extensions
Ative isso como suporte nativo (Y)!
Minix fs support
Suporte ao Minix filesystem. Recomendável pôr não para a maioria dos usuários
NTFS filesystem support (read only)
Suporte ao filesystem do "brilhante" win NT (ironia o brilhante).
OS/2 HPFS filesystem support (read only)
Se vc possui o OS OS/2 WARP no seu computador, ponha, caso contrário não ponha. Recomendável pôr não para a maioria dos usuários.
/proc filesystem support
Se você possuí uma BIOS PCI ative isso como suporte nativo (Y). Recomendável pôr sim para a maioria dos usuários.
dev/pts filesystems for Unix 98 PTYs
Deixe o padrão.
QNX filesystems support
Recomendavel por N. A nao ser q vc use o sistema operacional chamado QNX 4.
ROM filesystems support
Recomendavel por para a maioria dos usuarios.
Second Extended fs support
PONHA ISSO (Y)!
System V and Coherent filesystems support
Se vc possui um computador com um sistema operacional do tipo SCO ou Xenix ou CoherentSCO ponha Y. Resumindo, para a maioria dos usuarios por N
UFS filesystems support
Ponha sim se vc utiliza o BSD ou uma versao derivada do mesmo.
Network File Systems --->
Coda filesystem support (advanced
network fs) NFS filesystem support
NFS server support
SMB filesystem support (to mount WfW shares etc.)
NCP filesystem support (to mount NetWare volumes)
Selecione acima o seu tipo de particao para redes.
Partition Types -->
BSD disklabel (BSD partition tables) supportNative Language Support -->
Codepage 437 (United States,
Canada)
Codepage 737 (Greek)
Codepage 775 (Baltic Rim)
Codepage 850 (Europe)
Codepage 852 (Central/Eastern Europe)
Codepage 855 (Cyrillic)
Codepage 857 (Turkish)
Codepage 860 (Portugese)
Codepage 861 (Icelandic)
Codepage 862 (Hebrew)
Codepage 863 (Canadian French)
Codepage 864 (Arabic)
Codepage 865 (Norwegian, Danish)
Codepage 866 (Cyrillic/Russian)
Codepage 869 (Greek)
Codepage 874 (Thai)
Selecione a língua do seu país e o inglês.
NLS ISO 8859-1 (Latin 1; Western
European Languages)
NLS ISO 8859-2 (Latin 2; Slavic/Central European Languages)
NLS ISO 8859-3 (Latin 3; Esperanto, Galician, Maltese, Turkish)
NLS ISO 8859-4 (Latin 4; Estonian, Latvian, Lithuanian)
NLS ISO 8859-5 (Cyrillic)
NLS ISO 8859-6 (Arabic)
NLS ISO 8859-7 (Modern Greek)
NLS ISO 8859-8 (Hebrew)
NLS ISO 8859-9 (Latin 5; Turkish)
NLS ISO 8859-15 (Latin 9; Western European Languages with Euro)
NLS KOI8-R (Russian)
Selecione o tipo de alfabeto do seu páis e o Latin1
Console Drivers:
VGA text console
Coloque Y aqui! assim o linux usara um drivpadrãorao VGA
Video mode selection support
Se vc colocar ativar isso, no boot vc escolhera o modo de vídeo so linux (VGA, SVGA e etc)
MDA text console (dual-headed)
Ative isso, se vc usa um monitor do tipo MDa monocromáticoico (raridanosnso PCS mais novos)
Support for Frames buffers drivers
Recomendavel por nao, a nao ser q vc deseja suporte a Frames buffers drivers. isso e uotimizaçãocao, mas quase nenhum X server tem
Sound:
Sound card support
Se você deseja ouvir som no seu linux, coloque um *
para suporte nativo ou um M para suporte via módulos. Nós recomendamos suporte
através de módulos.
