No dia 15/03/98, Rafael Bittencourt e Luís Mariutti participaram de um chat promovido pela Revista FireRock (veja a transcrição abaixo). Logo depois estão as perguntas que foram encaminhadas ao Kiko, e que foram respondidas via fax.

Para quem perdeu, uma boa notícia: a banda deve realizar outro chat em breve. :)


[SNOW^DOG] - Quando vocês vão voltar no Rio de Janeiro?
[BRITOW] - Pergunta quando farão um show em Ribeirão Preto...
[FLASH-MA] - Quando a banda Angra virá ao Espírito Santo????
[PAINKILLER] - Quando virão a Recife?
[KLUX] - Quando vocês virão para Belo Horizonte?
[MOONLIGHT] - Alguma previsão de shows no Rio de Janeiro?
 Rafael - Não há previsão de shows no Brasil por enquanto, somente
Argentina, Chile e Europa.  

[PAINKILLER] - Quando sai o próximo CD?
 Rafael - Vai sair um disco ao vivo em maio.  

[DRSIN] - Quando será lançado o próximo disco? E como estará?
 Rafael - Dr.Sin, o próximo disco sairá no começo do ano que vem e estará
mais pesado. 

[R0W|3Y] - André: É verdade que você é formado em regência?
 Rafael - O André ainda não chegou, mas é verdade, ele é formado em
regência. Estão aqui o Rafael e o Luís. 

[GAMMA_RAY] - Eu queria saber do Angra como é a atual relação com o
Helloween, já que eles andaram meio brigados...
 Rafael - Não houve briga com o Helloween. 

[FLOYDIANA] - Vocês são demais! Quando sai o vídeo?
 Rafael - O vídeo já saiu e esteve em primeiro lugar na MTV (Make Believe). 

[INVOID] - O que a banda achou do show na Bahia e se prentendem voltar....
 Luís - O show da Bahia foi muito bom, principalmente pelo público. 

[- _RO_] - Como vocês se conheceram?
 Luís - Nos conhecemos na faculdade e no circuito de bares. 

[MANOWAR_] - Queria saber quais são as maiores influências do Rafael,  os
guitarristas que ele mais gosta...
 Rafael - Brian May, Raul Seixas, Ian Anderson, outros.... 

[KATI] - E o home vídeo que vocês prometeram ?????
 Rafael - O home vídeo está sendo preparado. 

[GENINHO] - Como a banda reage às acusações de o 1o. CD ser basicamente
uma cópia do estilo do Helloween? (Não acho isso).
 Rafael - A banda reage como o Mike Tyson reagiu ao Hollifeild. 

[MOONLIGHT] - Vocês lembram do show no circo voador, no Rio, em 94
(Angels Cry)? O que vocês acharam do show?
 Rafael - O show no Circo Voador foi muito bom, com muita energia,
mas as condições não eram tão boas. 

[PETRUCCI] - Eu gostaria de saber o que o Rafael e o Kiko acharam do
CD do guitarrista Yonsen Maia.
 Rafael - Achei que o disco do Yonsen é muito bom. 

[JC] - O que quer dizer ZITO? Esta é a pergunta mais comum na Mailing
List do Angra...
 Rafael - ZITO é um segredo, que o André não me deixa contar. 

[SOULREAPE] - Quais as bandas novas de Heavy Metal que vocês admiram???
 Luís - Heavens Gate, Henceforth, Paradise Lost, entre outros...
Rafael - Skunkanisei. 

[MST-MANAUS] - Vocês estarão no Olympia assistindo ao Deep Purple??
 Rafael - Fredie, com certeza iremos ao show do Purple. Aliás, Steve Vai
foi foda! 

[ENNY] - O disco ao vivo contará com as músicas gravadas na abertura
do AC/DC (São Paulo)???
 Rafael - O nosso show na abertura do AC/DC não foi gravado. 

[|BLAZEB|] - Vocês acharam que a qualidade do som, na abertura, pro AC/DC,
prejudicou o som de vocês??
 Luís - A montagem rápida foi o que prejudicou mais na abertura do show. 

[|BLAZEB|] - Angra, primeiro Parabéns porque vocês são uma banda duka
mesmo! Vocês tocando são metal melódico de primeiríssoma, um dos
melhores do mundo!!!! :)
Eu queria fazer uma pergunta... Tem músicas como Nothing to Say,
Queen of the Night, que vocês soam como heavy metal mesmo, e
tem outras que tem mais melodia e menos ou quase nenhum peso e que
fazem esquecer o termo "Heavy Metal " ... Vocês acham que no futuro
vão tender a um lado mais pesado ou melódico?
 Rafael - Nossas Raízes estão plantadas no metal, porém como
qualquer pessoa, aceitamos influências.
Luís - No Futuro vamos tender para algo mais pesado. 

