D
E S I D E R A T A
Siga
tranqüilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há
sempre paz
no silêncio. Tanto quanto possível, sem humilhar-se, viva
em harmonia
com todos
os que o cercam. Fale a sua verdade, mansa e claramente e ouça a
dos
outros, mesmo
dos insensatos e ignorantes; eles também têm sua própria
história.
Evite
pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem o nosso Espírito.
Se você
se comparar com os outros, você se tornará presunçoso
e magoado,
pois haverá
sempre alguém inferior e alguém superior a você.
Viva
Intensamente o que já pode realizar. Mantenha-se interessado no
seu trabalho,
ainda que
humilde. Ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo. Seja
cauteloso
nos negócios,
porque o mundo está cheio de astúcias. Mas não caia
na descrença;
a virtude
existirá sempre. Muita gente luta por altos ideais e em toda a parte
a vida
esta cheia
de heroísmo. Seja você mesmo, principalmente não simule
afeição
e nem seja
descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto,
ele é
tão perene quanto a relva. Aceita com carinho o conselho dos mais
velhos,
mas também
seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude.
Alimente
a força do espírito que o protegerá no infortúnio
inesperado. Mas não se
desespere
com perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço
e da solidão.
E a despeito de uma disciplina rigorosa, seja gentil consigo mesmo.
Você
é
filho do universo, irmão das estrelas e árvores. Você
merece estar aqui. E mesmo
e você
não pode perceber, a terra e o universo vão cumprindo seu
destino.
Portanto,
esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba. Quaisquer que
seja seus
trabalhos e aspirações, na fatigante jornada pela vida, mantenha-se
em paz com
sua própria alma.
Acima
da falsidade, dos desencantos e agruras, o mundo ainda é bonito.
Seja prudente,
FAÇA TUDO PARA SER FELIZ.
(Escrito anônimo
encontrado na Igreja de São Paulo - 1692)