Ensoniq card support
Creative Ensoniq AudioPCI 97
S3 Sonic Vibes
Support for Turtle Beach MultiSound Classic, Tahiti, Monterey
Support for Turtle Beach MultiSound Pinnacle, Fiji
Escolha a sua placa de som, conforme os modelos acimas. Se a sua placa não for nenhuma dessa, vá para: OSS sound modules
OSS sound modules
Se a sua placa de som não é nenhuma das anteriores
(as listadas acima), ative o suporte a OSS sound modules.
OBS: Se voce colocou suporte nativo em sound card support , coloque aqui suporte
nativo (*). Se você colocou suporte via módulos (M) em sound card support coloque
aqui também suporte via modulos.
ProAudioSpectrum 16 support
100% Sound Blaster compatibles (SB16/32/64, ESS, Jazz16) support
Generic OPL2/OPL3 FM synthesizer support
Gravis UltraSound support
MPU-401 support (NOT for SB16)
PSS (AD1848, ADSP-2115, ESC614) support
Microsoft Sound System support
Ensoniq SoundScape support
MediaTrix AudioTrix PRo support
Support for OPTi MAD16 and/or Mozart based cards
Full suports for Turtle Beach WaveFront (Tropez Plus, Tropez, Mau)
Support for Crystal CS4232 based (PnP) cards
Support for Yamaha OPL3-SA2, SA3, and SAx based PnP cards
Limited support for Turtle Beach Wave Front (Mauai, Tropez) synthe
Support for Aztech Sound Galaxy (non-PnP) cards
Support for AD1816(A) based cards (EXPERIMENTAL)
Escolha a sua placa de som acima:
Yamaha OPL3-SA1 audio controller
Se você possui um chip Yamaha na sua placa de som, coloque sim, caso contrário não.
SoftOSS software wave table engine
Coloque se você possui.
FM synthesizer (YM3812/OPL-3) support
A maioria das placas possui esse chip, logo recomendamos que vc ponha sim
Loopback MIDI device support
Ative isso para ouvir MIDI.
6850 UART support
Recomendável você colocar não, a nao ser que vc tenha certeza q a sua placa de som, usa UART de 6850 pra reproducao de MIDI.
Additional low level sound drivers -->
Se a sua placa de som ainda não apareceu, ponha sim
aqui.
ACI mixer (microPCM12)
AWE32 synth
Gallant Audio Cards (SC-6000 and SC-6600 based)
Selecione acima o suporte a sua placa de som.
Kernel hacking:
Kernel hacking:
Recomendamos nao colocar suporte à isso.
No diretório do seu source (por exemplo o /usr/src/linux), digite:
make dep
Isso irá gerar dependênciasias. Após esse processso digite:
make clean
Isso irá apagar configuraçõesoes antigas. Para finalizar, digite:
make bzlilo
Agora espere! Isso demora um pouco (olhe o tempo aproximado acima)
Se ele compilou, sem nenhum erro, digite no terminal:
reboot
Agora escolha a opção que lhe convém no boot
Problemas mafreqüentestes:
Quando eu digito make xconfig, ele o make retorna erro. O que eu faço?
Entre no X e repita o comando.
Quando eu digito make menuconfig, ele fala dá erro. O que eu faço?
Para usar o make menuconfig, você precisa da ncurses instalada. Verifique se a mesma esta instalada.
No meu Linux não existe o diretório /usr/src/linux. O que eu faço?
Simples! Verifique se ele existe em outro lugar no seu pc: find / -name linux. Caso não exista pegue um kernel novo na internet e descompacte-o no diretório /usr/src (vide Passo 1).
Depois q eu compilei o kernel novo eu não consimountarnar partições do Windows e do DOS. O que eu faço?
Verifique na sua configuração do kernel em Filesystems se você habilitou suporte à VFAT e a MS-Dos como suporte nativo(*).
