40ª SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO – UBERLÂNDIA
SESC – UNIDADE DE SERVIÇOS DE UBERLÂNDIA
FEDERAÇÃO MINEIRA DE HANDEBOL - FMH
XII FESTIVAL ESCOLAR DE HANDEBOL – 2003
VI BOLETIM INFORMATIVOFoi um tanto quanto trabalhoso coordenar os jogos em duas quadra, pois por menor que fosse o atraso de um jogo, desorganizaria a articulação da tabela, visto a distância entre as duas quadras. Isto inclusive não nos permitiu a dar uma maior assistência à comunidade do Handebol: atleta, professores e torcida. Ainda assim superamos todas as dificuldades e os jogos foram realizados conforme fora programado.
AGRADECIMENTO
Ao Deputado Gilmar Machado por ter intercedido Junto a Federação Mineira de Handebol, para que pudéssemos receber a premiação deste FestHandebol.
O QUE NOS DEIXOU TRISTE
Embora, já houvesse publicado no IV Informativo, a transferência dos jogos da semana passada e a tabela ser auto explicativa, ainda ocorreu contratempo com os alunos da E.E. Neuza Rezende, que foram parar por duas vezes em lugares errados. Ainda assim, entendendo a justificativa da professora, que teve a informação pelo telefone. Resolvemos por não considerar a falta da equipe com W.O, e nos propusemos a realizar outro jogo. Não entendemos o porque do não compadecimento da equipe para o jogo do dia seguinte.
Numa tentativa de minimizar este contra- tempo e não desestimular os alunos da referida Escola, estamos oferecendo a oportunidade para eles de fazerem outros jogos. Basta que nos procurem e se comprometam em não dar W.O, afinal nos queremos a participação dos mesmos no Handebol.
Tivemos além do relato em súmula, a manifestação de indignação de colegas contra comportamento inadequado de uma professora participante do Festival, que na ocasião participava apenas como torcedora. Entendemos que se é professor(a) a todo e qualquer momento e temos que ter atitudes a ser exemplo para os nossos alunos. Em se tratando em estar em quadra, um tanto mais porque estamos lidando com grande quantidade de alunos.
Não estamos citando nomes, porque não tivemos nenhuma manifestação formal, o que nos impossibilita de aplicação de sanções regulamentares.
A Comissão Organizadora, só poderá convocar a JDDD, mediante apresentação formal de recurso ou denúncia. Portanto, o professo(a) que se sentir lesado que faça uso deste instrumento.
ADVERTÊNCIA
Embora já é do nosso conhecimento que o aluno Danilo, da equipe da Infantil Masculino da E.E Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa, já receberá o devido puxão de orelha da Diretora da Escola, fica ainda uma advertência da Comissão Organizadora, no sentido de que não mais será tolerado qualquer ato de indisciplina por parte do atleta, visto que no X FestHand ele teve atitude agressiva e ante desportiva, portanto reincidente.
DADOS TÉCNICOS
Como algumas equipes não podem jogar neste final de semana, é necessário que faremos alguns jogos durante a semana que vem para acertar as rodadas da chave , a fim de que possamos estar terminando os jogos conforme programamos. Ou seja dia 12 de outubro. Para isto teremos que contar com a boa vontade dos professores.
Correção da tabela.
Os jogos 211 Dr. Gladsem Guerra e 200 Escola da Criança,
aguardam o resultado do jogo 186, entre as equipes da E.E Antônio
Thomáz e Colégio Batista Mineiro.
ESPAÇO ABERTO
Estaremos já na próxima semana encerrando algumas categorias e de imediato fazendo a entrega da premiação logo após o jogo.
Esta norma no entanto não se aplica para a categoria Pré – Mirim, pois além dos vencedores receberam troféus, todos os alunos receberão medalhas. Para tanto é necessário a participação de todos os aluno, pois a entrega das medalhas será precedida de uma atividade recreativa com o envolvimento de todos.
Falando do Professor João Euripedes
Outro dia, alguns colegas de faculdade do professor João nos cumprimentaram pela iniciativa de homenageá-lo e na oportunidade fizeram – lhe manifestações de simpatia, respeito e ainda mais nos contaram façanhas pitorescas do homenageado, para serem lembradas.
Os colegas Professora Nádia da E.E. Frei Egídio Parise e Piuzinho Professor da Faculdade de Educação Física lembraram que:
O professor João tinha grande semelhança com peixe, pois sempre que entrava na piscina só ficava no fundo d’água. Contaram que na prova de natação do vestibular, foi preciso para segurança dele que todos ficassem aposto e ainda tiveram que providenciar algumas varas de bambu, e que foi uma luta vencida com muita dificuldade, porém inesquecível para os que assistiram.
A aversão do professor pela piscina e aula de natação lhe conduziu há uma travessura memorável.
Conta Piuzinho, que a água que abastecia piscina da Faculdade , na época Escola de Educação física, vinha de uma mina d’água próxima. Em um determinado período a piscina não enchia, e acreditava que a piscina estava com algum vazamento por onde a água se esvaia. O vazamento não foi encontrado e numa pesquisa a tubulação que transportava a água para piscina encontraram uma grande bucha que a impedia a passagem da mesma.
Ele alega que não tiveram como provar, mas juram que foi obra do professor João, para que não tivesse aula de natação e ele se livraria do transtorno de ter que arranhar azulejo igual cascudo e ainda agüentar gozação da turma.
Um outro episódio que ao lembrar se divertiu muito, apesar do momento ter sido trágico. O professor João era vocacionado a ser goleiro, e estando ele jogando uma partida de futebol, ao mesmo tempo em uma outra turma treinava arremesso de peso bem atras do gol.
Em um dado momento enquanto ia buscar uma bola, alguém arremessara um peso que lhe riscou o gogó. O susto que levou foi tão grande que levou-lhe por instante a ficar branco como uma vela de parafina.
Na semana que vem tem mais ...
Estes espaço foi criado para professores e enfim toda a comunidade que participa do FestHand. Estamos aguardando a sua manifestação.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Adauto Gomes de Jesus - SESC
Ademar Sebastião Vieira - 40ª S.R.E.
ESPORTE, UM JEITO GOSTOSO DE FAZER EDUCAÇÃO (ASV)
Uberlândia, 26 de setembro de 2003