40ª SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO – UBERLÂNDIA
SESC – UNIDADE DE SERVIÇOS DE UBERLÂNDIA
FMH – FEDERAÇÃO MINEIRA DE HANDEBOL
XII FESTIVAL ESCOLAR DE HANDEBOL 2003
VII BOLETIM INFORMATIVO
Só mesmo quem vive o dia a dia deste Festival, pode saber as inúmeras dificuldades de que temos para elaborar a tabela de jogos, de forma a conciliar e atender a cada professor em suas necessidades. Adequar os espaços com o volume de jogos, Programar os jogos atendendo a disposição do espaço físico (quadra), uma vez que o SESC, instituição parceira tem também compromissos com seus associados. Lidar com a ansiedade dos alunos que cobram quando sua equipe não está relacionada na tabela. Está a todo momento atento aos diversos tipos de problemas emergentes, que têm de serem solucionados de imediato.
Se pensarem que o grande trabalho é estar nas quadras durante a realização dos jogos, nos Sábados e Domingo, enganam-se, esta é a parte boa do labor, pois é neste tempo que se tem a essência da proposta do Festival, quando identificamos, o interesse , a felicidade, a auto afirmação dos atletas, o partilhar de responsabilidade na execução dos papeis de cada um para a construção coletiva do jogo.
Ao focar este vai e vem desta pequena multidão de atletas, que comungam de uma convivência pacífica e que falam a linguagem do esporte, entendido como pressuposto da Educação, podemos afirmar que todas as dificuldades ficam pequenas e todo empenho dispensado é justificado e compensado.
AGRADECIMENTO
Ao professor Valterízio, pelo empréstimo da quadra da E.E. Professor José Ignácio de Sousa, nos dias 20 e 21/09 para que os jogos pudessem ser realizados sem interrupção.
Ao Sr. Nilson, zelador da Escola, que com boa vontade nos prestou grande ajuda.
A Izilda e aos funcionários da Centro Acadêmico pela disponibilização da quadra da Faculdade de Educação Física da UFU.
O QUE NOS DEIXA FELIZ
É olhar para frente e ver que estamos bem próximo da linha de chegada. E ao olharmos para trás e fazer uma análise ainda que despretensiosa, enxergar que fomos muito felizes e que os pequenos problemas que citamos e até com severidade, foram minúsculos e que tiramos de letra. Esperamos continuar da mesma forma até o último apito.
Não tem como negar, que a atração do Festival, é a categoria Pré – Mirim, pois os atletinhas estão participando pela primeira vez, conhecendo o esporte, alguns demonstrando que foram feitos para o handebol, mostrando característica e afinidade até mesmo com posições ou assumindo lideranças, outros que no início apresentavam alguma inibição,
agora já se sentem a vontade e buscam soluções para as dificuldades na hora do jogo. E quando dos cumprimentos, aquela seção de abraços não foi para eles algo inusitado.
E a participação dos pais, que sempre era uma preocupação, com aqueles que quase tomavam o lugar do professor ou apitava o jogo para o juiz. Deram um show de presença e de uma convivência saudável.
É chegada a hora da grande festa final, que esperamos ser celebrada com grande galhardia e congraçamento. Todas as equipes deverão comparecer com todos os alunos/atletas, pois todos receberão a sua medalha e participarão de uma atividade, que será organizada pelo professor Cleber Casagrande.
O handebol de Uberlândia ganhou este ano mais 90 adeptos.
O QUE NOS DEIXA TRISTE
Quanto ao título da matéria, este NOS, se refere não só aos organizadores mas toda a comunidade envolvida no Festival. O porque deste preâmbulo? É que nos dois últimos finais de semana ocorreram fatos dos quais não esperávamos, envolvendo alunos da mesma escola e equipe, estes alunos através do Festhandebol, tiveram a oportunidade de aprender, de conviver, participar, destacarem e de escreverem ma história digna. Tudo o que se esperava deles era a decência e o equilíbrio. E com certeza o seu diretor já mais acreditava que fosse de outra forma. Embora sabendo que o diretor da Escola, tenha tomado medidas no sentido de lhes mostrarem os danos que causaram a própria imagem e a imagem das equipes da Escola, gostaria de informar-lhe que os atos impensado são responsáveis por proporcionar dificuldades para conseguirmos os espaços daquela Instituição. Esperamos que a lição seja aprendida, e que sejam o que esperam de vocês.
Não declinaremos o nome da Escola, pois o fato foi isolado. Os atletas em questão são Diego, Lázaro e ...
ESPAÇO ABERTO
Falando do Professor de Educação Física João Euripedes.
Todo professor acaba por ter lembranças e afinidades com alguns alunos, que acaba sendo para eles referência e influência na sua conduta de vida escolha de carreira por exemplo. Temos o depoimento de dois destes alunos que afirmam ter trilhado seus passos mirando na conduta do mestre João. São eles: professor Célio Antônio Silva, Professor de Educação Física na E.E. Mal. Castelo Branco, Colégio São Paschoal e Praia Clube e o Graduando de Educação Física José Neto, funcionário da rede de Lar de Amparo a Criança, exercendo atividade afim, Zé Neto, vai além ele assume tanto a influência do professor, que aqueles que o conhecem falam ser difícil vê-lo sem associar ao Professor João.
Ao ser impossível publicar todas as mensagens que nos foram enviadas, entendemos que o melhor será entregá-lo ao destinatário, para que com tempo possa apreciá-las e com certeza irrigar o planto de lágrimas. São tantas mensagens bonitas e expressão de sentimentos os mais diversos, que chegaram a nos emocionar, em especial a da aluna Edilene do 3º colegial A, que fez citações profundas do Professor como o Espelho a ser seguido.
Será que não dava para tirar algumas xerox ou clonar este exemplar de ser humano e professor.
O próximo Informativo encerraremos as mensagens alusivas ao nosso homenageado.
Todo os documentos relativos ao FestHandebol, Regulamento, Regulamento Específico, Tabelas, Boletins, encontra no Site http://geocities.yahoo.com.br/divepesportes
COMISSÃO ORGANIZADORA
Adauto Gomes de Jesus - SESC
Ademar Sebastião Vieira - 40ª S.R.E
ESPORTE, UM JEITO GOSTOSO DE FAZER EDUCAÇÃO (ASV)
Uberlândia, 02 de outubro de 2003