| Data: |
29.03.2002 |
:.
Em Reformulação!
|
| Tipo: |
Curso |
| Fabricante: |
Não
se Aplica |
| Por: |
Carlos
E. Morimoto |
|
|
:.
Compartilhar a conexão com a Internet usando o ICS
O
ICS, ou Internet Conection Sharing é o recurso nativo do
Windows que permite compartilhar a conexão com a Internet
entre vários PCs, tanto rodando Windows, quanto rodando Linux
ou outros sistemas operacionais. O ICS é encontrado no Windows
98 SE, Windows ME, Windows 2000 e Windows XP. Ele não está
disponível no Windows 98 antigo, nem no Windows 95.
Vamos
ver agora como configurar este recurso para compartilhar a conexão
entre máquinas rodando o Windows 98 SS, Windows 2000 e Linux.
Para
usar o ICS, você precisa estar com a sua rede já montada
e com o protocolo TCP/IP instalado em todos os micros.
Um
dos principais motivos para ligar micros em rede hoje em dia é
compartilhar a mesma conexão com a Internet. Afinal, por
que colocar um modem em cada máquina, possuir mais de uma
linha telefônica, pagar mais pulsos telefônicos etc.
se é possível ter apenas uma conexão, seja
via modem, seja uma conexão rápida qualquer e compartilha-la
com os demais micros da rede?
:.
Compartilhar a conexão no Windows 2000 Professional
1
- Abra o painel de controle/Conexões dial-up e rede. Acesse
as propriedades da conexão com a Internet (e não a
configuração da rede local), seja via modem, ADSL
etc. acesse as propriedades, compartilhamento, e marque a opção
Ativar compartilhamento de conexão com a Internet.

2
- Acesse as configurações de TCP/IP de todas as demais
máquinas da rede mude a configuração para obter
automaticamente um endereço IP. Esta é a configuração
recomendada pela Microsoft, que faz com que todos os PCs obtenham
seus endereços IP automaticamente, apartir da máquina
que está compartilhando a conexão, via DHCP.
3
- Este compartilhamento funciona automaticamente em máquinas
rodando o Windows 2000 ou 98 SE, basta configurar o TCP/IP para
obter seus endereços automaticamente. Caso você tenha
PCs na rede rodando o Windows 98 ou Win 95, acesse (no cliente),
iniciar > programas > acessórios > ferramentas para
a Internet > entrar na Internet. Escolha configuração
manual na primeira pergunta do assistente, e na segunda responda
que deseja conectar-se através de uma rede local.
A
seguir, deixe desmarcada a opção de acessar
via proxy. Terminando, bastará reiniciar o micro.
:.
Compartilhar a conexão no Windows 98 SE
Infelizmente
o Windows só incorporou um serviço de compartilhamento
de conexão apartir do Windows 98 SE. Caso você esteja
utilizando o Windows 98 antigo, ou o Windows 95, e por qualquer
motivo não puder atualizar o sistema, a única solução
seria utilizar um programa de proxy, como o Wingate, entre vários
outros, inclusive gratuítos que já existem.
Presumindo
que a máquina que detenha a conexão esteja rodando
o Win 98 SE e que você já tenha configurado corretamente
a rede, vamos aos passos para compartilhar a conexão:
1
- Abra o painel de controle/adicionar remover programas e abra a
aba instalação do Windows. Acesse as Ferramentas
para a Internet e instale o Internet Conection Sharing.

2
- Logo depois de instalado o serviço, será aberto
um assistente, que lhe perguntará sobre o tipo de conexão
que possui. Sem mistério, basta escolher entre conexão
dial-up, ou seja, uma conexão discada qualquer, seja via
modem ou ISDN, ou mesmo cabo unidirecional, ou então Conexão
de alta velocidade, caso esteja acessando via ADSL ou cabo bidirecional.