[MANOWAR_] - Queria saber o que o Rafael acha do guitarrista Glenn
Tipton, do Judas Priest, e o que eles acharam mais difícil na hora de
gravar a versão de Painkiller, que exigiu da banda uma grande
responsabilidade!!
 Rafael - Glenn Tipton é um grande ícone do Heavy Metal, inventor
de grandes Riffs e Liks, mas não são de grande dificuldade técnica. 

[LEONARDO] - When you are touring in USA? Where I find your CDs?
 Rafael - LEONARDO: Contact This Following Address In Usa:
Empire Entertainment
C/O Oliver Laudhn
PO Box 1756 - Sebastopol  - Ca
95473/1756
Fax Number: 707 826 7593 

[STEVE_VAI] - Por favor pergunte se eles gostam de Steve Vai...
 Rafael - Gostamos muito do Vai. Aliás, o show foi foda, e já até apertei
a mão dele, hehehehe... 

[_FREDIE_] - De quem foi a idéia de fazer o Clip de Make Believe?
 Rafael - Da banda inteira. 

[SECRETALIBI] - Vocês conhecem os caras do Blind Guardian? Se sim,
o que eles dizem do Brasil???
 Rafael - Não conhecemos ainda, somente trocamos correspondência,
mas temos uma admiração recíproca. 

[GENINHO_] - Por que resolveram colocar a canção Wuthering Heights
no "Angels Cry"?? Algo em especial?
 Luís - GENINHO, não houve nada de especial, ela tinha uma versão heavy,
mais rápida, e na hora da gravação ela foi transformada p/ a
versão original. 

[BLIND GUARDIAN] - Todos vocês são, digamos, virtuosos nos respectivos
instrumentos. Como vocês reagem às críticas de bandas que tocam músicas
mais simples e rápidas???
 Luís - Eu gosto de qualquer música que seja bem feita.
Rafael - Criatividade, arranjo, produção e composição também devem ser
levadas em conta, fora o estilo. 

[SHAMASH] - Vocês pretendem gravar acompanhados de orquestra?
 Rafael - Sim, a principio com um quarteto de cordas e instrumentos
acústicos. 

[PETRUCCI] - Eu queria saber se é verdade que o Luiz foi atropelado em
Salvador.
 Luís - PETRUCCI, é verdade, fui atropelado um dia antes do show.
Rafael - Uma sangueira horrível! 

[KENNY] - Quais das suas músicas vocês preferem???
 Luís - KENNY, cada época a gente gosta de uma música diferente, depende do
humor. 

[K-BRITOW] - No disco "Freedom Call" (IRON, corrige aí se estiver
errado) tem as duas músicas gravadas em um acústico. Vocês já
pensaram em lançar um disco só com as músicas do tal acústico?
 Rafael - Foi lançado na França seis faixas desse show. 

[DRSIN] - Qual é a sua relação com o Dr. Sin?
 Rafael - Very Nice. 

[GENINHO_] - Como surgiu a oportunidade p/ vocês participarem do
Tributo ao Judas Priest? E foram vocês que escolheram a música?
 Luís -  Houve um convite de um repórter alemão, que viu a gente
tocando a múica num show. 

[FLASH-MA] - Vocês tem um e-mail de contato fixo?
 Luís - Não temos um e-mail ainda. 

[MALMSTEEN] - Por que vocês não tocam em todos os shows um cover do
Manowar? Eu escutei num pirata e adorei!
 Luís - Podemos voltar a tocar o cover do Manowar.
Rafael - Talvez a gente faça um festival tocando junto com eles na Itália. 

[JC] - Pergunta se eles já viram a minha homepage do Angra:
(http://www.des.ime.eb.br/~duarte)
 Rafael - JC: Ainda não vimos sua homepage porque na verdade nós não
temos internet. 

[PAMELLL] - Rafael Bittencourt, Você lembra de mim? Dia 2 de setembro, no
aeroporto de Fortaleza, dia 1 de setembro foi o show do Angra. Eu dei até
uma pulseira pro Rafael!
 Rafael - Lembro sim, inclusive da sua pulseira. 

[GENINHO_] Pergunta: Como surgiu a idéia de misturar timbalada com a
música de vocês no "Holy Land"?
 Rafael - A idéia surgiu do gosto pelos dois estilos. 

[FLOYDIANA] - O que o Rafael ouve, influências de guitarra?
[MALMSTEEN] - Pergunta o que eles acham do Yngwie Malmsteen.
 Rafael - Steve Vai, Blues Saraceno (Bastante!), Yngwie Malmsteen. 

[MAIDEN] - Qual foi o maior obstáculo para a banda ter conseguido a fama?
 Rafael - O maior obstáculo ainda há de vir. 

