40ª SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO – UBERLÂNDIA

SESC – UNIDADE DE SERVIÇOS DE UBERLÂNDIA

X FESTIVAL ESCOLAR DE FUTSAL – 2003

VI BOLETIM INFORMATIVO

Quando os jogos deste Festival já se aproximam da reta de chegada, idéias divergentes surgem quanto à forma da entrega da premiação, medalhas e troféus. Por várias vezes fomos questionado a este respeito. Alguns gostaram da forma como foi feita em 2002, numa solenidade coletiva com apresentações de atividade culturais e sobretudo com a participação da comunidade escolar. Acreditávamos que fosse, também neste ano, visto que comemoramos a décima edição do FestFutSal e isto seria motivo para uma celebração com maior movimentação e galhardia. No entanto, muitos optam pela entrega no exato momento da conquista. Entendem que a calor da disputa e a euforia da vitória promove maior empolgação aos atletas, técnicos e torcedores. Como é de nosso costume, procuramos exercitar a democracia e tomar todas as decisões pelo consenso da maioria. Fizemos uma consulta de pé de orelha com um grande número de professores e técnicos das equipes e pudemos observar que 75% dos consultados se posicionaram a favor da entrega imediata. Assim sendo, o apelo é inquestionável. Daqui até ao final dos jogos toda semana estaremos premiando as equipes vencedoras de uma ou mais categorias.

Em toda entrega de premiação é inevitável a entrada da torcida na quadra e quase sempre aparecem muitos cineastas e fotógrafos para registrar este momento mágico e raro, o que achamos mais do que justo. Para que os premiados e seus afetos fiquem a vontade e não atrasem o andamento dos jogos, iremos se não estiver chovendo promover a entrega na quadra externa. Esperamos contar com a colaboração de todos.

CATEGORIAS E CHAVES DA 2ª FASE

Infanto Juvenil Masculino.

Chave Peroba - Sérgio Pacheco 1ª chave Sporte, Clarimundo Carneiro 2ª chave Santa Cruz, Universidade da Criança 1ª chave Curitiba.

Chave Aroeira – Dr. Duarte 1ª chave Gêmio, Presidente Tancredo Neves 2ª chave Náutico, Mal. Castelo Branco 2ª chave Bota Fogo.

Massaranduba – Antônio Thomáz (A) 1ª de Santa Cruz, Américo Renê Giannetti 2ª chave Internacional, Colégio Pitágoras 2ª de Portuguesa,

Chave Sucupira – Hercília Martins 1ª chave Gama, 7 de Setembro 2ª chave Paissandú, Bueno Brandão 2ª chave Criciúma.

Chave Pau Brasil – Segismundo Pereira 1ª chave Náutico, Teotônio Vilela 1ª chave Criciúma, Messias Pedreiro 2ª chave Grêmio.

Chave Ipê – José Ignácio 1ª chave Portuguesa, Polivalente 1ª chave Bahia, Dr. Joel Cupertino 2ª chave Paraná,

Chave Jequetibá – Inácio Castilho 1ª chave Internacional, Frei Egídio 1ª chave Paraná, Antônio Luiz Bastos (B) 2ª chave Esporte.

Chave Cedro – Profº Leôncio do Carmo Chaves 1ª chave Botafogo, Profª Juvenília 1ª Ponte Preta, Colégio Federal 2ª chave Vitória.

Chave Bálsamo – Inácio Paes Leme 1ª chave Vitória, Lourdes de Carvalho (B) 2ª chave Bahia, Cidade Industrial Ponte Preta.

Chave Jatobá – Antônio Thomáz (A) 1ª chave Paissandú, Êneas Vasconcelos 2ª chave Curitiba, E.E. Uberlândia 2ª chave Gama.

Juvenil Masculino

Chave Tambaqui – Lourdes de Carvalho (A) 1ª Goiás, Ângela Teixeira 1ª chave Vasco, Colégio Pitágoras 2ª chave Fluminense,

Pirarucu – Antônio Luiz Bastos (A) 1ª chave Atlético, E.E. Uberlândia 2ª chave Goiás, a definir 2ª chave Cruzeiro.

Chave Tilápia Sérgio Pacheco (B) 1ª chave Fluminense, Lourdes de Carvalho (B) 1ª chave Flamengo, a definir 2ª chave Guarani.

Chave Tucunaré – Polivalente 1ª chave Cruzeiro, Segismundo Pereira 1ª chave América, José Ignácio (A) 2ª chave Flamengo.

Chave Piau – a definir 1ª chave Uberlândia, AntônioThomáz (A) 2ª chave América, Teotônio Vilela 2ª chave Atlético.