3
- Terminado, será gerado um disquete, com um outro assistente,
que deverá ser executado nos outros micros da rede, rodando
o Windows 98 antigo ou Windows 95, que se encarregará de
fazer as configurações necessárias. Caso as
outras máquinas da rede estejam rodando o Windows 98 SE,
não será necessário instalar o disquete.
4
- Como no caso do Windows 2000, para que o compartilhamento funcione,
você deverá configurar o TCP/IP em todas as máquinas,
com exceção do servidor de conexão claro, para
obter seus IPs automaticamente (como quando se disca para
um provedor de acesso), e não utilizar IPs estáticos,
como seria usado numa rede clássica.
As
demais máquinas da rede obterão seus endereços
apartir da máquina que está compartilhando a conexão,
que passará a atuar como um mini-servidor DHCP.
É
mais um motivo para manter o NetBEUI instalado junto com o TCP/IP,
ele fará com que a rede funcione mesmo que a máquina
que compartilha a conexão esteja desligada.
:.
ICS com IP fixo
Apesar
de toda a documentação da Microsoft dizer que ao usar
o ICS deve-se usar endereço IP dinâmico nas estações,
isso não é obrigatório, você pode usar
endereços IP fixos nas estações se preferir.
Ao
ativar o compartilhamento da conexão no servidor, o ICS configura
a sua placa de rede interna com o endereço 192.168.0.1,
este IP vale apenas para a sua rede interna, é claro diferente
do endereço usado na internet.
Para
que as estações tenham IP fixo, basta configura-las
com endereços dentro deste escopo: 192.168.0.2, 192.168.0.3,
etc. e mascara de sub-rede 255.255.255.0. Nos campos de defaut
gateway e servidor DNS preferencial coloque o
endereço do servidor, no caso 192.168.0.1. Prontinho.
O
uso de endereços IP fixos na estações derruba
boa parte das críticas feitas ao ICS do Windows, realmente
muita gente não gosta do sistema de IPs dinâmicos,
pois dificulta o uso da rede caso o servidor de conexão não
esteja ligado para fornecer os endereços a serem usados pelas
estações. Eu também prefiro usar minha rede
com IPs fixos.
:.
Detalhes sobre o ICS
Estou
começando a mexer com redes a pouco e estou com algumas dúvidas:
Com
apenas uma máquina tendo speed (home) posso conectar 10 micros
em rede (de Windows 98), tendo em um servidor win 98 SE? Hoje utilizamos
em nossa empresa conexão Web via modem para cada micro, ainda
usando pabx. Com uma rede de 10 micros, você acha que a conexão
com speed compartilhado será mais rápida do que com
modem em pabx? Compensa mudar o sistema em relação
a velocidade de informações(a rede não é
usada por todos a todo tempo....geralmente é só utilizada
para enviar backups para o servidor a cada fim de turno)?
O
compartilhamento de conexão oferecido pelo Windows vem se
tornando bem popular. Como muita gente vem usando este recurso,
também surgem várias dúvidas. Vou tentar dar
uma explicação cuidadosa sobre como tudo funciona.
O
ICS (Internet Conection Sharing, é o recurso do qual estamos
falando :-) do Windows é na verdade um Proxy com suporte
a NAT, que significa Network Address Translation. O
NAT é um recurso que permite converter endereços da
rede interna em endereços a serem enviados. A rede
interna neste caso nada mais é do que a rede da sua
casa ou empresa, enquanto a rede externa é a Internet.
Imagine
uma rede simples, com 3 PCs. O PC 1 é o que tem a conexão
via Speedy, de 256k. Este PC precisa ter duas placas de rede, uma
onde será ligado o modem ADSL e outra para liga-lo em rede
com os outros dois PCs. Ao habilitar o compartilhamento de conexão,
este PC passa a ser o servidor, fornecendo acesso para os outros
dois PCs.
Como
tem duas placas de rede, ele passará a ter dois endereços
IP. O seu endereço IP na Internet, 200.183.57.176 (por exemplo)
e seu endereço IP na rede, que por defaut será 192.168.0.1.
Segundo
as instruções dadas pelo Windows, você deverá
configurar os outros dois PCs para obterem seus endereços
IP automaticamente, mas você pode configurar os IPs manualmente
se quiser. Eu pessoalmente recomendo a segunda opção,
pois tornará a rede mais flexível. Para isso, abra
a configuração do protocolo TCP/IP e dê endereços
IP para as duas estações, podem ser por exemplo 192.168.0.2
e 192.168.0.3. Em seguida, coloque o endereço do servidor,
no caso 192.168.0.1 nos campos Defaut Gateway e DNS
primário. A máscara de sub-rede neste caso é
255.255.255.0. Rode o Assistente para conexão com a
Internet do Windows (Iniciar > Programas > Acessórios
> comunicações) e marque a opção
de acessar através da rede local (creio que já expliquei
isso em outros artigos)
Com
isto, você configurou as duas estações para
enviarem todos os pedidos para o PC 1, que é o único
que está diretamente conectado à internet.
Ao
abrir uma página, baixar um e-mail, abrir o ICQ, etc. em
qualquer um dos dois PCs, o pedido de conexão será
enviado para o PC 1, que por sua vez se encarregará de envia-los
ao endereço correto na Internet, aguardar a resposta, e em
seguida devolver os dados ao cliente.
Esta
é justamente a função do NAT, tornar esta troca
de dados transparente. Você não precisará configurar
os programas para acessar a Internet via proxy, pois graças
ao trabalho do PC 1, eles pensarão que estão
diretamente conectados. Esta é a grande diferença
entre o ICS e outros proxys que suportam Nat (o Wingate por exemplo)
e proxys manuais, como por exemplo o Analog-X
A
conexão com a Internet ficará disponível para
os três PCs. Caso apenas um acesse, terá toda a conexão
para si. Caso os três acessem ao mesmo tempo, a banda será
dividida. Você vai perceber a conexão ficar mais lenta
no PC 1 se estiver baixando arquivos no segundo, etc. Mas realmente,
se comparada com uma conexão via modem, e ainda por cima
via PABX, mesmo compartilhando a conexão entre 10 micros
o acesso deverá ficar bem mais rápido. Se for o caso,
pegue um Speedy de 2 megabits, provavelmente ainda vai sair mais
barato que 10 contas de telefone :-).
O
fato de compartilhar a conexão, não vai tornar sua
rede mais lenta, pois a velocidade da conexão é muito
pequena se comparado com os 10 ou 100 megabits que podem ser transportados
através da rede.
Uma
observação é que o ICS do Windows pode ser
usado para compartilhar a conexão com PCs rodando outros
sistemas operacionais. Basta configurar corretamente a rede, de
preferencia com endereços IP fixos para que PCs com Linux,
Free BSD, Windows 95, etc. acessem perfeitamente.
Encontrou
alguma informação incorreta ou algum erro de revisão
no texto? Escreva para mim: [email protected]
|