[GAMMA_RAY] - Qual a relação com o Kai Hansen, e se eles sabem sobre
a saída do Jan e do Thomas...
 Luís - Nossa relação com o Kai Hansen é muito boa, e não sabemos nada
sobre a saída dos dois. 

[BOBSIN] - Em quais países será lançado o "Holy Live"?
 Luís - Nos mesmos países que foram lançados todos os outros álbuns. 

[MEGADETH] - Por quê vocês não fazem o clip de "Nothing To Say"???
 Luís - MEGADETH, você nos empresta 50 mil dólares? Hehehehehe... 

[LEONARDO] - About touring in USA and also where I find their CDs in USA...
 Rafael - LEONARDO: USA has a very closed market for forener bands,
specially from foreing labels for touring is the same. 

[POLICE] - O Angra também cogitou a possibilidade do Heavy morrer?
 Rafael - Nunca cogitamos essa idéia. 

[POLICE] - Se pudesse, com quem o Angra gravaria?
 Rafael - VIRGIN STEELE. 

[SOULREAPE] - A versão que vocês fizeram pra Painkiller ficou muito boa
mesmo! Vocês já receberam outras propostas para participarem de outros
tributos, além do Judas Priest?
 Luís - Recebemos uma proposta de gravar um tributo ao Iron Maiden. 

[LAMER] - Queria saber o que o André Matos acha do vocalista do Manowar,
Eric Adams, e dizer também que ficou bem interessante a versão dele com o
Dread Nox de Batlle Hymns!
 Luís - LAMER, o Eric Adams é um dos vocalistas que mais ele admira. 

[GENINHO_] - Pergunta: Qual a origem do nome Angra?
 Luís - Foi idéia de girico vinda do Rafael, e que pegou. 

[KIKO] - Qual a corda que o Luís usa, 0.45?
 Luís - KIKO, é essa corda mesmo. 

[PAINKILLER] - Vocês conhecem o Dark Avenger?
 Luís - Conheço. 

[EDUARDO] - E os TabBooks do Angra?
 Luís - Nosso livro de tablatura só foi lançado no Japão. 

[BEHAPPY] - Gostaria que eles comentassem sobre o atual cenário
Heavy Europeu, ressaltando bandas como Stratovarius, Gamma Ray,
Helloween, Blind Guardian, etc.
 Rafael - BE HAPPY, a Europa é um dos poucos lugares que ainda
possuem um real circuito metal, há também uma série de bandas novas
muito boas, como o Superior, VandenPlas, Eldritch, entre outras... 

[DRSIN] - Rafael, como surgiu a inspiração para escrever a música
Stand Away?
 Rafael - Tocando violão no banheiro. 

[FLASH-MA] - Gostaria de saber o que eles acharam do Blaze B. no
vocal do Maiden.
 Luís - É cedo para julgar o Blaze. 

[INNERSELF] - O que vocês acham da separação do Sepultura?
 Rafael - Certamente abalará a maior banda nacional da história,
mas com fé eles voltarão. 

[MEGADETH] - Qual a relação de vocês (principalmente o André) com o
pessoal do Viper?
 Luís - É uma relação normal. 

[PAINKILLER] - Quando sairá o próximo CD de músicas inéditas?
 Rafael - No começo de 98. 

[SATRIANI] - Que música vocês gravariam do Iron Maiden?
 Rafael - Wasted Years. 

[FLASH-MA] - Pergunta: a banda costuma ter brigas? Se tiver, quais são as
causas?
 Rafael - Briga de shampoo. A gente briga quando o Luís pega o meu
shampoo. 

[FALLEN_ANGEL] - Como é o processo de composição de suas músicas?
 Luís - Ou por Jam Session ou por inspiração individual. 

[LAMER] - (Pergunta pro Rafael e pro Kiko) Que tipo de multi-efeito/rack
pra guitarra vocês usaram no último disco??
 Rafael - Quadraverb II, Digitech TSR12. 

[KILLERM] - Onde posso achar a versão heavy, mais rápida, de
Whutering Heights??
 Luís - No CD Pirata "Reaching Horizons". 

[MOONLIGHT] - Vocês pensam em gravar alguma música do Viper,
dos tempos do Andre?
(Se sim, sugestão: gravem To Live Again)
 Luís - Não pensamos. 

[POLICE] - O que vocês acham do Metallica ter feito aquela
mudança toda??
 Luís - Se foi realmente a vontade deles tem que ser respeitada. 

[ _LOVECRAFT] - I know you're coming to Argentina next month.
Will you play an unplugged again?
 Luís - No. 

[GAMMA_RAY] - O Kiko faz merchandising da Zoom. Mas como a
distorção da minha Zoom não é nem o dedinho do pé da dele???
Ele usa Shred Master?
 Rafael - A distorção que a gente usa é do pre-amplificador Marshall. 