Autor: X-man, qualquer dúvida ou sugestão envie um
e-mail para: [email protected]
Inicializando o Linux a partir do Win95/98 utilizando o Loadlin
Sistema Utilizado:
Linux Red Hat Marumbi
O loadlin é um utilitário prático para usuários de Linux que também rodam o WINDOWS. Usando o Loadlin você pode inicializar o Linux através de um ícone do Windows95/98. Para instalar o Loadlin, copie o arquivo lodlin16.zip para o seu HD no modo DOS ou Windows, e descompacte este arquivo. Ao descompactá-lo, ele criará o diretório /loadlin. Agora, você precisa colocar a imagem do seu kernel linux neste diretório. Pra fazer isto, initialize o Linux, monte um disquete (mount -t vfat /dev/fd0 /mnt/floppy) e copie o arquivo de imagem do kernel (zImage) para o disquete (cp zImage /mnt/floppy/zImage). Reinicialize o Windows, e copie a imagem do kernel que você gravou no disquete, para o diretório/loadlin. próximo passo é editar o arquivo linux.bat que já existe no diretório /loadlin. Ele já vem da seguinte maneira:
LOADLIN C:\LOADLIN\zimage ROOT=/dev/hda2 ROPreste atenção para que o image fique escrito da maneira correta (zImage), porque para o Linux existe diferença entre letras maiúsculas e minúsculas. O root (ROOT=/dev/hda2) esta configurado para quem usa o Linux na segunda partição do HD, caso você use o Linux na terceira partição altere para (ROOT=/dev/hda3), conforme for o seu caso. Para terminar, o RO no final da linha quer dizer Read Only (somente leitura), mas você pode mudar para RW (Read-Write = leitura e escrita) se preferir. Agora que o loadlin tá configurado, vamos criar um ícone de atalho no desktop do Windows:
-dê um clique com o botão direito do mouse. Selecione
Novo>Atalho;
- o Windows apresentara uma caixa de diálogo solicitando a linha de comando usada para
inicializar o programa. Digite a localização do LINUX.BAT (c:\loadlin\linux.bat) e
precione ENTER;
- em seguida o Windows pede um titulo para o programa. Que tal usar Linux ?;
- agora escolha um ícone;
O novo ícone aparecerá na tela, mas ainda não está pronto, pois o loadlin só
roda em modo DOS. Vamos configurá-lo:
- dê um clique no ícone do Linux com o botão "direito"do mouse e selecione
"Propriedades";
- dê um clique em "Programa"
- dê um clique no botão "Avancada"
- marque a caixa de seleção "Modo MS-DOS", e depois dê um clique no botão
OK.
- dê um clique no botão Ok da caixa de diálogo principal, e seu ícone Linux
está pronto para ser usado.
Autor: Runner, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Como utilizar o espaço da partição Windows no Linux
Sistema utilizado: PII 300Mhz 32Mb de RAMAí turma esse e meu primeiro tutorial . Mas não se preocupem vocês não são cobaias, eu já testei tudo na minha máquina. Mas funciona eu qualquer coisa >= 386
Mas afinal vamos ao que interessa, o assunto desse tutorial é:
Como utilizar o espaço que você tem na partição Windows sem ter que formatar, particionar ou coisa parecida, simplesmente siga os passos abaixo:
Preparando para começar o trabalho.
Primeiramente vc precisa mountar a partição do windows(coisa facil).
Faça o seguite:
Crie um diretório onde sera montada a partição:
digite: mkdir /win95
Depois monte com o seguinte comando:
digite:mount -t vfat /dev/hda1 /win95
Vamos aos enfins:
Passo 1
: Comando para criar o arquivo na partição no Windows.digite: dd if=/dev/zero of=/win95/linux/Arquivo_para_vc_usar bs=1024k count= NNNN
Explicando:
O caminho /win95 e onde esta montado sua partição Windows no linux, é um lugar que eu escolhi para alojar o arquivo NNNN é a quantidade de espaço que vc vai querer em MB.