Chave Dourado – Inácio Castilho 2ª chave Vasco, a definir o 2ª chave Uberlândia, a definir o 1ª chave Guarani.

 

JOGOS DAS SEMI FINAIS, FINAIS E 4ª DE FINAIS EM SUAS RESPECTIVAS CATEGORIAS:

A categoria Mirim Feminino fará sua final entre as duas equipes que mais pontos somaram na primeira fase. Equipe das E.E. Profº José Ignácio de
Sousa e Colégio Batista Mineiro campeã em 2002.

Mirim Masculino – A disposição dos jogos foi determinado por sorteio realizado na presença de professores interessados. Acreditamos que estão disputando as vagas desta semi fina as quatros melhores equipes. E.E Frei Egídio Parise com ITV e Profª Eurico Silva com Universidade da Criança, jogos da tabelas de números 364 e 365. Vale apena assistir.

Infantil Masculino. Utilizando também o critério do sorteio foi definido chave de onde seria o Bayer. Será a classificada da chave Liso ainda a definir, bem como a disposição das equipes que irão se enfrentar. As mesmas estão contidas na tabela nos jogos números 370,371 e 386.

DE OLHO NA PREVISÃO DO TEMPO

Há informações de que neste final de semana será chuvoso, e ai ficamos naquele dilema quanto a colocar ou não jogos na quadra externa. Como o campeonato esta se alongando e ainda falta muitos jogos a serem realizados, não temos outra opção a não ser o de correr o risco de ter que suspender jogos motivado pela chuva e falta de condição da quadra. E quem tem Deus como parceiro tem mais é que acreditar.

ESPAÇO ABERTO

Recebemos da Professora Elaine Faria (XUXA), que ora é responsável pelas equipes da E.M Sérgio de Oliveira Marquez, um manifesto de protesto e de indignação contra a erros cometidos pela arbitragem, onde cita lances ocorridos no decorrer do jogo entre a sua equipe com a equipe da E.E Maria da conceição Barbosa, o que ela acha inconcebível. Alega a sua dedicação em dar treinamento fora de seu horário de trabalho, onde além de ensinar a parte técnica tem o cuidado de ensinar-lhes as regras do jogo. Manifesta sua revolta quando ao reclamar da aplicação errada das regras, um árbitro lhe mostrou o livro de regras. Na oportunidade afirma ter sido prejudicada a sua equipe pela arbitragem. Em seguida faz menção até mesmo nominal a outros árbitros que já prestaram sua contribuição aos festivais anteriores.

O documento foi repassado para a coordenação da arbitragem para que seja avaliado com os demais árbitros.

Comentário:

Desde o início do Festival, temos recebido críticas a um ou outro arbitro e temos dado toda a atenção a este aspecto. Todas as falhas que nos chegaram foram repassada, ao coordenador da arbitragem e periodicamente discutido com os árbitros. Percebemos também que se a arbitragem ainda não está da forma desejada, uma melhora qualitativa é visível. No entanto muito há que melhorar.

O erro, por mais que o ser humano se esmere ele acaba sendo inevitável. É importante que estejamos sempre alerta na busca do conhecimento para errar o mínimo possível, porque o erro é humano, mas é injusto e pune sempre o certo da ação.

No caso específico da indignação da professora Xuxa, pessoa pela qual temos admiração e respeito pelo seu empenho e desempenho junto aos alunos, temos algumas considerações a fazer:

Tive a oportunidade de assistir o jogo em questão, e o que vi além dos erros dos árbitros, o que não foram relevantes para o resultado da partida e muito menos pelo clima de ansiedade e nervosismo que nele se instalou. Foi uma somatória de erros, não só dos árbitros mas também da professora que se apresentava muito nervosa preocupada em apontar erros em vez de orientar sua equipe. Erros dos pais, técnicos e torcedores que ao pressionar aos alunos deixaram-nos indecisos. O que seria viável é que uma reflexão profunda fosse feita coletivamente a cerca deste episódio.

Quanto a lembrança dos árbitros de outros festivais, devo lembrar que todos são merecedores da nossa considerações e gratidão, mas com raras exceções foram também alvo de críticas de erros e até de pedido de impedimento por parte de algum colega ou escola.

Só para lembrar: todo bom árbitro um dia começou e com certeza errou. E os árbitros profissionais não erram? É só lembrar do 1º jogo do Brasil na copado mundo.

Documento da XUXA, não foi transcrito, em função da extensão do escrito, foi reportado e comentado por Ademar.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Adauto Gomes de Jesus  - SESC

Ademar Sebastião Vieira - 40ª SRE

 

Esporte, um jeito gostoso de fazer Educação (ASV)

Uberlândia 08 de maio de 2003

Hosted by www.Geocities.ws

1