[R0W|3Y] - Quando o André participou do Barraco MTV, deu pra perceber
que o André ficou muito irritado! Queria saber a razão...
 Rafael - Eu estava zen...
(Obs.: Não foi o André que participou do barraco, foi o Rafael) 

[SOULREAPE] - Sobre o Tributo ao Maiden: vocês já sabem qual
música vão tocar e quais as bandas que também vão participar
desse CD??
 Luís - Ainda não temos muitas informações, apenas que a
gravadora será a mesma do Tributo ao Judas. 

[SECRETALIBI] - Quem é o melhor de todos os tempos na
opinião do Angra???
 Rafael - Beatles.
Luís - Ozzy.  

[PETRUCCI] - O que o Angra achou da atitude do Jô Soares
ao quebrar o CD da banda???
 Rafael - Tremenda falta de educação. 

[SHAMMASH] - Vocês já usaram guitarras B.C. Rich?
Gostam de Death Metal ou têm algo contra?
 Luís - Gosto de Death Metal mas não usamos B.C. Rich. 

[KENNY] - Ouvi dizer que o André fez um "teste" pro Maiden...
e não teria passado... na opinião da banda: Por qual motivo ele
não teria sido aprovado??? (isso não entra na minha cabeça: o André
tem um vocal bem melhor do que o do Blaze!)
 Rafael - Se ele tivesse sido aprovado o que seria de nós? 


Respostas de Kiko Loureiro


[LAMER] - Que tipo de multi-efeito/rack pra guitarra vocês usaram no
último disco??
 Kiko - Lamer, eu usei guitarras Washburn N4, Tagima, Les Paul e
um pouco de Fender Strato. A maioria das bases foram feitas com Les
Paul e Tagima e os solos quase todos com a Tagima. Quanto aos amplis
eu usei Marshall anos 70 e Mesa Boogie Nectifier e Vox. Solos no Marshall,
bases no Mesa Boogie e também no Marshall. No solo da Deep Blue,
por exemplo, eu usei o Vox. Os efeitos são geralmente do estúdio, isto é,
Eventid, Lexicon PCM-70, etc... De simples eu usei um Distortion da Boss
e um Wah-Wah. 

[JOHANSSON] - Eu queria dizer também que eu acho o André o melhor
vocal do mundo, Ricardo o melhor batera, o Kiko e Rafael os melhores
guitarras e Luis o melhor baixo, mas queria saber o que Kiko e Rafael
acham do Tolkki, do Stratovarius.
 Kiko - Muita gente fala bem dele. Para ser sincero eu nunca ouvi
direito o trabalho dele. 

[LAMER] - Queria saber onde posso arrumar livros de tablaturas,
songbooks ou alguma coisa parecida, pra guitarra?!?!?
 Kiko - O livro do "Holy Land" e "Angels Cry" com partituras completas
para todos os instrumentos estão à venda pelo fã-clube do Angra em
São Paulo. 

[FALLEN_ANGEL] - E a história de ZITO significar "Zur Incognita Terra
Oceanus"??????
 Kiko - Estranho, né?!?!?! 

[GENINHO_] - Pergunta: vocês acham que com o sucesso de vocês o
mercado do metal no Brasil irá reaquecer?
 Kiko - Geninho, eu acho que o mercado do Metal no Brasil vem
crescendo cada vez mais com o passar dos anos, mesmo porque o
mercado de CDs em geral cresceu muito devido ao plano Real,
chegando a ser agora o quinto do mundo.
Eu acho que o Angra é mais um incentivo às bandas nacionais de
Metal, pois mostramos que o público brasileiro, se o trabalho for bem
feito, ouve, compra e respeita as bandas daqui igualmente às de fora. 

[BLACKMORE] - O que eles acham de Ritchie Blackmore e Malmsteen?
 Kiko - O Malmsteen foi uma das minhas maiores influências.
Desde a primeira vez que eu o vi, numa gravação pirata do Alcatraz eu quis
tocar igual ao cara. O Blackmore eu ouvi bastante, mas nem tanto.
Eu quando moleque, era fã do Dio, portanto ouvi muito Rainbow. A
influência dele não foi tão grande quanto a do Malmsteen.
Das bandas daquela época eu era muito mais o Led Zeppelin. Devo dizer
que do pouco que eu ouvi do Rainbow novo, eu gostei. 

[FALLEN_ANGEL] - Vocês já tem novas músicas prontas para o próximo
disco?
 Kiko - Temos músicas que não estavam totalmente prontas para o
"Holy Land" e portanto sobraram. Vamos trabalhar nestas e em outras
idéias que cada um está coletando por conta própria.