Passo 2
: Formatar o arquivo com FS ext2digite: mkedfs -v /win95/linux/Arquivo_para_vc_usar
Explicando:
Depois que você cria o arquivo vc precisa formatá-lo(só o arquivo não se preocupe com o resto não tem problema),ai ela vai poder ser usado como uma partição do linux
Passo 3
: Montar o arquivo para ser usadodigite: mount -o loop -t ext2 /win95/linux/Arquivo_para_vc_usar /diretorio_onde_vc_quer_montar
Explicando:
Digite tudo na mesma linha. O segundo argumento é onde sera montando o arquivo(com se fosse uma partição).Esse é o passo final ai vc já tera o espaço NNNN disponível no dretórioespecificado.
Passo 4
: Para montar automaticamente quando você der boot.Você vai encontrar um arquivo chamado fstab no diretório /etc parecido com isso.
#
# /etc/fstab
#
# You should be using fstool (control-panel) to edit this!
#
# <device> <mountpoint> <filesystemtype> <options> <dump>
<fsckorder>
/dev/hda2 / ext2 defaults 1 1
/dev/cdrom /mnt/cdrom iso9660 noauto,ro 0 0
/dev/fd0 /mnt/floppy ext2 noauto 0 0
none /proc proc defaults
#### end of /etc/fstab
Acrecente as seguintes linhas no final do arquivo:
/dev/hda1 /win95 vfat defaults 0 0
/win95/Arquivo_para_vc_usar /diretorio_onde_vc_quer_montar ext2 loop 0 0
Pronto de reboot e tudo devera estar funcionando se você fez conforme os passos. Caso não funcione reveja os passos se não adiantar envie-me um E-Mail
Autor: Legnar. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Menu de inicialização Windows/Linux
Primeiramente, para que você possa fazer esse menu, você vai precisar do programa lodlin16.zip (Clique aqui para download)Esse menu tem como finalidade, possibilitar a escolha na hora do boot, entre as partições do windows ou do linux, eliminando o LILO DISK.
OBS: Nesse exemplo, vou usar C: e hda1 como partição do windows e hda2 como partição do linux native.
Passo a Passo:
1º- Copie o arquivo loadlin.zip para a sua partição windows. Descompacte-o criando o diretório c:\loadlin
2º- Edite o arquivo linux.bat dentro do c:\loadlin e coloque somente essa linha:
c:\loadlin\loadlin c:\loadlin\vmlinuz root=/dev/hda2 ro< /EM>
3º- Agora edite seu autoexec.bat e coloque a seguinte linha no INICIO do arquivo:
IF "%CONFIG%"=="linux" CALL C:\LOADLIN\LINUX.BAT< /EM>
4º- Agora edite seu config.sys e coloque as seguintes linhas no INICIO do arquivo:
[menu]
menuitem=windows, Windows 98
menuitem=linux, Linux Red Hat
menudefault=windows,5
[windows]
(coloque aqui o seu config.sys)
[linux]
Obs: O menudefault=windows,5< /EM> quer dizer que, se não for pressionada nenhuma tecla em 5 segundos, automaticamente entrará no windows. Essa linha pode ser editada ou eliminada sem nenhum problema. Se você quizer colocar o linux como padrão é so mudar onde tem o windows,5 para linux,5 .
5º- Vá para a partição do linux e copie o seu /boot/vmlinuz (ou /boot/vmlinux) para o diretório /loadlin na partição do windows.
6º- Reinicie o computador e verá o menu com as escolhas de windows e linux...
Obs: toda vez que você recompilar o kernel, não esqueça de copiar o vmlinuz (vmlinux) para o diretório /loadlin na partição do windows.
Autor: J_A_C_K_S. Qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Mudando a assinatura automaticamente
Para alterar a cada minuto seu arquivo ..signature, adicione a seguinte linha ao arquivo /etc/crontab
* * * * * nome_do_usu=E1rio mksig
onde nome_do_usu=E1rio =E9 o nome do usu=E1rio que se deseja que ocorra a altera=E7=E3o autom=E1tica da
assinatura (.signature).
