40ª SUPERINTEDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO – UBERLÂNDIA
SESC – UNIDADE DE SERVIÇOS DE UBERLÂNDIA
X FESTIVAL ESCOLAR DE FUTSAL – 2003
VIII BOLETIM INFORMATIVO
Neste sábado dia 31 de maio, já com um atraso inicial de dois finais de semanas na previsão, justificado pelo número surpreendente de equipes inscritas, forma de disputa definida pela JDDD e a suspensão dos jogos no feriado da Semana Santa, estamos encerrando mais uma edição do Festival Escolar de FutSal, na expectativa de que tudo transcorra bem como tem sido até agora, para fecharmos com uma chave não só de ouro mas com uma chave de paz como a proposta deste Festival, que iniciou em meio de uma guerra. Esperamos ter um dia de casa cheia, pois com certeza teremos grandes espetáculos de futebol na quadra e seria interessante conviver com um festival de torcidas vibrantes e alegres nas arquibancadas, dando também um show de civilidade.
Um equilíbrio na qualidade técnica das equipes é o que se tem visto em quase todos os jogos da segunda fase e com distinção para os jogos das 8ª de finais, 4ª de finais, semi finais e principalmente os jogos finais já realizados. Esta paridade das equipes além de proporcionar grandes espetáculos de habilidades nas quadras vem sendo a responsável por alguns atrasos no cumprimento de horários da tabela, porque vários jogos tiveram decisões por tiros livres diretos (culturalmente denominadas cobranças de pênalti). Acreditem tivemos na primeira decisão por tiros livre entre as equipes das E.E Sérgio de Freitas Pacheco e E.E. Bueno Brandão, emoção extra que durou 20 minutos. E por falar neste tipo de decisão, os alunos da E.E. Sérgio Freitas Pacheco não querem ver falar em tal forma de decisão, pois no mesmo dia perderam duas, sendo que a segunda com a E.E. Segismundo Pereira, o jogo entre estas duas equipes foi sem dúvida a partida emoção deste X FestFusal 2003. O que fazer? O critério foi estabelecido e aprovado no regulamento. Se lembrarmos o Brasil foi Tetra nas mesmas condições.
As equipes que disputaram a final das três categorias justificaram na quadra as suas classificações com jogos de alto nível. Há de se elogiar também as torcidas, que na grande maioria são composta por familiares dos atletas e comunidades das escolas, parabéns.
O QUE NOS DEIXOU FELIZ
Gostaríamos de promover a entrega das premiações de forma coletiva em uma festa com uma série de outras apresentações culturais, como forma de agradecimento não só aos atletas vencedores, mas a todos pela convivência digna de elogios neste dois meses de Festival.
Em atendimento à solicitação dos professores, estamos realizando ao final de cada jogo de definição de cada categoria, e como positivo desta forma de entrega, é que podemos com mais calma, traduzir a nossa mensagem educativa aos alunos e pais que lá estiveram. Falar dos objetivos que nortearam o Festival e as conquista que pudemos perceber. Dentre elas destacaríamos o respeito e a solidariedade. Ressaltamos em cada fala, que todo o trabalho desenvolvido, seja entendido pelos alunos, como um gesto de amor por eles.
DECISÕES DA JDDD
Na edição anterior deste Informativo, no tópico O QUE NOS DEIXA TRISTE, publicamos a presença de ilícitos identificados durante a realização dos jogos. Estes casos, dado a sua gravidade são julgados pela Junta Disciplinar Desportiva e Deliberativa (JDDD), pois ela compete analisar, ouvir, avaliar e aplicar sanções aos infratores. No caso específico, foi constatado que a equipe Juvenil Masculina da E.E. Ângela Teixeira, utilizou deliberadamente um atleta irregular, ou seja, colocou o atleta Argemiro Vasconcelos (infrator) jogando com o nome do atleta Eudes Vasconcelos (regularmente inscrito), assim sendo a JDDD, deliberou pela impedimento do Professor Vilmar Zacharia, e o Auxiliar Técnico Sassá, bem como todos os atletas da equipe (por cumplicidade) de participarem dos festivais promovidos por esta parceria nos anos de 2003 e 2004.
Esteve presente ao julgamento o Diretor da Escola, o qual isentamos de qualquer responsabilidade, pois teve o cuidado de averiguar licitude das inscrições. Na oportunidade se desculpou em nome da comunidade da Escola, solicitou a ata da reunião.
CATEGORIAS JÁ REALIZADAS
Cremos nós, que muita festa rolou neste final de semana passada, pois três categorias já foram concluídas, e não há como a escola deixar de comemorar em grande estilo o grande feito de sua equipe. E se não o fizeram estão em falta, pois afinal ser vice ou campeão neste festival não é fácil.
CATEGORIAS E CLASSIFICADOS
Mirim Masculino
Campeã – E.M. Professor Eurico Silva,
Vice Campeã E.E. Frei Egídio Parise
Mirim Feminino
Campeã – Colégio Batista Mineira
Vice Campeã – E.E. Professor José Ignácio de Sousa
Infantil Feminino
Campeã – E.E. Sérgio de Freitas Pacheco
Vice Campeã – E.E. da Cidade Industrial
Infantil Masculino
Campeã – E.E. Custódio da Costa Pereira
Vice Campeã – E.E. Messias Pedreiro
ESPAÇO ABERTO
Visite nosso site:
http://geocities.yahoo.com.br/divepesportes além de facilitar a vida de muitos professores, quanto ao acesso a tabelas e boletins, dispensando a vinda a 40ª SRE, tem também possibilitado muita gente ainda que de longe, acompanhar todos os acontecimentos do Festival. Tivemos a grata satisfação de receber de um ex atleta de Festivais Escolares, uma mensagem a qual ele solicita sua publicação.
Quero por meio desta mensagem expor minha imensa satisfação em estar em contato com as notícias relacionadas com o esporte escolar de nossa querida cidade de Uberlândia.
Mesmo estando a 1000 KM de distância, com a formulação deste site, posso acompanhar passo a passo o desenrolar dos festivais escolares, através dos boletins informativos e tabelas. Fico imensamente feliz em saber o êxito dos alunos que cada ano vêem superando as expectativas como estudantes e atletas, representando da melhor forma suas escolas.
Queria também parabenizar todos os professores da área de Educação Física por essas realizações e principalmente os professores Adauto e Ademar por mais um FestFutSal bem sucedido e agora de repercussão nacional.
Fernando Pupin Vieira.
Acadêmico de Medicina da Universidade Severino Sombra - Vassouras RJ
Obrigado Ademar, este é um sonho que estou vendo ser realizado.
Professor Jorginho
E.E. Teotônio vilela e E.M. Dr. Gladsem Guerra Rezende
Historicamente, o homem traz consigo deformações de personalidade, e de uma cultura de querer levar vantagem a qualquer custo, esquecendo a ética , honradez, princípios de qualidade que garantem a felicidade do homem e
o bem comum. Não tenho dúvidas de que todos sabem disto. A pergunta é porque estas coisas ainda acontecem? Não estou atirando a primeira pedra, pois estou longe de ser perfeito. Ademar
COMISSÃO ORGANIZADORA
Adauto Gomes de Jesus - SESC
Ademar Sebastião Vieira - 40ª SRE
ESPORTE, UM JEITO GOSTOSO DE FAZER EDUCAÇÃO – (ASV)
Uberlândia, 28 de maio de 2003