EEB Francisco Mazzola – www.eebfmazzola.rg3.net - e-mail: [email protected]
Trabalho 4 – 3a série – Biologia – Profa. Nadir Trainotti – Aluno:...............................................................
Referências:
a) texto 4 - Análise do texto - Dois planetas para o futuro.(pdf)
b) Relatório Planeta Vivo 2006 - WWF Brasil (Planeta Vivo 2006)
c) Jornal a Notícia - Quarta Feira - 25/10/2006
d)
Livro de História Geral ou geografia Geral - Ensino Médio
1. O texto apresenta como vilão da degradação do ambiente o modelo consumista do ser humano, ou então o modelo captalista adotado pela maioria dos países. a) faça um texto de no mínimo 20 linhas sobre os presupostos do modelo captalista. b) qual o modelo econômico adotado dos três primeiros países no consumo da pegada ecológica? e do Brasil?
2. Quais indicadores utilizados para medir o bem estar do planeta? a) quais fatores promevem a perda da biodiversidade? b) quaos problemas são gerados pela perda da biodiversidade?
3. No 2o párágrafo - pag 2, do texto 4: "...agora a grande questão é como utilizar os recursos naturais sem ultrapassar a ..." a) liste recursos naturais renováveis e não renováveis. b) o que seria crescimento econômico? De quais fatores depende o crescimento econômico? Como podemos medir o crescimento econômico de um país?
4. Nos tempos atuais qual o número de pessoas no mundo? qual a estimativa de pessoas para o ano 2050? quais as consequências de uma superpopulação?
5. Quais fatores influenciam o crescimento de uma população biológica?
6. O controle da população depende apenas da taxa de natalidade? (população humana).
![]()