Crie um arquivo chamado .signature.top no seu diret=F3rio casa (~ ou /home/nome_do_usu=E1rio) que
dever=E1 conter apenas a parte superior, imut=E1vel, da sua assinatura (por exemplo, seu nome e e-mail).
Agora crie um script execut=E1vel chamado mksig no diret=F3rio /usr/bin (ou outro diret=F3rio que esteja no
seu PATH) com o seguinte conte=FAdo
#!/bin/bash
echo `fortune -s` > ~/.signature.bottom
fold -s -w 74 ~/.signature.bottom > ~/.signature.bottom2
cat ~/.signature.top ~/.signature.bottom2 > ~/.signature
cat ~/.plan.top ~/.signature.bottom2 > ~/.plan
rm ~/.signature.bottom
rm ~/.signature.bottom2
Obs. : Lembrando que o comando "fortune" se encontra no diretorio /usr/games.
Caso o script de algum erro, coloque o comando "fortune" no seu /usr/bin ( que por
default est=E1 no seu PATH ou entao coloque o diret=F3rio /usr/games no seu PATH ).
Autor: Link
Capturar Tela, Animaçãoo, Recortar e Colar no Terminal
Bobeira não! Alguma coisa pode até ser mas nem tudo. Algumas coisas úteis ou inúteis que vocÊ poderá sentir falta.Captura de tela
Para capturar a tela do X é mole. Para ver uma ampliação de uma parte do desktop, use:
xmag
Depois de digitar isso aparecerá um cursor de canto
e onde você clicar com ele aparecerá uma janela com a ampliação.
Para capturar a tela e enviar para uma arquivo:
xwd > tela1.xwd
Depois de digitar isso aparecerá um cursor de cruz "+" e se você clicar no
desktop ele vai capturar a tela toda, mas se você clicar numa janela ele captura somente
a janela clicada.
Animação.
Essa é maneira!
Você está na sua casa mostrando o seu novo sistema operacional para uns amigo e para
imprecioná-lo você exibe uma série de fotos de mulheres peladas que você pegou no site
da PlayBoy na noite passada.
Como?
Certifique-se que você esteja no diretório em que estão as imagens e digite:
xloadimage -fit ruiva.xwd morena.xwd loira.xwd -goto ruiva.xwd
Precione "Q" para parar. Será preciso que você tenha instalado o
'xloadimage"
Recortar e colar no terminal
Você listou o conteúdo de um diretório e
achou o arquivo que queria, mas ele tem o nome muito grande e você está com preguisa de
digitar.:-/
Com o cursor do mouse clique e arraste com o botão esquerdo marcando o que você deseja
copiar e clique com os dois botões do mouse juntos no local onde você deseja colar. Se
você tiver uma mouse com três botões, clique com o botão do meio.
Autor: |YUSUKE| & No_Limit.
Como recuperar uma senha do root perdida
Se você esquecer a senha raiz, siga estas etapas para definir uma nova senha raiz:
Isso faz com que o Linux inicie normalmente, porém em um modo de usuário simples onde você não precisa fazer o login. Após a inicialização do Linux, você verá o seguinte prompt da linha de comando:
bash#
Digite a senha que você deseja usar (não aparecerá na tela) e, em seguida, pressione Enter. O Linux solicita a senha novamente, como segue:
Retype new UNIX password:
Digite a senha novamente e pressione Enter. Se você digitar a mesma senha as duas vezes, o comando passwd altera a senha e exibe a seguinte mensagem:
Passwd: all authentication tokens updated successfully
Autor: Guardiange, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Inserindo uma Mensagem Personalizada no LILO
Finalidade:Esse tutorial tem como finalidade ensinar como inserir uma mensagem personalizada no LILO (Linux Loader).
