3ª Etapa:"I MOSTRA ESPECIAL DE ARTE"

04 a 07 de Setembro de 2000

Este evento representou um marco referencial na "Educação Especial de Praia Grande".

A mostra veio trazer a tona a discussão da diversidade humana e o multiculturalismo da sociedade brasileira e sobre tudo a arte como elemento de inclusão social, aproximando diversos grupos humanos e a superação de barreiras. Este projeto foi desenvolvido a partir do 3º bimestre do ano letivo de 1998, dado continuidade a a partir do 2ºbimestre de 1999 até os dias atuais na Escola Municipal de Educação Especial de Praia Grande/SP.

Entre os objetivos gerais destacam-se a criação de condições, para a inclusão social do portador de necessidades educacionais no mercado de trabalho, o respeito enquanto cidadãos e produtores de arte-cultura, oportunizar situações experienciais de estímulo a criatividade, desenvolvimento do espírito crítico, estímulação das estruturas cerebrais e linguagens.

"A arte dita abstrata não se chama assim porque representa a abstração de alguma coisa, mas porque faz a abstração da coisa. Paradoxalmente, a arte abstrata que não permite uma tradução da imagem em palavras é aquela que mais provocou o discurso"( Sara Pain, Gladys Jarreau).

O embasamento científico deste projeto veio partir das idéias da Arte-Terapia de Sara Pain e Gladys Jarreau, Howard Gardner em seu livro Arte,Mente e Cérebro, Jean Piaget baseado no livro de Barry J. Wadsworth "Piaget para o professor da pré-escola e 1º Grau"e Vygotsky e Bakhtin no livro de Maria Teresa Assunção Freitas " Psicologia e Educação: Um Intertexto"

A Mostra contou com uma acervo de 38 quadros de tamanhos variados.

Veja as Fotos da Mostra na seção FOTOS !!!

Hosted by www.Geocities.ws

1