O projeto de
aprendizagem "Globalização" é desenvolvido pelo NTE MG-7 na
capacitação dos professores no uso das tecnologias a distância do qual a nossa escola
faz parte.Tema: Globalização
Público Alvo:
Professores/facilitadores do Pólo A
Período de
Realização: Outubro/99 a maio de 2000
Justificativa:
A
globalização está na moda, um dos conceitos predominantes na atualidade é de que,
globalização é uma tendência crescente de unificação de todos os povos e países da
Terra, tornando-os cada vez mais interdependentes tanto em termos econômicos quanto
socioculturais.
A globalização é a nova ordem
mundial. O processo de globalização em marcha acaba com a divisão distinta de local,
global e internacional. Um produto pode ser ao mesmo tempo global e local, uma vez que
cada componente deste produto pode ser fabricado em diferentes pontos do planeta e ser
vendido em outras diferentes regiões. Desta forma a globalização se impõe aos mercados
dos circuitos financeiros, às empresas e ao conjunto de intercâmbio imateriais. O
fenômeno da globalização é então, uma idéia característica do marketing e
administração que tem servido para interpretar o mundo e orientar a nova ordem mundial
que está se consolidando.
Cada vez mais, nossas sociedades
estão ligadas por redes de informação e comunicação, constituído formas de
organização do mundo, em uma mundialização de trocas pelo desenvolvimento das
comunicações, cuja lógica é funcionar de maneira universal.
Diante desse quadro torna-se
necessário que os professores possam refletir sobre o efeitos positivos e negativos da
globalização sobre a sociedade e educação.
Objetivo:
Refletir e discutir sobre os efeitos da globalização sobre a sociedade
Certezas Provisórias:
 |
O Mercado Comum Europeu
é uma realidade |
 |
Mercosul |
 |
Os "Tigres
Asiáticos" dominam a globalização |
 |
Internacionalização
dos valores e costumes |
 |
A globalização está
contribuindo para o aumento do buraco da camada de Ozônio. |
 |
Relação desigual entre
economias centrais e economias periféricas. |
 |
Aumento do imperialismo
por parte do G7 e destruição da cultura dos países pobres. |
 |
Aumento do intercâmbio
em todos os sentidos. |
 |
Monopólio da
Cibernética. |
 |
Aumento das migrações |
 |
Aumento da xenofobia dos
países ricos |
 |
A posição de
subordinação dos países periféricos |
 |
Falta de espaço dos
países periféricos |
 |
Se a globalização é
benéfica para a humanidade especialmente pelo países periféricos. |
 |
Até que ponto a
globalização pode beneficiar ou prejudicar o capitalismo. |
 |
Globalização X
Religião |
 |
Globalização provoca a
perda da identidade cultural |
 |
Vantagens e desvantagens
da globalização |
 |
Globalização X
Concentração de riquezas |
 |
Globalização ameaça a
paz mundial |
 |
Globalização traz paz? |
 |
Globalização provoca
(incentiva) o armamento nuclear? |
 |
Até que ponto o aumento
da pobreza nos paízes periféricos contribuiriam a paz mundial? |
 |
Até que ponto a
globalização é responsável pelo stress humano? |
 |
Se há possibilidade de
uma unificação da moeda.Até que ponto a globalização aumenta o consumismo. |