Procedimentos:
1. Edite o arquivo /etc/lilo.conf:
# pico /etc/lilo.conf
2. Insira a seguinte linha de comando no lilo.conf, como no exemplo abaixo:
message=/boot/bootmsg boot=/dev/hda map=/boot/map install= /boot/boot.bprompt timeout= 200 other=/dev/hda1 label= win> table=/dev/hda image=/boot/vmlinuz-2.0.36-2cl label=linux root=/dev/hda3 read-only3. O parâmetro "message=" informa ao LILO o caminho absoluto de onde se encontra a mensagem de boot, que será exibida quando o LILO for carregado.
4. O arquivo /boot/bootmsg é o arquivo de texto onde contém a sua mensagem, esse nome pode ser substituído por qualquer outro (ex.: /etc/boot_message.txt). Mas lembre-se de alterar o nome e caminho do arquivo no parâmetro "message=".
5. Após a edição do lilo.conf, salve e execute estes comandos no terminal (ou XTerm) para atualizar o LILO na MBR:
# tcsh
# lilo
6. Abaixo segue um exemplo de mensagem personalizada, já corretamente diagramada:
*********************************************************
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* LILO - Linux Loader *
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Escolha a sua opcao:
[ LINUX ] = Linux Red Hat 5.2 (Apollo)
[ WIN ] = Microsoft Windows 98
Ou pressione
Ou aguarde 20 segundos.
********************************************************
7. Abaixo desta mensagem, será exibido o prompt do LILO para que o usuário faça a sua escolha:
boot: _
Disposições Finais:
Cada vez que você alterar ou inserir algum parâmetro no arquivo /etc/lilo.conf, você deve executar os comandos do passo 5.
Autor: SubZeroØ1, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
Executando tarefas pré-definidas ao dar logout
Finalidade:
Esse tutorial tem como finalidade permitir que você defina alguns comandos que serão executados ao efetuar o logout.
Procedimentos:1. Crie um arquivo chamado .logout e salve-o no diretório home do usuário (/home/usuario - se for root, coloque-o em /root).
2. Dentro do .logout insira alguns comandos que possam ser executados pelo terminal.
Exemplo de um arquivo .logout:
rm -rf /tmp/kf*
rm -rf /tmp/kio*
Ao efetuar o logout, será apagado automaticamente todos os arquivos temporários criados pelo KDE.
Autor: SubZeroØ1, qualquer dúvida ou sugestão envie um e-mail para: [email protected]
O que é Alias?
Alias significa atalho, e pode ajudar em muito sua vida no Linux.
Onde coloco meus alias?
No arquivo /etc/bashrc, se não existir esse arquvo, crie o arquivo:
pico /etc/bashrc
Se você tiver criatividade, os alias irão fazer muita diferença em seu linux. Vamos ver alguns exemplos:
Não quero ficar digitando o espaço toda vez que vou abaixar um diretório com o comando cd .. . Edite o arquivo /etc/bashrc
#pico /etc/bashrc
Na última linha, de preferência, digite:
alias cd..="cd .."
Dessa forma, toda vez que vc for abaixar em um diretório é só fazer como antigamente no DOS, digitar cd..
É muito comprido o comando para reiniciar ou desligar meu pc no Linux. Edite o arquivo /etc/bashrc . Você se lembra do famoso comando PARK, digitado toda vez que ia desligar o micro? Então, use a criativade: Crie outro alias da seguinte forma:
alias park="shutdown -h now"
Agora, toda vez que você for desligar seu pc no linux, basta voltar ao tempo e digitar park. :))
Esses são só alguns exemplos de alias, use sua critividade e crie os seus. Vou colocar os alias que mais uso a seguir:
alias park="shutdown -h now"
alias end="shutdown -r now"
alias ls="ls --color"
alias cd..="cd .."
alias cd-on="mount /dev/cdrom /cd"
alias cd-off="umount /dev/cdrom"
alias x="startx"
Viu como os aliases podem melhorar sua vida no Linux?