40ª SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO – UBERLÂNDIA
SESC – UNIDADE DE SERVIÇOS DE UBERLÂNDIA
X FESTIVAL ESCOLAR DE FUTSAL – 2003
III BOLETIM INFORMATIVO
Grande foi a expectativa para abertura dos jogos deste Festival, visto que, as previsão do tempo era de que a chuva intensa da sexta feira continuasse no sábado; não se sabendo quanto tempo iria durar. Certo de que tudo que era de nossa alçada havia sido feito, não nos restava outra coisa a não ser esperar com paciência e fé na providência Divina e aceita – la da forma que viesse. Grata surpresa foi ver o sábado dia 05/04 amanhecer com o Céu claro e o sol a brilhar, mantendo uma temperatura gostosa para que realizássemos uma solenidade de abertura, simples porém festiva, esportiva, cívica e social, justificando a comemoração da décima edição do FestFutSal. Foi emocionante, ver adentrar no ginásio do SESC, um batalhão de mais de dois mil alunos esbanjando alegria, entusiasmo natural de crianças e adolescentes, animados pela fanfarra da E.E. Messias Pedreiro. Logo em seguida foram convidados para assento em lugar reservado os Diretores, Professores de Educação Física e as autoridades: Diretor da FUTEL, Juarez Junqueira Rezende que representava Prefeito de Uberlândia, Dr. Zaire Rezende, e os vereadores Gilberto Neves Valdir Araújo e o Deputado Federal Gilmar Machado. Fizeram uso da palavra, a Diretora do SESC – Professora Roseane Cence Lopes e em nome da 40ª SRE pronunciou também o Professor Ademar Sebastião Vieira, que convocou todos os Diretores, Professores e comunidade das escolas participantes do Festival para com ele prestarem uma homenagem ao Professor de Educação Física aposentado Joel dos Reis Chagas. Pego de surpresa, o professor Joel se emocionou com uma calorosa salva de palmas e um parabéns para você de mais de 3000 vozes. A animação foi ainda maior quando os números artísticos culturais foram apresentados pelos alunos da E.E. Sete de E.E Setembro e E.M. Domingos Pimentel de Ulhôa. Acreditamos que quem presenciou gostou do que viu, e nós Organizadores entendemos que aglutinação dessa massa de alunos no ato festivo é que dá o tom do que será o comportamento e a convivência durante os Jogos. Tendo Deus como parceiro maior em nossas promoções nos sentimos amparados e tranqüilo.
AGRADECIMENTOS:
DE OLHO NAS CHAVES
Após a organização das chaves e publicação no Boletim Informativo, quase sempre aparecem mudanças em decorrências de inscrições erradas ou de recuo de equipes, trazendo alguma dificuldade, visto que temos que reorganizar as montagem das chaves e ficar dando explicações a quem já identificava as equipes com quem iria jogar. E mesmo depois desta reorganização certamente outras aparecerão. É necessário ficar atento, porque tudo está sendo feito para o melhor do Festival.
Chaves que sofreram alterações:
Infantil Masculino
Chave V saiu E.M. Ladário Teixeira
Infantil Feminino
Chave Z saiu equipe da E.E Mal. Castelo Branco –
Infanto Juvenil Masculino
Saiu equipe da E. M Ladário Teixeira – Chave Guarani Chave Ponte Preta, sendo substituída pela equipe da Cidade Industrial (B)
Chave Curitiba – a equipe da Cidade Industrial (A), agregou-se a esta chave a equipe da E.E. Êneas Vasconcelos, que estava indevidamente na categoria Suprema.
E.E. Hercília Martins de Rezende sai da chave Sporte indo para chave Gama. E.E. 13 de Maio substituiu a E.E. Hercília M. Rezende na chave Sporte.
Chave Vitória – Sérgio de Freitas (B)
Infanto Juvenil Feminino –
Sai da chave Palmeiras, não conta com a equipe da E.E. da Cidade Industrial.
Juvenil Masculino
Chaves – Atlético e Flamengo, não conta mais com a equipe do Colégio São Paschoal.
Chave Fluminense – passa contar com a equipe do ITV, no lugar da equipe da E.M. Ladário Teixeira que saiu.
Chave Uberlândia – a equipe da Cidade Industrial (A) e (B) o da Chave Guarani.
OCORRÊNCIAS:
A equipe que está na tabela escalada para jogar em quadra externa, conta com o risco de ver seu jogo adiado em decorrência de chuva, uma vez que, o período chuvoso está se prolongando. Na semana passada, foram suspensos 6 jogos, embora por várias vezes nos dispusemos em operar o rodo para rapar e enxugar as quadras. Esperamos que no próximo final de semana a metereólogia esteja a nosso favor e que tudo dê certo. Afinal os garotos estão ansiosos para jogarem.
ADVERTÊNCIA
É de responsabilidade dos professores ou técnicos, a observância da não colocação dos alunos punidos com cartões vermelhos, que deverá cumprir a suspensão de uma partida, ou a punição imposta pela JDDD. Qualquer dúvida recorra a Comissão Organizadora.
AÇÃO DE RECURSO
O Colégio Federal, protocolou na 40ª SRE, uma solicitação de averiguação da idade de alunos da equipe Infantil da E.E 7 de Setembro. A averiguação foi feita e nenhuma irregularidade foi constatada. È importante observar que não é de responsabilidade desta Organização fazer este tipo de procedimento. Lembrando que está contido no Regulamento do X FESTFUTSAL, que o ônus de averiguação bem como da apresentação da prova é da equipe que dúvida ou denuncia.
TEMPO MAS QUE ESGOTADO
Algumas escolas, fizeram suas equipes e pediram um tempo para não só entregar a ficha de inscrição como também pagamento. Pois bem o tempo já esgotou e esperamos que os retardatário acertem a situação de suas equipes no início da semana.
QUEM AVISA AMIGO É
No Boletim anterior, alertamos para o risco de se levar bicicleta ou qualquer outro pertence aos locais dos jogos, pois sempre contamos com a indesejável presença do amigo alheio. Não deu outra, já no primeiro dia o larápio atuou. Fica novamente o aviso, para que os aborrecimento não volte a repetir.
ESPAÇO ABERTO
A homenagem ao professor de Educação Física Joel Reis Chaga, que por muitos anos de sua vida dedicou a E.E. Profº José Ignácio de Sousa, já há muito se justificava, pois não se pode pensar em Educação Física em Uberlândia, sem que se pense nele como um símbolo de trabalho e amor a profissão.
Depois de muito pensar sob a forma adequada desta manifestação, entendemos que o melhor seria fazê-la da forma, que ele é e que somos. Simples, porém que fosse envolvida de muito afeto. Por isto optamos por realiza-la num ginásio de esporte lugar onde se sentia bem, na presença de colegas da área, diretores e alunos, pessoas pelos quais viveu e sempre se identificou. Espero neste simples gesto, ter traduzido o nosso sentimento e de todos os colegas ao Professor Joel, que embora não tivesse acesso a palavra, fez seu agradecimento numa contida emoção. (ASV)
Em tempo de guerra é importante vivermos a Paz, infunda este sentimento no coração de cada aluno atleta ou não.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Adauto Gomes de Jesus - SESC
Ademar Sebastião Vieira - 40ª SRE
Esporte, um jeito gostoso de fazer Educação
Uberlândia, 10 de abril de 2003