XII FESTIVAL ESCOLAR DE HANDEBOL
40ª SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO – UBERLÂNDIA
SESC – UNIDADE DE SERVIÇOS DE UBERLÂNDIA
XII FESTIVAL ESCOLAR DE HANDEBOL - 2003
III BOLETIM INFORMATIVO
SOLENIDADE DE ABERTURA
A solenidade de Abertura é o pontapé inicial ou o tiro de saída de cada evento que se inicia. É através dela, que podemos observar a intensidade da modalidade esportiva nas escolas e como vai ser a motivação do Festival. É comum, alguma pessoa da comunidade escolar nos questionar o porque de repetir a solenidade em todos os festivais, se o ritual segue sempre a mesma performance.
A resposta a este questionamento, podemos nos ater nos seguintes argumentos:
Quanto a manutenção da forma de realização da solenidade, entendemos ser esta prática e eficiente, mas estamos aberto a sugestões. Esta é uma oportunidade impar de festivamente orientar os alunos a participarem das atividades esportivas, políticas, cívicas e sociais.
Este é o momento, que conseguimos reunir, além da comunidade escolar, autoridades da sociedade civil, para mostrar a pujança do Esporte Escolar e os benefícios gerado pelos Festivais e as necessidades e dificuldades encontradas para realizá – los.
Entedemos ser esta a hora propícia para homenagear pessoas, que dedicaram o melhor da sua vida em favor das crianças e jovens, através da Educação Física e do Esporte Escolar.
Façam esta indagação as crianças e jovens participantes e socializem o resultado.
Nem sempre os alunos são os mesmos.
Na aglutinação e na alegria dos alunos, podemos avaliar o interesse por uma determinada modalidade de esporte.
Em se tratando deste XII FestHandebol 2003, apesar da falta de algumas escolas, acreditamos ter respondido as expectativas de todos que lá estiveram, pois tudo ocorreu como o rigor da programação.
Entendemos que para os professores de Educação Física, em nome de quem homenageamos, o Professor João Euripedes, o recado foi dado. Pego de surpresa com certeza o professor se emocionou com a salva de palmas e o parabéns para você cantado por um coro de mais 2 000 vozes.
CUMPRIMENTOS E AGRADESCIMENTOS
Aos professores e alunos que abrilhantaram a festa de abertura deste FestHand, a saber:
O QUE NOS DEIXOU FELIZ
Recebemos de uma mãe de aluno(a) da Escola da Criança, manifestação de apreço pela forma que instituímos a categoria Pré – Mirim, na oportunidade agradecemos a atenção, mas solicitamos que socializasse este sentimento para todas as escolas através deste Informativo. Estamos aguardando, com a certeza que uma reflexão vindo de uma mãe será muito bem acolhida.
A participação pela primeira vez, das E.E. Sete Setembro, E.E Segismundo Carneiro,
E.E. Neuza Rezende, E.E. Inácio Paes leme e COC.
Esperamos que os alunos destas escolas, fiquem felizes com esta participação e que sejam espelho para o crescimento do Handebol nas escolas.
O QUE NOS DEIXOU TRISTE
A ausência da E.E. Guiomar de Freitas Costa, no seu segundo ano de afastamento do FestHand, não entendemos esta fulga, pois era e acredito sendo uma das Escola que congrega grande número de atLetas do Handebol.
A pequena participação da E.E. Uberlândia e E.E. Prof. José Ignácio de Sousa, visto que estas escolas apresentam muitas equipes e sempre foram referência.
A não participação de nenhuma escola da Rede Estadual na categoria Pré – Mirim, pois esta categoria foi criada atendendo apelo de professores das Escolas Estaduais, principalmente as escolas menores e as das 4 primeiras séries.
CORREÇÃO DAS CHAVES
No Boletim Informativo, não contemplou algumas equipes, embora as mesmas figurasse na tabela. Por isto, estão sendo colocadas agora para maior informação dos professores.
Mirim Feminino - chave D – incluída ESEBA
Infantil Feminina – Chave J – Cidade Industrial.
Juvenil Masculino – Chave U – Antônio Thomáz E. de Rezende ( Toninho )
ESPAÇO ABERTO
Muitos homens e mulheres, vivem uma vida perseguindo estatuo e poder, sacrificando demais, gastando muito dinheiro ou até mesmo cometendo atos espúrios, pensando unicamente em si, sem se dar conta dos outros. Poucas vezes conseguem, mas tendo de estar sempre se espondo para se manter em evidência, e quase sempre pagam um preço alto por isto. E aí eu fico pensando: as pessoas como Professor João Euripedes, que fez na sua vida, a leitura inversa, onde com humildade, simplicidade, honestidade, companheirismo, perseverança no trabalho, respeito aos alunos e sobre tudo a disposição de estar ajudando-os com seu exemplo, conselho e carinho de paizão. Sem contudo deixar de ser enérgico e cobrador de atitude. Conseguiu mais que poder e estatuo. Creio que sim, pois é agraciado com a atenção, o carinho, a admiração das pessoas que o cercam de forma espontânea e sincera. A isto eu chamo de felicidade, que é o bem maior do ser humano
Utilizamos deste espaço para socializar entre os professores e alunos participantes deste FestHandebol, a grande conquista das alunos e alunas da Escola Presidente J.K, que ao prepararem para o V PETECAR – 2003, atingiram nível para receber o convite do Cajubá Country Club e Praia Clube e participarem do Campeonato Brasileiro de Peteca – Clubes, promovido pelo Praia Clube, sendo Campeões e Campeãs e agora estão sendo preparadas para participarem de competições como por exemplo o Campeonato Mineiro de Peteca.
Estamos aguardando a sua publicação.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Adauto Gomes de Jesus - SESC
Ademar Sebastião Vieira - 40ª S.R.E
ESPORTE, UM JEITO GOSTOSO DE FAZER EDUCAÇÃO (ASV)
Uberlândia, 05 de setembro de 2003